Gostaria da opinião de vocês sobre meu vocal.

    Autor Mensagem
    helder777
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: helder777


    Olá a todos,

    Sou novo no forum e gostaria da opinião de vocês sobre o vocal nas músicas do video, o restante (entrevistinha/piadinhas, etc.) podem desconsiderar.

    Creio que preciso concertar uma série de coisas na minha forma de cantar, bem como preciso de uma opinião externa sobre meus principais erros e ate mesmo acertos, assim como, uma forma para sanar tais problemas, e por favor, não me venham falar: "Vá fazer aulas de canto", pois se eu tivesse condições de fazer aulas, estaria tirando essa duvida com meus professores.

    Segue o video




    Espero a opinião sincera de todos vocês como vocalistas.

    Insolence
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    "Porquehojeemdiatemmuitagente que pensa que é músico iiii pur fim só faiz ééé... dor de barriga né!"
    aIUEHaiuwhaiUHEIahwiAUHE, ri muito com esse cara aí.

    Olha, seu timbre é legal... bem cheio! Mas não gostei dos seus agudos... não possuo técnica... mas, parece que eles estão fracos, sabe? E um pouco desafinados também. Você vai precisar de aulas sim, cara. Vá em frente, sua voz é bonita!

    helder777
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: helder777
    · votar


    Insolence

    Esse cara é um palhaço (literalmente). Procura por palhaço sorriso de Assis e você vai ver. uhuasdh

    Realmente, eu não sei trabalhar muito bem meus agudos, e isso é um problema pra mim, por outro lado, é quase impossivel eu fazer aulas no momento, minha rotina é muito saturada, e o dinheiro então nem se fale... Mas valeu!!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    helder777
    preciso de uma opinião externa
    e por favor, não me venham falar: "Vá fazer aulas de canto", pois se eu tivesse condições de fazer aulas, estaria tirando essa duvida com meus professores.


    Ok, lembrando que foi você quem pediu, portanto vou tentar me restringir no que estou ouvindo.

    Minha opinião, como ouvinte, músico, cantor e professor de canto:

    Não está nada bom. Você grita demais. Sua voz não tem projeção, é tensa e seus agudos travados - quando tenta ir nessa região, grita. Tu deve ficar rouco com umas três dessas. Você desafina bastante, até em regiões mais graves - chega a ficar fora do tom, como na segunda música. Seu único acerto é tocar com UMA baixista e UMA baterista, se eu pudesse, faria o mesmo.

    Abraços e boa sorte, você vai precisar.

    helder777
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: helder777
    · votar


    Ok, lembrando que foi você quem pediu, portanto vou tentar me restringir no que estou ouvindo.

    Minha opinião, como ouvinte, músico, cantor e professor de canto:

    Não está nada bom. Você grita demais. Sua voz não tem projeção, é tensa e seus agudos travados - quando tenta ir nessa região, grita. Tu deve ficar rouco com umas três dessas. Você desafina bastante, até em regiões mais graves - chega a ficar fora do tom, como na segunda música. Seu único acerto é tocar com UMA baixista e UMA baterista, se eu pudesse, faria o mesmo.

    Abraços e boa sorte, você vai precisar.



    De fato, umas 3~4 músicas dessa minha voz muda consideravelmente, mas eu não fico exatamente, rouco.

    Essas duas músicas do video foram gravadas após aproximadamente 2hrs de ensaio, tava tendo um evento na cidade e estavamos ensaiando perto deste, dai esses caras apareceram do nada para gravar a gente, ou seja, a gente já estava ensaiando a muito tempo, obviamente, isso não é desculpa, pois sei que forço mesmo e até nos graves desafino. Eu vi isso no vídeo. Mas rouco no sentido estrito da palavra eu não costumo ficar não, apresento sinais leves de rouquidão e minha garganta fica um pouco estranha após ensaio, bem como o cansaço é muito grande.

    Bom, só me resta descobrir uma maneira de relevar esse esforço desnecessário que faço, encontrar uma forma de trabalhar essa afinação, e destravar minha voz, sinto que ela é travada mesmo.

    De qualquer forma, obrigado pela opinião.

    P.S.: Na verdade o meu acerto é por tocar com todos eles, como pessoas, e não como homens e mulheres.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/10
    · votar


    helder777
    De fato, umas 3~4 músicas dessa minha voz muda consideravelmente

    Dependendo da frequência em que isso acontece, em pouco tempo você vai precisar de um otorrino / fonoaudiólogo. Dependendo do quanto você esperar pra procurar um desses profissionais, você vai precisar de cirurgia - pregas vocais são ligamentos sensíveis de cerca de 0,9 cm, um pouco maior que um grão de arroz. Dependendo da sua profissão (há pessoas que precisam usar a voz razoavelmente, como professores ou advogados, entre muitos outros) você vai estar comprometendo seu futuro profissional. Dependendo da sua situação social, isso será desastroso. Tratam-se de questões condicionais e de repente você pode não chegar nem na primeira delas. Mas o risco ao qual você está se expondo, pode te levar gradualmente a todas elas. Só não vale dizer depois que 'é tudo culpa da canto / música'.

    só me resta descobrir uma maneira de relevar esse esforço desnecessário que faço, encontrar uma forma de trabalhar essa afinação, e destravar minha voz, sinto que ela é travada mesmo.


    Eu não me preocuparia com isso. Sozinho você não vai conseguir nada mesmo, então não tem por que perder tempo.

    Na verdade o meu acerto é por tocar com todos eles, como pessoas, e não como homens e mulheres.
    Pois é, a ironia da minha frase consiste exatamente nisso. Se eu concordar com você, terei que admitir que você não está fazendo nada certo então.

    Abraços e, novamente, boa sorte.

    helder777
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: helder777
    · votar


    Eu não me preocuparia com isso. Sozinho você não vai conseguir nada mesmo, então não tem por que perder tempo.

    Quem determina se consigo ou não é somente eu.

    E quem disse que eu faria as coisas sozinho? O simples fato de ler um artigo sobre canto já quer dizer que não estou sozinho mais.

    Pois é, a ironia da minha frase consiste exatamente nisso. Se eu concordar com você, terei que admitir que você não está fazendo nada certo então.

    Isso porque você os discrimina dessa forma, eu não. Considero o simples fato de tocar com eles como um todo, um acerto, pois são meus companheiros de grandes qualidades. Se você pensa diferente, é ponto de vista seu e o que você pensa ou não sobre o fato de eu tocar com eles ser um erro ou um acerto, não importa, pois isso diz respeito somente a mim.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/10
    · votar


    helder777
    Quem determina se consigo ou não é somente eu.

    Não, não é - ao menos que você seja o Clark Kent. Mas vá em frente. Não é nem o meu tempo, nem a minha voz. =)

    O simples fato de ler um artigo sobre canto já quer dizer que não estou sozinho mais.

    Qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom senso em relação à própria saúde, sabe que não deve seguir orientações por 'textos ou artigos'. Dietas mirabolantes, fórmulas de emagrecimento,"aumente 10cm em duas semanas" ou auto-medicação em casos até mesmo de gripe simples podem ser desastrosas. Mas se mesmo assim você acha que não está sozinho, tente responsabilizar o autor do texto se alguma coisa der errado.

    Isso porque você os discrimina dessa forma, eu não. Considero o simples fato de tocar com eles como um todo, um acerto, pois são meus companheiros de grandes qualidades. Se você pensa diferente, é ponto de vista seu e o que você pensa ou não sobre o fato de eu tocar com eles ser um erro ou um acerto, não importa, pois isso diz respeito somente a mim.

    Então corroborando com o raciocínio da minha postagem anterior: Você tem toda razão. Na minha opinião, portanto, você não faz nada certo.

    Abraços.

    helder777
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: helder777
    · votar


    Não, não é - ao menos que você seja o Clark Kent. Mas vá em frente. Não é nem o meu tempo, nem a minha voz. =)

    Se não sou eu é quem então? O Clark Kent?

    Qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom senso em relação à própria saúde, sabe que não deve seguir orientações por 'textos ou artigos'. Dietas mirabolantes, fórmulas de emagrecimento,"aumente 10cm em duas semanas" ou auto-medicação em casos até mesmo de gripe simples podem ser desastrosas. Mas se mesmo assim você acha que não está sozinho, tente responsabilizar o autor do texto se alguma coisa der errado.

    Primeiro, se você não lê, por onde você estuda então? Pilula de inteligência? Abdução alienigena? Até na faculdade alguns de meus professores nos passam artigos, assim como livros e tudo mais.

    Segundo, não há de se falar em responsabilidade de reparar eventuais danos com relação a informação, a não ser que a pessoa tenha desenvolvimento mental incompleto ou esteja em uma relação de consumo. Se um cara fala que bater a cabeça no poste faz bem a saúde, você acha que pode responsabiliza-ló por ter aderido ao conselho sendo pessoa de plena consciência? É uma coisa bem óbvia isso. Portanto não quero responsabilizar ninguem, eu tomei os riscos, assim como em quase tudo que se faz na vida. Porem eu tenho discernimento e sei ponderar as coisas.

    Terceiro, não faço nada certo? Ok.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/10
    · votar


    helder777
    Primeiro, se você não lê, por onde você estuda então? Pilula de inteligência? Abdução alienigena? Até na faculdade alguns de meus professores nos passam artigos, assim como livros e tudo mais.

    A gente está falando de canto ou de um curso de história? Se estivermos falando de canto, faça uma analogia de estudo com um treinamento físico e aí eu te pergunto, você vai desenvolver alguma coisa lendo? Alias, você pode até ler como realizar determinados exercícios vocais / fisicos, mas cada pessoa tem uma história vocal e fisiológica completamente diferente da outra. O trabalho de identificar isso é exatamente do profissional que você diz não querer saber.

    Já sobre o 'conhecimento por pílulas', a pessoa mais adequada a responder aqui é exatamente quem diz que vai resolver as coisas sozinho e não precisa de orientação.

    É uma coisa bem óbvia isso. Portanto não quero responsabilizar ninguem, eu tomei os riscos, assim como em quase tudo que se faz na vida. Porem eu tenho discernimento e sei ponderar as coisas.

    Você acha que os textos que existem por aí tratando de técnica vocal são 'óbvios'? E ainda diz saber ponderar as coisas? Meio contraditório, você não acha?

    Mas enfim, vamos fazer o seguinte: Como vc já disse, 'não adianta, você não quer saber de aulas', certo? E como eu já fui sincero com você dizendo que 'está ruim', decretamos o fim da conversa.

    Novamente, boa sorte.

    helder777
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: helder777
    · votar


    Num é história, é Direito.

    Não que eu não queira saber de professor, mas aqui na minha cidade é muito dificil achar um professor de canto bom, digo bom no sentido de ter uma didática boa. Há alguns anos atras, eu cheguei a fazer umas aulas, com 3 professores diferentes (2 meses aproximadamente com cada), mas estes professores só mandavam eu fazer exercício e não me explicavam a função do mesmo, nem nada, logo, eu não entendia para que servia e ficava boiando, não criava perspectiva em relação aos exercícios. O que eu to querendo dizer é que, achar um professor(a) bom é complicado, principalmente onde moro.

    Outra que eu não tenho dinheiro no momento, mas isso da para resolver, o principal problema é o acima.

    Não to querendo discutir, só quero te dizer que, eu não quero ficar tentando aprender sozinho, mas em razão dos problemas acima, principalmente o primeiro, não dá pra fazer aula.

    Gansinho
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    helder777
    Helder, o que o Chris quer te dizer é que no canto você não vai conseguir nada "estudando sozinho".

    helder777
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Ta entendi... Mas é complicado achar um bom professor... E outra, como eu não entendo de técnica, como que eu vou saber se a pessoa é boa mesmo ou não? :x

    Gansinho
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    helder777
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/234571/

    Nesse tópico foi abordado o assunto.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    helder777: Espero a opinião sincera de todos vocês como vocalistas.

    Blz!

    Velho, vou opinar como ouvinte pois não sou vocalista... ou melhor... até tento ser, mas não tenho técnica alguma e não pretendo ter aulas pq cantar não é prioridade.

    Antes de tudo, parabéns por postar aqui e "dar a cara à tapas". Isso, pra mim, já é um grande passo para o artista, que no meu modo de pensar, não pode temer críticas, até pq as críticas fazem parte e servem pra gente "abrir o olho".

    Li todos os seus posts e entendi que sua voz já estava um pouco prejudicada devido há 2h de ensaios. Cara, isso me parece um sinal de que o desgaste está sendo demasiado pra você e, muito provavelmente, em conseqüência dar falta de técnica. Imagino que em 2 shows ou 3 no fim-de-semana, por um período prolongado, possa ser um fator de risco sério pra sua voz. Isso é um sinal claro de que você precisa de um tutor.

    Realmente, sua apresentação no vídeo não soou legal pra mim, por tudo aquilo que o Chris falou.

    Eu, se tivesse com objetivo ser cantor profissional sairia correndo em busca de um professor pois ter aulas é um investimento para o seu seu futuro. Guitarra, a gente leva num luhier e tudo bem, mas "garganta" pode não ter como resolver!

    Então, continue mandando teu som, mas tenha certeza que o mantra "tenha aulas de canto", hehe, é um investimento. ;-)

    Abs e boa sorte!!

    Córtex Frontal
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Christhian


    ai cara vc esta certo mas as vezes eu acho os teus posts muito agressivos, mesmo estando certo as vezes é legal agente ser mais sensivel se é que me etende.

    concorco com tudo que falasse, mas nem sempre precisa pegar tão pesado que pra ti as vezes é ate normal.

    Também tem que ver que nem todo mundo tem dinheiro pra fazer aula de canto, entao em vez de ficar falando num só post... (ou varios repetidos) faça aula de canto ou se nao, nao vais cantar nada... (ou algo assim) tentar ajudar um pouco, nao em tecnica pq eu sei que é impossivel por texto mas sim como talvez um amigo, por exemplo, explicando pra ele as vezes mudar o tom de uma musica pra nao forçar tanto, ou falar pra ele tentar se informar com musicos pra uma pequena ajuuda, etc...


    bom é isso, desculpa qualquer coisa..

    rsrs abraços..

    shoyoninja
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    helder777
    Ouvi e de fato está bastante ruim, tem muita coisa completamente fora de afinação; especialmente na Fool For Your Loving. Não é agradável de escutar e a minha opinião sincera é que você NÃO deveria incluir essa música no repertório da forma que está.

    A solução você sabe qual é mas já disse que não é possível, então...

    Abraços e boa sorte!

    helder777
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Então, continue mandando teu som, mas tenha certeza que o mantra "tenha aulas de canto", hehe, é um investimento. ;-)

    É o que pretendo fazer, até estou disposto mesmo a fazer aulas, mas preciso esperar o momento certo.

    Vlw pelo toque!

    Betiel
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    helder777 Realmente as aulas de canto é a única solução, para quem pretende ser vocalista, proficional ou não, e gosta da voz do jeito que é, temos como exemplo: Zéze de camargo; arrume um tempinho faça aulas, verá a diferença, em catar sem aulas e com aulas, diferença essa considerável, mas não desanima não, você está no caminho certo abrass

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gostaria da opinião de vocês sobre meu vocal.