Conselhos, Ajuda

    Autor Mensagem
    CantorJuan
    Veterano
    # dez/11


    Boa noite pessoal, meu nome é Juan Almeida, Sou cantor sertanejo em Salvador - Bahia, autodidata, sempre recebi elogios de professores e profissionais da area, dizem que tenho uma boa potência vocal e uma boa extensão vocal (consigo cantar músicas do Zezé di camargo e Luciano, Eduardo costa, Chitãozinho e Xororó sem esforço vocal), enfim o que anda me incomodando é o seguinte, tem dias que eu estou cantando Maravilhosamente bem, com vibratos lindos, uma expressão vocal que emociona até a mim mesmo que estou cantando...mais em outros consigo cantar afinadissimo porém sem vibrato ou pouco vibrato...ou seja ficam quase que imperceptives, com isso a música fica sem expressão e sem passar tanta emoção ou nenhuma emoção... eu não sei o que faço pra corrigir isso...pois toco na noite e não posso estar em um dia com a voz linda, cheia de expressão e na outra com a voz afinada mais quase sem expressão por conta dos vibratos...principalmente pelo estilo que eu faço que precisa ter uma boa expressão vocal.

    Mateus Guilherme
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Mateus Guilherme
    · votar


    CantorJuan
    Ola rapaz, antes de mais nada bem vindo ao forum

    poxa cantar Zezé de Camargo e Luciano sem esforço é trabalho pra pessoas de outro mundo, os caras cantam muito alto vixxi....heheheheh

    tem dias que eu estou cantando Maravilhosamente bem, com vibratos lindos, uma expressão vocal que emociona até a mim mesmo que estou cantando...mais em outros consigo cantar afinadissimo porém sem vibrato ou pouco vibrato...ou seja ficam quase que imperceptives,
    Com essa declaração você só vai ser alvo de piadas com essa humildade toda. Quase ninguém vai te levar a serio.

    As vezes não cantamos com toda aquela vontade pois não estamos sentindo a musica, o psicologico as vezes esta preso em uma briga com a namorada ou em uma frustração.

    Como você é alto didata sugiro fazer ao menos uns 3 mesês de aula, pra ver como esta sua postura, respiração, tecnica...etc... pois desenvolvendo mais seu talento você vai se sentir mais seguro nas interpretações. Fora que tenho certeza que você não quer esbagaçar sua voz.
    O próprio Zezé passou por cirurgias pelos danos causados por cantar errado.

    Sucesso e abraço.

    CantorJuan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    tem dias que eu estou cantando Maravilhosamente bem, com vibratos lindos, uma expressão vocal que emociona até a mim mesmo que estou cantando...mais em outros consigo cantar afinadissimo porém sem vibrato ou pouco vibrato...ou seja ficam quase que imperceptives,
    Com essa declaração você só vai ser alvo de piadas com essa humildade toda. Quase ninguém vai te levar a serio.


    Quando digo afinadissimo é no sentido de conseguir colocar as notas certinhas, afinadas e no seu devido lugar...porém com pouco ou nenhum vibrato e a música fica sem expressão...

    Obrigado pela resposta...realmente consigo cantar músicas do zezé di camargo sem esforço, na verdade isso é o que mais me destaca o alcance vocal...vou tentar encontrar um curso por aqui pra tentar aprimorar isso...possa ser falta de postura ou de segurança...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/11
    · votar


    CantorJuan
    Em primeiro lugar, você provavelmente não é 1/10 do que pensa que é. Sem simplicidade, qualquer pessoa é incapaz de perceber o óbvio: Que quando se quer aprender alguma coisa, a única coisa a fazer é estudar.

    Em segundo lugar, não crie um tópico com uma questão tão subjetiva, assim como o titulo. Use sempre a busca do fórum e se realmente quer melhorar alguma coisa, em qualquer aspecto da sua vida, não espere de mão beijada. Praticar sua leitura é mínimo que você pode fazer, pra começar.

    Abraços.

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cristhian

    Não que eu tenha algo a ver com isso, mas até que se ouça
    ele cantando, eu não falaria absolutamente nada sobre a técnica ou capacidade artística dele.

    Não achei a questão subjetiva, ele só quer saber porque a voz não responde da mesma forma todos os dias. Falta de feeling, talvez? Falta de aquecimento? Falta de treino do vibrato? Não se sabe o motivo, mas ele deixou claro o problema. Quanto a consultar um professor de canto, isso realmente é a única solução.

    CantorJuan

    Brother, sertanejo aqui na Bahia é complicado hein hahaha
    Aí man, existem boas escolas aqui em Salvador, pelo que você falou, realmente precisa de uma acessoria. Eu posso lhe indicar umas boas escolas, add no msn dancury10@hotmail e eu te passo os endereços!
    Boa sorte aí com sua voz!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/11
    · votar


    gravity
    Não que eu tenha algo a ver com isso, mas até que se ouça
    ele cantando, eu não falaria absolutamente nada sobre a técnica ou capacidade artística dele.


    Provavelmente
    adv.
    De modo provável.

    Provável
    adj.
    Na eminência de provar.
    Que pode acontecer; verossímil.
    Que tem grande aparência de verdade.

    Trata-se de uma suposição, com base nas próprias palavras dele e numa lógica racional simplista, perceptível a qualquer pessoa de bom senso.

    Ademais, é a minha opinião. Tratando-se do tópico, cada um que discorde com seus próprios argumentos, ao menos que o foco seja apenas discordar de mim.

    Não achei a questão subjetiva

    Novamente, é necessário PRESTAR ATENÇÃO à leitura E às regras que regem o fórum.

    "Em segundo lugar, não crie um tópico com uma questão tão subjetiva, assim como o titulo."

    1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;

    Abraços.

    Leopold
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    gravity

    Parece que o amigo está adorando discordar de quem tem conhecimento técnico, simplesmente por discordar.

    Uma observação:

    Não vai funcionar.

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Leopold e Christian

    Pelo contrário, eu falo porque acho extremamente tola e arrogante a maneira como tratam as pessoas que chegam aqui no fórum. Se sentem ameaçados por acaso? Afinal, ninguém é bom o suficiente. Conhecimento técnico é uma coisa, astrologia é outra e o cara nem postou gravação pra que se faça uma avaliação técnica dele. Se argumentar funciona ou não, não faz diferença pra mim, provavelmente não pelo que andei lendo.
    Deveriam se curar dessa doença por técnica e lembrar o real objetivo da música. Emocionar.
    E não falo isso pra criticar ninguém negativamente e sim para que acordem para o fato de que técnica é só o meio que a música possui para transmitir emoção. Não o fim.

    Abraços

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/11
    · votar


    gravity
    Nossa, que viagem...

    eu falo porque acho extremamente tola e arrogante a maneira como tratam as pessoas que chegam aqui no fórum.
    Tem um bilhão de casos de pessoas que chegaram aqui e foram tratadas exatamente como gostariam (eu não vou perder meu tempo relacionando para você). Acontece que existem outros vários de pessoas que acham que cantam como um canário-rei, só por terem cordas vocais e vem aqui querendo descobrir a técnica-secreta-dos-maias para cantar melhor. Difícil entender que não existe A técnica, mas existe um conjunto delas que devem ser ESTUDADAS?

    o cara nem postou gravação pra que se faça uma avaliação técnica dele.
    Presta atenção, sujeito: Ele mesmo definiu a maneira como canta, como "alguém que recebe elogios de profissionais da área, como maravilhosamente bem", entre outras bizarrices. Se ele chega aqui e fala o que quer nesse sentido, por que eu não posso me basear exatamente no que ele diz e responder? Me custa a entender por que sempre tem alguém querendo ser o chapolin colorado do fórum, sem ao menos ler corretamente o que as pessoas escrevem ou achando que as pessoas tenham a obrigação de ser "boazinhas" com as outras. Impressionante.

    para que acordem para o fato de que técnica é só o meio que a música possui para transmitir emoção. Não o fim.

    Talvez não sejamos exatamente nós que precisemos acordar. Técnica não é o meio de música nenhuma transmitir emoção, mas do interprete, da pessoa que canta. Serve pra ajudar a PESSOA a atingir o resultado que espera com a voz. E o fim é sempre o que sai da sua boca e ponto final. Não tem misticismo ou astrologia nisso.

    Leopold
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    gravity

    Que bom que pelo menos assim as coisas ficam bem claras. De tempos em tempo surge um cara que nem você por aqui. Pega o bonde andando vamos dizer, leva em conta uma ou duas respostas que lê e acha que os malvados estão maltratando as pessoas e que cabe a você "defendê-las".

    Bom se fosse verdade, mas há que se levar em conta que para fazer isso tem que ter conhecimento e experiência, tanto de técnica como de interpretação. É uma graça quando vejo um cara que mal saiu das fraldas no canto querendo me dar lição de moral, querendo me ensinar o real objetivo da música.
    Dê aula durante anos e depois venha falar comigo. Veja 200 tipos de pessoas diferentes cometendo os mesmos erros, veja alunos que vem de outros professores cheios de problemas DE TÉCNICA e por isso não conseguem se expressar no canto como deveriam, e penam um ou dois anos só pra perder os vícios.

    Eu me pergunto COMO alguém que não resolveu problemas básicos de técnica pode querer ajudar outro? Digo básicos porque é o mínimo que deveria saber pra preservar a própria voz, coisa que você não sabe fazer.

    Você acha ruim que numa audição a gente cosegue perceber várias coisas, simplesmente pelo fato de você não conseguir fazer isso. Isso é experiência meu velho.

    Minha dica pra você é:
    Vá estudar, pra não falar bobagens, pra não ser somente um carinha que discorda sem argumentos, pare com seus achismos, pense que você não é bom pra caramba como pensa (longe disso aliás) que aí você pode evoluir no canto.
    Se você continuar com as idéias que colocou aqui, e achando que já canta maravilhosamente bem, nunca vai entender o que é realmente cantar, pois eu repito, o seu caminho é muito longo ainda e você não pode querer ensinar quem sabe muito, mas muito mais do que você.

    Se sentem ameaçados por acaso? Afinal, ninguém é bom o suficiente.

    Eu não me sentiria ameaçado nem por alguém que soubesse muito mais do que eu, coisa que sei reconhecer. Faça isso você também. Na verdade o que você escreveu é você mesmo que sente meu amigo.

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Leopold

    Sem querer perder tempo numa discussão inútil, acho que
    não posso mudar sua mentalidade já que como você mesmo
    disse é formada por anos de experiência. A questão é que apesar
    de você já ser um coroa e ter muito conhecimento técnico perdeu a noção
    de essência musical pelo caminho. Saber mais não significa fazer mais.
    E apesar de você insinuar ridiculamente que eu NÂO sei cantar eu não te levo a mal, pois você ja tem opinião fechada, certo?
    A questão é que eu não agrado a VOCÊ, mas agrado 99% das pessoas que me ouvem e não são leigos musicais, nesse grupo incluo muita gente que SABE O QUE É MÚSICA. Bom, não posso fazer nada por você, só lamentar sua situação com relação à música, já que vai ser um professor de canto pro resto da vida e nunca vai ser aclamado por multidões. Pra que né? Importante é a técnica. Talvez um dia eu volte aqui pra mostrar o quanto você se enganou a meu respeito. Ou talvez eu perca todo o meu encantamento e me torne um músico estritamente técnico que não sabe ver talento, apenas TÉCNICA.

    Até algum dia, meus caros...

    Leopold
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    A questão é que apesar
    de você já ser um coroa e ter muito conhecimento técnico perdeu a noção
    de essência musical pelo caminho. Saber mais não significa fazer mais.


    Quer dizer que vc faz mais?

    E apesar de você insinuar ridiculamente que eu NÂO sei cantar eu não te levo a mal, pois você ja tem opinião fechada, certo?

    Eu não insinuei que vc não sabe cantar. Eu disse que vc não tem noção do que faz e que vc é bem menos do que imagina ser, o que não significa não saber cantar. Vc sabe mais ou menos e acha que sabe horrores. Vc é mediano e acha que é ótimo. (corrigindo...fui ouvir novamente e vc é ruim mesmo).

    Bom, não posso fazer nada por você, só lamentar sua situação com relação à música, já que vai ser um professor de canto pro resto da vida e nunca vai ser aclamado por multidões.

    Uau! que destino cruel.

    Ou talvez eu perca todo o meu encantamento e me torne um músico estritamente técnico que não sabe ver talento, apenas TÉCNICA.

    Cara, vc acha que eu me importo com essa sua tentativa boba de querer dizer que eu tenha alguma frustração com relação à música?? eheh, pura perda de tempo. Eu não vivo à margem de querer fazer sucesso. A gente escolhe como quer fazer as coisas, escolhe o caminho que acha mais correto.
    Frustação é pra quem persegue algo e não consegue. Eu sei o que devo fazer e não tenho nenhum problema com isso, aliás para esse tipo de coisa tem que abrir mão de várias outras e isso pra mim nunca foi interessante.
    Deixo isso pros desesperados, para os incomodados. Eu formo vozes e canto qdo tenho vontade e o que eu quero.

    E eu não costumo a aceitar críticas de gente que canta pior que eu.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Mateus Guilherme: Com essa declaração você só vai ser alvo de piadas com essa humildade toda. Quase ninguém vai te levar a serio.

    Acho que o CantorJuan não teve o intuito de se gabar, apesar de parecer isso. Essa postura realmente é o estopim pra tópicos irem pro brejo. Aliás, em qualquer situação pega mal.

    Abs

    gravity
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Leopold
    Cara, não tenho dúvidas de que você canta mais e tem muito mais conhecimento técnico e experiência do que eu, não coloquei isso em xeque em momento algum. A questão é que trabalhamos com estilos diferentes.

    A saúde vocal é extremamente importante sim, principalmente quando se deseja ter regularidade nas performances ao vivo. A questão é que no meu estilo, isso não é o mais importante, é o que eu digo, o público é leigo, técnica demais na cabeça deles é loucura. A grande sacada é construir emoção e em alguns casos, a técnica não faz isso por si só. Sou inexperiente sim, mas uma coisa é certa, música se sente e não é preciso anos em conservatório para se ter essa sensibilidade.

    Ópera é técnica ou não é ópera. No meu caso a questão é emocionar ou não emocionar, a técnica é questão de bom senso, de juízo para manter a voz. Tenho vários detalhes a corrigir, coisas que irei trabalhar, só acho que nas suas críticas você poderia abordar o que deve ser melhorado e o que está bem, afinal é bom levar em consideração o estilo em contexto, não dá pra exigir a técnica de Pavarotti num cantor de pagode por exemplo.

    Apontar só defeitos do jeito que você faz desestimula as pessoas, e você pode ajudá-las muito com seu conhecimento, apenas abordando a técnica delas de forma mais instrutiva e menos destrutiva.

    Peço sinceras desculpas se ofendi você com algum comentário, só penso que você deveria ser mais flexível e considerar um pouco mais que música não se resume a técnica.

    Grande abraço.

    Gansinho
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Gansinho
    · votar


    gravity
    Cara, você tá viajando..
    O Leopold é um cantor lírico, professor de técnica vocal. Você pede opinião sobre suas gravações, inclusive falando que quer que falem sobre "técnica"... Aí o cara vem, fala com você sobre o que ELE ENTENDE DE FATO, e você acha ruim. Ele simplesmente emitiu a opinião dele, embasada inclusive, mas como foi algo que não te agradou, você vai e acha ruim. Para com isso cara, o cara quer te ajudar, senão ele não ia perder o tempo dele ouvindo gravação de ninguém aqui e respondendo ponto a ponto.

    Aí você vem e pede para que ele "pare de falar de técnica e fale mais de interpretação, emoção". Mas pô, ele é professor de técnica vocal e cantor lírico! A opinião dele sobre "interpretação e emoção" é quase que inútil, visto que isso é uma coisa meramente pessoal. Se ele mesmo achou que não devia dar a opinião dele (ele provavelmente nem gosta da música que você gravou), tudo bem cara, ele ajudou do jeito que achou que devia, que valia a pena.

    E essa história de que o Christhian e o Leopold só enxergam técnica é pura besteira. Como são profissionais da área, enxergam erros e defeitos com muito mais facilidade, apenas isso. É a mesma coisa que você pegar um amigo seu, que dança legal um break nas baladas, e levá-lo para uma avaliação de um coreógrafo profissional. O cara vai achar milhões de defeitos que você nem pensa em encontrar, e de repente vai achar que o cara é ruim. O fato de alguém ser ruim não significa que não tem salvação.

    Só acho que a galera aqui do fórum devia reclamar menos da suposta "falta de delicadeza" e tentar aproveitar mais as dicas da galera, principalmente dos 2 usuários que mais entendem do assunto.

    Abraços! Feliz ano novo a todos, galera! =D

    gravity
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Gansinho

    No fim das contas eu concordo com um bocado de coisa que você falou mano. Não é que eu tenha achado as críticas ruins, afinal eu mesmo as pedi só achei a abordagem radical demais saca?Mas não posso mudar ninguém, a única pessoa que posso mudar sou eu mesmo. E pra melhor nesse 2012! Feliz ano novo a todos!

    Leopold
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Gansinho

    Valeu mesmo. Você pegou no ponto exato da coisa. 100%.

    gravity

    Você não deve saber mas eu comecei a minha vida musical no canto popular. E fiz isso por um bom tempo, inclusive tocando (ugh) em barzinho, aguentando bêbado enchendo o saco a noite toda.
    Primeiramente ópera não é só técnica. Mais do que qualquer outra coisa, ópera é emoção, pura, veja...é teatro cantado, se for sem emoção, já era.

    Mas o que está pegando aqui é o seguinte: a técnica liberta o cantor para a interpretação. Um cantor técnico tem domínio da própria voz, tem a extensão bem trabalhada, tem elasticidade na voz para saltar do grave para o agudo sem quebras, tudo isso se bem usado, se não engessado só faz melhorar a performance e não o contrário.
    Eu conheço uma pessoa da mpb que sempre foi contra ter aula de canto porque achava que ficaria "dura" que ia perder a naturalidade, bom, hoje está atacando por aí de professor de canto sem saber nada.
    As idéias no canto mudam muito. Hoje você acha que isso que você está pensando é 100% correto.
    Passam alguns anos e você vai ver...vixi...realmente não era isso. Isso até você conseguir chegar num nível em que realmente compreende as nuances do canto.
    Imagine você falar para mim sobre emoção. Cara, isso é o forte da minha voz, sempre foi. Mesmo quando eu não tinha uma técnica mais apurada, foi isso que me colocou em projetos e situações especiais.

    Não há esse "problema" em não emocionar sendo bastante técnico. Isso é outra coisa. Isso é característica de cada um, tem gente que passa emoção cantando e tem gente que não. Tem muito a ver com a personalidade da pessoa e também com o timbre.

    Apontar só defeitos do jeito que você faz desestimula as pessoas, e você pode ajudá-las muito com seu conhecimento, apenas abordando a técnica delas de forma mais instrutiva e menos destrutiva.

    Veja bem. Apontar defeitos é o meu trabalho, e corrigí-los. Se alguém vem aqui e grava algo que não está bom, seja do ponto de vista técnico ou até de interpretação, o que vai ajudar mais? Você ir direto ao ponto e indicar de cara onde está o problema ou dar uma volta enorme, cheios de dedos pra não melindrar a pessoa?
    Cara, no mundo da música se alguém quer se dar bem, tem que esquecer esse tipo de coisa. Tem que ter objetivo firme e ser direto.

    Eu já recebi crítica de professora famosíssima no Brasil quando eu estava iniciando que se eu fosse fraco no objetivo teria parado na hora. E crítica mesmo, não essa coisa leve que a gente faz aqui.
    O que eu fiz? Estudei que nem louco.
    Um ano depois voltei a ela e ela só me sorriu e e balançou o dedo indicador, como quem diz: ah, voce entendeu a mensagem. E aí veio o elogio. Mas não antes!

    O que ela fez, foi o correto. Eu não gostei na hora, mas isso não importa. O que importa é que eu captei as coisas que ela me disse e usei em meu benefício.
    É isso que se tem que fazer. E não perder tempo levando para o lado pessoal. Estamos falando de canto, eu não conheco quase ninguém aqui pessoalmente.
    Isso não tem lugar num mundo competitivo, se o objetivo da pessoa for de carreira ou mesmo só de cantar melhor.

    Valeu? Desculpe pelo livro aí em cima.

    Abraço.

    gravity
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Leopold

    É noiz então velhão! Obrigado pela paciência!
    Vou me inscrever na oficina de lírico, espero que me corrijam mais
    rapidamente, já que você apontou falhas que nenhum professor de popular que eu tive citou. Espero evoluir um bocado esse ano, e vou postar gravações aqui, esperando o seu feedback, elogiando ou esculachando hahaha Muito sucesso em 2012 man!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conselhos, Ajuda