Avaliem minha voz. Tenho alguma técnica? Qual minha provável classificação?

    Autor Mensagem
    GabrielPG
    Veterano
    # out/10


    Olá! Eu gostaria de pedir que os de maior conhecimento analisassem minha voz em todos os quesitos. Os únicos que eu sei que sou ruim pra caramba são o timbre e a afinação.
    Eu acho que eu tenho um timbre horrível, muito chato e irritante. minha voz tem um pouco de metal (eu acho), e só fica bonita quando eu "imposto" (não imposto de verdade porque não faço aulas de canto, muito menos de lírico, então não sei a técnica correta).
    E a afinação também é um horror. Não sei se o problema está nos meus ouvidos ou no meu senso musical, mas pra eu afinar perfeitamente... Precisa de muito treino e de alguma ajuda.
    O bom é que eu sou muito bom nos melismas, tanto decrescentes quanto crescentes. Por ser muuuuito fan da Maraiah Carey, eu os aprendi faz um ano, quando eu tinha 14, e venho os aperfeiçoando desde então (hoje, consigo cantar Vision of Love com os melismas quase perfeitos).
    Agora, chega de enrolação: o assunto é a minha extensão (rimou!).
    Nos dias de glória, eu alcanço, no meu registro grave (sem fry!), provavelmente um C1 (não tenho nenhum instrumento em casa pra confirmar).
    Eu nunca sei o que é minha voz de cabeça ou meu falsete, então eu não sei qual exatamente é a minha nota mais aguda geral, que eu sempre alcanço.
    O mais agudo mesmo que eu já fiz foi ontem, à noite, cantando Vision of Love, da Mariah. Deve ter sido uma terça ou quinta abaixo da nota original só (e olha que a original foi um whistle relativamente agudo)! Isso eu estou dizendo porque harmonizou perfeitamente com o som dela, e, pra não querer acreditar que eu alcancei de falsete uma nota de whistle... (pena que não deu pra gravar: saiu do nada, sem esforço algum e nem tão alto!)
    Mas bom, eu vou botar três gravações que eu fiz no mesmo padrão: do mais grave pro mais agudo, mas sem fazer muita escala e outra bem curtinha de um trecho que eu escolhi pra representar a minha nota mais grave. Cada áudio está numa versão: um está com a minha voz meio impostada e o outro sem ela estar, sendo que o da nota grave eu não sei (rsrsrsrsrs).
    Aqui estão: http://www.4shared.com/audio/1NPBHzss/Extenso_Vocal__impostao_.html
    http://www.4shared.com/audio/eZnmKIoJ/Extenso_Vocal__sem_impostao_.htm l
    http://www.4shared.com/audio/GqQHS5dv/Minha_Nota_mais_Grave.html

    PS: depois eu posto umas música, eu cantando Vision of Love, I Still Believe, I Want to Know What Love Is, One Sweet Day e Hero.
    PPS: Como falei, sou muito desafinado, portanto não esperem muito do que vão ouvir.
    PPPS: Eu outro problema. Por não ter nenhum tipo de técnica nem conhecimento sólido em canto ou música em geral, eu morro de medo de piorar ainda mais as coisas, então eu não consigo (ainda) bolar uma interpretação só minha, portanto vai ser tudo igual.
    PPPPS: Novamente, é para vocês avaliarem o meu timbre, a minha extensão, a tessitura e, enfim, descobrirem (se possível) a minha classificação.

    Obrigado pela atenção e pela paciência (uf!!).

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/10
    · votar


    GabrielPG
    Olá.

    Dê uma lida nesse post, por favor.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/183277/p3#7077143

    Abraços!

    GabrielPG
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Christhian

    Oi, valeu pela indicação do tópico. Ainda não o tinha visto. Foi esclarecedor. Embora eu já soubesse da algumas coisas lá, sempre é bom relembrar e ler de novo.

    Sobre a impostação, eu sei que o canto popular não a usa, mas eu só gravei um áudio para que as pessoas ouvissem e tecessem uma opinião sobre o meu timbre.

    Já a respeito de aulas de canto eu estou fora por pelo menos dois anos e sete meses a contar de novembro. Canto sempre foi (e ainda é) algo que muito me fascina, mas eu vou começar um curso agora e ele é muito caro. Isso sem falar que eu não tenho tempo algum: é médio, é técnico, é curso, é bolsa, é tudo ao mesmo tempo!

    E quanto às músicas (eu tenho certeza que um lixo seria melhor que elas), até quarta eu as ponho.

    viniciusjau
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Os audios que você gravou não estão tocando...

    GabrielPG
    Veterano
    # out/10 · Editado por: GabrielPG
    · votar


    Olá novamente! Levando em consideração o que o Christian me sugeriu e o que eu já havia prometido lá no início, eu to colocando (me desculpem o atraso) três das músicas.

    Peço que não se liguem mais com classificação, apenas com afinação (ai, meu d-deus!), timbre e outras coisas, e digam se é suportável me ouvir cantar.

    viniciusjau
    Estão sim. Baixei-os em outro computador e os ouvi perfeitamente.


    Bom os arquivos são esses:

    Hero
    Vision of Love
    I Want to Know What Love Is

    PS: Não sei nada de tons, etc, portanto os instrumentais estão intocados.
    PPS: Achei o I Want to Know What Love Is melhor no sentido de gravação, e o meu vibrato pode parecer forçado mas foi o mais natural que eu consegui (tão natural que não o fazia de propósito).

    Valeu!

    GabrielPG
    Veterano
    # out/10 · Editado por: GabrielPG
    · votar


    Ah! Esqueci de um pequeno detalhe. O instrumental do I Want to Know What Love Is não tinha praticamente coro, portanto eu gravei duas vezes a minha voz (uma no mesmo tom e a outra de falsete) e juntei as duas, aplicando o efeito chorus. Eu achei que ficou bem direitinho, agora, como não sei nada disso, pode ter ficado horrível.

    A voz super aguda que se ouve no final também fui eu que fiz.
    Só pra constar.

    shoyoninja
    Veterano
    # out/10
    · votar


    GabrielPG
    Não entendi.

    Você pediu para que classificassem, o Christhian postou um link para um texto que diz claramente que, além de ser impossível fazer isso dessa forma, é irrelevante.

    Qual a dúvida?

    A única coisa que dá para dizer é que está bastante ruim: nasal, com muitas desafinações, sem interpretação e ainda por cima tem um auto-tune muito mal usado no meio, ou algo que soa como um, o que dá na mesma.

    Abraços!

    GabrielPG
    Veterano
    # out/10
    · votar


    shoyoninja
    Olá! Obrigado por ter analisado, mesmo que tenha sido uma crítica negativa/construtiva. O lance da voz nasal é muito ruim mesmo, mas eu praticamente vivo de nariz entupido, sem falar que não sei usar a ressonância corretamente, aí acabo jogando pro nariz.

    As desafinações são evidentes. O maior problema é que eu não consigo perceber a nota e repetir, talvez por falta de estudo (nunca fiz aulas) ou de um instrumento ou partitura em casa pra descobrir. Eu, por exemplo, só consigo "afinar" (mais ou menos...) nas músicas do coral, nas quais o professor dá o tom inicial e, com a partitura, eu vou acompanhando o resto.

    Quanto à interpretação, eu já havia dito acima que o meu medo por desafinar ainda mais é tanto que eu, por prudência, não tento algo diferente.
    Mas obrigado, afinal é de críticas que nós melhoramos.

    PS: os áudios e as músicas não foram gravados com um bom microfone: foi com um de PC. Ele sempre deixa minha voz um pouco mais nasalisada, mas ela é naturalmente assim (poxa...).
    PPS: meu timbre melhora na região médio grave e grave. Posso dizer que tenho uma bela voz de peito (eu acho!) nessa região (mais precisamente todas em todas as notas dentro ou abaixo do pentagrama em clave de fá).

    Sheev
    Veterano
    # out/10
    · votar


    GabrielPG
    Está muito nasal. Você precisa fazer um trabalho para tirar a voz daí.

    Quanto à afinação, você escolheu músicas da Mariah, que utiliza muitas modulações, para realizá-las é preciso ter domínio, senão desafina tudo.

    E a interpretação que o shoyoninja se referiu não é mudar a melodia vocal, fazer notas diferentes da original, mas a sua expressão ao cantar. Está tudo muito reto, mais popularmente dizendo, não tem sentimento. Talvez pela excessiva preocupação com a afinação e outras coisas, isso atrapalha bastante. Já que você gosta da Mariah Carey, observe como ela interpreta as canções, as nuances, as texturas usadas na voz para exprimir certos sentimentos.

    Concluindo, procure um bom professor de canto para te ajudar. :)

    GabrielPG
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Sheev
    Brigadão! Como disse antes, amo cantar! Mas a maior dificuldade para aulas é justamente o tempo e o dinheiro, além da prioridade. Eu sei que minha mãe me apóia, mas eu não me sentiria muito bem deixando de fazer um curso de inglês para aprender a cantar. Não é nem porque eu acho menos importante, mas é que eu não vejo futuro na música pra mim, então eu busco me aprofundar em algo que me dê retorno.

    Se tudo no mundo a gente fizesse seguindo o coração eu já, há muitos anos, estaria fazendo aulas de canto, mas a falta de incentivo no início, a atribuição de certas responsabilidades e o foco em determinados objetivos me "desvirtuou".

    Mas mesmo assim, muito obrigado. E quanto à interpretação, agora eu entendi o que ele quis dizer. E devo dizer que você acertou na mosca.

    GabrielPG
    Veterano
    # out/10 · Editado por: GabrielPG
    · votar


    Amanhã eu vou ver se consigo gravar Sina, do Djavan. O meu professor do coral do colégio tá treinando essa com a gente e é bem fácil. No início (há uns dois meses) eu não alcançava direito os agudos dessa música (acredite se quiser!) em voz de peito, mas agora eu a canto direitinho, e, pelo que o professor diz, afinado.

    INNARELLI
    Membro Novato
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    set/14

    alguém pode me avaliar a voz?

    EDITADO PELA MODERAÇÃO: Leia as regras. Não é permitido desvirtuar tópicos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliem minha voz. Tenho alguma técnica? Qual minha provável classificação?