Extensão Vocal Tenor

    Autor Mensagem
    André Capoano
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: André Capoano


    ae pessoal tenho uma pergunta..
    vi muitos tópicos aqui dizendo que a extensão do tenor é de f2 d4 acho que é assim...
    intão... tenho 14 anos e minha extensão é de c3-c4 com muito esforço c#4 e até um d4 dependendo o dia...
    sei que as notas mais graves vou adiquirir quando envelhecer(ou não..)mas queria saber se eu conseguiria notas + agudas....
    obs: me disseram que o guilherme de sá vocalista da banda rosa de saron tem a extensão de g2-b4* nem sei se é verdade mas que o cara canta pacas....

    André Capoano
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    * nem sei se tenho + graves, mesmo por que a nota mais grave do meu teclado( é do paraguay...) é c3

    Leopold
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Extensão "genérica" de tenor com voz trabalhada:

    do2 a dó4

    Alguns vão além disso mas não muito. Mi4 digamos com um som aceitavel.

    Acima disso é falsete.

    Vc com esse idade, a última coisa que deveria fazer é ficar querendo cantar notas muito agudas. Não tem nenhum sentido fazer isso.

    André Capoano
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: André Capoano
    · votar


    putz intão é tudo falsete...
    mas nem parece, tem q aprender a controlar o falsete pra parecer normal???

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/11
    · votar


    André Capoano
    Vou deixar o tópico aberto, pois houve uma resposta funcional à sua questão.

    Da próxima vez, use a busca. Existem MUITOS tópicos que tratam de classificação vocal e extensão, inclusive um fixo no topo do fórum de canto.

    Leia as regras, por favor.

    Abraços.

    André Capoano
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: André Capoano
    · votar


    Christian

    intão aqueles gritos que alguns cantores dão são drive+falsete?
    se for como fazer... pois sei fazer drive e falsete separados + n juntos.

    Leopold
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    André Capoano

    Ninguem vai conseguir ensinar vc aqui a fazer isso. Como eu disse, na sua idade querer fazer esse tipo de coisa e ficar indo nos agudos extremos é acabar com a voz antes de começar.

    Vc deve procurar aulas e ter calma, sem querer sair por aí querendo fazer o que vc houve nos cd's, disparando agudos pra todo lado e forçando a voz quando ela nao está preparada pra isso.

    Agora é com vc.

    André Capoano
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ta mas aqueles gritos são ou não são drive com falsete?

    Valmick
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    André Capoano
    Quem dá gritos é mulher com medo de barata. Você quer dizer frases ou notas agudas? Muitos usam falsete, muitos usam mixed voice, que é mistura de falsete com voz de cabeça, e outros forçam o peito até o limite (pulling chest). O ideal é mesclar as duas coisas de forma discreta, sem quebras. Isso se consegue com treino, vocalizes e outras coisas. Mas na sua idade eu esperaria um pouco, pois sua voz ainda está passando pela primeira maturidade.

    Em relação ao drive, dá para fazê-lo com falsete, dá para fazê-lo com mixed e dá para fazê-lo com peito também, mas já vi que cada cantor tem uma maneira muito própria de fazê-lo e até onde sei não há uma forma correta de executar o drive, então o melhor é úsá-lo com moderação, quando a música pedir, ou em alguma nota alta em que a intenção da música for de agressividade.

    André Capoano
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Valmick
    boa essa, mulher com medo de barata...

    mas quando eu disse gritos eu me referi a drives muito agudos

    aproposito ex:
    se a voz + aguda minha é C4, com a voz de cabeça vou conseguir atingir notas + altas?
    obs ja procurei em outros tópicos mas num achei.. quero uma resposta concreta tipo sim ou não....

    Leopold
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    André Capoano

    Não.

    rafaeltlg
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Galera, alguem sabe como fazer aqueles falsetes potentes do Rob Halford?

    Eu conseguia fazer, mas depois fiquei com bronquite por causa do cigarro e perdi muito a minha voz

    Andy Viper
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Andy Viper
    · votar


    rafaeltlg
    18 anos
    Eu conseguia fazer, mas depois fiquei com bronquite por causa do cigarro e perdi muito a minha voz

    Que maravilha... Terás um belo futuro como cantor desse jeito, ainda mais querendo aprender a fazer "falsetes potentes" num fórum de internet.

    rafaeltlg
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Andy Viper
    kkkkkkkkkkkk
    Mas o problema é que eu esqueci onde "colocar" a voz, pois parei de cantar por esse problema. Eu conseguia fazer passagens e apoiar muito bem. Mas acho que consigo voltar, é que é bastante irritante para os vizinhos.

    Andy Viper
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rafaeltlg
    Já ouvi sons da sua banda. gostei muito. É você cantando?

    Poxa cara, esse conselho já virou o bordão do fórum de canto, mas não tem como fugir dele: faça aulas. Eu também "pensava" que sabia onde e como colocar e projetar a voz, só depois de começar a fazer aulas eu vi que não era bem assim.

    Sua banda me lembrou o som do Audioslave.

    Abs

    Valmick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rafaeltlg , em vários períodos de nossas vidas coisas podem acontecer que nos farão parar de cantar por um tempo, por isso é muito importante você se gravar sempre, pois ao se ouvir você tem como lembrar como fazia (se é que vale a pena lembrar, pois é bem provável que o que você fazia era errado e o descanso tenha feito bem à sua voz).

    Não existe mágica para fazer a pessagem da voz de peito para a voz de cabeça. O que existe é o caminho, que é fazendo vocalises indo e vindo. Preste atenção nos ressonadores e tente não aumentar o volume à medida que a tonalidade for subindo enquanto faz o exercício. Isso evita a "quebra".

    Já o drive, você vai ter que encontrar o seu. Na minha forma de cantar (que é pessoal e intranferível, hehehe) eu acho mais fácil fazê-lo em tonalidades alta do que nas médias. Mas tente não ir muito na forma dos outros fazerem. Ache a SUA FORMA, que não provoque desconforto. Lembre-se de usar o drive com bastante moderação.

    Leopold
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Não existe mágica para fazer a pessagem da voz de peito para a voz de cabeça. O que existe é o caminho, que é fazendo vocalises indo e vindo. Preste atenção nos ressonadores e tente não aumentar o volume à medida que a tonalidade for subindo enquanto faz o exercício. Isso evita a "quebra".

    Valmick, o que evita a quebra é como se faz a cobertura e não tem nada a ver com o volume do exercício.

    Insolence
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rafaeltlg
    Cara, vai fazer aulas. Eu ouvi tua banda há uns tempos atrás e curti. Tava na cara que sua voz não é treinada e tal, mas mesmo assim ficou legal. Com treinamento, você vai longe.

    Ah... e pára de fumar, porra. Se quiser cantar com qualidade, vai ter que largar isso aí.

    Valmick
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Valmick
    · votar


    Leopold quem sabe isso ocorra na sua voz. Não é recomendável aumentar o volume enquanto se canta, ainda que isso seja uma tendência natural de quem não estuda quando vai cantar em regiões mais distantes da tessitura. A cobertura ajuda, inclusive a moderar o volume.

    Agora que você usou o termo "cobertura", que tal explicar o que é isso para não confundir a cabeça de quem postou a dúvida?

    Você diz que evitar a quebra nada tem a ver com o volume do exercício. Eu discordo, por mais que você afirme isso como verdade absoluta.

    Leopold
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Valmick

    Você faz afirmações que confundem que está lendo.

    Não é recomendável aumentar o volume enquanto se canta

    Pense bem, como fazer uma afirmação dessas? Isso não existe, as nuances de dinâmica e de fraseado é que dão graça numa interpretação.

    tendência natural de quem não estuda quando vai cantar em regiões mais distantes da tessitura

    Errado. A maioria tende a apertar, diminuindo o volume inclusive.

    Você diz que evitar a quebra nada tem a ver com o volume do exercício.

    E não tem mesmo. Quebra se evita, treinando a passagem com vocalises, suavizando, aprendendo a passar de uma nota a outra de modo que fique quase imperceptivel (para o leigo).
    Inclusive a cobertura serve para isso, para te dar o controle do pianissimo ao fortissimo, que em nao se fazendo a cobertura não há controle, sai tudo forte, tudo no grito.
    Só há controle vocal absoluto na cobertura.

    Valmick
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Valmick
    · votar


    Leopold as nuances de dinâmica e de fraseado é que dão graça numa interpretação.
    Até concordo, mas dinâmica, ao meu ver não tem a ver com volume, mas com ressonância, com a ilusão de volume, não com o volume propriamente dito. Não devemos esquecer que estamos falando de canto popular, então os decibéis que você emite enquanto canta, na gravação não vão fazer diferença. O que vai fazer diferença é a forma como você projeta a voz. Posso fazer um falsete "uhuuuu" a todo volume, mas ainda assim, é falsete, não tem peso, não tem potência! Se eu der a mesma nota na metade do volume, mas de peito, ou com mistura de peito com cabeça, isso sim vai passar ao ouvinte sensação de uma voz emitida a todo volume (muito embora não o seja).

    "A maioria tende a apertar, diminuindo o volume inclusive."
    Então quando você quer "falar alto" com a pessoa do outro lado da rua a sua voz não sai mais aguda do que sua voz falada? E não sai com mais volume também? Estranho....


    Já a sua última frase soa como contradição. Você acabou de dizer que sem a cobertura sai tudo no grito e é exatamente disso que estou falando: Recomendo que não se grite enquanto se treina o exercício.

    Leopold
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Valmick

    mas dinâmica, ao meu ver não tem a ver com volume

    Vixi, se dinâmica não tem a ver com volume...então.

    Quem disse que falsete não tem potência?

    Então quando você quer "falar alto" com a pessoa do outro lado da rua a sua voz não sai mais aguda do que sua voz falada? E não sai com mais volume também? Estranho....

    Vc está falando agora de voz falada e não mais de voz cantada??
    Quase 100 % qdo vai pro agudo esganiça, aperta o pescoço e sai um fio de voz. Muita força, pouco som.

    Já a sua última frase soa como contradição. Você acabou de dizer que sem a cobertura sai tudo no grito e é exatamente disso que estou falando: Recomendo que não se grite enquanto se treina o exercício.

    Nada disso, vc afirmou que alteração de volume evita a quebra e isso não é verdade.

    Que contradição que nada. Agora não me leve a mal, mas você parece estar querendo dar aula de canto logo pra mim meu?
    Você nem entendeu o que eu escrevi.
    Faça-me o favor.

    Valmick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    vc afirmou que alteração de volume evita a quebra e isso não é verdade.

    eu disse "Preste atenção nos ressonadores e tente não aumentar o volume à medida que a tonalidade for subindo enquanto faz o exercício. Isso evita a "quebra"." Portanto, não coloque palavras na minha boca. Você é quem parece não ter entendido o que escrevi.


    Em outras palavras eu quis dizer que manter o mesmo volume na voz enquanto se faz o exercício ajuda a evitar a quebra. Se acha que estou errado, visite alguns sites de Speech Level Singing, que, aliás falam da importância de se manter o nível da fala enquanto se canta.


    você diz Agora não me leve a mal, mas você parece estar querendo dar aula de canto logo pra mim meu?

    velho, acho que fórum é lugar para trocar idéias e opiniões, não para prepotência. Pois é, professor, existe hora e lugar pra tudo. Essa sua frase caberia muito bem na sua sala de aula, não num fórum. Mas já percebi que você está mais interessado em ganhar discussão do que em ajudar as pessoas com dúvidas.

    Leopold
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Valmick

    Bom, vamos nós de novo.

    Não é questão de ganhar discussão não, mas de saber do que se está falando e não usar termos errados.

    Você diz:
    Se acha que eu estou errado

    Eu não apenas acho, eu SEI que você está errado. Essa é a diferença.

    Depois veja só o que você me sugere fazer.
    - Visitar sites de Speech Level Singing.
    Cara, isso é uma porcaria que não serve pra nada. Esse método vagabundo e enganador?

    Você me acusa de prepotência, mas você é que é um pretensioso, que acha que sabe mais do que eu a respeito de técnica vocal.
    Eu visito esses sites e dou risada com a quantidade de bobagens que tem lá.

    Se você me ouviu cantar deve imaginar ao menos que para conseguir cantar o repertório que eu canto, TEM que se saber muito de técnica, senão nem canta.

    Meu amigo, você precisa aprender muito ainda, mas está indo por um caminho bem fraco se acredita em coisas como o SLS.

    Por isso que eu disse que você não entendeu o que eu escrevi, porque realmente você não tem idéia do que eu estou falando em termos de técnica.

    Pra terminar:

    aliás falam da importância de se manter o nível da fala enquanto se canta.

    Quer balela maior que essa? Voz falada e voz cantada são coisas absolutamente diferentes. Essa idéia roubada de professores de técnica italiana onde se diz:

    Cante como você fala!

    Serve para quem fala italiano, que já tem a emissão alta por natureza. Fale isso para um brasileiro pra ver que desgraça que sai.

    Nem acho que a culpa seja sua em ficar repetindo essas coisas bizarras que inventam por aí, mas agora com um pouco mais de informação, espero que você vá pesquisar mais, aprender mais.

    Encare isso como uma grande ajuda, para você e para as outras pessoas com dúvidas.

    Leo Rio
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Leopold
    Cante como você fala!

    Bom saber disso! Tanta gente me falava isso e eu ficava querendo cantar do jeito que falo, eh simplismente impossivel.

    Bom saber que é normal o canto ter um som mais alto e projetado do que a voz falada. Antes de eu começar a fazer aulas alguns amigos meus cantores me diziam isso soh que eu acabei ainda nao tirando essa duvida com minha professora.

    Quando eu canto normalmente minha voz sai "mto potente" pros padroes de fala aqui no Brasil, mesmo sem eu estar fazendo força, ou tensao alguma, só projetando a voz mesmo, eu ja tinha percebido isso quando o Chris postou um video "cru" sem ediçao aqui, que eu percebi o quanto a voz dele eh "potente" no canto.

    Cara eu acho que o maior problema com o canto é por que nao da pra aprender sem professor e a maioria dos desinformados acha que canto eh o mais simples de se aprender, quando eh totalmente o contrario.

    McBonalds
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Se acha que estou errado, visite alguns sites de Speech Level Singing

    Putz, essa foi o golpe de misericórdia...aff

    Valmick
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    McBonalds... bem, isso aí já é questão de pontos de vista. Eu acredito no método.

    McBonalds
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Valmick

    Desculpe, mas técnica vocal não é questão de ponto de vista. Independente de você acreditar ou não nesse método, ele nunca produziu resultados aceitáveis entre catores, além de não ter nenhum embasamento fisiológico.

    Pra mim, um método que diz que o cantor tem que estar 100% relaxado enquanto canta passa longe de qualquer técnica aceitável.

    Leopold
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bem, isso aí já é questão de pontos de vista. Eu acredito no método.

    Vai por mim, esse ponto de vista vai fazer com que você perca muito tempo.

    Quem dera na minha época tivesse alguém para me alertar sobre o que funciona e o que não. Eu teria ganho uns dois anos pelo menos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Extensão Vocal Tenor