Vicio e problema com o Canto

    Autor Mensagem
    Luh_sbr
    Veterano
    # set/11


    Bom dia, essa é a minha primeira vez que eu posto algo aqui no forum,

    Tenho uma dúvida,
    Eu ja faço aulas de canto a 1 ano e 8 meses +/-
    E por acaso esses dias, eu percebi que tenho a mania de levantar a cabeça ( esticar o pescoço ) para fazer notas mais agudas, conversando com minha professora, ela disse que esse movimento que eu faço, quebra o movimento da prega vocal, fazendo com que eu desafine as vezes, e fazendo com que o som não seja retilíneo. E sempre reparei tambem, que eu não conseguia cantar olhando para baixo, ou seja, com o pescoço "contraido", e não esticado. Um outro problema é que com esse meu movimento de ficar com a cabeça "levantada", faz com que as notas agudas, saiam meio espremidas... Comecei a praticar alguns exercicios cotidianos, e agora sinto uma diferença muito grande em reproduzi-los, estou desafinando demais em notas que nem são tão agudas assim, o som não sai tão bom quanto saia.

    Eu gostaria de saber, se esse movimento que eu faço, é algo que naturalmente eu fiz, porque ajuda a prega vocal a esticar mais para fazer as notas agudas na minha tecitura vocal, ou é um vicio meu? E o que devo fazer para corrigi-lo?
    Isso ajuda ou dificulta a fazer (reproduzir) as notas mais agudas?

    Leopold
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Quase dois anos de aula...vc diz que levanta demais a cabeça...a sua professora já identificou isso, vc tb...então porque ainda faz o movimento??

    Levantar um pouco a cabeça não tem problema, é até bom, mas uma leve inclinação, o que nao tem nada a ver com cantar forçando.
    Cante normalmente sem adicionar nenhuma posição forçada, para baixo ou para cima. Espremer os agudos ou o resto é siplesmente tensão e se "aperta" o pescoço, está meio óbvio que o problema é de apoio defeituoso.

    Se vc faz aula a tanto tempo e continua desafinando e está piorando pelo que vc diz, algo está errado, não?

    Luh_sbr
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sim.. quase dois anos, mas eu só percebi agora, não a dois anos atraz. E só desafino quando não faço esse movimento, me disseram que eu tenho que reacustumar minha prega vocal a trabalhar com uma inclinação normal, como se estivesse olhando para frente, por isso eu desafino, não está piorando, é só ainda não acostumei a cantar nessa posição

    Leandro Rigon
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu tinha a mania de virar o pescoço a direita quando chegava na minha região aguda. Muita gente tem a mania de erguer a cabeça pra cima nos agudos e abaixar nos graves. As pessoas (eu tb fazia) inventam movimentos para tentar facilitar alcançar a região aguda.

    Independente se a nota foi aguda ou grave, sua cabeça não precisa se mover, ou se acontecer (como o Leopold já explicou), deve ser o mínimo.

    Também não deve existir nenhuma tensão aparente no pescoço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vicio e problema com o Canto