Vocal no priemeiro plano -- Dogma?

    Autor Mensagem
    J. S. Coltrane
    Veterano
    # fev/10


    Esse tópico diz respeito à música popular. Ela é caracterizada pela letra + melodia, que é expressa pelo vocal, isso é um motivo para este ficar no primeiro plano. O que acontece é que isso se converte em um dogma, e outra possibilidades são deixadas de lado. O que ouvimos em 99% dos casos é a voz no primeiro plano. Embaixo vai o link de um contraexemplo disso: nele a voz está no meio dos instrumentos, como se fosse mais um deles no meio do mix.

    Scarlett Johanson -- Falling Down
    http://www.youtube.com/watch?v=USiLOQFW3X4

    Soul Fine
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Mas este dogma que você cita é muito mais acentuado no Brasil. Se você pegar a maioria das gravações nos EUA e na Inglaterra e principalmente com bandas de rock, a voz fica um pouco mais misturada com os intrumentos.

    Uma mixagem que estranhei pra caramba foi o primeiro CD das Joss Stone (eu adoro) onde a voz dela é colocada absurdamente em primeiro plano. Eu imaginei que o produtor do album quis evidenciar a voz daquela deusa, mas confesso que os instrumentos ficaram muito apagados. Mesmo os solos sumiam.

    Mas tudo depende da mão do produtor.

    Endurance
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    J. S. Coltrane
    Muito interessante essa colocação, abre realmente novos leques de composição

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Deve ser um dogma mesmo, já que ninguém se dispõe discutir.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    up

    Nesse fórum o pessoal só quer saber de discutir uma só coisa: faço aula de canto ou compro uma bicicleta?

    tito lemos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    J. S. Coltrane

    Cara, eu tava ouvindo agora pouco o álbum "Relayer", do Yes, ai vi esse tópico e lembrei: A voz do Jon Anderson é praticamente mais um instrumento no meio daquele universo de sons... A voz dele se destaca pela beleza, e não por ser colocada em primeiro plano. Acho essa mescla interessantíssima. Mas realmente, nas produções comerciais de hoje, a voz parece que é a única coisa que deve chamar atenção.

    Lembrei de outro exemplo de fluidez entre o todo: O magnífico disco "Clube da Esquina" de Milton Nascimento e Lô Borges. Fantástico...

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    -.-

    Em todos os exemplos citados, é a voz que está em primeiro plano na música.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Com letra, se a voz não estiver a frente... pode ser que fique ruim de entendê-la. :-))

    Scarlett Johanson -- Falling Down
    http://www.youtube.com/watch?v=USiLOQFW3X4


    Bom, o produtor deve ter optado por uma voz não tão mais a frente, por ela não cantar bem, para dar mais intensidade ao restante do som ou quem sabe, as duas coisas! Mas dá pra entender o que ela canta. Seria, talvez, o tal "Volume Aparente Nível 3", citado no livro "A Arte da Mixagem".

    Acho que no fundo é tudo uma questão de estilo, do "clima" do som.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocal no priemeiro plano -- Dogma?