Frequência dos Exercícios?

    Autor Mensagem
    Diderot
    Veterano
    # ago/11


    Olá amigos, acompanho o fórum de canto a aproximadamente 1 ano, faz uns 4 meses que ingressei nas aulas e percebi uma melhora apesar de estar longe de ser um bom cantor ;(

    Minha dúvida é sobre os exercícios respiratórios ou de diafragma ( aqueles em que a gente puxa o abdômen e solta o ar com pressão em pequenas mas fortes pulsadas),
    Minha professora me orientou no início das aulas a realizar o exercício 3 vezes ao dia por não mais de 1 minuto, tempo que era suficiente para eu sentir cansaço e fadiga no músculo intercostal, hoje em dia realizo esse exercício com facilidade 5 vezes ao dia, sendo que não sinto mais cansaço nos músculos.
    Perguntei a ela se poderia realizar os exercícios por mais de 1 minuto, e ela disse que não vê o porque...

    A pergunta é, o progresso do meu músculo diafragmático será maior, se em todas as vezes que eu realizar o exercício eu ir até o ponto em que sinto os músculos intercostais fadigados?realizar esses exercícios por muito tempo sem interrupção pode causar algum dano ao aparelho fonador ou respiratório?

    pergunto isso pois me ocorreu que sendo o diafragma um músculo, ele deve ser exercitado até o seu limite para aumentar sua força e resistência, isso se ele seguir os princípios normais de hipertrofia.
    perdoem-me se eu estiver falando besteira, procurei um tópico com essa dúvida especifica mas não encontrei abraços.

    McBonalds
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Diderot
    aqueles em que a gente puxa o abdômen e solta o ar com pressão em pequenas mas fortes pulsadas

    Olha, eu não entendi direito isso aí, mas acho que não está certo não.
    Aprender a cantar não é como fazer musculação. O objetivo dos exercícios não é preparar fisicamente o músculo, e sim ensinar você como fazer da maneira correta.

    Eu desconfio que o que você está exercitando na verdade são os músculos abdominais, e não o diafragma (que, por sinal, é involuntário).

    Diderot
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Diderot
    · votar


    Olá amigo, obrigado pela resposta, então pra você entender melhor sobre qual exercício estou falando um pequeno vídeo para fins de exemplo, passe para os 2:06:

    http://www.youtube.com/watch?v=m_rhxTtoIBQ

    eu já li aqui que esse cara fala muita besteira mas se você observar a partir do do 2:06 desse vídeo, é desse tipo de exercício que eu estou perguntando, e que eu saiba esses exercícios são de praxe sempre passados a alunos de canto ou não???

    concordo com você que não é como fazer musculação mas, acho que também envolve preparação física já que estamos trabalhando com músculos e outras partes do nosso corpo,

    agora que expliquei melhor sobre qual exercício estava falando ainda gostaria de saber a opinião dos colegas, sejam alunos ou professores de canto sobre a frequência e intensidade desse tipo de exercício, obrigado.

    aqui outro pequeno vídeo que exemplifica o exercício em questão.
    http://www.youtube.com/watch?v=wXw7GoOQcOc

    Leopold
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Diderot

    O tempo que eu perderia fazendo isso, faria vocalises que fazem o mesmo movimento. Porém, neste caso dos vídeos é um tipo de respiração que permite que vc cante, mas está longe de ser a melhor maneira de fazer.
    Num alto rendimento, respirar desse modo é um erro.

    Eu nunca trabalhei exercícios sem vocalisar, só de respiração, acho perda de tempo.

    Diderot
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Leopold, obrigado pela resposta, mas agora que eu fiquei muito confuso..... se essa não é a melhor maneira então, ao meu ver se torna a maneira errada, devo procurar outra professora ou professor???

    acho estranho você criticar esses exercícios porque achei que eles eram os exercícios básicos e fundamentais os quais o cantor deveria abraçar para o resto da vida,

    concordo com você que os vocalises são bem melhores, e a minha professora realmente me orienta a "puxar" o abdômen assim como nos exercícios ao executa-los mas, é aconselhavel fazer vocalises em casa sem um professor para corrigir??? pergunto isso pois vocalises constituem a maior parte da minha aula de canto e pensei que só os realizava em aula pois é imprescindivel a presença do professor(a) nesse momento. abraços

    McBonalds
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Diderot

    Infelizmente eu não posso ver os vídeos agora. Esse meu computador não tá abrindo o Youtube direito.

    Assim que der eu vejo e comento.

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Diderot
    A pergunta é, o progresso do meu músculo diafragmático será maior, se em todas as vezes que eu realizar o exercício eu ir até o ponto em que sinto os músculos intercostais fadigados?realizar esses exercícios por muito tempo sem interrupção pode causar algum dano ao aparelho fonador ou respiratório?

    Não vai ter resultado fazendo dessa forma, muito pelo contrário. Aliás, o objetivo dos exercícios de respiração não é marombar e ganhar força.

    E é possível sim se machucar fazendo o que não deve.

    Siga a orientação da professora.

    Leopold
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Diderot

    Se vc pensar em canto de alto desempenho, onde a exigência é grande, é um erro tosco.
    Eu considero um erro em qualquer aspecto. Esse jeito de fazer não favorece absolutamente nada, nem relaxamento, nem sustentação correta. Sei disso bem porque iniciei desse modo e somente depois quando peguei um professor decente (Ivo Lessa), que me disse na época: Deleta isso tudo porque é bobagem. Não funciona.

    O tempo me provou que ele estava correto.

    Esses exercícios respiratórios são coisas muito, muito básicas. Depois que você entende o sistema não há necessidade de ficar fazendo todo dia, porque vc vai trabalhar a voz com vocalises sempre e ali vc já vai usar tudo o que precisa, com a orientação do professor, aliás é nos vocalises e depois cantando em aula que vc aprende as nuances de respiração, não fazendo ssssssssss o dia todo.
    Num primeiro momento, no marco zero, tudo bem, mas depois não tem porque.

    ti_felutia
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: ti_felutia
    · votar


    Leopold

    Exercícios de respiração NÃO são coisas "muito, muito básicas". Eles são primordiais para um bom cantor, são um trabalho de uma vida toda e são ótimos para aquecer a voz também. Achar o lugar "certo" de se respirar é uma coisa extremamente difícil e HÁ CONTROVÉRSIAS MIL quando se trata de VOZ e RESPIRAÇÃO.

    Uma coisa que é certa Diderot é que, a caráter de experimentação a fadiga é OK, mas como tudo no corpo, não devemos nos fadigar muitas vezes porque uma hora a coisa não volta mais hehehe

    Uma dica legal é você perceber se seu abdomên está se expandindo porque você está fazendo força ou se é porque o ar está REALMENTE entrando. O certo é a segunda opção. Use e abuse do ar, não de seus músculos.

    Outra dica: esses fóruns são legais para tirar dúvidas básicas, consultas, etc, mas para informações confiáveis mesmo procure a ajuda de um profissional conceituado ou de confiança mesmo. Não saia acreditando em tudo que escrevem aqui.

    Abraços!

    Leopold
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ti_felutia

    Acho que a sua dica é ótima. Não se deve ir acreditando em tudo o que se escreve por aqui, principalmente de gente que não sabe aplicar a técnica em si mesmo.
    Exercícios de respiração não "aquecem a voz" de ninguém.
    Vc está misturando exercicio respiratorio com vocalise, ou seja, com aquecimento. Sem emissão de som não há voz que aqueça.

    E são sim o básico do básico.
    E te digo mais, só há controvérsias com relação à respiração, porque a maioria não sabe fazer corretamente e aí ficam passando pseudo-conceitos e isso vai se alastrando como uma praga.

    Antes de rebater sobre questões tecnicas, aprenda a aplicar em vc mesmo e prove que funciona, aí sim vc poderá debater sobre o assunto com alguma propriedade.

    TitoOliveira
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: TitoOliveira
    · votar


    Exercícios de respiração NÃO são coisas "muito, muito básicas". Eles são primordiais para um bom cantor, são um trabalho de uma vida toda e são ótimos para aquecer a voz também.

    Acho que justamente por isso que são BÁSICOS. Servem de base para todo o resto.

    Eu não faço aula nem canto, mas gosto de acompanhar as discussões e ler sobre o assunto.
    Tenho uma dúvida semelhante ao que o criador do tópico postou e não responderam pra ele. Ele trabalhou o músculo fazendo uma determinada série de exercícios. Depois de um tempo o músculo dele se tornou mais forte (como qualquer outro músculo sendo exercitado).
    Esse nível de resistência adquirida já é suficiente pra ignorar esses exercícios básicos e passar para o treino da voz propriamente dita. Ou quanto mais treinar melhor? (não que ele não deva treinar a voz, mas me refiro a não abolir o exercício primordial)
    Porque na minha cabeça quanto mais treinado o músculo for, melhor.
    O nível de desgaste vai ser sempre o mesmo, só que quanto mais trabalhado o músculo estiver, mais exercícios vai demandar para chegar a determinado nível de desgaste.

    O que não gosto de ver aqui no fórum é que muita gente chega com a resposta genérica "Pode fazer coisa errada, procure profissional". Acho que isso é óbvio, se lê isso em todo lugar aqui no fórum, mas as pessoas deixam de dar uma opinião pra postar essa resposta genérica.

    Gansinho
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Gansinho
    · votar


    TitoOliveira
    O que eu acho que o Leopold quer dizer é o seguinte: você passa um tempo fazendo exercícios especificamente para a respiração... A partir de um certo ponto, não vale mais a pena ficar somente nesses exercícios. Quando você for praticar vocalises, você vai utilizar a respiração que aprendeu.

    Então eu acho que chega num ponto que fazer esses exercícios é uma "perda de tempo", pois praticando vocalises você também irá treinar a respiração, e cantando também.

    Você nunca vai parar de treinar a respiração. Esse treinamento estará acontecendo todas as vezes que você cantar e fizer vocalises, pois utilizará a respiração da maneira correta.

    Leopold
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Gansinho

    Falou tudo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Frequência dos Exercícios?