Masterclass - Teresa Berganza - técnica vocal

    Autor Mensagem
    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold


    Ora ou outra aparece alguém com um discurso do tipo: Vocês da técnica italiana (da antiga) tem que respeitar as novas técnicas, etc. Provem que funciona que eu respeito.

    Chega a ser hilário hoje em dia como alguns espertinhos, misturam uma salada mal feita de técnicas, e dizem que descobriram a pólvora.

    Aqui mesmo no Brasil tem uns malandros que não posso citar o nome que nomeiam o básico, como revolucionário.

    Analisem essas "novas técnicas" e verao que de novas elas não tem nada, apenas foram montadas pra "vender". Pegando uma coisa aqui e ali, embrulhando tudo com jornal e vendendo como se fosse ouro.
    E tem quem cai nessa, infelizmente.

    Querem ver o que é realmente técnica vocal? Uma pessoa que realmente sabe o que fala? E isso se aplica a qualquer estilo, porque que consegue fazer isso faz o que quiser.
    Prestem atenção no cuidado com o fraseado, que como eu disse aqui várias vezes, vale para qualquer tipo de música que se cante.

    Repito, que estuda canto lírico, estuda canto a fundo, é desempenho máximo da voz com longevidade.

    Vejam:















    Sheev
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leopold
    Ela é incrível! Obrigada por postar.
    Como eu queria fazer aulas com alguém bom de verdade...

    Me tira uma dúvida, qual é a idade máxima para iniciar o estudo do canto lírico? Digo para quem pretende tentar algo na área, porque o envelhecimento das pregas vocais deve atrapalhar, não é?

    Leopold
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sheev

    Depende o objetivo. Se é fazer carreira mesmo tem que começar cedo, pra aos vinte e poucos já estar com a técnica consolidada.

    Quanto ao envelhecimento, veja esses dois vídeos:

    Aos 83 anos:



    Aos 89 anos:



    Leandro Rigon
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Se me permitirem, vou colocar o link de um outro tópico que eu criei faz tempo q tem uma entrevista com a Teresa Berganza, bastante interessante.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/162844/

    Sheev
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leopold
    Para conhecer plenamente as técnicas do canto lírico é necessário o estudo em curso universitário ou aulas particulares podem alcançar o mesmo resultado?

    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Sheev

    O mesmo resultado não digo. mas muito mais resultado.
    A universidade não ensina ninguém a cantar. Tem que chegar lá meio pronto e continuar estudando particular durante o curso. Pois não é lá que vc vai aprender realmente técnica. As aulas são complicadas, normalmente professores ruins, aulas espaçadas demais, enfim, normalmente uma bagunça, pelo menos por aqui.

    Aqui pra gente aprender mesmo tem que se virar, por isso que qdo um brasileiro se destaca lá fora nessa área, pode saber que o bicho ralou muito.

    patudodi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leopold

    Em resumo o melhor aprendizado de canto é o lirico certo?
    Bom eu tenho uma professora que estudou por bastante tempo(em faculdade se nao me engano), organiza uns concertos com os iniciantes de musica classica e tal.

    Mas nossas aulas nao sao liricas, agente faz respiraçao, vocalizes e a musica eu escolho, dai a gente melhora o maximo possivel na musica. Eu tenho achado as aulas muito boas, ela tem o que um professor precisa, que é conhecer sua area, apontar e corrigir os erros do aluno.

    Nao sei, fiquei um pouco apreensivo.

    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    patudodi

    Quem dera as coisas fossem assim tão simples. Claro que onde mais se aprende a respeito de canto é no canto lírico. Porém, desde que o professor se adapte bem, e não insista em "trazer" o aluno para a música erudita.
    É a linha que eu sigo, usando os vocalises e os exercícios do canto lírico, as vezes criando exercícios novos baseado na dificuldade específica do aluno (coisa que só se pega com o tempo), mas sempre buscando não interferir demais na maneira de cantar da pessoa (quando se tratar de cantor popular).
    Se o aluno não quer saber de ópera, não tem porque eu obrigá-lo a estudar uma ária antiga.
    Trazendo o modo de estudo do canto lírico para o popular, principalmente nos detalhes, trabalhando as músicas frase a frase, faz toda a diferença em formar cantores que dominam a própria voz.

    patudodi
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Claro que onde mais se aprende a respeito de canto é no canto lírico. Porém, desde que o professor se adapte bem, e não insista em "trazer" o aluno para a música erudita.

    Saquei.
    Cara valeu, entendi umas coisas que eu nao sabia.
    Bom nao tem professor de canto lirico aqui, mas seu eu tiver oportunidade começo a ter aula com um.
    Valeu.

    Mas esses caras dos videos ai... meu deus, muito louco

    GCJuNiOr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Leopold


    Na sua opinião qual é o melhor lugar para se aprender canto lírico, aqui no Brasil ?

    Leopold
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    GCJuNiOr

    Meu, tá aí uma boa pergunta. Eu conheço bons professores, mas essa questão envolve também a sintonia professor/aluno. Então tem gente ótima mas que talvez você não se acerte.

    Teria que ver primeiro que cidade você vai pra aprender e buscar informações.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Masterclass - Teresa Berganza - técnica vocal