Dúvida: qual microfone comprar?

    Autor Mensagem
    souminha
    Veterano
    # abr/10


    Oi! Sou novíssima no fórum, e desde já peço desculpas se minha pergunta parecer um tanto amadora em matéria de áudio. Mas a gente tem que procurar saber é com quem conhece, né não?
    Então.. Sou cantora e cansei de depender dos microfones dos locais onde me apresento - muitas vezes inadequados ao meu timbre vocal e em péssimas condições de conservação/higiene - e resolvi ir atrás de um aparelho que atenda à minhas necessidades.
    Acontece que tenho um tipo de voz um tanto incomum, meio metálica e um pouco rouquinha, com boa amplitude para graves e agudos, mas emissão fraca para intervalos médios, o q faz com que em microfones inadequados, quando eu forço as notas médias a voz fica ardida, além de ser uma dificuldade pros "peazeiros" alinharem direitinho o meu timbre (eles falam que o timbre é bom, mas é difícil).
    Taí uns vídeos, pra quem quiser sacar a voz antes de indicar um mic bacana: http://www.youtube.com/watch?v=7Hy2eNCa7Kw
    http://www.youtube.com/watch?v=QsLR3jATns8
    http://www.youtube.com/watch?v=ImpeTIcgTWc
    Também sofro com pouca sensibilidade em vários modelos de aparelhos, o q faz com que eu tenha q aumentar o volume da voz (gritar) pra cantar, fazendo-a perder em timbre e brilho, principalmente quando canto com banda. Minha voz definitivamente não funciona "no grito", quanto mais tranquila eu canto, melhor fica, o que me faz inclusive pensar em adquirir um mic do tipo condenser, e largar os dinâmicos de mão.
    Não me dou bem com shure sm58, meu timbre não permite q esse mic desenvolva a tal resposta de frequência equilibrada, e a voz fica uó.
    Gostaria então de receber sugestões de microfones para valorizar minha voz e ao mesmo tempo cantar com conforto.
    Anotei aqui alguns aparelhos pesquisados na net: Sennheiser E-835/ 865/ 840/ 935/ 965; AKG D-770/ D-5; Beyer Dynamic OPUS69.
    Se eu tiver no rumo, e alguém quiser detalhar um tiquinho as or ainda. Vou agradecer pelo resto da vida! xD


    Bem gente. Falei demais! Então é isso! Desde já muito grata a quem puder me dar essa super força!

    Um grande beijo!!!

    souminha
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    *Se eu tiver no rumo, e alguém quiser detalhar um tiquinho as respostas dos modelos, ou mesmo acrescentar sugestões, melhor ainda. Vou agradecer pelo resto da vida! xD

    obs: tb tenho pensado num Samson C-5, q é um converter que pode ser usado no palco, e que tb anda sendo bem elogiado por quem conhece. O problema do mic converter é a fragilidade e ter q depender das mesas com Phantom...

    Enfim...

    Minow
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Minow
    · votar


    souminha
    Quer gastar quanto? =P

    Obs: converter não seria condenser?
    Não sou muito fã de Samson não, os outros que você citou são bem melhores.
    Você pode correr atrás dos dinâmicos mais sensíveis, feitos pra palco mesmo, como o Beta 58.

    souminha
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Oi Minow! Bem doida eu né? Nem sei de onde eu tirei esse "converter" hauhauhuahuhaa xD
    Sim, dá pra eu gastar por voltar duns 1000 conto. Por isso q tou procurando o melhor possível.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ter um condenser pra gravar em casa é bom, mas cá estou uns 4 meses com um condenser, ainda aprendendo a utilizá-lo (o meu é o 'baratinho' MXL900, de entrada mesmo).
    Eu gosto do som limpo do SM58 - mais do que os outros que já tive (AKG, Leson, Sony, Samsom), mas este, sempre precisa de um reverbzinho na mesa, pelo menos comigo, senão não funciona.
    A dica que posso dar é não só escolher um por dica, e sim ir em uma loja que tenha a mesa de teste para você mesmo escutar no fone de ouvido o microfone que te agradar.
    Foi uma pena eu ter testado só condensadores na vez que fui na Teodoro, pois lá tem essas mesas, e eu estava comparando um SM58 com condensers. Agora também eu vou pegar outro condenser, provavelmente um AKG - mas quero testar antes, na loja.
    O jeito básico é ir marcando os microfones que você for utilizando em palcos pra ver qual é o que agrada. Com certeza pode ser até melhor do que ir na loja testar.

    amplexos

    T.

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    souminha
    Veja se você tem alguém que possa trazer um microfone pra você lá de fora.
    R$1000 não é nem perto de "o melhor possível", podendo pagar preço de gringo você pode comprar uma coisa muito melhor como um Shure SM7 (apesar de não ser bem um mic de palco).

    Acho legal você querer investir na qualidade da sua voz ao vivo, são poucos os vocalistas que são assim. Enquanto guitarristas e tecladistas investem dezenas de milhares de Reais em equipamento, são poucos os vocalistas que querem gastar mais de R$300 num microfonezinho.
    Boa sorte na empreitada.

    souminha
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: souminha
    · votar


    R$1000 não é nem perto de "o melhor possível", podendo pagar preço de gringo você pode comprar uma coisa muito melhor como um Shure SM7 (apesar de não ser bem um mic de palco).
    então, eu tou procurando o melhor possível no valor de até R$1000,00 hehe... daí aos poucos eu vou montando meu material... (retorno de ouvido lindo de deus, um pedal de voz legal e uma mesinha 01v, pro som da voz ficar um looshoo xD).
    sim, e esse mic q vc fala é o SM87, q é condenser né?
    olha, testei hj o c-5 da samson, e me impressionei, o bicho é bom mesmo (pelo menos pra minha voz)!!

    Minow
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Minow
    · votar


    souminha
    e esse mic q vc fala é o SM87

    Não, é o SM7b, um dinâmico excelente. Porém o intuito dele não é bem ser um mic de palco, muito menos um handheld, mas tem gente que usa assim.
    Não se engane com o C5 não, ele é bem ruim. Procure testar outros condensers do mesmo tipo (de mão), tem uns Sennheisers bem baratinhos, todos são melhores que ele. Passe um pouco longe de Samson, eles não são muito bons.
    E pesquise também sobre o Beta 58. (:

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/10
    · votar


    souminha
    Eu uso um SM86. Já experimentei (e tenho) outros vários e o que melhor me adaptei foi esse - mas só pra gravar. No palco não consegui me acertar com ele, por conta do excesso de microfonia - nas tentativas de corrigir o feedback, os agudos eram 'capados' e fica um lixo. Nesse mesmo dia, um SM58 resolveu tudo.

    Se quiser ter uma noção da qualidade para gravações, tem algumas coisas minhas gravadas com ele pelo fórum.

    Abraços

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/10
    · votar


    souminha
    Li com mais atenção agora.

    Já testei boa parte dos microfones que você citou ali em cima.

    Eu testaria os AKG. Tenho a impressão que esses microfones tem uma curva de resposta que atuam melhor em vozes femininas, indiferente da dificuldade que haja em termos de projeção.

    Outra coisa que você deve considerar é o uso de um pré-amp, compressor e um equalizador independentes para sua voz. Carreguei comigo durante muito tempo um rack com esses equipamentos, mais um retorno in-ear e um feedback destroyer e era fenomenal - só passava volume. Mas quando comecei a carregar a minha guitarra, amp valvulado e outras tralhas, resolvi abandonar momentaneamente o 'excesso de bagagem'.

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Christhian
    Outra coisa que você deve considerar é o uso de um pré-amp, compressor e um equalizador independentes para sua voz.

    Uma dúvida.
    No caso de usar ao vivo um compressor na voz não causaria um problema, por exemplo:
    Quando a música está num trecho suave e a voz esteja num volume compatível com o arranjo, se caso depois esta música começar a crescer em volume (instrumentos tocados com mais força), e aí o vocalista também for cantar mais alto ou aproximar mais o microfone da boca, o compressor não iria compensar este aumento de potência vocal, fazendo a voz sumir no meio dos instrumentos ??

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/10
    · votar


    El_Cabong

    Se o compressor estiver bem regulado, não. Alias, não é nem interessante usar muita compressão - cenário que resultaria no problema que você colocou.

    Outra questão é a técnica vocal de quem canta. Pra exemplificar, pense numa ópera, onde num determinado momento uma personagem tem um trecho em pianíssimo na voz. Como a voz desse cantor chegaria nas últimas fileiras do teatro? Cantores treinados sabem como manter a penetrabilidade da voz e trabalhar o crescendo e o diminuendo sem perda de intelegibilidade. No canto popular aplica-se a mesma coisa, assim como no teatro (cênico).

    Abraços.

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    É.
    No compressor pode-se regular também o "threshold" que é o ponto inferior onde ele começa a atuar (abaixo disso nada é comprimido). Fazendo uma boa regulagem do "threshold" e da "intensidade" pode-se evitar este problema que eu falei.
    Valeu!!

    souminha
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: souminha
    · votar


    Então, galera do bem. Fui nas lojas hj testar uns mics, e tive algumas surpresas boas. Vou tentar detalhar aqui as coisas pra vcs, mas como eu n sei nem pra onde vai essas tabelas de frequencia e tarará, vou dizer apenas as impressões q tive dos aparelhos testados, e como minha voz ficou em cada um deles. Ah. tava tudo flat, viu galera? Num segundo teste foi q eu dei uma subidinha do ganho e regulei os médios, pq no palco eu sempre faço isso.

    1. SENNHEISER E815: Bem bonzinho de cantar, os médio-agudos são bem equilibrados, e a voz ficou com um som agradável, porém não senti que deu "gás" no timbre, apesar de ter gostado de uma coisa: ele deu uma atenuada no metal da minha voz, q é uma coisa q eu não gosto q apareça muito. Não é um mic de grande sensibilidade, e me pareceu extremamente resistente, o que me fez imaginar q é versátil e deve segurar legal a pressão do palco com banda.

    2. SENNHEISER E835: Um luxo de som. A voz fica cheia, brilhante e glamurosa nesse mic, adorei. Os agudos ficaram belos e claros , médio-agudos super melodiosos e os graves aveludados. Sensibilidade maior q a do seu irmãozinho acima, e com a mesma resitência. Único porém: não gostei dos chiados [ssss] que ele fazia quando eu aproximava a cápsula da boca, a cada vez q eu pronunciava um "s". E isso aumentou quando dei o ganho, claro. Para poder utilizá-lo (e botar reverbe ou outros efeitos) certamente ter que buscar uma nova maneira de equalizar minha voz, mas acho que o esforço valerá a pena.

    3. BEYERDYNAMICS OPUS 39: Excelente surpresa. Microfone sensacional. Confortabilíssimo de cantar, tanto por seu formato delicado (porém resistente, guenta o tranco bonito) quanto por sua resposta clara e bem equibrada. A voz fica gostosa de ouvir, muito feminina... Achei na verdade ele bem parecido com o E835, com uma coisa a mais, e o outra a menos, respectivamente: ele não faz os tais chiados irritantes, mas tb não deixa a voz espetaculosa (xD) como o rapazinho acima. Se bem que quando os devidos ajustes foram feitos, o resultado foi INCRÍVEL. Só não levei ele pra casa no mesmo instante pq não desisti ainda de testar o OPUS 69, que tomou doril e nunca mais apareceu em loja nenhuma (também não acho na internet... alguém me ajuda, please?)=/.

    BEHRINGER XM8500: Já esperava q fosse bom. Todo mundo fala nesse mic. Bem sensível, puxa uns agudos bem claros. Ele tem a resposta parecida com a do Beta (guardadas a devidas proporções, né gente?), a gente canta facinho nele, não é "duro" como o SM58, além de ter um custo benefício inacreditável, pois é muito barato pra qualidade q tem. Mas o q não me conquistou nele (e nem no Beta) é que a voz fica qualquer uma, "voz de cantora" e nada mais. Não achei q ele ofereceu um up ao timbre e a voz ficou assim, sem muita identidade, sabe? Enfim...

    SUPERLUX TOP 258: Vai ter gente dizendo que eu tô doida de bala. Mas esse mic é show de bola!!! Ele é um dos tops da Superlux, e faz juz ao nominho de série. A voz ficou aveludada, bem encorpada, e de todos os mics testados, venceu no quesito "timbre", por favorecer como nenhum outro o q a minha voz tem de melhor, ao mesmo tempo em que eliminou o tal "metal" indesejado e regulou super bem os médio-graves. Os agudos apareceram suaves e agradáveis. Voz natural, bonita e cheia de atitude nesse mic! Ah, a cápsula dele é de sensibilidade média, então dá tanto pra tirar um bom som só voz e violão, quanto pra espocar uma sonzera no palco! O único porém é o corpo pesadão dele, robusto além da conta. Mas ainda assim possui muitas chances de se tornar a minha escolha.

    SHURE SM58: Juro pelo meu planeta querido que não sou um E.T, gente. Mas esse tão festejado aparelho é o único capaz da façanha de me deixar com voz de pato. Comigo ele não funciona de jeito nenhum.
    Se algum dia (e por um cachê nunca antes visto na história desse país) eu tiver que interpretar um pato numa peça infantil, vou usar ele, com certeza. xD

    SHURE BETA 58A: A qualidade desse microfone é tão grande que assusta. Faz a voz atingir um grau de clareza perfeito, além de ter uma sensibilidade imbatível. Não é à toa que ele é considerado o bambambam dos mics, né gente! Milagre total encontrar ele aqui na minha cidade, ainda mais saindo à vista em dinheiro por 770 conto!! Por que que eu não comprei o bichão amarradona, no mesmo instante? Pq o Beta é tão perfeito que consegue emprestar a mesma qualidade pra tudo-quanto-é-voz, e fica todo mundo com a voz show, maravilhosa... Mas igual =/.
    Então é claro que não, né?


    Pois é. É isso. Em breve mais um capítulo da minha novela Em Busca do Microfone Perfeito. hhehehe

    =*

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/10
    · votar


    souminha
    SENNHEISER E815:

    Fuja dele. Mic de karaoke. Mais 'entry level' que esse, só Shure Lyric.

    Sobre as diferenças entre o beta58 e o SM58: Tenho quase certeza que você está passando sua voz em um SM58 made in clonolândia. Um amigo aqui do fórum me ensinou um jeito bem eficaz de ter certeza de que é original: Abra o mic, bem no meio, e veja se há um transformador ali. Se você ver só dois fios indo pro terminal do cabo do mic, fuja desse tb.

    E SM58, importado oficialmente pela Pride, não é vendido por menos de 500R$ no mercado. Se está vendo aqueles de 300R$, o preço já pode ser um indicativo da procedência.

    O XM8500 eu tenho 2 e uso na noite como um substituto do SM58. Alias, fazendo um teste lado a lado com o Shure, o XM8500 é bem parecido.

    Superlux, toda vez que usei, achei um lixo.

    O Beyer Dinamic é legal tb. E principalmente AKG's para vozes femininas mais fortes.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/10
    · votar


    souminha

    Olha só a diferença que equipamentos na cadeia (além do microfone) fazem. Isso foi gravado com um desses behringer Xm8500:

    http://www.4shared.com/file/65689419/3942623a/Teste_de_equipo_de_palco _-_Chris.html


    Aqui tem a relação dos equipos usados na gravação:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/195708/

    souminha
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: souminha
    · votar


    Christhian
    Uma das razões pra eu estar agora procurando um mic pra mim é de não precisar nunca mais cantar num SM58, pq não é de hj que ele torra minha paciência e detona com a minha goela. Desde o início da minha carreira eu sou "perseguida" por ele, em tudo quanto é palco. =/
    Minha voz fica tão ruim no sm q era capaz de uma falsificação me agradar mais, sabia? (ignorância minha, tô brincando [x ).

    Olha, até então o E835, o Beyerdynamic e o Superlux estão dividindo minha preferência. Tô doida pra testar o Beyerdynamic OP69 e uns AKGs, pelo menos o D5 (antigo 880), eu já ficava satisfeita. Mas aki na minha cidade não tem. =/ Aí pedir pela internet sem conhecer é arriscado, morro de medo.

    Ah! O XM8500 não pia muito no palco? Pq ele tem uma sensibilidade enorme, achei q ele lembrou bastante o Beta. Não q o Beta faça isso, mas vamo combinar q mic de alta sensibilidade + voz de mulher - ser um beta58 = piado na certa!

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Tem aquela também. Microfone muito sensível às vezes é bom usar no palco com uma esponjinha "anti puff". Você vê que não é vergonha nenhuma usar aquelas esponjas. Às vezes é até mais higiênico pra você não ter de colocar a boca no mic, e depois poder jogar tranquilamente a esponja no lixo depois de um show.
    Se puder testar os microfones que você achou sensível demais com uma esponjinha na ponta deles, teste novamente.
    Talvez os puffs acabem.
    Terça-feira eu assisti uma garota cantando num barzinho e o que ela mais fazia era puff no microfone. E era um Shure - o mesmo que o vocalista da banda dela estava usando, só que ele não fazia puff.

    Em compensação, lembrei de uma 'crooner' em um bar de MPB que cantava praticamente com um modelo de estúdio vintage, com pelo menos 1 metro de distância - fora quando ela aumentava o tom e dava 2 passos pra trás (quase que como em um estúdio). E ela, caramba, como cantava bem. Minha definição surrealista de 'crooner' são cantoras que tocam com pianistas só, tipo Elsa Soares.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/10
    · votar


    souminha

    O XM8500 não pia muito no palco? Pq ele tem uma sensibilidade enorme, achei q ele lembrou bastante o Beta.

    Na verdade o Beta e o SM58 são parecidos - basta ver que ambos carregam o '58' no nome. A principal diferença é o rollback nos médios, que no beta é um pouco mais acentuado, melhorando a relação de microfonia X intensidade e deixando uma sensação de que o mic tem 'mais graves', uma vez que o som é levemente esculpido.

    Por isso vou insistir. Existe um despejo tão grande de SM58 falsificado no país que eu me arriscaria a dizer que menos de 20% do que circula é original. Já cansei de ver clones em estúdios grandes de ensaio, por exemplo...

    o E835, o Beyerdynamic e o Superlux estão dividindo minha preferência.
    Eu já tive um 835 e era muito bom. Pra mim sobrava um pouco de graves, mas nada que um low cut não resolvesse. Se sua idéia é comprar um mic para uso profissional, eu descataria o Superlux. E se vc não tem outros mics como opção, também descartaria o Behringer - como eu disse, uso como reposição, principalmente para tocar em lugares mais simples, onde alguém pode subir no palco e derrubar o equipamento. Ou até mesmo onde o cachê não é compatível com equipamentos de tamanha qualidade. Alias, sigo essa lógica até na guitarra - ontem mesmo comprei um amplificadorzinho pequeno para ensaios e shows menores, justamente para não ter que levar o meu valvulado em locais de 2º escalão.

    marisaspin
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Eu canto um pouco por aí e só tomei coragem de soltar os agudoa depois que passei a usar o AKG D-880. Eu usava um SM-58 da Shure e tinha os mesmos problemas que vc relatou. Tentei um Behringer XM-8500 e já melhorou muito. avoz ficou mais alta e menos ardida mas um pouco abafada, comparando com o AKG. Testei um Shure beta 58 lado alado com o AKG e o AKG ganhou em beleza do timbre. Mas outro dia etava cantando num estúdio de nsaio e me surpreendi com a minha voz em um microfone que eles me ofereceram e quando olhei a marca e modelo vi que era um Superlus PRA 248. Minha vos ficou encorpada, rica, enfim muito bonita nele. Fiquei muito impressionada. Voz feminina, especialmente as mais agudas são muito diferentes das vozes masculinas. O equalizador também faz muita diferença, após usar um nunca mais quero cantar sem.
    Espero ter ajudado.
    Marisa

    marisaspin
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Desculpe os erros de digitação, é a pressa , mas o microfone que gostei no estúdio de ensaio foi o Superlux PRA 248.
    Marisa

    T-Rodman
    Veterano
    # out/10
    · votar


    marisaspin
    Eu também reclamo de agudos nos Shure, e entre os dinâmicos, me adaptei muito bem a um Prodipe TT1. Como é um microfone 'barato', talvez seja interessante testá-lo.
    Comigo, nem o XM8500 dava certo. Até então, meu microfone era um Shure PG48, que hoje ficou encostado.

    amplexos

    T.

    Milenawins
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Gente, preciso de um microfone vintage para shows, profissional mesmo...qual que compro? E o custo benefício? Onrigada!

    Joaozin
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Milenawins
    Olha, vintage eu não sei, mas um microfone comum que eu tenho e gosto bastante é o Behringer XM-8500. Custo benefício muito bom, deve tá saindo por uns R$90,00. Abraço

    Gabriel_Pinguin
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: Gabriel_Pinguin
    · votar


    Qual comprar, um AKG D88S ou Behringer XM8500?

    Sou baritono puxado mais pro grave... toco numa banda da igreja de musicas mais pro POP/ROCK

    VelhoMoço
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Quero comprar um também. Alguém pode me ajudar um com um bom custo/benefício ? (acho que o portuga tá incorreto, relevem) É o 1º que irei comprar...

    Gabriel_Pinguin
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    VelhoMoço
    cara não sou o mais experiente aqui mas qto vc pode gastar?
    já viu algum q t interessou? Vc vai usa-lo pra onde e oq?
    Esses tipos de respostas ajudam a t ajudar vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: qual microfone comprar?