Primeiras gravações (cover de musicais), q acham?

    Autor Mensagem
    fred.curado
    Veterano
    # mai/11


    Olá colegas,

    Comecei a fazer umas gravações com uns aparelhos que comprei aqui, se puderem me dizer o que acham...

    Come What May (Moulin Rouge)
    http://www.youtube.com/watch?v=lUum7o45uZ8

    All I Ask of You (Phantom of the Opera)
    http://www.youtube.com/watch?v=DHrWIyfdsvs&NR=1

    Whole New World (Alladdin)
    http://www.youtube.com/watch?v=EC2CDXqk4NQ&feature=related

    presto
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Você tem uma voz muito boa, você estuda. Eu acho que você poderia abrir mais as suas notas, soltar mais a sua voz. Ela parece impostada talvez um pouco demais, ou seja, mais natural ficará ainda melhor. Cuidado com alguns deslizes de pronúncia do inglês, como o "love you", a vogal "o" é falada muito próxima do português, como se fosse um ó, de fato, esse som está mais para o "ã", um som que é chamado nos estudos de fonologia de schwa. Assim há outras pronúncias mais marcadas que podem ser melhoradas.

    Na gravação do The Phantom of the Opera, eu também fiquei muito feliz ouvindo, você é muito bom, mas a sua potência vocal é maior do que a que você usa. Essa parece a minha impressão.

    Bom, já falei muito, deixa o pessoal mais experiente aqui comentar!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11
    · votar


    fred.curado
    Velho, eu só vi o Moulin Rouge e pessoalmente não gostei.

    Você é talentoso, mas tem muita nota batendo na trave que dá certa dissonância e incomoda, principalmente com a voz leve desse jeito, pois transparece insegurança. O vibrato tensiona as vezes e passa do ponto. Em nenhum momento a voz se impõe como uma voz (principalmente masculina) deve ser e o ponto mais 'feeling' é um sorriso que passa pra voz. Alias, esse 'exagero' na interpretação de um vídeo caseiro, sorrindo demais parece coisa pra querer agradar 'mulherzinha' e em mim, causou uma certa rejeição.

    Eu investiria em aprimoramento da voz e aproveitaria esses vídeos exatamente pra saber onde estão os exageros. Volto a dizer, você parece ser talentoso, creio que valha um investimento nesse sentido.

    Abraços.

    presto
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: presto
    · votar


    A questão do sorriso eu havia percebido, e pensei que o estilo não causou com a vaidade que transparece, para um outro estilo casaria mais. A questão não é a vaidade ou o sorriso em si, mas sim que a interpretação começa a perder o foco se você, nesse estilo, se sobressair mais que a letra e a música.

    Concordei com o Christhian.

    fred.curado
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Caros,

    Obrigado pelas respostas. Fazem todo o sentido. Procurarei melhorar os pontos mencionados, e tbm estou tentando ganhar alguma técnica com as aulas de canto que comecei este ano.

    Qualquer outras dicas são bem vindas =)

    Abraços

    presto
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Isso aí, achei você muito bom, principalmente se você ainda não tem aula. No próximo vídeo, acho que você também poderia não deixar o microfone gravando sozinho e olhar para a câmera.

    Acho que é bom você soltar mais a sua voz em todos os sentindos, ela tem condições de abranger mais no espaço*

    Parabéns pelo que você já faz.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11
    · votar


    fred.curado
    :)

    É isso aí, velho. Tenho certeza que seu trabalho irá subir muito de nível com mais técnica. E sua postura de aceitar as considerações só faz mostrar que você vai longe.

    Boa sorte!

    fred.curado
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Respondendo um pouco mais especificamente:

    Christian,

    Eu percebi as notas batendo na trave e fiquei extremamente incomodado também, principalmente no último refrão. Acredito que a dificuldade que estou tendo é a de usar o apoio enquanto canto com a laringe mais no alto, para que o som se aproxime mais do canto popular (como é a canção original). Como a técnica usada na minha aula é de canto erudito, tudo que faço é com a laringe mais baixa possível e usando apoio, então chego nas notas muito mais facilmente. Como não sei usar o apoio direito com a laringe no alto, todas as notas altas tiveram que ser feitas na "garganta", totalmente sem apoio, acho que por isso ficaram meio inseguras. Esse é meu palpite, claro que não entendo muito e talvez não tenha sentido o que estou falando.

    Sobre o sorriso, acho que eu me empolgo demais com a música. Tomarei cuidado pra não ficar forçado na próxima gravação.

    E sobre a vez leve, já tinha percebido e também me irrita muito. Só que não sei se ela é leve pq me falta técnica pra torná-la "forte" ou se ela é leve simplesmente e não há o que fazer sobre o assunto. O que vcs acham?

    Presto,

    Sobre a pronúncia, depois que gravei notei mesmo algumas palavras "aportuguesadas". Felizmente, entretanto, na canção original o Ewan Mc Gregor também puxa ligeiramente para o "o", talvez pq ela seja escocês. Mas tenho que melhorar isso realmente.

    E na questão da empostação da voz na música do Fantasma, eu sei exatamente qual trecho vc ta falando e me incomodou demais também. Ao invés de deixar a voz abrir, coloquei força demais no apoio e deixei sair ar demais, aí deu essa sensação estranha. Já to tentando melhorar isso também.

    Um ponto positivo dos erros é que quando eu fizer novas gravações poderei notar se houve ou não evolução.

    Abraços!

    suny12
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cara, eu gostei de sua voz mas vc devia moderar um pouco seus vibratos e dar uma mexida nela no pc, um reverb e um auto-tune de leve senao vc mata a musica, já devem dar uma melhorada. Mas continue postando.

    abs

    fred.curado
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    suny12,

    Auto-tune é um efeito? O problema é que o programa que eu uso (Live 6) é uma versão limitada e só admite 2 efeitos. Estou usando reverb e compressor, mas sinceramente não manjo nada. Oq vc sugere?

    Valeu.

    Victor D.
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Fred,


    Parabéns, canta muito bem, gostei bastante.

    Quanto ao comentário do suny12, o auto-tune é um recurso para afinar sua voz, sugiro que voce se afine (nao dizendo que vc é desafinado, e sim dizendo para evitar usar esse tipo de recurso).

    resumindo, ficou bom.

    suny12
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: suny12
    · votar


    Victor D.

    O auto-tune ele afina mas ele tbm da uma mudada no timbre, q se for de leve fica legal.

    Fred

    Eu sugiro q vc baixe o sonar, eh o q eu uso e estou bem satisfeito, sim autotune eh um efeito q como citei antes o proposito dele eh afinar, mas ele tbm da uma mudada no timbre q fica legal se for de leve, se vc exagerar sua voz vai ficar igual a do T-Pain. Eu gosto de usar o preset q o t-pain usa so mudando o retune speed (um dos parametros de configuração do efeito) e no youtube vc consegue tutorias para colocar o mesmo preset q o T-pain usa.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11
    · votar


    fred.curado
    O ponto é estudar bastante para que a coisa TODA fique espontânea, exatamente para não ter que pensar em laringe alta ou baixa. A questão é que a laringe não deve subir demais, mas se pensar nela lá embaixo também, vai tensionar e limitar a sua extensão.

    Sobre a voz leve, me parece falta de energia por conta de uma técnica que ainda não é madura o suficiente.

    Agora, esqueça por completo o que o sujeito aí falou de autotune. Nem pense nessas coisas. Pra quem tem pretensões de cantar em alto nível, o mais importante é trabalhar afinação como um fundamento e não usar paliativos para corrigir.

    Abraços

    fred.curado
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ok, Christian. Valeu pelas dicas!!

    Só uma pergunta final: nas gravações, eu só posso usar 2 efeitos pq o programa q uso é uma versão limitada. Estou usando compressor e reverb. Se vc pudesse usar 2, quais usaria?

    Abs

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/11
    · votar


    fred.curado
    Normalmente não uso mais do que isso. Às vezes, um Equalizador, mas ultimamente nem isso...

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeiras gravações (cover de musicais), q acham?