O problema da voz genérica

Autor Mensagem
Dnwfree
Veterano
# mar/11


Acho que muitos aqui tem a consciência de que um cantor que tem uma voz única e sabe usá-la acaba se destacando dos outros. Muitos aqui já devem ter se perguntado se sua voz soa única ou se ela soa genérica, sem aquela característica própria marcante, parecida com milhares de outros cantores por aí.

O que eu vim discutir é minha impressão de que aqueles cantores que usam técnicas padrões ensinadas em aula de canto acabam por ficar com um modo de cantar genérico, e dependendo do caso, uma voz genérica também. Enquanto que por outro lado, alguns cantores que cantam sem essa técnica evidente (vibrato, quantidade de ar usada), soam mais especiais. Vocês concordam?

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


É exatamente o contrário.
O estudo da técnica visa, entre outras coisas, a valorizar o timbre, dando à voz essa característica única que você comentou. E tudo isso da maneira mais saudável possível.

shoyoninja
Veterano
# mar/11
· votar


Não concordo.

E duvido muito que o que você acha que é "genérico" tenha a ver com estudo técnico.

Leopold
Veterano
# mar/11
· votar


Dnwfree

Isso é um erro comum.

As pessoas pensam que técncia vocal padroniza a voz. Bobagem.

Justo o contrário como disse o McBonalds. Vibrato e quantidade de ar usada?

Ninguem estuda para fazer um vibrato forçado, ele vem naturalmente se a voz está livre.
Quantidade de ar usada é primordial para melhorar o fraseado e consequentemente a música.

Quanto mais técnica alguém tem, maior a liberdade da voz verdadeira da pessoa se mostrar, fazendo aparecer (aí sim) a voz única que você fala.
Se a técnica é ruim, se o professor é ruim, se coloca a voz de todo mundo pra tras, aí sim padroniza, que nem em coral. Mas aí é questão de incompetência mesmo.

A técnica apurada permite que o timbre real apareça, sem vícios, sem fanhosismos, voz na garganta, agudos apertados e graves aerados.

Se aprimorar na técnica é o mesmo que tirar um monte de entulho que atrapalha que a emissão da voz venha correta, firme e convincente.

Mas é claro, se você topar com alguém que saiba o que faz, o que na minha opinião é a parte mais difícil da coisa. E não só isso. Mesmo que o professor seja bom, se o aluno não fizer o que tem que ser feito, não sai nada, não muda nada.

Dnwfree
Veterano
# mar/11 · Editado por: Dnwfree
· votar


Isso que eu disse foi na base mesmo só da impressão que eu tenho. E acho que o que eu estou visando não é tanto o timbre, mas a maneira de cantar mesmo. Eu não consigo gostar daquele canto estilo "Raul Gil", sem generalização, existem exceções.
E acho que isso depende do estilo de música que a gente tá falando né

Muitas vezes quando eu escuto alguns artistas que podem possuir técnica, mas não seguem regras quanto ao modo de cantar, o resultado pros meus ouvidos é mais agradável. Por exemplo:



McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


Eu não consigo gostar daquele canto estilo "Raul Gil"

Ah, mais nem eu. Até hoje eu não vi nenhum exemplo de técnica vocal lá naquele programa.

Mas você tem que ter em mente que técnica vocal e gosto são coisas diferentes. Por mais agradável que a voz de determinado cantor possa soar, pode ser que ele não seja tudo aquilo em termos de técnica. Tem vários cantores por aí que eu gosto e que tecnicamente são ruins.

Esse primeiro que você postou, por exemplo, tem tanto ar na voz que chega a dar falta de ar até em mim. Inclusive esse é um vício muito populsr entre os cantores dos Estados Unidos (e conseqüentemente, do Brasil daqui a algum tempo).

Dnwfree
Veterano
# mar/11
· votar


Esse primeiro que você postou, por exemplo, tem tanto ar na voz que chega a dar falta de ar até em mim. Inclusive esse é um vício muito populsr entre os cantores dos Estados Unidos (e conseqüentemente, do Brasil daqui a algum tempo).

Então, o que você chamou de vício é o que me faz achar a voz dele única e me faz me apegar mais às músicas dele. Eu imagino se ele cantasse da forma que fosse ensinada, com menos ar, provavelmente eu não gostaria tanto da música. Sim, é questão de gosto, mas tá aí minha opinião.

Leopold
Veterano
# mar/11 · Editado por: Leopold
· votar


Eu imagino se ele cantasse da forma que fosse ensinada, com menos ar, provavelmente eu não gostaria tanto da música.

Tem certeza disso? Creio que se ele cantasse de outro modo vc iria gostar do mesmo jeito e nem iria prestar atenção em quantidade de ar.

A questão aí é só o que é bom para ele como cantor. Em quanto a voz vai durar.

Além do que, existe algo mais genérico do que cantar soproso desse jeito??

Dnwfree
Veterano
# mar/11 · Editado por: Dnwfree
· votar


Tem certeza disso? Creio que se ele cantasse de outro modo vc iria gostar do mesmo jeito e nem iria prestar atenção em quantidade de ar.

A questão aí é só o que é bom para ele como cantor. Em quanto a voz vai durar.

Além do que, existe algo mais genérico do que cantar soproso desse jeito??


Tenho certeza sim. As músicas dele são marcadas por isso. E já que o assunto virou pro canto "soproso", eu posso citar vários outros cantores que me cativaram por causa desse "vício" na voz.
Aqui tem mais alguns exemplos de músicas que fizeram muito sucesso e duvido que fariam o mesmo sucesso se eles cantassem de modo diferente.





É, cantar soproso assim é comum entre os americanos, mas não acho tão genérico quanto seria se todos estudassem as mesmas técnicas, cantassem do mesmo jeito e a única coisa que diferenciasse sua vozes fosse o timbre.

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


Dnwfree

não acho tão genérico quanto seria se todos estudassem as mesmas técnicas, cantassem do mesmo jeito e a única coisa que diferenciasse sua vozes fosse o timbre.

Mas ninguém disse que o estudo da técnica vai fazer com que eles cantem tudo do mesmo jeito. Pelo contrário, eles teriam ainda mais ferramentas à disposição para cantar suas músicas, cantariam de um jeito muito melhor (com frases mais longas e com maior potência, por exemplo) além do que evitariam um problema sério de fenda daqui a alguns anos.

Se eu fosse um cantor desses aí, eu preferiria muito mais me destacar por ter um fraseado impecável, boa dicção e uma extensão bem trabalhada do que simplesmente por ter uma voz soprosa (que tá entrando na moda, e logo não vai mais ser uma característica tão marcante assim).

Se você parar pra analisar, essa soprosidade na voz traz mais problemas do que benefícios.

Gansinho
Veterano
# mar/11
· votar


Dnwfree
Cara, soprosidade é feio e acima de tudo prejudica a voz a longo prazo.
Vai querer isso na voz pra quê?

Dnwfree
Veterano
# mar/11 · Editado por: Dnwfree
· votar


Cara, soprosidade é feio e acima de tudo prejudica a voz a longo prazo.
Vai querer isso na voz pra quê?

Por que muitas pessoas gostam ouvir uma voz assim, inclusive eu. Se isso não for verdade, esses cantores que eu indiquei não seriam tão bem sucedidos, mais bem sucedidos que todos aqui praticamente.

Leopold
Veterano
# mar/11 · Editado por: Leopold
· votar


mais bem sucedidos que todos aqui praticamente.

Que todos aqui quem? Não entendi.

E vc está atribuindo o sucesso desses cantores à soprosidade que eles tem na voz?
Não seria talvez porque a música é boa?
Porque o cara interpreta bem?
Que provas você tem que o sucesso deles é razão desse cantar "sussurando"?

Pra mim você está usando apenas um critério. O fato de você gostar dessa maneira de cantar e está supondo que essa soprosidade (que aliás, muitos atribuem uma conotação sexual) é a razão do sucesso.

Mais um motivo pra eu não gostar de voz soprosa, e quando é um cara que canta então, aí é ódio mortal, eheheh.

Dnwfree
Veterano
# mar/11 · Editado por: Dnwfree
· votar


Eu quis dizer que provavelmente esses caras são mais bem sucedidos que a gente aqui no fórum :P Mas vai saber, enfim,

Não estou atribuindo o sucesso das músicas só à forma de cantar, mas cara, é a marca deles, não tem como ignorar isso. Mas aí nós entramos na questão do gosto, você diz odiar essa voz, no entando eu gosto muito.

Ontem mesmo eu estava assistindo à um filme, e logo começou a tocar uma música que eu não conhecia, mas logo me veio na cabeça "Iron and Wine", e era mesmo, por que? Porque eu conheço outras músicas dele e na hora reconheci a voz do cantor principalmente por essa característica.

E conotação sexual? hahaha aí você viajou um pouco :P

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/11
· votar


Dnwfree
não seriam tão bem sucedidos

Isso é ser 'bem sucedido' e não tem nada a ver com voz soprosa e sim com musicalidade. Técnica serve pra suportar a expressão artística de quem canta, com saúde - pra quem se preocupa em cantar por muito tempo, claro.





Gansinho
Veterano
# mar/11
· votar


Christhian
Acho Russell Allen fodão, apesar de nem ser fã de Symphony X (só curto algumas). Já vi altos lives muito fodas dele.

Dnwfree
Veterano
# mar/11 · Editado por: Dnwfree
· votar


Christian
Eu sei que esses caras que você postou tem mais técnica e podem cantar com mais saúde. Mas eu não gostei nem um pouco do feeling dessas vozes. Sou bem mais voz de sussurro em uma música tranquila. E agora? Eu sou discriminado por gostar de (e querer cantar) um canto que não é o "certo"?

Gansinho
Veterano
# mar/11
· votar


Dnwfree
E precisa ter voz soprosa pra cantar músicas tranquilas, lentas?
Não sei de onde você tirou isso.
E esse fórum não é sobre gosto músical, é sobre canto.
Então aqui o pessoal (na grande maioria) preza pela qualidade vocal, pela técnica, e não simplesmente por gostar de um ou outro.
O Chris mesmo costuma mencionar o gosto dele por Ozzy Osbourne, mesmo sabendo que o Ozzy é um lixo tecnicamente. Gosto não se discute.

E sobre o que você citou antes, sobre alguns cantarem de forma soprosa e serem "bem sucedidos", você tá falando no sentido de serem famosos, o que não é parâmetro pra nada no canto. Vide Parangolé, alguns cantores sertanejos, etc. Fazer sucesso não quer dizer cantar bem.

Pra finalizar, não precisa ter voz soprosa pra cantar músicas tranquilas:



Abraço!

Dnwfree
Veterano
# mar/11 · Editado por: Dnwfree
· votar


Gansinho
E precisa ter voz soprosa pra cantar músicas tranquilas, lentas?

Não disse isso...

E sobre o que você citou antes, sobre alguns cantarem de forma soprosa e serem "bem sucedidos", você tá falando no sentido de serem famosos, o que não é parâmetro pra nada no canto. Vide Parangolé, alguns cantores sertanejos, etc. Fazer sucesso não quer dizer cantar bem.

Não exatamente famosos, mas o tanto que suas músicas agradam os ouvidos das pessoas. E não vamos comparar ouvintes de Parangolé e derivados com ouvintes de música folk reconhecida...
Agora, se eu gosto do que eu estou ouvindo, da sensação que a voz me traz, o que muda se o cara mostra ter técnica ou não?
Eu imagino até que alguns desses cantores da "voz soprosa" tenham tido estudo de canto e tudo mais, possam possuir técnica, mas escolhem para as suas músicas esse tipo de voz.

McBonalds
Veterano
# mar/11 · Editado por: McBonalds
· votar


Dnwfree

O problema é que daqui a algum tempo (e talvez isso já esteja acontecendo) esses caras só vão conseguir cantar sussurrando desse jeito, cada vez mais, sem ter sustentação e "mascarando" o timbre atrás desse monte de ar. Aí sim eles vão estar padronizado e principalmente limitando a voz deles a um tipo de repertório e interpretação.

Eu imagino até que alguns desses cantores da "voz soprosa" tenham tido estudo de canto e tudo mais

Só se foi pelo Speech Level Singing. De outra forma, duvido muito.

Até porque, alguém teria de ser muito burro para sacrificar a própria voz desse jeito conscientemente, já tendo estudado a técnica correta.

Leopold
Veterano
# mar/11 · Editado por: Leopold
· votar


E agora? Eu sou discriminado por gostar de (e querer cantar) um canto que não é o "certo"?

Acho que você que deu uma viajada agora. Não se coloque na posição de discriminado porque isso não existe.

O que estamos falando aqui é sobre o que é saudável e o que não é, e não sobre gosto.

Onde você se confunde é em atribuir o sucesso a um modo de cantar, o que não é verdade. Esse sucesso se dá principalmente pela música em si e mais provavelmente ainda pela interpretação e pela intenção de quem canta que mesmo com uma técnica deficiente consegue passar a idéia da música.

Dizer que esses caras são mais bem sucedidos que "nós" aqui do fórum? Sinto muito não concordar, porque ser bem sucedido não envolve apenas essa questão. É um conjunto de situações, de hora certa, pessoas certas, disposição para largar tudo, e que não acontece para todo mundo, mesmo que você seja ótimo.

Eu conheco gente (da MPB por exemplo) que tem composições incríveis, canta bem, tem beleza física, carisma e não fez sucesso "ainda". Embora tenha tudo pra dar certo, as coisas para essa pessoa são difíceis. E porque? por causa da história de cada um. Não tem a ver com a maneira de cantar.

é a marca deles, não tem como ignorar isso.

Mas o que é a marca deles? a voz soprosa? não creio. Os caras tentam cantar e sai assim, por falta de técnica. Como disse o McBonalds ninguém faria isso conscientemente, a não ser que fosse meio "bobo".

Uma coisa tem que ficar bem clara. Técnica vocal liberta o cantor. Quem diz o contrário é porque nunca fez aula. E dizer isso sem ter passado pelo treinamento de canto é falar sem conhecimento de causa.

Leopold
Veterano
# mar/11 · Editado por: Leopold
· votar


Dnwfree

A proposta do seu tópico é:

é minha impressão de que aqueles cantores que usam técnicas padrões ensinadas em aula de canto acabam por ficar com um modo de cantar genérico

De quem você está falando?
Que cantores são esses que você conhece, que comprovadamente tem técnica apurada e que cantam genericamente como você diz?

Não é pegação no pé não, só estou tentando entender que comparação é essa e com quem.

Lunna_Th
Veterano
# mar/11
· votar


Dnwfree

Olá!
Vim dar minha opinião como dona legítima de voz soprosa rsrs
Como vc, eu curto demais folk e dou o maior valor em "vozes diferentes". Quer me matar é me forçar a ouvir cantoras gospel, que podem sim, ter técnica vocal e tudo mais, mas irritam profundamente por terem vozes parecidíssimas e sem nenhum tipo de novidade, nada que seduza. Elas gritam, o povo acha lindo, elas sussurram, o povo acha lindo, elas cantam, eu saio de perto.
E, mesmo sendo uma fã dessas vozes especiais, diferenciadas, tenho que concordar com os meninos sobre os prejuízos que esse "charminho soproso" pode trazer a longo prazo.

Esses cantores que vc trouxe são ótimos, mas vai saber por quanto tempo conseguirão manter esse talento se estão expondo a voz, forçando uma maneira "envolvente" de cantar e sacrificando as cordas vocais?
Sabe o que eu acharia ideal? Que eles utilizassem um pouco menos esse ar, pra que pudessem se manter mais tempo na mídia e agradando mais os fãs.
Lógico que a gente não pode dizer com certeza que eles vão ter problemas, mas é o mais provável, infelizmente.
A Mariah Carey e o Dalvimar Galo são exemplos clássicos disso. Eu até curto Mariah, mas já enjoei de Dalvimar e quando os meninos me mostraram esse "detalhe" na minha voz passei a me vigiar. Não quero que enjoem de mim e nem quero ficar com doenças daqui a um tempo. Gosto de cantar assim? Gosto. Mas se aprendi que o abuso é prejudicial, preciso parar. Até pq não tenho a grana que esses cantores têm pra me tratar rapidinho e tals.

Não fica chateado porque os caras estão discordando do seu gosto, mas eles como profissionais precisam zelar pela saúde vocal dos cantores, mesmo que para nós, amantes da diferenciação isso pareça um crime.

E meninos, peguem leve com o cara, ele é mais um apaixonado por música que está cansado de ver tanta coisa sem brilho por aí, tanta gente se esforçando pra fazer o que o professor ensinou mas esquecendo que sem carisma e ousadia, fica tudo cinza e sem graça, viram robôs da mídia. Mesmo que ele esteja se deixando levar pelo coração, a intenção é boa.

Dnwfree
Veterano
# mar/11 · Editado por: Dnwfree
· votar


Leopold
Mas o que é a marca deles? a voz soprosa? não creio. Os caras tentam cantar e sai assim, por falta de técnica. Como disse o McBonalds ninguém faria isso conscientemente, a não ser que fosse meio "bobo".

Uma das marcas é a voz soprosa sim, que conscientemente eles usam pra dar uma característica especial na música. O cara do primeiro vídeo que eu dei de exemplo, o Sufjan Stevens, na maioria de suas músicas canta soproso, mas em uma ou outra ele canta sem o ar, não sei se com técnica, mas me parece que sim. Eu até queria que me ajudassem a avaliar se ele tem alguma técnica ou não cantando essa música (coloquem nos 3 minutos que é quando a música começa a alcançar o climax).



Eu não gostaria que ele cantasse as outras músicas dele com essa voz, e acho que ele não gostaria também, já que ainda grava músicas com a voz soprosa.

De quem você está falando?
Que cantores são esses que você conhece, que comprovadamente tem técnica apurada e que cantam genericamente como você diz?


Ah, eu falo por impressão que eu tive da maneira de cantar dos 2 professores de canto que eu já tive, e de cantores profissionais que eu tive a oportunidade de conhecer e ouvir (inclusive aqui no fórum), que pra mim, soam muito parecidos.

Lunna_Th
Obrigado por me apoiar um pouco aqui hahaha :P. Então, eu entendi que a técnica deixa a voz mais saudável e tal, mas é isso mesmo que você falou, eu acho que sem de carisma e ousadia, algumas pessoas acabam tornando-se robôs na mídia.
E não precisa pedir pra pegarem leve não, é assim que a discussão se torna interessante hehe.

Agora, dando um exemplo análogo: eu, como violonista, ODEIO aqueles violonistas clássicos que ficam pegando no meu pé quanto à posição no violão hahaha. Eles dizem que se eu tocar do jeito que eu toco minha velocidade diminui, eu irei ter dores nas costas, etc etc. Concordo, mas se pra mim isso não afetar o jeito que eu estarei interpretando e transmitindo minhas emoções na música, e claro, não afetar minha saúde, eu não vejo nada de errado no jeito diferente que eu toco. A mesma coisa eu penso para o canto, a não ser que me provem que a voz soprosa destrói uma voz realmente, o que eu acho que é forçar um pouco a barra.

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


que aliás, muitos atribuem uma conotação sexual

É a conhecida voz de locutor de motel hehehe

AnaClara
Veterano
# mar/11 · Editado por: AnaClara
· votar


Eu estava pensando muito sobre isso hoje...

Eu canto desde os 8 anos... e pra meu grande erro, nunca fiz uma aula q seja... e percebi d uns tempos pra cá q eu peguei várias manias, por "tentar" cantar certo sem conhecer a técnica certa...

Eu cheguei em um ponto em q eu não conheço mais meu próprio timbre... não sei mais se meu vibrato é forçado ou natural e por aí vai...

Várias coisas q eu poderia ter evitado se eu tivesse tido o conhecimento d q cantar é uma coisa q não se nasce sabendo...
E q aulas de canto não padronizam vozes...

Leopold
Veterano
# mar/11
· votar


A mesma coisa eu penso para o canto, a não ser que me provem que a voz soprosa destrói uma voz realmente, o que eu acho que é forçar um pouco a barra.

Diga isso para os alunos que chegaram aqui com uma bela fenda, quebrando a voz. perdendo a afinação, etc.

O tempo vai provar.

McBonalds
Veterano
# mar/11
· votar


a não ser que me provem que a voz soprosa destrói uma voz realmente, o que eu acho que é forçar um pouco a barra.

Então vejamos até onde chega a voz desses cantores que você poetou como exemplo. Daqui a algum tempo só vão cantar em estúdio, e olhe lá.

Dnwfree
Veterano
# mar/11 · Editado por: Dnwfree
· votar


Blah, daqui a pouco vão dizer que o simples fato de cantar já estraga a voz..


Brincadeira galera, não levem à sério haha

Leopold
Veterano
# mar/11
· votar


Blah, daqui a pouco vão dizer que o simples fato de cantar já estraga a voz..

Mas claro que estraga!!!

eheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O problema da voz genérica