voz gutural primeira esperiencia

    Autor Mensagem
    kevinluis
    Veterano
    # jan/11


    bom eu abri esse topico para relatar uma pequena experiencia minha e tirar algumas duvidas, eu sou guitarrista por isso nunca cantei em publico nem fiz aulas de canto, eu toco em uma banda e ja toquei em alguns aniversarios e churrascos e sempre gostei de tocar death metal pois desestreça, entao ontem teve um aniversario de um amigo meu, e eu levei a guitarra pois iria ter umas pessoas que iriam cantar e outro cara que toca guitarra tambem foi, ai como todos os que estavam na festa com exeção de eu e o outro guitarrista gostam de sertanejo, entao eu toquei umas 5 musicas de metal e passei a guitarra pro outro guitarrista para as pessoas começarem a cantar, ai depois de umas 13 musicas eu pedi um microfone emprestado, todos pararam de conversar para ver eu cantar ja que eu nunca cantei em publico, eu fui ate o guitarrista e pedi pra ele tocar um death rapido, e começei a cantar é incrivel que eu consegui fazer uma voz gutural extremamente bem, é claro que as pessoas ficaram assustadas e falaram que eu tava possuido, porem aqui minha grande duvida é eu terei problemas se eu cantar sem fazer aulas mas cantar sem frequencia tipo uma vez a cada dois meses so em aniversarios ou de vez em quando no estudio de ensaios, porque eu so cantei durante 1:30 e ja fiquei rouco e minha garganta ja esta doendo, entao eu acabei ficando um pouco com medo.

    GuiMolusco
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    fazer aulas sempre é bom, c vc se "machucou" por menos q fosse, algo naum está certo

    eu tbm sou guitarristae pretendo me aventurar pelas minhas cordas vocais, mas com o máximo d cuidado

    kevinluis
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GuiMolusco
    fazer aulas sempre é bom, c vc se "machucou" por menos q fosse, algo naum está certo

    eu tbm sou guitarristae pretendo me aventurar pelas minhas cordas vocais, mas com o máximo d cuidado


    eu so não fasso aulas pois eu nunca tive vontade de ser um vocalista para mim ser apenas o guitarrista da banda que eu estou ja esta de otimo tamanho, mas eu realmente me surprendi com meu gutural e quero cantar uma ou duas musicas nos proximos aniversarios que viram, e tambem no final dos ensaios quando eu tiver mais revoltado, porem eu não ressucitei um topico pois eu não quero aprender tecnicas para gutural apenas quero saber se pode trazer prejuizos a minhas cordas vocais futuramente, e tambem relatar minha experiencia para saber se outras pessoas ja passaram pelo mesmo.

    kevinluis
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ah foi mal pelo erro no titulo do topico se um moderador puder corrigir eu não sei como, desculpem.

    GuiMolusco
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: GuiMolusco
    · votar


    traz prejuísos sim! depois de uns 5 minutos imitando o Lula minha garganta começa arranha, pra canta gutural intão...
    HAUSIAHSUAS

    fzendo aula vc aprende a ter menos esforço, téc. tal, mas me flaram q
    naum se ensina a fzer gutural, screamo lances assim pq machuca a voz

    GuiMolusco
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mas vamos esperar o pessoal com mais experiencia pra t ajuda melhor

    DINO EK
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    que tal colocar experiência no titulo??

    GuiMolusco
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DINO EK

    kk'

    eu nem tinha percebido!

    kevinluis
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    DINO EK
    que tal colocar experiência no titulo??

    e que tal voce ler todos os posts pois eu ja me desculpei ali em cima.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kevinluis
    Bem vindo ao fórum velho.

    Não consegui ler esse bloco de texto que você colocou, infelizmente, mas a resposta muito provavelmente é: faça aulas.

    Se possível tente reescrever tudo de forma mais clara para que seja possível compreendê-lo.

    Abraços!

    kevinluis
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    shoyoninja
    Não consegui ler esse bloco de texto que você colocou, infelizmente, mas a resposta muito provavelmente é: faça aulas.

    Se possível tente reescrever tudo de forma mais clara para que seja possível compreendê-lo.


    ta tudo bem vou tentar resumir a historia entao, eu sou guitarrista, porem eu estou satisfeito em ser apenas um guitarrista, so que eu fui em uma festa de aniversario e descobri que tenho uma voz gutural, pois eu cantei death metal la, entao eu quero saber se pode ocorrer problemas no futuro caso eu cante com voz gutural de novo uma media de 1 vez por mes, visto que eu cantei durante 1:30 e ja fiquei rouco.

    Leopold
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Meu, vc vai cantar gutural em festa de aniversário?
    Pense numa coisa totalmente deslocada. Claro que as pessoas não vão gostar.
    Repertório certo no lugar certo.

    Andy Viper
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kevinluis
    entao eu quero saber se pode ocorrer problemas no futuro caso eu cante com voz gutural de novo (...) visto que eu cantei durante 1:30 e ja fiquei rouco.

    O que você acha?

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Olha velho, pelo pouco que dá para entender (porque continua confuso) o mais sábio seria não fazer isso mais. Se ficou rouco é porque machucou, e se machucou em um minuto e meio é MUITO provável que o resultado tenha sido bizarro.

    Então pra que se machucar a troco de um minuto e meio de gritaria sem sentido?

    kevinluis
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    shoyoninja
    Então pra que se machucar a troco de um minuto e meio de gritaria sem sentido?

    eu concordo que seja gritaria, mas não que seja sem sentido, talvez voce apenas ouvindo não entenda mas cantando ou tocando é totalmente diferente é um puta alivio de stress, é como se toda a raiva que voce juntou durante 1 ano desaparecesse em 1 minuto.

    Leopold
    Meu, vc vai cantar gutural em festa de aniversário?
    Pense numa coisa totalmente deslocada. Claro que as pessoas não vão gostar.
    Repertório certo no lugar certo.


    mas minha intenção não era agradar as pessoas apenas eu queria aproveitar a oportunidade e ver tambem a reação de um bando de modinhas ao brutalismo do metal, visto que eu sou metaleiro porem a maioria dos meus amigos são modinhas, agora voce me pergunta por que ser amigo de modinha? por que eu cresci com eles e não vai ser so a diferença de tribo que vai nos separar.

    agora que eu ja respondi as que eu queria vou falar agora do geral, ta eu entendi que é muita loucura continuar com isso, tudo bem vou tentar fazer o minimo possivel de voz gutural por ano so quando eu levar um amigo pro estudio de ensaio, acho que assim vai diminuir drasticamente os danos, é uma pena que cause problemas no futuro por que foi uma otima experiencia.

    RedFoxx
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu acho que o cara veio aqui perguntar a respeito da técnica, e não onde ele deve ou não aplicá-la. Se agrada a ele cantar gutural no aniversário, que cante, oras! E seja feliz ;)

    Primeiramente: Existem vários tipos de guturais, que feitos da forma correta não irão prejudicar sua saúde vocal. Mas cabe a você dar um passo de cada vez, então seja responsável e paciente, no início todo mundo erra.

    Te indico ler o blog do Zamfir, acho que você irá se identificar com o post abaixo e, se procurar, irá encontrar outros materiais no próprio blog também:

    http://vzamfir.blogspot.com/2009/02/historia-da-comunidade-gutural-e-o .html

    Também pesquise a professora Melissa Cross, foi ela quem instruiu Angela Gossow da banda death metal Arch Enemy - Mas acredito que os materiais disponíveis dela estejam em inglês.

    "As minhas aulas de canto não tinham qualquer contexto no rock," recorda ela. "Não tinham qualquer ligação com nada que eu estivesse a fazer. Eu estava simplesmente a gritar e a atirar a técnica pela janela fora, para obter um som que me dissesse alguma coisa." Só após um longo processo de compreensão, em que passou a perceber o que era necessário sentir para emitir aqueles sons sem prejudicar a sua própria voz, Melissa Cross encontrou a técnica que ensina até hoje aos seus alunos. "Encontrei o elo de ligação que faltava, entre o rock e o treino vocal clássico," revela ela. "Consegui aproveitar os aspectos essenciais das técnicas clássicas, aplicá-las ao discurso falado, e depois novamente à música."

    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Eu acho que o cara veio aqui perguntar a respeito da técnica, e não onde ele deve ou não aplicá-la. Se agrada a ele cantar gutural no aniversário, que cante, oras! E seja feliz ;)

    Ah, sim é um belo conselho.

    como todos os que estavam na festa com exeção de eu e o outro guitarrista gostam de sertanejo

    Podemos começar a trazer sertanejos para abrir os shows de rock, desde que é claro, que estes sertanejos estejam...FELIZES!!!

    tito lemos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kevinluis

    eu concordo que seja gritaria, mas não que seja sem sentido, talvez voce apenas ouvindo não entenda mas cantando ou tocando é totalmente diferente é um puta alivio de stress, é como se toda a raiva que voce juntou durante 1 ano desaparecesse em 1 minuto.

    Cara, todo stress de um ano some em um minuto? Você descobriu o remédio pro stress! Tu pode ganhar muito dinheiro com isso!

    mas minha intenção não era agradar as pessoas apenas eu queria aproveitar a oportunidade e ver tambem a reação de um bando de modinhas ao brutalismo do metal, visto que eu sou metaleiro porem a maioria dos meus amigos são modinhas

    Chocar, vc quer chocar. Com o tempo aprenderás que é melhor respeitar os gostos individuais do que chocar. E talvez descobrirás que outros estilos musicais, bem mais leves que o metal extremo, são bem mais pesados em essência.

    Percebe-se que trata-se de um garoto que ainda tem muito o que aprender.

    Leopold
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    é como se toda a raiva que voce juntou durante 1 ano desaparecesse em 1 minuto.

    Credo, quem fica juntando raiva durante o ano todo?

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kevinluis
    eu concordo que seja gritaria, mas não que seja sem sentido, talvez voce apenas ouvindo não entenda mas cantando ou tocando é totalmente diferente é um puta alivio de stress, é como se toda a raiva que voce juntou durante 1 ano desaparecesse em 1 minuto.

    Acho que você me entendeu errado. Não tenho nada contra gutural, drive ou o que for.

    Mas se você fica rouco em um minuto e meio é sinal que está apenas se esguelando, e eu acho difícil de acreditar que algo assim seja agradável de se escutar.

    Para fazer isso de forma correta e minimizar os danos você teria que estudar por um bom tempo... A meu ver não faz sentido estudar tanto só para cantar death metal uma vez por mês por um minuto e meio em festas de aniversário.

    Por isso gritaria (pois você só está gritando) sem sentido.

    Agora, se você realmente quer cantar e se dedicar a isso, então a resposta é exatamente aquela que havia falado antes: aulas.

    RedFoxx
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leopold, não vou discutir com você.

    Mas deixando claro, você não foi eficiente em entender o que eu quis dizer e acho que não captou a mensagem.

    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Mas deixando claro, você não foi eficiente em entender o que eu quis dizer e acho que não captou a mensagem.

    Acho que você que foi ineficiente em passar o que vc realmente queria dizer.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/11
    · votar


    Eu nem sei o que dizer quando vejo um tópico com esse tipo de conteúdo...

    Se está machucando a voz ao cantar, como é possível ter dúvidas se vai prejudicar no futuro? Se você fica anos com uma pedra no sapato, doendo e pisando torto, será que vai ter algum prejuízo futuro?

    Whatever... Eu canto por horas e não sinto nada na voz. Reconheço que às vezes sou excessivamente precavido e tiro até um pouco do 'ataque'. Mas prefiro fazer algo tecnicamente correto e com uma afinação bem precisa do que acabar com a minha voz pra agradar meia dúzia de panacas. E esses dias ouvi um ser pseudo-entendido de canto, daqueles que acabam com a voz tentando cantar meia dúzia de músicas do Skid Row, dizer pra mim que eu ao vivo não canto do mesmo jeito que canto em estúdio... Prefiri não entrar em polêmicas, mas a resposta deveria ser 'Daqui a alguns anos a gente conversa'.

    Fala sério...

    Dressaaa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    kevinluis

    Olá, amigo.

    Não precisa ficar explicando porque você gosta de death metal. Gosto não se discute.

    Quando eu ouço death metal tb me parece que estão todos possuídos, e como não sou entendida de técnica vocal, não sei se existe uma forma de fazer gutural sem prejudicar a voz, e se existir, pelo menos uma forma de minimizar os danos, o caminho até chegar lá deve ser bem longo e exigir muita dedicação.

    Como sua paixão é a guitarra acredito que você não queira se dedicar ao canto. E eu particularmente acho que se você judiar das suas cordas vocais por 2 minutos a cada século sua garganta não vai cair, senão aquela sua vizinha chata que grita com a criançada o dia todo ficaria muda em meses.

    Mas existe uma coisa que você precisa entender. Você disse que fez um gutural extremamente bem.... ok. Man, mesmo que você tenha um ouvido muito bom e facilidade pra cantar, estrear extremamente bem pra alguem que nunca cantou em público (que é bem diferente de cantar no chuveiro), ainda mais um gutural, é no mínimo improvavel.

    Você acha que se saiu muito bem porque você se sentiu bem, como você mesmo disse, tirou o stress de 1 ano. Mas mesmo que alguém muito entendido de death metal tenha gostado da sua performance, se você se machucou por si só significa que não se saiu extremamente bem.

    Não estou dizendo que você não deve fazer gutural nos aniversarios, estou dizendo que você precisa ser realista.
    Você não fez nada extraordinário e você não tem uma voz de "gutural". Você gosta de death metal e colocou seus demonios pra fora no microfone, se sentiu muito bem com isso e por isso achou que você tem jeito pra coisa.

    Não estou dizendo que você não tem capacidade, nem criticando a sua atitude. Se você curtiu tem mais é que largar os demonios mesmo, mas não pense que você é extremamente bom nisso, senão vai acabar irritando muita gente e destruindo a sua saúde.

    Existe uma diferença entre 'gostar de' e 'estar apto a', tá? Se você deseja estar apto a cantar gutural você precisar estudar pra isso. Mas se você gosta de soltar os demonios por 2 minutos raramente no microfone isso não vai te matar, nem matar ninguém. Pode ser que alguem te mate, ou te exorcise, mas aí são outros fatores hehehehe.

    Ahh, só uma outra coisa. Conselho de amiga: a vida não é só guitarra e música, você tem 15 anos e precisa melhorar esse português. Escreveu tudo junto e com vários erros, experimenta ler uns livros, não precisa estudar gramática. Não sou perita em portugues nem estou aqui pra te corrigir, é só um conselho.

    Se nada do que te falei faz sentido, ignore.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a voz gutural primeira esperiencia