Ele Vive <Leonardo Gonçalves by Gianyny>

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Gianyny


    Há uns cinco meses atrás descobri um outro lado da música cristã, o estilo contemporâneo do Leonardo Gonçalves me fascinou e desde então venho ouvindo muito esse estilo de música (antes eu só ouvia sertanejo e pentecostal e só mesmo) , e agora resolvi fazer uma gravação aqui interpretando uma música dele (está um tom e meio abaixo do original, e as três vozes da gravação são minhas (1°, 2° e 3°)).

    Como sempre fui acostumado a cantar os estilos que citei acima, penso que tenho muuuuito à melhorar para cantar esse estilo, visto que a dificuldade em interpretar dentro da harmonia alcançando as notas com perfeição é resultado de muito treino (além da técnica de melisma perfeita que ele usa).

    Segue abaixo a primeira gravação que eu faço e a primeira que eu posto no fórum, peço que ouçam até o final e comentem sobre afinação, interpretação, gravação, etc.

    ps:

    Não reparem na mixagem nem masterização pois como eu disse é a primeira música que gravo e não tenho muita noção sobre, o que consegui fazer foi colocar um efeito de reverb pra ver se melhorava um pouco. Inclusive fiz um tópico no home studio sobre cursos sobre gravação, pois desejo aprender mais.

    Vlw.

    4 Shared

    Sheev
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ouvi rapidinho.

    Achei nasal, e com levada sertaneja no vocal. Talvez porque como você mesmo disse, está acostumado a ouvir só esse estilo. Quanto aos melismas, nessa gravação (não sei se na música original) praticamente não tem. Mas quando você fez, perdeu um pouco a afinação e a dinâmica.

    Enfim, treine bem e se possível aulas. Não desista nunca! :)

    Leopold
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Acho que é uma das coisas mais anasaladas que eu já ouvi.

    E está grave demais pra você. A gente escuta mais um ou ou ou ou ou na voz do que outra coisa. Balança tudo e a afinação vai junto.

    Tem que usar o apoio, porque assim está tudo na garganta.

    Tem bastante trabalho pela frente, mas é só questão de querer.

    Gianyny
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Gianyny
    · votar


    Sheev
    Leopold

    Poxa, obrigado por terem postado :´)

    Sheev
    Quanto aos melismas, nessa gravação (não sei se na música original) praticamente não tem.

    Pois é, eu nem fiz, só tentei fazer no último refrão que vc reparou.

    Leopold
    Acho que é uma das coisas mais anasaladas que eu já ouvi.

    A música "pede" isso, se é que me entende, ai tentei fazer o mais original possível, o próprio intérprete dessa música (Leonardo Gonçalves) tem um timbre anasalado, mas eu entendi.

    Sobre o tom estar baixo, é que se eu subir só meio tom já não alcanço os agudos do último refrão, pois como tu disse, tem que usar o apoio, e infelizmente não tenho condições de fazer aula por enquanto, mas sem dúvida quero muito.

    Segue abaixo a música original, vale a pena ver, é um dos maiores cantores do país sem dúvida:

    Ele Vive - Leonardo Gonçalves

    Vlw.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/11
    · votar


    Gianyny
    Mano, tem que fazer um trabalho de base da base da base aí, até de compreensão sobre como e o que é usar a voz como instrumento. As sílabas estão desconectadas! Umas das coisas que dá consistência, estética e beleza ao canto é o legatto e isso praticamente não existiu aí.

    Velho, não tem 'estilo que peça nasalização da voz'. Voz anasalada é feia cara, ponto.

    Se você gosta de cantar, corra atrás de alguma orientação ou pelo menos procure ouvir músicas belas, mas que não exijam cantar agudo ou com agressividade e tente identificar o que faz a música ser bacana e agradável. Daí tente fazer a mesma coisa, mas sem imitar timbres ou 'cacuetes' do cantor.

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/11 · Editado por: Christhian
    · votar


    Gianyny
    mais eu entendi. e outros.

    Velho:

    Mas: Conjunção adversativa. A mesma coisa que 'contudo'.
    Mais: Advérbio de intensidade, contrário de Menos.

    Me dá um desespero quando vejo gente escrevendo trocado! E é feio como falar 'nóis'...

    =\

    Gianyny
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Christhian
    As sílabas estão desconectadas

    Pois é, eu eu achando que cantar "hoje é domin...go de ma...nhã" era bonito :/

    Velho, não tem 'estilo que peça nasalização da voz'. Voz anasalada é feia cara, ponto.

    Ok, entendi isso, apesar de não concordar plenamente. Se você ouvir o timbre do Leonardo Gonçalves, perceberá que o timbre soa anasalado, muito belo.


    E a afinação, ficou + ou - ?

    Leopold
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ok, entendi isso, apesar de não concordar plenamente. Se você ouvir o timbre do Leonardo Gonçalves, perceberá que o timbre soa anasalado, muito belo.


    Isso é defeito técnico. Eu nunca ouvi ninguém que cantasse anasalado e que isso ficasse bonito. Basta ouvir Roberto Carlos. Fez sucesso, mas aquilo é bonito? Nunca.
    É um outro nível de canto qdo há preocupação com esses detalhes.

    De qualquer maneira é um desperdício de energia, além de ser um indício que a pessoa deve segurar as consoantes na hora de cantar.
    Tipo dominnnnnnnnnngo e não domiiiiiiiiiiiiingo.

    Gianyny
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Gianyny
    · votar


    Leopold

    Quem dera tivesse a oportunidade de fazer aulas de canto no momento, é um dos meus sonhos.

    Depois irei gravar uma música só voz e piano pra vocês avaliarem se esse excesso de nasalização é influência da música ou não.


    Você e o Chris poderiam criar um tópico contando a história de vocês na música, quando começaram nas aulas, dificuldades iniciais, quanto tempo demorou o aprendizado (se é que termina), quando decidiram que estavam aptos a lecionar, etc., seria muito interessante e informativo pra nós.

    Edit: Sei que é difícil, mais se puder me dar alguma dica de um exercício para não cantar anasalado ficarei muito grato :)

    Gianyny
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Outra coisa, lembrei do Eros ramazzotti e da Tina Turner, não são timbres bem anasalados ?

    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Outra coisa, lembrei do Eros ramazzotti e da Tina Turner, não são timbres bem anasalados ?

    Esse dois se taparem o nariz nem sai nada. O negócio é que o pessoal aceita isso pela qualidade das músicas, mas eu por exemplo como cantor, jamais iria me dar por satisfeito se cantasse dessa maneira. Iria procurar corrigir, mas é questão de que tipo de cantor se quer ser.

    Gianyny

    Quanto a exercício não é do meu feitio indicar em texto, mas talvez isso aqui ajude. Foi de um tópico que criei há tempos atrás:


    Um modo de encontrar a famosa máscara, consiste num exercício simples.

    1 - Faça um A tapando o nariz. O som que vai sair é fanhoso, sem força, totalmente no nariz (essa é a idéia).
    2 - Agora que o som está bem fanhoso e sem brilho, sem ENERGIA, vá "tirando" (com o nariz tapado) esse A do nariz ou seja, imagine que ele está indo "contra" o nariz e não dentro do nariz.
    3- Preste muita atenção porque é bem sutil. Vá buscando um som brilhante que vai sair, logo que esse som perca essa qualidade de fanhoso, ou seja logo que vc tire de "dentro" do nariz.
    4 - Quando ele ganhar brilho e força, estará na máscara, porém, tome cuidado para não ir com esse A muito para trás. O segredo é recordar sempre o lugar e que esse lugar é muito próximo de dentro do nariz, mas NÃO dentro.
    5 - Saiu do fanhoso e ganhou brilho? Pronto. Não vá com o A para o fundo da garganta!

    Uma imagem que ajuda é pensar que esse som fanhoso sai reto e para frente e que o som correto sai para frente e para cima de um ponto entre as sombrancelhas.

    Não é tão fácil de fazer como parece, mas ajuda a pensar num som de melhor qualidade.


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ele Vive <Leonardo Gonçalves by Gianyny>