Afinal, impostação lírica vicia?

    Autor Mensagem
    gravity
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: gravity


    Recentemente manifestei à minha professora de canto a vontade de fazer canto lírico para aplicar a técnica à música popular e ela me respondeu que apesar da técnica lírica ser extremamente afiada, é muito complicado usar a mesma na música popular sem usar a impostação lírica,
    pois o aparelho fonador ficaria "viciado" nessa impostação devido ao trabalho intenso da voz e seria dificílimo cantar com
    suavidade sem desafinar (dizem que o próprio Pavarotti tinha dificuldades). Ela fez canto lírico (superior) por 1 ano antes de migrar para o popular.
    Bom, eu gostaria muito de saber a opinião de vocês, afinal meu conhecimento sobre o lírico é bem reduzido.
    Abraços!

    Persz
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bom, particularmente eu acho que técnica que não é deficiente não vicia ninguém, mas proporciona as ferramentas necessárias pra um cantor saber aplicá-las do modo que a música exige. Agora, é verdade mesmo que já ouvi muitos cantores de formação clássica cantando música popular com impostação lírica, e aparentemente sem a intenção de que a música soasse "erudita" demais... acho que, de certa forma, isso depende do cantor e da sua técnica. De qualquer forma, não acho que vc fazer aulas de canto lírico vá te atrapalhar, mas ao contrário :)

    Leopold
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    gravity

    Isso tudo depende do trabalho que se faz. Acho que o seu pensamento está correto, pois afinal vai aprender realmente técnica.

    O que diferencia? simplesmente o repertório. Se vc fizer canto lirico e nunca cantar uma ária de ópera na vida não vai virar um cantor lírico. Se vc faz aula e trabalha em cima apenas de música popular, não há o que temer.
    Eu já tive alunos de rock que tinham esse medo, e em dois anos de aula só cantam melhor e sem nenhuma impostação lírica.

    Como eu disse depende como se trabalha. Não é todo o professor de canto lírico que se dá bem neste sentido de não interferir demais em como o aluno canta o próprio repertório.

    leviribeiro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    gravity
    acho que o pode acontecer é vc, por treinar mt nessa impostação, ter mais facilidade pra cantar certas notas, sei lá, e acabe caindo pra essa impostação qdo algo te exigir um pouco mais

    gravity
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: gravity
    · votar


    Bom, vou tentar então! Obrigado!

    leviribeiro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    gravity
    todo treino/aula com profissionais confiáveis é valido, na minha opiniao

    Nando One
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Vicia nada, só tem que ter bom senso. Isso vai te ajudar pra caceta com as ressonâncias e vai te dar uma potência ferrada na voz!

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ah quanto aos profissionais são os melhores da Bahia =D

    São professores de canto lírico da UFBA.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Leopold

    Você é professor e cantor só de canto lírico ou ensina outras áreas de diferentes estilos?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Você é professor e cantor só de canto lírico ou ensina outras áreas de diferentes estilos?

    Ele acabou de escrever isso, brother...

    Eu já tive alunos de rock [...]

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    Christhian

    Mas em preparar os caras pra determinados estilos?

    Tipo, sei que ele estudou canto lírico, mas a minha pergunta é se ele ensina um pessoal pra um tipo de estilo e outro pessoal pra outro tipo.

    Foi baseada na sua citação que eu fiz a pergunta e nisso também:

    Como eu disse depende como se trabalha. Não é todo o professor de canto lírico que se dá bem neste sentido de não interferir demais em como o aluno canta o próprio repertório.


    Já que você ta on vo te mandar uma MP perguntando umas coisas :)

    gravity
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: gravity
    · votar


    Christhian

    Você canta ópera também né? Vi em algum tópico aqui vc falando
    sobre isso. Como você fez pra preservar a voz pura e ao mesmo tempo
    usar a técnica lírica?

    Abraços!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/11
    · votar


    gravity
    Sou um cantor lírico MUITO ruim, que faz apenas o básico, com dificuldade. :)

    Como você fez pra preservar a voz pura e ao mesmo tempo
    usar a técnica lírica?

    Não existe 'técnica lírica'. Existe "técnica vocal" e isso serve pra qualquer estilo. Cabe ao professor e ao aluno acertar a aplicação prática disso.

    Abraços.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Acho que o Christhian deveria abrir um tópico do tipo:

    Tópico oficial de perguntas ao Christhian.

    Desculpem, mas eu não resisti a desvirtuada :D

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    undefined

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    rsrs Com Técnica lírica eu quis dizer a projeção e a impostação que não se usam no canto popular. Acredito que esse básico já me ajuda bastante! haha
    Valeu man! Abraço!

    Buddy_guitar
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    gravity
    Eu estudo canto lírico há pouco mais de um ano. Você faz todo aquele treinamento pra ter boa projeção, já que não se usa microfone no canto lírico. Sem contar o foco que é diferente....

    Acontece que quando vc está cantando, dificilmente vai ficar pensando na técnica. Canto é um trabalho muscular, e portanto, seu cérebro memoriza esses movimentos para que vc possa realizá-los posteriormente com menor esforço. Em suma, vc liga o piloto-automático.

    Por conta disso, vc precisa se policiar, pois com o piloto-automático ligado, fatalmente vai usar o que conhece e tanto treinou.

    Já estudei canto popular com uma professora ruim, tanto que nesse ano de canto lírico ainda estou corrigindo coisas "alternativas" que aprendi.

    Com a supervisão de um bom professor, não importa se ele seja cantor lírico ou popular, vc consegue ótimos resultados. Mas tenha em mente que vc precisa escolher, pois se ficar em cima do muro certamente não alcançará resultado satisfatório.

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Bom man, em cima do muro eu não estou, minha meta é usar
    a técnica no popular. O lírico prepara mais a voz, tem um trabalho mais forte
    e por isso acho que pode me ajudar muito. Começando a oficina de canto vou conversar com meu professor a respeito.
    Obrigado pelas informações! =)

    Leopold
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Guilherme Nau

    É o seguinte: o objetivo mais simples de uma aula seja em que estilo for é indicar a razão pela qual a pessoa não está conseguindo fazer o que quer ou porque está com um resultado ruim.

    Falei de professores porque tem professor que não resiste a forçar a pessoa a cantar de determinado modo ou se esforça em "convencer" o aluno a se enveredar pelo canto lírico - coisa que não faz sentido. Mas tem gente que é assim, fazer o que...

    Basicamente se vc pegar um aluno que tensiona demais e dar exercícios, mostrar onde são essas tensões e como resolver, vc estará já fazendo muita coisa, independendo do estilo e repito, sem precisar fazer ele cantar uma ária de ópera. Trabalhando em cima das músicas que ele deseja e mostrando onde pode melhorar.

    Agindo assim vc não interfere demais, não força por exemplo o cara a cantar apenas com uma abertura vertical da boca como querem alguns, e que tiraria a naturalidade. Enfim, são inúmeras coisas e coisas as vezes totalmente pessoais, exercicios só para aquela pessoa, ou seja, cada um é muito diferente e não dá pra tratar todos de uma só maneira.

    Seja que estilo for, vc tem que melhorar o cantar daquele individuo.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Leopold

    Mas isso no professor de canto lírico ou de outro tipo? Tipo você que é um preparador vocal, quer dizer que você pega aquela galera sem conhecimento nenhum e ensina os básicos de tudo?

    E como funciona o treino desses rapazes em casa quando eles não tem um repertóriozinho do nível deles? Você da umas sugestões?

    Leopold
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Guilherme Nau

    Eu tenho aluno de canto lírico avançado e no momento, gente que quer cantar Paramore, Aguilera, assim como em outra época, cara de hard rock, mpb, etc.

    Eu costumo pegar sim alunos que começam do zero também, gente que tem problemas sérios de afinação por exemplo, porque com esses é que eu aprendo realmente. É bastante difícil de dar aula pra iniciante total e daqueles que não tem nenhuma facilidade, mas esses que aprimoram o meu conhecimento. Pegar gente já meio pronta é fácil.

    Posso sugerir repertório de acordo com o que eu vejo da voz, pra que ela se presta, mas tem gente que não quer cantar determinada coisa então não dá pra interferir a esse ponto. A nao ser que sejam coisas absurdas é claro.

    Como eu disse, trabalha-se em cima das músicas que a pessoa quer cantar, frase a frase, mostrando aonde se está errando e como fazer melhor.

    Agora no canto lírico a coisa é bem mais complicada e a exigência bem maior.

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Leopold

    Deve levar muuuitos anos pra uma pessoa sem facilidade vocal
    dominar o canto lírico hein? Se para o popular já é quase missão
    impossível fico imaginando a cara do professor tentando ensinar ópera
    pra uma pessoa com "pouco talento" deve ser um aprendizado e tanto pro
    professor mesmo!! auhauhuha

    Persz
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Ahh, tem uma mulher muito famosa que canta horrivelmente mal (se possível!!), fico imaginando como devia ser "legal" dar aula pra alguém assim que, mesmo cantando muito mal, achava que tava "arrasando"! Complicado, hein...

    http://www.youtube.com/watch?v=DjURO9L5fdc

    gravity
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: gravity
    · votar


    Cara, uma coisa que a gente já ta careca de saber
    é que técnica não traz sucesso e a falta dela não costuma impedir.
    O povão que compra os discos não percebe nem diferença de tom
    e nós que entendemos somos a minoria, ou seja, nada que faça
    diferença pra eles. Pegue uma pessoa bonitinha que cante o mínimo
    e coloque na Som Livre pra você ver. Técnica no Brasil, principalmente, não vale muita coisa na mídia. =/ uma pena pros nossos ouvidos!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Leopold

    Mas você aprende principalmente o que? Modos de lidar com situações?

    Eu costumo pegar sim alunos que começam do zero também, gente que tem problemas sérios de afinação por exemplo, porque com esses é que eu aprendo realmente.

    Aceita em cheque? ahussahu

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    gravity

    Pois é.

    Mas sempre idolatrei aqueles que fazem drive :D

    Se bem que é meio difícil fazer drives no canto lírico, ou pelo menos ver. Fora o Iron Maiden

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cara, eu acho drive uma técnica da zooorra, mas sinceramente não
    tenho interesse em dominar. Não acho que combinaria com meu
    estilo ou com minhas músicas...

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    gravity

    Relaxa. Daqui a pouco alguem vem com uma técnica de Chorus natural pro vocal do canto lírico hauha.

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Acho que a técnica tem uma variabilidade de aplicações infinita.
    É bem provável que se consiga aproveitar a técnica do canto lírico excluindo
    a impostação. Você conhece esse quarteto?



    Eles dominam a técnica de uma forma bastante curiosa, conseguindo
    mesclar o lírico com o popular!

    monstrona
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O q acham de Lara cantando perdere l'amor? na minha opinião, ela sabe lançar a técnica no popular.. deixa o enredo musical bastante interessante..
    embora seja italiana e música francesa..

    link

    je suis malade

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinal, impostação lírica vicia?