Leandro Rigon Veterano |
# jan/11 · Editado por: Leandro Rigon
Olá a todos.
Eu sei q o tópico é repetido, mas por favor me respondam o seguinte. Vou comprar um microfone (se me sugerirem algum) e pretendo fazer algumas gravações para finalmente postar aqui, porém tenho os acompanhamentos das árias (sim, lírico) em midi ou encore, muitos que eu mesmo escrevi, pois nem sempre é fácil achar midi de árias para baixo e barítono na net (escrevo tranquilamente partituras no encore e tenho leitura). Eu tenho uma versão velha do Finale, o 2005, que transforma em mp3, porém fica muito mecânico. Então: 1) Sugestão de microfone? 2) Que outro programa vocês sugerem que faça bem o trabalho de converter midi ou arquivo enc para mp3? 3) Conhecem algum programa q retire a voz do cantor de um mp3, para que se possa depois se possa mixar a voz sobre a gravação depois? Obrigado.
|
Jattto Veterano
|
# jan/11
· votar
1) Sugestão de microfone? Um bom. Pode ser mais barato ou mais caro, dependendo do quanto de qualidade tu estás querendo (geralmente quanto mais aprimorada a captação, mais caro). E aí tem que ver o que tu queres, porque dá pra construir uma lista gigante de sugestões.
2) Que outro programa vocês sugerem que faça bem o trabalho de converter midi ou arquivo enc para mp3? Entenda que, assim como a partitura é a grafia de uma música, para que qualquer um possa reproduzir exatamente como é a música, somente lendo essa partitura, o arquivo MIDI é tal qual, mas na linguagem que o computador entende (que nada tem a ver com pauta, claves, figuras e tudo mais).
A tua placa de som tem sonzinhos (toscos) sintetizados e, quando tu pões pra tocar a MIDI em um player, ela emite os sonzinhos para o player, conforme o conteúdo do arquivo MIDI.
Os conversores de MIDI para MP3, então, agem em tempo real, já que o MIDI em si não é um arquivo de áudio, apenas armazena informações sobre a música. Ou seja, tu deixas o MIDI tocando no programa e este vai gerando um arquivo de áudio, em MP3 ou WAV (geralmente).
Entretanto, o resultado vai ficar idêntico aos sonzinhos (toscos) de quando tu escutas o MIDI em um player, porque, afinal, o MP3 gerado vai ser a gravação do que estava tocando.
O pessoal que faz playback (existem empresas especializadas nisso) geralmente usa banda e instrumentistas no geral para realmente gravar os instrumentos. Com a nova tecnologia de VSTis (Virtual Synth Technology instruments), é possível ter menos gastos com a contratação de músicos e usar esse software que nada mais é do que um programinha que usa um banco de sons (gravados de instrumentos reais, com todas ou parte das notas deles, em várias articulações e durações) para substituir os sonzinhos da tua placa de som. Dessa forma, o resultado é bem mais real. Para leigos, às vezes parece real. Para entendidos, algumas vezes, até eles mesmos se enganam, dependendo do instrumento e da qualidade do trabalho com os VSTis. Porém usar VSTis é bem trabalhoso, há muito o que aprender e evoluir.
É preciso de um software sequenciador MIDI (Sonar, Cubase, Nuendo, ProTools, entre outros). Nele tu abres o arquivo MIDI e configura a saída de cada track da MIDI (cada instrumento) para um instrumento VSTI, previamente instalado no computador. Então, depois, tu salvas como MP3 ou WAV. Para um resultado bom, é preciso alterar a dinâmica da MIDI e escolher bons VSTis e bons timbres nesses VSTis.
No fórum de Gravação e Home Studio tem bastante coisa sobre essa tecnologia de instrumentos virtuais, inclusive um tópico fixo sobre eles.
3) Conhecem algum programa q retire a voz do cantor de um mp3, para que se possa depois se possa mixar a voz sobre a gravação depois? Programa por si só, não. Mas conheço alguns plug-ins para programas editores de áudio que fazem isso. Todos com um resultado porcaria para a maioria das músicas. Uma ou outra fica mais ou menos, às vezes aproveitável. Mas nenhuma fica legal. O instrumental fica detonado e, na maioria das vezes, sobra muito da voz ainda.
Espero ter ajudado.
Abraço!
|