Autor |
Mensagem |
Renata Garcia Veterano |
# jan/10
Olá! Gostaria q vocês me ajudassem com o meu problema: Quando vou cantar, minha língua "sobe" e tampa a garganta, abafando o som. Não consigo deixar a minha língua reta, ou "pra baixo". Existe algum exercício q eu possa fazer para corrigir esse problema??? Por favor me deem dicas! Obrigada! :D
|
Christhian Moderador
|
# jan/10
· votar
Renata Garcia Renata, evidentemente existem exercícios para isso. Mas ao executá-los, por exemplo, um professor deve ter especial atenção se esse 'rebaixamento' não está tensionando a parte inferior da língua (milohieóide) ou simplesmente subindo a laringe.
Enfim, como já foi dito por aqui por diversas vezes não existe como passar exercícios pela internet, infelizmente. Procure um professor de canto e corrija, por consequencia, várias outras coisas que devem estar acontecendo na sua voz.
Abraços.
|
Renata Garcia Veterano |
# jan/10
· votar
Christhian Muito obrigada! fiquei feliz especialmente com a última parte da resposta! procurarei um professor! esse é o jeito hehehe valeu mesmo :D
|
Rmiguez Veterano |
# nov/10
· votar
Aproveitando o tópico... estou completando nove meses de aula com um professor que passa uma posição de língua durante os vocalizes, que é exatamente a ponta da língua ligeiramente inclinada pra cima... eu entendo isso como uma forma 'mecânica' de elevar o palato.. ele diz que isso faz parte da 'defesa' da laringe...
hoje eu procurei outro professor, apesar de confiar na técnica que me é passada e de ter percebido bastante evolução, tive alguns motivos para isso..
esse professor que conheci hoje estranhou muito quando eu levantei a ponta da língua para fazer o vocalize, e inclusive, me disse que diversos professores dele o corrigiam quando ele fazia isso!
afinal, é válido utilizar a língua dessa forma, ou não?
obrigado!
|
McBonalds Veterano |
# nov/10
· votar
Rmiguez
Muito estranho isso de colocar a língua pra cima na hora de cantar. Normalmente são os baixos e barítonos que fazem isso.
Só que isso não tem nenhum embasamento técnico, e essa de defesa da laringe não faz sentido, até porque a laringe por si só já serve para a defesa dos pulmões.
A posição ideal da língua é com a ponta para baixo, pressionando os dentes inferiores e levantando a parte posterior, com muito cuidado para não se gerar tensão.
|
Rmiguez Veterano |
# nov/10
· votar
McBonalds
Obrigado!
entretanto, já li em alguns lugares sobre essa 'posição elevada' da Língua.. especialmente para notas mais agudas...numa rápida pesquisa no google, encontrei esse trecho por exemplo (pode não ser mto confiável por ser de um site qualquer, mas menciona o que eu estou dizendo e o que meu professoe aplica):
Singing in higher tones and singing with your head voice requires your tongue to be raised. However, when you are attempting to reach higher tones, you want to make sure that your tongue has a sort of 'furrow' or 'center dip' as you release your voice. This 'furrow' will allow the sound to escape without hindrance and help you control its final formation. Remember that this 'furrow' should not exist when you are attempting to use the head voice. The tongue should be raised high, but should not have 'furrow' or 'center dip' in it at all.
e quando digo "defesa" da laringe, estou falando em cantar sem esforço e não defesa do pulmão contra corpos estranhos....
Só me surgiu essa dúvida devido ao tremendo espanto do outro prof qndo eu fiz o vocalize assim..
abs
|
Christhian Moderador
|
# nov/10
· votar
Rmiguez Mas não levantar a ponta da língua e sim a parte posterior, para que a voz seja projetada para frente. Esse sulco ao qual o texto se refere, provavelmente é o que os professores mais tradicionais chamam de 'língua em canoa'. Nesse caso a ponta da língua deve estar atrás dos dentes inferiores e o som da sua voz deve ser projetado na face, de maneira a facilitar a emissão das vogais (especialmente o I) e o legatto.
Levantar a ponta da língua tensiona a base da língua, próximo da laringe. Realmente, a laringe assim não subirá, mas os musculos laterais tendem a ficar tensos e a voz pode até perder agilidade. Sem contar que o foco da voz ficará comprometido, mais pra trás, deixando a voz meio entubada e sem brilho.
McBonalds Normalmente são os baixos e barítonos que fazem isso. Sério, nunca ouvi falar nisso... E fui orientado por um bom tempo por um barítono =\
|
McBonalds Veterano |
# nov/10 · Editado por: McBonalds
· votar
Rmiguez e quando digo "defesa" da laringe, estou falando em cantar sem esforço
Pois é, só que como o Christhian falou, essa posição da língua acaba gerando ainda mais tensões. Além do que, isso joga a voz para trás, dificultando os agudos.
Fez bem o seu professor em se espantar =)
Christhian Sério, nunca ouvi falar nisso... E fui orientado por um bom tempo por um barítono =\
A diferença é que você foi orientado por um bom barítono, provavelmente =P
Normalmente as vozes graves fazem isso com a língua pra dar uma falsa sensação de corpo na voz. Até porque se eles entubarem, cantarem com a voz pra trás ou fora de foco, o erro não fica tão aparente, por causa do volume da voz. O pior é quando eles resolvem passar isso pra tenores...<o>
|
Rmiguez Veterano |
# dez/10
· votar
McBonalds, Christhian
Bom..meu professor é tenor, assim como eu...
mas agora ficou mais claro.. isso da 'voz entubada' realmente aconteceu muito comigo no início, depois foi melhorando.. apesar de, nos agudos, continuar mais entubada! mas a questão da tensão eu realmente ainda tenho!
E a "laringe não subir" é exatamente o argumento que meu prof usa para essa posição da língua.. porém, nunca me falou e eu nunca percebi que isso provocava tensão..
Alias, acho que sempre tive a idéia (aparentemente equivocada) de que se a 'garganta não tava arranhando' não havia esforço!
Christhian
Já que você falou em 'prof tradicional' o meu é extremamente, inclusive, após nove meses de aula, ele ainda não concorda com exercícios praticados em casa. Por conta disso, faço aula 3x na semana o que fica extremamente caro!
isso é ortodoxo d+ ou tem muitos profs que preferem que os vocalizes sejam feitos apenas em aula?
Cara, sem pelasaquismo, mas definitivamente falta um Christhian aqui no Rio.. o que eu já rodei e rodei atrás de professor...
Acho até complicado que aqui no fórum seja tão incentivado aula de canto.. é muito dificil saber se sua aula de canto é efetivamente boa!
Eu que achei que tava com a solução, já começo a desconfiar de novo...
Obrigado pelos toques!
|
Heaffy Veterano |
# dez/10
· votar
ele ainda não concorda com exercícios praticados em casa. Por conta disso, faço aula 3x na semana o que fica extremamente caro!
malandrito ele...(ou não?)
o que eu já rodei e rodei atrás de professor...
haha vc não acreditaria no q o professor do vocalista da minha banda disse pra ele... aliás, ex-professor...
|
Leopold Veterano |
# dez/10
· votar
Rmiguez
3 vezes por semana é desnecessário. 2 já está de bom tamanho.
Seu professor deve ser contra exercícios praticados em casa porque imagina que vc não vai fazer corretamente, o que é verdade, porém isso até um certo ponto, no início. Depois que você já dominou o exercício e sabe como executar corretamente, TEM que fazer em casa, tem que treinar muito.
|
Leandro Rigon Veterano |
# dez/10
· votar
Aproveitando o tópico e perguntando ao Cristian, meu professor fala que, seja qual for a vogal ou sendo a nota grave ou aguda, devo manter a mesma abertura de boca, ou, nas palavras dele, não devo "alterar o instrumento". Então qualquer alteração que tenha que ser feita para diferenciar as vogais será na parte interna da boca, e não na abertura. Isso pra mim realmente parece o certo e fica bem claro nesse video do Samuel Ramey:
http://www.youtube.com/watch?v=YCvX-7cgKNw
Porém eu já ouvi que para alguns as vogais "e" e "i" deveriam ser diferenciado, com um sorriso e talvez uma abertura de boca menor.
Eu não uso e nunca usei essa história do sorriso, pois eu acho que tensiona, e para produzir as vogais e/i acabo mantendo a abertura e levantando a parte posterior da língua.
Se fosse possível eu queria um comentário seu, Cristian, sobre o ponto. Obrigado.
|
McBonalds Veterano |
# dez/10
· votar
Leandro Rigon
Bom, como você perguntou diretamente para o Christian, eu vou deixar que ele responda com mais profundidade. Mas deixa só eu dizer uma frase que o meu professor sempre me diz: "No canto (lírico, no meu caso), dois animais são muito perigosos: o sapo e o peixe".
O sapo porque abre tudo horizontalmente o tempo todo e deixa o som claro e estridente demais, e o peixe porque só abre a boca na vertical e tem dificuldade para pegar agudos. O ideal é saber quando abrir na vertical e na horizontal, mantendo o equilíbrio.
Se bem que no meu caso eu sou tenor, se você é baixo acho que deve ter uma maneira diferente de trabalhar.
Lyric Tenor
Leopoldo! :P
|
Rmiguez Veterano |
# dez/10
· votar
Heaffy
Cara, não acho que seja caso de malandragem, até pq de grana ele definitivamente não precisa.. e ele usa o mesmo método pra quem faz uma ou mais vezes na semana!!!
Ele é bem conhecido aqui no Rio, alunos dele ganharam recentemente premiações e concursos relevantes de canto lírico...
Lyric Tenor
Obrigado cara, ontem eu abri o jogo com meu prof e falei que queria mudar a abordagem, fazer exercícios em casa e manter a aula apenas uma vez na semana! Ele disse que vai me passar uma sequencia de exercícios de apoio e ressonância que não tem problema eu fazer sozinho..
Além disso, questionei sobre a questão da língua e ele me respondeu inclusive dizendo o nome desta técnica (que eu esqueci) e os tenores que aplicam...
Ele me corrigiu dizendo que na verdade é uma leve curvatura para cima apenas na ponta da língua, e não elevar a língua como eu estava pensando!
Obrigado a todos!
|
McBonalds Veterano |
# dez/10 · Editado por: McBonalds
· votar
Rmiguez ele me respondeu inclusive dizendo o nome desta técnica (que eu esqueci) e os tenores que aplicam...
Dê uma olhada nesse vídeo, em especial no agudo final.
http://www.youtube.com/watch?v=RdTBml4oOZ8
Aqui fica bem evidente a posição de língua usada.
|
Leandro Rigon Veterano |
# dez/10
· votar
McBonalds
Obrigado pelo comentário, foi bastante construtivo pra mim. No meu caso, eu quase não tinha antes abertura vertical, e não fazia a horizontal. O fato de não fazer muita abertura vertical que gerava tensão pra mim. Quando eu aumentei a abertura a tensão diminuiu. Com certeza fazer muita abertura lateral tira toda a profundidade do som, deixando claro e estridente, ainda mais num tenor. Moderação é a palavra, com certeza.
O video do Pavarotti que você indicou cantando Nessum Dorma ilustra bem como a correta posição de língua para a vogal "e", bem como a moderação das aberturas vertical e lateral, não erguendo a ponta da língua, e sim a parte mais interna.
Por favor se mais alguém quiser se manifestar fique a vontade.
|
Leopold Veterano |
# dez/10
· votar
McBonalds
Putz, vou mudar meu nick!!!!! pra Leopoldo!!! ahahahahah
Viu todos os vídeos lá??
|
McBonalds Veterano |
# dez/10
· votar
Lyric Tenor
Huahua
Vi sim. To vendo aos poucos porque o youtube tá travando tudo aqui.
|
Christhian Moderador
|
# dez/10
· votar
Leandro Rigon
Nosso amigo McBonalds foi MUITO feliz na explicação! Alias, essa história do Sapo e do Peixe eu nunca tinha ouvido tb! :)
Há um vídeo do Kraus que ele quase enfia os dedos na boca de uma pessoa num workshop para que ela abra a boca horizontalmente. Sutil! aehuahe
|
Christhian Moderador
|
# dez/10 · Editado por: Christhian
· votar
Desfecho espetacular!
EDIT: Lembrava desse! Literalmente mete os dedos na boca da cantora!!
http://www.youtube.com/watch?v=EcjLJ5kgfhQ#t=240
=)
|
bia1 Membro Novato |
# dez/16
· votar
Queria saber se quando vcs dizem a língua em.canoa quer dizer que é como se fosse um "U" só que para baixo?
|