Livros de Canto

Autor Mensagem
Gansinho
Veterano
# fev/11
· votar


helder777
Eu li todos os posts do tópico. Foi exatamente disso que tirei a minha conclusão: você só considera "contribuição" uma opinião que vai de acordo com a sua.

Deixa de onda rapaz, 2 professores com ampla experiência na área vieram te falar e te explicaram por a + b que livros não acrescentam, e você insiste no assunto?

Larga de ser bobo.

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar


De acordo com a minha opinião? Presta atenção velho, não é de acordo com a minha opinião É DE ACORDO COM O TÓPICO, você sabe ou não sabe ler afinal de contas?

Cara tua interpretação na leitura ta zuada mesmo. Se você ta se referindo ao Christhian, o que ele falou foi o seguinte:

Ninguém vai te mandar fazer aulas por falar de livros.

___________________________________________

Tenho. The structure of singing, Richard Miller.

Mas absolutamente nada do que está ali vai servir pra quem não tem orientação, pois não é um livro de autoaprendizado.


____________________________________________

Orientação + Livro

Entendeu? Tem certeza que eu sou o bobo?

Le as coisas direito cara, depois você fala. ok?


Eu fiz um negócio para poder acrescentar no forum e não pra ficar com essa putaria. Foda!

Gansinho
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gansinho
· votar


helder777
Ok.

Christhian
Chris, você acha que os caras que realmente sabem de canto não escrevem livros, porque sabem que não servem de lá muita coisa?
Então os que escrevem, não sabem? Hehe.

Rabbit
Veterano
# fev/11
· votar


Estou no aguardo da moderação vir aqui e apagar todos os posts que stao DESVIRTUANDO o tópico. Acredito que essa seja a regra né?

Li e reli as regras do FCC e não encontrei nada que dissesse que não se pode postar, discutir ou perguntar coisas que uma meia dúzia que se acha sócio do FCC não aprove. Ao ponto de acharem que tem o direito de determinar o que pode e o que não se pode postar

Não tem um dia que eu não venha aqui que não encontre isso. Arrogância. "Eu acho que x não presta, portanto x não presta por que eu sei mais do que todo mundo. E ninguém pode dizer nada ao contrário."

Esse onda de achar que todo mundo é ingênuo e que é preciso proteger as pessoas de si mesmas é totalmente ridícula. Se uma pessoa que ler um livro que "vocês" acham que vai prejudicar a ele, beleza, deixe sua opnião e pronto. Se o cara mesmo assim quiser ler o livro, é problema dele oras.

Se até um tópico de postar livros gera confusão aqui, acredito que tenha algo muito errado com esse fórum.

shoyoninja
Veterano
# fev/11
· votar


Rabbit
"Eu acho que x não presta, portanto x não presta por que eu sei mais do que todo mundo. E ninguém pode dizer nada ao contrário."
Quando x não presta, e se sabe disso, você não precisa "achar" nada. Achismo é que é o problema.

Achismo ocorre quando mesmo sem ter conhecimento do assunto tratado há a emissão de opiniões, na maioria fundamentadas apenas pela própria conveniência (que muitas vezes também só é conveniente porque o cidadão acha que é o melhor pra ele).

helder777
Alguém com orientação e que está iniciando terá necessidades únicas que precisam ser reconhecidas e abordadas de acordo, a não ser que você encontre um livro mágico que se adapte ao leitor, ou dê a sorte de encontrar um livro que por um acaso total se encaixa exatamente ao que você precisa (e isso é com orientação do seu professor), não há como recomendar.

Você já começou a fazer aulas? Se sim, você entende que não há como o livro saber se um exercício descrito está sendo executado de forma correta?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


Gansinho
Tenha cuidado com as palavras. Argumente, sem pessoalidades. Há um limite de respeito em toda argumentação e a imposição normalmente é o sinal.

helder777
Se por algum motivo você se sentir ofendido com algum comentário, por favor, clique no link 'denunciar' e qualquer moderador avaliará rapidamente. Se acreditar que alguma postagem foge ao conteúdo do tópico, peço que faça o mesmo.

Rabbit
Velho, você está se perdendo olhando a questão de uma maneira emocional.

O título do tópico é 'Livros de Canto'. Qualquer opinião aqui - seja ela sobre a funcionalidade ou não dos livros ou sobre dicas de outros livros - estará dentro do contexto do tópico. Se o autor acreditar que há algo desvirtuando o tópico, ele pode pedir a intervenção da moderação para a análise.

Não há nada nas regras que determine como as pessoas devem argumentar. Se alguém acredita que sua opinião pessoal deve ser levada em consideração, ela é livre para postar, indiferente da opinião ser correta. Cada pessoa também sabe como se comportar e como quer ser vista aos olhos dos demais. Nada nas regras proibe uma postagem mais acintosa, desde que respeitosa. Qualquer um pode postar um 'Livros não prestam pra nada' e tentar convencer os demais de que isso é uma opinião correta, mas não pode ofender as pessoas que discordam dela.

Enfim, o único post que desvirtua é o seu. O funcionamento do fórum é simples: Não gostou, não participe. Se acredita que algo está fora das regras, use a Central de Ajuda ou o link denunciar, que é muito mais rápido. Se tem alguma crítica em relação ao conteúdo do fórum, Central de Ajuda e qualquer moderador irá analisar. Se acha que eu estou agindo errado, faça o mesmo. Mas devo lhe pedir que pare com essa idéia de achar que precisa postar a sua indignação pessoal publicamente. A única onda que realmente está fora de contexto aqui é essa, cara. Esse é um fórum de pessoas adultas e ninguém é obrigado a escolher palavras carinhosas ou doces pra postar.

Chega com esse assunto. Não quero mais ver isso por aqui, na boa.

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar


Alguém com orientação e que está iniciando terá necessidades únicas que precisam ser reconhecidas e abordadas de acordo, a não ser que você encontre um livro mágico que se adapte ao leitor, ou dê a sorte de encontrar um livro que por um acaso total se encaixa exatamente ao que você precisa (e isso é com orientação do seu professor), não há como recomendar.

Você já começou a fazer aulas? Se sim, você entende que não há como o livro saber se um exercício descrito está sendo executado de forma correta?


Shoyo, ninguem aqui quer um livro mágico cheio de exercicios perfeitamente adptados a pessoa. Só que no canto, existem inumeros conceitos, o livro pode te dar uma idéia desses conceitos, MAS, É OBVIO QUE OS CONCEITOS SÓ PODEM SER TRABALHADOS SOB A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA VOZ. Isso já esta mais do que claro no meu tópico e sinceramente, eu não sei por que sempre vem alguem aqui para continuar com essa redundância que não leva a lugar algum e pior, VÍCIA O TÓPICO, TORNANDO-O IMPRODUTIVO.

Não comecei a fazer aula ainda, mas pretendo começar agora em fevereiro pois entendo a importância das aulas, mas meu desejo é ver as coisas de várias perspectivas e não somente da perspectiva do meu professor e acredito que - baseado na minha esperiência empírica sobre todas as coisas que vi, vivi e senti ate agora - essa visão mais ampla, é muito importante na detecção do que esta sendo improdutivo e do que esta de fato ajudando.

Você não concorda que ter uma visão ampla sobre um determinado assunto é muito melhor do que ter uma visão que encherga somente um ponto? Eu não vou e não quero confiar de corpo e alma no meu professor, pelo menos não ínicio, por isso preciso de outras bases para fundar minha auto-critica a respeito de minhas aulas e acredito que TODOS deveriam pensar dessa forma, principalmente o iniciante, uma vez que seu professor, pode ser tão ruim quanto um livro péssimo, acarretando prejuízo, ao invês de benefício.


Sei que o Christian pediu para que não houvesse mais comentários do tipo, mas vou manifestar brevemente meu pensamento.

Existe uma idéia altamente difundida aqui de que não se deve procurar informação em nenhum lugar alem de com seu professor (o que de caso para caso, pode ser sua salvação, ou destruição). Sem dúvida o instrutor é a fonte primária, mas o forum não poderia ser uma fonte secundária? Essa idéia aqui existente acarreta em um forum de socialização e não, de fato, sobre canto. Não estou reclamando, tanto que meu tópico teve por intuito trazer uma singela mudança para cá, uma vez que em outros foruns de assuntos específicos, a troca de informações e a fonte mais valiosa que existe.

Acredito que ter uma fonte de informação onde se colidem diversas idéias e entendimentos (forum) é de vital importância e meu sincero desejo é que esse forum tambem se preste a essa finalidade, pois essa é a essência que ele deve ter.

Gansinho
Veterano
# fev/11
· votar


Christhian
Quando eu parei com a bobagem e te fiz uma pergunta séria, você para pra me dar bronca e não me responde?
¬¬

Rabbit
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rabbit
· votar


Christhian

Ok! Li seu post, e tentei absorver com a mente aberta o máximo possível. Tá anotada a dica. Espero que esse seu post fique sempre servindo de exemplo pra mim, e para TODOS os usuários desse fórum. TODOS OK!?


Apenas uma coisa me incomodou. Quando você disse que estou postando minha indignação pessoal publicamente. Não é bem assim. Você nitidamente está sendo parcial no seu comentário, principalmente como moderador. Se você considera toda aquela discussão antes do meu post como dentro da proposta do tópico, então por que não considera o meu post também?

Comentei dentro do que vi no tópico atual. Falei sobre o que acho sobre o que está acontecendo aqui, sobre livros e sobre a opniões deixadas aqui sobre o mesmo assunto. Releiba o meu post. Não seja injusto em querer considerar que apenas o meu post está desvirtuando. Por favor, não seja injusto e use do seu cargo de moderador pra penalizar apenas o lado que lhe convém. Aí é pegar pesado.

Como você disse, todo mundo pode postar a critica que quiser e do jeito que quiser, seguindo as regras e em relação ao tópico. As criticas e o jeito que elas são formuladas e apresentadas também estão sujeitas a criticas.

Por favor, não seja injusto.

shoyoninja
Quando x não presta, e se sabe disso, você não precisa "achar" nada. Achismo é que é o problema.

Então, achismo é o problema como "pensar que sabe" também é um problema.

Eu digo que jiló não presta pois eu SEI que jiló é amargo. Minha vó diz que jiló presta pois ela SABE que jiló é amargo e é exatamente isso que ela procura no jiló.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


Rabbit
Se você considera toda aquela discussão antes do meu post como dentro da proposta do tópico, então por que não considera o meu post também?

Não há nada de parcial nisso, velho. É simples: Indiferente se as pessoas aqui estão discutindo quais livros prestam ou se não prestam pra nada, o assunto é o proposto pelo tópico: Livros de Canto. Sua postagem foi sobre o comportamento das pessoas que você considera inadequado.

Sua postagem:
"Estou no aguardo da moderação vir aqui e apagar todos os posts que stao DESVIRTUANDO o tópico. Acredito que essa seja a regra né?

Li e reli as regras do FCC e não encontrei nada que dissesse que não se pode postar, discutir ou perguntar coisas que uma meia dúzia que se acha sócio do FCC não aprove. Ao ponto de acharem que tem o direito de determinar o que pode e o que não se pode postar

Não tem um dia que eu não venha aqui que não encontre isso. Arrogância. "Eu acho que x não presta, portanto x não presta por que eu sei mais do que todo mundo. E ninguém pode dizer nada ao contrário."

Esse onda de achar que todo mundo é ingênuo e que é preciso proteger as pessoas de si mesmas é totalmente ridícula. Se uma pessoa que ler um livro que "vocês" acham que vai prejudicar a ele, beleza, deixe sua opnião e pronto. Se o cara mesmo assim quiser ler o livro, é problema dele oras.

Se até um tópico de postar livros gera confusão aqui, acredito que tenha algo muito errado com esse fórum."


A única parte em que se refere ao conteúdo do tópico é a grifada e ainda assim é uma crítica à postura dos outros usuários e ao fórum.

Enfim, assunto encerrado. Acabou essa história por aqui.

E espero que os usuários regulares do fórum também tenham atenção com suas palavras, pois discordar deve ser a tônica de uma discussão, mas com respeito, SEMPRE.

Rabbit
Veterano
# fev/11
· votar


shoyoninja
Você já começou a fazer aulas? Se sim, você entende que não há como o livro saber se um exercício descrito está sendo executado de forma correta?

Qual o livro que sabe disso? Seria o caso de dizer que TODOS os livros não deveriam ser usados?

Se eu estou querendo ler um livro de engenharia e queria opniões sobre bons livros de engenharia, seria que nenhum livro seria bom? Pois nenhum livro de engenharia é capaz de substituir um professor.

É o que eu falei, vocês estão partindo da posição que acha que ninguém sabe usar um livro. Todo mundo é inocente e que vai sair lendo livro por aí e fazendo besteira.

O tópico poderia ser usado pra postar livros que PODEM ser usados como apoio, e como informação. Aqui vai vários tópicos que poderiam em livros e seriam de muita utilidade.

Dicas de cuidados com a voz;
Aquecimentos;
Relaxamentos;
História do canto em vários estilos.
História dos estilos em si.

...e por aí vai...

Como poderia ser citados livros e o que cada um usando sua opnião e conhecimento pessoal poderia sugerir o que é interessante se aprofundar ou não.

São só algumas sugestões para o tópico. E pra dizer que esse negócio de ver tudo "preto no branco" não é legal.

Rabbit
Veterano
# fev/11
· votar


Christhian

Beleza velho! Não vejo desse jeito que você falou não, mas tudo bem. Pra mim encerrou.

Abraço!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# fev/11
· votar


Rabbit
Valeu velho.

E eu entendo sua indignação, de verdade, apesar de não ver as coisas da mesma forma. Acredito que sempre haverão essas diferenças em um organismo tão grande quanto o nosso fórum e devemos aprender a lidar com elas da melhor maneira para todos.

Tu sabes que eu gosto de você, meu chapa!
Abraços!

Rabbit
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rabbit
· votar


Christhian

Tentei te mandar uma PM, mas não consegui. Vou postar aqui então e se achar melhor pode apagar depois. :-)

Acho que você como moderador pode ver o que foi editado. :-)

Gansinho
Veterano
# fev/11
· votar


Rabbit
A sua comparação com livros de engenharia não é válida.
Você pode conseguir aprender a matéria lendo um livro de engenharia, mas não aprenderá lendo um livro de canto.
É a mesma coisa que tentar aprender Karate através de livros, é impossível. Tem que ter um professor pra te ensinar a fazer as coisas do modo correto, te mostrando como deve ser feito.

Christhian
E Chris, eu não to zuando quanto à pergunta não ¬¬
Se os professores de canto dizem que livro não presta pra aprender canto, podemos concluir que quem escreve um livro de canto não entende do assunto?

Rabbit
Veterano
# fev/11
· votar


Gansinho
Você pode conseguir aprender a matéria lendo um livro de engenharia

Tenta dizer isso a um engenheiro. :-)

É a mesma coisa que tentar aprender Karate através de livros, é impossível. Tem que ter um professor pra te ensinar a fazer as coisas do modo correto, te mostrando como deve ser feito.

Então velho. Eu te entendo e concordo com você. Acho que todo mundo sabe disso. Agora ler nao faz mal a ninguém, teoricamente. Não seria interessante usar o tópico pra destrinchar o que pode ser aproveitado ou não em determinad livro?

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar


A sua comparação com livros de engenharia não é válida.
Você pode conseguir aprender a matéria lendo um livro de engenharia, mas não aprenderá lendo um livro de canto.
É a mesma coisa que tentar aprender Karate através de livros, é impossível. Tem que ter um professor pra te ensinar a fazer as coisas do modo correto, te mostrando como deve ser feito.



Acredito que é sua comparação que não é válida, uma vez que você não vai aprender na perfeição somente com o livro, NO ENTANTO, você pode detectar se algo lhe esta sendo erroneamente ensinado.

Por ex: O professor de Karate lhe ensina que determinado golpe é de uma maneira, no entanto você tem 3 outros livros que explicam que o mesmo golpe é executado de uma maneira diversa.

O mínimo que resta é a dúvida sobre a capacidade do seu professor e assim você pode ir e confronta-lo, perguntando por que o exercício lhe esta sendo ensinado daquela forma.

Uma visão ampla É NECESSÁRIA seu professor não é deus. Outras opiniões sobre o mesmo assunto são imprescíndiveis para que você reflita a matéria tratada de uma melhor perspectiva.

Outro ex que mostra que professor não é Deus: A Tutti Bae, autora de um livro que postei aqui, tem uma voz linda e um currículo impressionante, mas o Christian disse que o livro dela é peso de papel e de grande incoerência.

Em um primeiro momento julguei-a somente pelas suas habilidades, mas depois, com uma opinião externa e renomada, o que no mínimo restou, foi a dúvida sobre a capacidade da mesma.

AMPLIE SEUS HORIZONTES AMIGO! Dizer que ler não presta (não importa do que trate) é uma falta de cultura sem precedentes.

Rabbit
Veterano
# fev/11
· votar


Eu penso que se um livro pode conter um monte de baboseiras, então a cabeça de um professor também pode conter um monte de baboseiras. Apesar de que o ideal seria o acompanhamento de um profissional, no final das contas o ensino se resume a gente jogar o dado pra cima e torcer pela sorte.

Gansinho
Veterano
# fev/11 · Editado por: Gansinho
· votar


helder777
Rabbit

Mas o que eu quero dizer é que não dá pra aprender pelo livro, entendem?
No caso do Karate mesmo, se seu professor estiver te ensinando errado e tu viu num vídeo ou num livro como é a técnica correta, não vai adiantar nada (no sentido de aprender), você apenas poderá trocar de professor após obter essa informação (isso eu concordo com vocês).
Mas se você tentar aprender a técnica sozinho, você não vai conseguir se não tiver um professor pra te ensinar, mexer no seu corpo, subir seu braço, etc. (no exemplo do Karate)

Já no caso da engenharia não. Se você não tiver um professor, dá pra você aprender sim pelos livros. Vai ser mais difícil, sem dúvidas, mas é totalmente possível, em qualquer disciplina.

E eu nem disse que "ler é inútil" não. Só acho que no caso do canto não vale a pena.

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar



No caso do Karate mesmo, se seu professor estiver te ensinando errado e tu viu num vídeo ou num livro como é a técnica correta, não vai adiantar nada (no sentido de aprender), você apenas poderá trocar de professor após obter essa informação (isso eu concordo com vocês).


E eu nem disse que "ler é inútil" não. Só acho que no caso do canto não vale a pena.

Então poder discernir o certo e o errado não vale a pena para você?

Pois para mim vale.

Fora que o livro não se presta só a isso, eles lhe prestam informações que mais tarde você pode esclarecer e aprender (na prática) com seu professor.

shoyoninja
Veterano
# fev/11
· votar


Rabbit
Eu penso que se um livro pode conter um monte de baboseiras, então a cabeça de um professor também pode conter um monte de baboseiras. Apesar de que o ideal seria o acompanhamento de um profissional, no final das contas o ensino se resume a gente jogar o dado pra cima e torcer pela sorte.

De fato. Mas existe um diferencial muito grande quando o assunto é canto:

Não há como prever as necessidades do público alvo do livro (iniciantes) pois cada UM terá uma necessidade diferente. A descrição técnica do mecanismo é a mesma para todos, mas o meio para DESCOBRIR como usá-lo de maneira correta precisa obrigatoriamente levar em conta a maneira como ele é usado previamente e isso só pode ser feito através de acompanhamento.

Além disso, muitos dos movimentos que precisam ser explicados precisam do exemplo real demonstrado porque precisam ser mapeados e aprendidos através de sensações que também variam dependendo do indivíduo. Seria algo próximo de tentar explicar através de textos um cheiro ou uma cor para alguém que nunca os tenha experimentado.

Então a própria idéia de escrever um livro para iniciantes é contraditória, porque esse livro precisaria ser técnico e dependeria de um conhecimento que eles ainda não tem.

Enfim, encerro aqui, eu considero essa informação importante e muito relevante para quem está começando. Eu perdi muito tempo por conta de orientação "genérica" (fornecida por um professor tão renomado quanto alguns autores de livros citados aqui) e ainda estou brigando com alguns vícios até hoje (para ter uma noção, levei uns 6 meses só para arrumar algo que deveria ser simples: vibração de língua). Mas claro que cada um é livre para ler o que quiser e fazer o que bem entender com sua vida e seu corpo.

Num ponto vocês estão certos, tem muita informação útil escrita aqui no fórum para quem está começando, incluindo aspectos a se procurar num orientador. Eu compraria um livro com esse conteúdo. (e ele provavelmente não teria nenhum exercício :D).

Abraços!

Leandro Rigon
Veterano
# fev/11
· votar


Boa Noite a todos. No tópico discute-se: citação de livros x sua utilidade.
Povo, não vejo problema em citar aqui mais um ou outro livro ou material sobre o ponto. Vou até citar mais duas "coisas" que achei:

http://www.scribd.com/doc/3963887/Curso-Completo-de-Tecnica-Vocal-Ilus trado-Em-portugues
http://www.musicaeadoracao.com.br/livros/tecnica_vocal.pdf

Só não confundam. Uma coisa é eu mencionar, outra coisa é prestar. O posto os links ai para vocês verem as i-n-u-t-i-l-i-d-a-d-e-s (fui enfático o suficiente?) que existem na net. Isso inclui o livro que eu já havia postado link.

Alguns até dão algum superte teórico, mas não passa de alguma mera definição teórica: o que é tal coisa, quando não falam ainda alguma baboseira. O Christian já citou algumas das pérolas que aquele livro que eu coloquei link tinham.

Mesmo o melhor livro não vai conseguir demonstrar como produzir o som corretamente, sem tensão, fazer a afinação, um crescendo ou dinâmica de forma geral, dizer se a voz está anasalada ou não, verificar as limitações quanto a extensão do aluno, por exemplo, para trabalhá-las, e com isso, expandi-las. O exemplo do aprenda kung fu em livros do Leopold é perfeito. Você não vai aprender nem kung fu nem a cantar com esses livros, precisa de aula.

Ah, eu enxergo uma outra utilidade para os 3 links que eu postei. Como são virtuais, não tem a ótima serventia do peso de papel como com Christian brincou. Quem sabe vocês os lendo veem que há incongruências, falhas, indefinições, e percebem que eles em nada auxiliam.

Querem que eu indique algum livro? Aprendam teoria musical, livro do Bohumil Med. Ao menos os conceitos teóricos são perfeitos. E esqueçam as 3 baboseiras que eu postei.

Livro de canto? Vaccaj é interessante. São 22 músicas de iniciação ao canto lírico. Saltos de segunda maior e menor, terça... todos os intervalos até oitava pelo menos, bem como de todas as ornamentações. Como o livro é? Partitura. Como usá-lo? Com professor.

helder777
Veterano
# fev/11 · Editado por: helder777
· votar


Enfim, encerro aqui, eu considero essa informação importante e muito relevante para quem está começando. Eu perdi muito tempo por conta de orientação "genérica" (fornecida por um professor tão renomado quanto alguns autores de livros citados aqui) e ainda estou brigando com alguns vícios até hoje (para ter uma noção, levei uns 6 meses só para arrumar algo que deveria ser simples: vibração de língua). Mas claro que cada um é livre para ler o que quiser e fazer o que bem entender com sua vida e seu corpo.

Num ponto vocês estão certos, tem muita informação útil escrita aqui no fórum para quem está começando, incluindo aspectos a se procurar num orientador. Eu compraria um livro com esse conteúdo. (e ele provavelmente não teria nenhum exercício :D).


Exato Shoyo, o pensamento é este. Como saber se a técnica vocal que seu professor esta lhe passando é a correta se você só conhece a dele? É ai que os livros entram de forma, com único fim de fornecer informação TEÓRICA (subsdiária à obtida pelo professor) e não prática, pois a prática, que é o que te completa, só é adquirida com a devida orientação.

Tambem é obvio que existem muitos livros ruins, por isso a troca de informações com várias pessoas cercadas por esse assunto é tão importante.

Abraços.


Leandro, um dos links acima eu ja conhecia, nele contem alguns artigos sobre técnica vocal e no decorrer da leitura, reparei várias inconsistências (ex: um artigo fala uma coisa o outro fala outra totalmente oposta).

Leopold
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leopold
· votar


Eu acho que há uma confusão ou pelo menos um não-entendimento por parte de alguns com relação aos livros.

Muito bem, quando alguém pensa em leitura e canto, pode pensar em técnica vocal ou ler sobre outros aspectos que não sejam técnicos. Foi questionado aqui porqeu razão alguém escreve um livro sobre canto se eles não adiantam?

Bom, você primeiramente não sabe a real intenção da pessoa. Você não sabe o quanto ela tem de conhecimento e nesse caso, o currículo e títulos infelizmente não querem dizer muito e por vezes não dizem absolutamente nada.

Um livro sobre canto que fosse realmente válido deveria abordar outras questões, como por exemplo: como estudar para ter um resultado melhor, o que se deve fazer em situações desfavoráveis em que você tem que se apresentar, aspectos psicológicos e de interpretação, como se comportar para obter resultados significativos, etc. Que são questões extremamente importantes, tão importantes quanto à técnica, porque para cantar bem é necessário que uma série de coisas funcionem em harmonia, não apenas cantar notas adequadamente.

Nesse ponto, ler um livro técnico para aprender a cantar é um total desperdício de tempo.

Os mais exaltados aqui interpretam isso como:
- EU MANDEI VOCÊ NÃO LER NADA!
O que não tem o menor fundamento.

E entram numa cruzada de "vamos defender os livros" que não faz sentido, ignorando a opinião de gente da área, que vivencia isso diariamente há muitos anos.
Eu como professor de canto digo que o livro não vai ajudar em nada.
Ora, se eu estou dizendo algo assim não é a toa, correto? Algum motivo eu tenho para dar tal declaração. Ou seria apenas uma opinião sem embasamento nenhum? sem fundamento?

No mínimo a pessoa tem que conceder o benefício da dúvida.

Leandro Rigon
Veterano
# fev/11
· votar


http://www.scribd.com/doc/6625589/Apostila-de-Tecnica-Vocal-03

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Livros de Canto