Acordes com a voz

    Autor Mensagem
    anônimo13
    Veterano
    # ago/11


    Pessoal, desculpa por me intrometer na área de vocês haha :)

    Tenho 18 anos e comecei a estudar música recentemente, mas piro na parte de teoria. O que acontece é que venho vendo algumas coisas sobre canto e tenho ficado intrigado.

    Bom, existe formação de acordes com a voz? Como isso é CONTROLADO pelo cantor? Eu percebo uma clara diferença em um cantor emitindo um C, um Cm ou um C7 por exemplo, mas não imagino como isso seja controlável.

    Outra coisa, tenho um amigo que canta, sem nunca ter feito aula mas canta indiscutivelmente bem. Se canta com a técnica certa, já não posso dizer. Mas o que acontece é que quando ele vai aquecer a voz pra um show ou alguma apresentação e eu utilizo meu teclado eu toco as notas pra ele fazer os exercícios de aquecimento. Toco apenas as tônicas, e quando tentei tocar um acorde com sétima, brincando, ele teve muita dificuldade ainda mais por que nos exercícios, acredito eu, você tem um controle menor sobre a voz...

    Resumindo, eu gostaria de saber se a formação de acordes é intuitiva ou vocês que cantam controlam isso? Pra mim já é extremamente difícil emitir uma nota certa, quanto mais nota com terça, quinta e tudo mais.

    A pergunta é apenas por curiosidade, peço desculpas pois sou novo no ramo e só estudei sozinho, então é um leigo querendo mais informações (:

    Já que já fiz o tópico, gostaria de aproveitar pra fazer uma outra pergunta: tenho vontade sim de fazer aula de canto, mas tenho medo pois minha mãe já fez aula com uma professora que estragou a voz dela. Como identifico um bom professor? Existe alguma pergunta que eu possa fazer?

    Grato, e desculpa novamente :p

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/11
    · votar


    anônimo13
    Bom, existe formação de acordes com a voz?

    Não, pelo menos com uma só voz. Em uma harmonização de várias vozes, é normal.

    Eu percebo uma clara diferença em um cantor emitindo um C, um Cm ou um C7 por exemplo, mas não imagino como isso seja controlável.

    Nesses casos, o cantor emitiu a nota que dá a característica ao acorde. Seguindo seus exemplos, no caso do Cm, provavelmente ele emitiu um Em sobre a base. No C7, um B. E obviamente é controlável, já que a melodia tem notas perfeitamente definidas sobre o tom da música, senão seria atonal.

    Sobre identificar um bom professor, não tem fórmula pronta, é preciso experimentar e considerar alguma indicação, especialmente de pessoas de confiança e que já tenham tido alguma experiência real com o professor. O pior erro que alguém pode cometer (em toda a vida) é de ter medo de errar e não confiar na sua capacidade de julgamento, querendo ajuda de terceiros pra dividir as responsabilidade das suas escolhas.

    O resto do seu post, já está respondido. :)

    Abraços.

    McBonalds
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É impossível montar um acorde com a voz (uma vboz só, diga-se de passagem). Ao contrário do piano ou do violão, a voz só emite uma nota por vez.

    O que acontece é o pianista ou o tecladista tocar um acorde no instrumento e o cantor acompanhar com uma nota.

    ele teve muita dificuldade ainda mais por que nos exercícios, acredito eu, você tem um controle menor sobre a voz

    É justamente o contrário. Nos exercícios o controle da voz tem que ser total. O seu amigo provavelmente tem dificuldade por falta de técnica mesmo.

    Já que já fiz o tópico, gostaria de aproveitar pra fazer uma outra pergunta: tenho vontade sim de fazer aula de canto, mas tenho medo pois minha mãe já fez aula com uma professora que estragou a voz dela. Como identifico um bom professor? Existe alguma pergunta que eu possa fazer?

    Já tem tópicos aqui sobre isso, mas eu vou responder mesmo assim:

    Bom, a primeira coisa é ver como o professor canta. Ele tem que saber aplicar aquilo que ele ensina na própria voz, senão não adianta.

    Depois de um tempo de estudo, veja se o que ele está te ensinando está dando resultado. Se você já consegue fazer coisas que antes não fazia e - o mais importante - sem esforço.

    A melhora tem que ser constante, você tem que cantar cada vez melhor, e nunca regredir.

    Outra coisa que ajuda também é dar uma olhada nos outros alunos dele. Qual o progresso que eles estão tendo e como cantam aqueles já formados.

    E mais uma coisa:
    Aquela veia que salta do pescoço quando as pessoas cantam é sinal de má técnica. Se o seu professor cantar assim, pode mudar pra outro.

    Acho que é isso, espero ter ajudado =]

    rafaeltlg
    Veterano
    # set/11
    · votar


    já ví pessoas fazendo um acorde com a voz, mas apenas acordes oitavados

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes com a voz