duvidas na dividisao de vozes ?

    Autor Mensagem
    Ynafex93
    Veterano
    # jul/10


    Olá Galera
    vou tentar ser mais claro o possivel na minha duvida !

    vou tentar usar um violao pra tirar as vozes
    estamos nun grupo de 4 homens e 3 mulheres para louvar a DEUS, e vamos TENTAR dividir as vozes em soprano, contralto, tenor e baixo
    ah 1 voz ( soprano), abaixa tres notas ai pega a 2° voz
    (contralto) abaixa mais tres notas ai pega a 3 ( tenor) e mais tres o baixo

    se eu estiver errado me corrigam por favor

    eu achei isto no forum



    |------Baixo (Mi1 à Fá3)------|

    |--Barítono (Sol1 à Sol3)---|

    |-----Tenor (Dó2 à Dó4)-----|

    |---Contralto (Fá2 à Fá4)---|

    |-Meiosoprano (Sol2 à Sol4)-|

    |------Soprano (Si2 à Ré5)------|




    CORDAS DO VIOLÃO: 6º 5º 4º 3º 2º 1º

    isto se refere a cada escala das vozes ?

    |------Baixo (Mi1 à Fá3)------| -> isto no caso seria a escala do baixo do Mi da 1° corda até o Fá da 3° corda ?

    |--Barítono (Sol1 à Sol3)---| ->no caso seria o Sol da 1° corda até o fá da 3° corda ?

    etc...

    nao entendi muito bem sobre isto.

    e tambem queria saber, de acordo com o acorde, a Tónica do acorde é o baixo ?
    no caso a Tonica da musica é C#m7
    entao
    baixo: Dó !
    Tenor: Mi ?
    Contralto: ?
    Soprano: ?

    Eu sei muitas duvidas, espero que vcs me ajudem
    Desde já agradeço

    kiki
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: kiki
    · votar


    respondi lá no outro, nao tinha visto que voce ja criou. fechei aquele ok?

    repetindo a resposta que eu escrevi lá:

    quanto à duvida, não é tão simples assim classificar vozes, mas nao tem problema voce fazer uma classificação aproximada.
    classificar vozes nao é só ver que notas alcançam. se não tem gente que nao é nenhum (eu por exemplo, não sou nem tenor nem baritono, só alcanço o meio dos dois), e tem gente que alcança tres naipes.

    o numero das oitavas nao tem relação direta com as cordas do violao. a numeração das cordas é de baixo rpa cima, a primeira é a mizinha (aguda) e a grave é a sexta corda.

    essa nomenclatura mi1, fa3, serve pra saber a qual oitava se refere. cada dó é uma nova oitava. mas mesmo assim as vezes algumas pessoas usam diferente.

    pra efeitos praticos, voce pode considerar o Mi1 como o mais grave do violao, e o resto é só ir subindo.
    já dá pra mais ou menos classificar as vozes. o violao é legal pra isso pois ele abarca praticamente toda a extensao de vozes humanas (as vezes alguem canta mais grave ou mais agudo, mas nao é comum).

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    e tambem queria saber, de acordo com o acorde, a Tónica do acorde é o baixo ?
    no caso a Tonica da musica é C#m7
    entao
    baixo: Dó !
    Tenor: Mi ?
    Contralto: ?
    Soprano: ?


    pode ser, mas não obrigatoriamente. se for só pra criar harmonias (pra alguem cantar por cima por exemplo), pode ser.
    isso depende do arranjo que voce quer fazer.

    Ynafex93
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ok
    Desculpe o meu engano em relação aonde eu postei

    esqueçi de citar, eu nao consigo dividir as vozes, queria apenas umas dicas, porem eu ja cantei em grupos com divisão de voz
    eu fazia o baixo, e o pessoal que vai cantar comigo, conseguem pegar tenor, contralto e soprano
    eu só queria tirar o tom no violão pra dar uma boa reforçada

    em relação a oitava eu entendi, eu tinha estranhado mesmo, pensei oxe a escala do baixo vai da Mi da mizinha até o Fá da corda Sol

    Da pra tirar o baixo da nota da musica pela tonica Do Acordo ?

    Obrigado KIKI

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvidas na dividisao de vozes ?