Por que tenho dificuldades em cantar baixo?

    Autor Mensagem
    Krolynna
    Veterano
    # dez/11


    Gente, minha voz não sai muito boa quando canto baixo. Só me sinto confortável e cantando bem num tom mais alto, mais agudo. Falando é a mesma coisa. Minha voz é aguda e clara. Muitos dizem que até incomoda. Não é legal não saber fazer as partes graves de uma música, certo? Por que isso acontece. Fiz aulas de canto anos atrás e aprendi o básico do básico. Na época estava na adolescência. Hoje, ressurgiu o interesse. Antes que me aconselhem, penso em retomar minha aulas, mas, por enquanto, alguma dica para este probleminha? Pelo menos me digam porque isso acontece. Desde já, agradeço.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/11
    · votar


    Krolynna
    Pelo menos me digam porque isso acontece.

    É a natureza.

    Você não tem que cantar baixo ou alto, grave ou agudo. Tem que fazer o melhor que pode com o que tem e isso, inclusive, significa respeitar os seus limites.

    Abraços!

    Krolynna
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pensava que todo mundo que canta agudo conseguia cantar baixo sem problemas. Já o contrário, os que cantam graves, é que tinham dificuldades de cantar agudo. Mas, ao cantar baixo, minha voz não sei boa, sai quase como um sussuro. É um tédio. Já na hora do agudo, sai bonitinho. rs Alguma dica?

    Gansinho
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Krolynna

    Como o Chris já disse, é a natureza.
    Um tenor nunca vai ter os graves de um baixo (isso se conseguir alcançá-los) e um baixo nunca vai ter os agudos de um tenor (isso se conseguir alcançá-los também). É a natureza, não tem o que fazer.

    Você pode estudar para melhorar sua técnica e aumentar sua extensão vocal, mas se sua tessitura é aguda, seus graves nunca terão o mesmo brilho de alguém que possua uma tessitura grave (que seja do mesmo nível técnico que você).

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Krolynna
    Alguma dica?

    Aulas moça!

    Krolynna
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu não sabia que pessoas que cantam agudo tinham dificuldades em cantar baixo. Pensava que só as pessoas que cantavam grave que tinham dificuldades em cantar agudo, pois não alcançavam as notas. Alcançar notas baixas parecia ser moleza, eu até consigo, claro, mas sai feínho demais. Parece que fiquei gripada e a voz não sai. Aí, quando eu canto "alto", sai natural e confortável. É gostoso. Não entendo de teorias. Quando falam "meio tom" "meia oitava" fico boiando. Eu tive aulas práticas apenas. Na verdade, apenas exercícios. E fiz muito pouco, uns seis meses. Agora, quero saber se é possível aprender a cantar sozinho. Muitos cantores da antiga cantam superbem e nunca fizeram aulas de canto. Eu poderia fazer o mesmo? Modéstia a parte, me acho afinada e canto bem. Pelo menos, eu acho.

    Krolynna
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Só mais uma coisa. Quando as pessoas falam comigo ao telefone, juram de pés juntos que estão falando com uma criança, tanto que sempre mandam chamar "um adulto" para deixar mensagem. E isso acontece SEMPRE!! Então, tendo uma voz quase de sopranino, seria eu soprano? Sei que só um profissional poderia me avaliar depois de certo tempo, mas, seria possível eu ser soprano? Canto com voz de peito, ou seja, como falo: alto e bem claro. Acho difícil eu ser contralto. Não que eu queira ser contralto, nada contra, pois toda voz tem seu valor, mas, na minha família sou conhecida por ter a voz "fininha" e todo mundo sempre implica comigo (na boa, claro) por causa disso. Falo como criança, mas não tenho a voz fraca como a Xuxa, falando. Falo bem alto e claro. Ás vezes até dói os ouvidos de quem está perto. E eu faço isso naturalmente, com bastante conforto. E pra falar a verdade, como me pedem para falar mais baixo, é quase impossível. Para falar relaxada, sem me policiar mesmo, só alto mesmo. Ah, mas não sou daquelas mulheres que falam gritando, não. Não falo de falar alto numa roda de conversa para ser ouvida. Falo num papo descontraído, entre duas pessoas... Falo assim mesmo. E canto exatamente do mesmo jeito. Só não canto mais alto porque moro em apartamento e tenho muita vergonha dos vizinhos. kkkkkk

    Leopold
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Muitos cantores da antiga cantam superbem e nunca fizeram aulas de canto. Eu poderia fazer o mesmo?

    Cite alguns que nunca fizeram aula e sempre mantiveram o mesmo nível.

    Se vc poderia?
    Não sabemos e nem que tipo de voz é a sua.

    Se vc tem tanto interesse porque não faz aula? qual o problema em estudar??

    Krolynna
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Se vc tem tanto interesse porque não faz aula? qual o problema em estudar??
    : )

    No momento, seria complicado. Vou ter que adiar um pouquinho.

    TitoOliveira
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Krolynna
    Não entendo de teorias. Quando falam "meio tom" "meia oitava" fico boiando. Eu tive aulas práticas apenas.

    Então tu tá tentando tocar música sem saber música. É a mesma coisa que ensinar as formas dos acordes no violão pra uma pessoa e ela aprender a executar aquilo muito bem, mas ela não vai nem saber o nome dos acordes.

    Se tu aprender música realmente, todas essas coisas que não são claras e muitas outras vão responder diversas das tuas perguntas, e muito mais, realmente muito mais.

    Krolynna
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Geralmente, quem tem aulas de canto, só tem prática mesmo. Quase ninguém procura fazer a teórica. Na época que fiz, meu professor me recomendou as teóricas também, mas, como eu nem esquentei lugar...

    TitoOliveira
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: TitoOliveira
    · votar


    Krolynna
    Geralmente, quem tem aulas de canto, só tem prática mesmo. Quase ninguém procura fazer a teórica. Na época que fiz, meu professor me recomendou as teóricas também, mas, como eu nem esquentei lugar...

    Mas eu nem me refiro em estudar a teoria a fundo. Quando tu vai aprender a tocar um instrumento existem coisas básicas que são teóricas, mas são o ponto de partida para a prática.
    Como por exemplo aprender a relação entre as notas, os tons e semi-tons, como que a união delas forma uma música, o que são oitavas, essas coisas. E pelo que tu comentou tu não entende nem esses conceitos básicos, que são a fundação de todo conhecimento musical.
    Acredito que aprender eles vai abrir teus horizontes em relação a música e a maneira de aprender a cantar.

    Krolynna
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    TitoOliveira

    Verdade, não entendo nada de teoria, nada mesmo. Tem como aprender teorias básicas através de algum site ou só fazendo aulas mesmo? E me perdoe se estou falando uma bobagem, pois sou leiga no assunto mesmo, admito isso humildemente, pois quem quer aprender tem que ouvir quietinho. kkkkk Pode me ajudar?

    TitoOliveira
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Verdade, não entendo nada de teoria, nada mesmo. Tem como aprender teorias básicas através de algum site ou só fazendo aulas mesmo? E me perdoe se estou falando uma bobagem, pois sou leiga no assunto mesmo, admito isso humildemente, pois quem quer aprender tem que ouvir quietinho. kkkkk Pode me ajudar?

    É aquela coisa... todo mundo vai te dizer que o ideal é ter um professor pra acompanhar, e é mesmo.
    Mas na internet tem muita informação também
    http://www.youtube.com/user/CifraClub?feature=g-all#p/c/BE2D6757DF0FD1 E5/19/ng9BND_pnqw

    Aqui ele explica com o violão, mas isso é aplicado pra qualquer instrumento, inclusive a voz. Apesar de que num instrumento isso é muito mais didático, principalmente no piano.

    Krolynna
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    TitoOliveira

    Kra, obrigada pelo vídeo, pela educação e pela paciência, pois, nos outros tópicos, as pessoas não costumam ter muita paciência com os que tem dúvidas básicas como eu e ironizam tudo como se fossem superiores. Valeu!!
    : )

    Leopold
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    s pessoas não costumam ter muita paciência com os que tem dúvidas básicas como eu e ironizam tudo como se fossem superiores.

    Uma coisa que vc tem que ver tb é que quem tem dúvidas tão básicas deveria usar a busca, coisa que não é feita.

    gravity
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O que muita gente ainda não descobriu é que
    aprender a cantar pela internet é que nem fazer escolinha de futebol
    por correspondência. Aqui é um fórum onde se debatem idéias e conhecimentos, não escola de música... =)

    monstrona
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Gansinho
    para NIna Hagen nada é impossível u.u

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    monstrona
    preste atenção às datas de postagem.

    monstrona
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Gansinho
    é verdade q se a pessoa falar baixo durante um bom tempo, ela consegue alcançar notas mais graves?
    eu escutei isso de uma amiga minha q é apaixonada por canto '-'

    monstrona
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    kiki
    eu quase nunca olho.. mais até q tá um pouco "recente" a última postagem

    du paul
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    sugestão procura uma boa escola de musica . e mesmo assim se voce achar que não ta legal vai trabalhar na feira

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que tenho dificuldades em cantar baixo?