Quais os critérios para escolher escola de canto?

    Autor Mensagem
    JnrCifra
    Veterano
    # out/10


    Sempre vejo o pessoal recomendando que sem a ajuda de um professor o aproveitamento do estudo de canto será insuficiente. Resolvi entrar numa escola. Fiquei 3 meses e me incomodei por ficar vários momentos sozinho na sala fazendo exercícios que poderia fazer em casa. Em outros momentos alunos interrompiam a aula pra perguntar coisas nada a ver.
    Fui atrás de outra mais conceituada. Achei uma que até já ganhou prêmios de qualidade, etc. Mas estou incomodado com o formato das aulas. Quando assinei o contrato, e maravilhado com as premiações, aceitei que seriam 30 min de aula por semana. Nos primeiros 6 meses, tudo que fizemos (eu e os outros 4 da minha sala) foram tríades, com algumas variações, no intervalo de Dó3 até Fá4, e eventualmente até Si4, trabalhando com "eh-eh-eh", "oh-oh-oh" e "ih-ih-ih". Só pra apoio e respiração. O segundo semestre seria ensinamento de técnicas, no máximo com 2 alunos. Mas até agora, nas últimas 4 aulas, e depois de terminar os primeiros 6 meses, a única coisa que o professor disse foi pra cuidar das marteladas, só!!! Só que eu já to "de saco cheio" (com todo o respeito) e impaciente pra esperar, e ver o pouco resultado até aqui. Sinceramente, já aprendi mais teoria com a internet e em vídeo aulas que comprei. Reservei uma hora pra conversar particularmente com o professor e questionei sobre impostação, voz de cabeça, blend, etc... ele disse que impostação é pra cantor lírico e que com voz de cabeça eu iria perder meu jeito natural de cantar. Pq alguns membros do forum dizem que tem que ter um professor? Poh! Eu já gastei dois anos e mta grana com isso. E quero muito cantar bem, mas até agora nem cover do TIRIRICA rs. Pra dar uma noçao do grau da escola, pago R$120 por mês. Já vi aqui várias pessoas reclamarem de professores de canto, eu não sou o primeiro. Deveríamos abrir uma associação de alunos de canto (AAC) pra ver se estes professores tomam jeito. Quero cantar, mas aqui em Curitiba tá difícil achar quem ensine bem. Valeu galera...

    JnrCifra
    Veterano
    # out/10
    · votar


    knok!! knok!! knok!! Réllooouuu!!!
    "Anybody home"???
    Alguém pode dar um help aí?

    McBonalds
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Bom, uma sugestão: Fuja das escolas de canto. Procure um professor particular.

    A imensa esmagadora maioria delas só quer te iludir cobrando horrores e não ensinando nada que preste. Veja, o que é que se aprende em 30 minutos de aulas por semana? E ainda em 5 alunos??? Absurdo.

    Com R$140,00 por mês já dava pra pagar um ótimo professor particular, que iria te dar um atendimento personalizado para os problemas que você tem na voz. E não seguir cegamente um método pré-fabricado desses que tem por aí.

    Mas mesmo com professor particular, já vou avisando que tem que ter paciência, porque o resultado muitas vezes demora pra aparecer.

    dyo
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Infelizmente vc escolheu uma escola desqualificada. Procure se informar sobre a Escola de Música ETM, são duas horas semanais e os professores não podem sair da sala, a não ser por necessidades físicas e comunicações internas da ADM.

    brolynfera
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Professor de canto e muito pessoal, não imagino ter aulas em grupo, com exceção de coral. Concordo com o McBonalds que o professor deve ser particular da muito mais resultado.
    Escola de música e complicado. Agumas não conseguem segurar bons profissionais por motivos financeiros.
    Aconteceu algo desagradavel comigo, eu tinha um ótimo professor por seis meses, passava muitos exercícios de alongamento, respiração, dicção, afinação, impostação da voz, etc. So cantava alguma coisa depois de muito aquecimento e deu muitos resutados para mim na época. Repentinamente trocaram o professor e ainda criticaram no chegando a afirmar que ensinava errado pra empurrar outro bem pior. Na verdade o que interessa pra muitos e o lado financeiro.
    Se realmente o professor era ruim porque manter por tanto tempo. Erro da escola. Professor que da resultado e não acaba com a voz do aluno na minha opinião não é ruim.
    O ideal e procurar um bom professor que fique "em cima de você", cobrando e acompanhando. Vendo seus acertos, erros e ajudando desenvolver aquilo que você é bom e desencorajando a fazer o que não pode.
    Resumindo quase um melhor amigo. :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais os critérios para escolher escola de canto?