Afinidade dos tons no canto

    Autor Mensagem
    lro_fox123
    Veterano
    # jun/10


    Salve galera, eis aqui outro colega(noob) com duvidas.
    Eu queria saber se existe afinidade no canto como nos instrumentos.
    tipo uma musica em C normalmente tem acorde como C,Dm,Em,F,G,Am,Bm(º)...
    Gostaria de saber , por exemplo, minha voz 'tem tom' D entao eu teria afinidade em cantar a mesma musica no lugar do D em A ou B ou se eu teria facilidade de fazer backing com outra pessoal cantando nesses tons ?
    claro q isso varia de musica pra musica mas existiria um padrão basico pra isso ?

    Caike_bend
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    O tom da música é uma coisa, campo harmônico é outra. C,Dm,Em.. isso é o campo harmônico, mas o tom é C.

    Sim, existe sim tonalidade pra canto, só que no caso você não canta o campo harmônico, você canta no tom, ou seja em C, no caso.

    DaviDLisboA
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: DaviDLisboA
    · votar


    Caike_bend

    só que no caso você não canta o campo harmônico

    não entendi, poderia explicar melhor, por favor

    quer dizer que se eu toco uma musica que tem os acordes
    C,Dm,Em..(por exemplo) eu não mudo de nota (cantando)
    fico em C(dó) na musica inteira ???

    Caike_bend
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DaviDLisboA
    Quase isso, você não fica na nota C. Você fica no tom C, entendeu?

    DaviDLisboA
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: DaviDLisboA
    · votar


    que coisa complicada

    Caike_bend
    (pra falar a verdade, não)
    disculpa se estou sendo burro, mas qual a diferença de estar
    no tom DÓ e na nota DÓ ?
    Ô.Õ

    Caike_bend
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DaviDLisboA
    O Tom DÓ, te dispõe o campo harmonico, você fica num padrão.

    A nota Dó, é uma nota solta.. em qualquer situação..

    Entendeu? :D

    DaviDLisboA
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    aaa agora sim
    muitO obrigado :)

    Caike_bend
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    DaviDLisboA
    Disponha ;D

    kiki
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    eu acho que nao existe isso de cantar melhor em um tom
    por que todos os tons podem ter notas em qualquer altura

    McGuizim
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Db é alto para baritono ?

    Insolence
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Db é alto para baritono ?

    Meu, como você sabe que você é barítono? Não fique se preocupando sem motivo. Isso só vai limitar seu aprendizado e te desanimar.
    Vamos supor que você seja... dá pra alcançar notas muito altas com um pouco de treino e um pouco de sorte (ter uma anatomia boa).
    Vide Matt Barlow:
    http://www.youtube.com/watch?v=y78muHp3dSI
    http://www.youtube.com/watch?v=6FX2bJXfwe8

    Sou leigo, mas estou tentando ajudar. Espere algum cara que faz aulas aparecer...

    TerraSkilll
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    McGuizim
    Db é alto para baritono ?
    Depende. Um piano (88 teclas) tem 7 teclas Db (ou C#). Um barítono consegue, teoricamente, cantar em algumas delas. Então não é correto dizer que uma determinada nota pertence a um determinado registro vocal. E nem isso é importante a princípio. "Desencana".

    Recomendo a leitura:
    Definitivo: Classificação e extensão vocal
    Técnica vocal – O que você precisa e deve saber – e nada além disso
    Abraço.

    lro_fox123
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: lro_fox123
    · votar


    Ainda não respondeu minha pergunta e agora fiquei mais curioso quanto a isso. Eu sou guitarrista de uma banda aqui e por vários motivos acabei tendo que me virar pra (tentar) fazer vocal de apoio só que além de eu não saber cantar [apesar de até ter tido umas aulas] eu não acho quase nenhum tom do cantor e os que eu acho é quase a pulso, e as @#@#$ não entendem que eu não consigo, e isso me faz errar bastante pois tenho que me concentrar muito pra poder [estourar timpanos] 'cantar'.

    Tipo eu não acho os tons da voz do cantor mas uma outra menina que tinha aqui achava e ainda ensinava ele algumas ondas lá. Existe ou não esse tipo de afinidade no canto ??

    TerraSkill, após ler os posts peguei meu afinador e comecei a 'cantar' e falar e ele começou a apontar um E, claro que sem ouvir e etc.. é impossível, mas provavelmente eu devo ser um
    Baixo-roxo, minha voz é bem grave e meio rouca de natureza, quando eu tava fazendo aula (so com intuito de aprender mesmo, pra fazer moral com as gatas) o professor falou que eu tinha um tom grave muito bom[acho que ele é louco]. minha voz parece com a de Serj tankian, cantor do System of a down, teria como vc quebrar meu galho e da uma olhada pra mim ??

    TerraSkilll
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    lro_fox123
    Antes tarde do que tarde demais... :¬)

    Ainda não respondeu minha pergunta e agora fiquei mais curioso quanto a isso
    Qual pergunta exatamente? Vamos tentar descobrir
    Eu queria saber se existe afinidade no canto como nos instrumentos.
    Sim, há. Mas não existe essa de "minha voz tem um tom X". Sua voz tem alcance. Ela varia entre uma faixa de notas que pode ser, por exemplo, G3 (nota mais grave) a C5 (nota mais aguda).

    eu não acho quase nenhum tom do cantor e os que eu acho é quase a pulso, e as @#@#$ não entendem que eu não consigo

    Eu realmente não entendi o que você quis dizer. Será que sua voz não alcança o tom das músicas que você deseja cantar? Se sua voz não se adequa a uma música X em um tom Y, mude o tom da música X para Z (mais agudo ou grave, dependendo do caso). Outra opção seria não cantar a música (suas cordas vocais agradecem). Se reclamarem, mande-os cantar no seu lugar, oras.

    Tipo eu não acho os tons da voz do cantor mas uma outra menina que tinha aqui achava e ainda ensinava ele algumas ondas lá. Existe ou não esse tipo de afinidade no canto ??

    Esqueça os outros. Se ela consegue, bom pra ela. Ninguém nasce cantando árias (até onde eu saiba). É claro que existem pessoas com mais facilidade pra cantar, assim como existem pessoas com mais facilidade pra matar, pra assentar tijolos de barro, pra pilotar aviões, pra programar, etc. Mas nada impede que alguém sem "talento nato" faça qualquer uma dessas coisas.

    após ler os posts peguei meu afinador e comecei a 'cantar' e falar e ele começou a apontar um E
    O quê?!! E o que você pretendia provar fazendo isso?

    Baixo-roxo
    ????????????????????????????

    minha voz é bem grave e meio rouca de natureza, quando eu tava fazendo aula (so com intuito de aprender mesmo, pra fazer moral com as gatas)
    Não conseguiu nem fazer moral com as gatas nem aprender a cantar, certo? brincadeirinha, brincadeirinha... =)

    o professor falou que eu tinha um tom grave muito bom[acho que ele é louco]
    Por que acha que ele é louco? Quanto a rouquidão, tem certeza que é de nascença? E mesmo que seja, não é impedimento para cantar (se não for outro problema), você apenas terá que adaptar a técnica para isso.

    minha voz parece com a de Serj tankian, cantor do System of a down
    Parecer não é suficiente, meu caro. Mesmo o Serj não dá aqueles gritos "à toa". Ele provavelmente treinou a voz para suportá-los.

    Sugestão, meu caro: se quer mesmo cantar, procure um bom profissional. E estude.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinidade dos tons no canto