Percepção no Canto

    Autor Mensagem
    AnaaBanana
    Veterano
    # jan/10


    Oi, lindos, tudo bom?
    Não sei se tô no fórum certo, mas vamos lá!

    Dia 4 de Fevereiro eu tenho uma Prova de Aptidão pra Canto lá na ETEC das Artes (São Paulo) e eis o conteúdo:
    http://www.etecdeartes.com.br/aluno/94-criterios-de-avaliacao-da-prova -de-aptidao-canto-regencia-e-danca.html

    hm... Percepção Rítmica, Melódica... WTF????????
    tipo, pode ser até que eu saiba o que é isso, mas não com esse nome, ou eu tô realmente f*dida na prova!!!
    U9F0SDUFDSUPSDIFÇKDASKDSADISA

    alguém pode desmistificar esse conteúdo pra mim? Não só sobre percepção e mimimi, mas o conteúdo inteiro, explicar (não ensinar, por favor!) o que tais tópicos englobam.

    Brigada, peeps *-*

    Cheers!

    Creamy Mule
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Creamy Mule
    · votar


    percepção rítmica é ser capaz de transcrever o ritmo de um trecho executado.
    percepção melódica é ser capaz de transcrever uma melodia executada.
    trasncrever para uma partitura, digo.

    AnaaBanana
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Creamy Mule
    nossa, sério? :S
    engraçado que, na grade curricular do curso, constam as matérias "Estrutura e linguagem musical" e "Percepção rítmica e melódica". Estranho cobrarem isso no teste /uhm

    transcrever uma melodia executada pra partitura não é um nível um pouquinho mais avançado?

    Cheers!

    ramon_cp2
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Na minha opiniao, pecepção melódica trata de solfejo melódico - transpor o que está na partitura para canto e nao o contário.

    AnaaBanana
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ramon_cp2
    poxa, se for isso, lindo! HAHHAHAH

    brigada meninos :**

    Creamy Mule
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ramon_cp2
    aí seria solfejo.
    percepção melódia é isso que eu disse mesmo - exceto no caso desse curso / universidade / sei lá ser diferente de tudo.

    AnaaBanana
    deve ser algo simples.
    geralmente é em dó maior sem utilizar notas foras da escala e sem grandes saltos.
    geralmente, ok?

    ramon_cp2
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Creamy Mule
    sim, mas acredito que o solfejo tambem eteja incluido quando se fala de percepção melódica e talvez também isso o que vc disse.

    Mas, já acompanhei alguns professores preparando alunos para universidades e o que eles fizeram mesmo foi preparar para solfejo no que se trata de percepção melodica.

    AnaaBanana
    Em todo caso seria bom vc treinar o contrário tb, como o Creamy Mule disse. Talvez nao seja tão dificil. xD

    ivan_puppets
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Creamy Mule
    Percepção Ritmica, transcrever pra partitura? acho qe não eim...

    Não é qualquer pessoa qe passa pro papel os compassos, tempos e divisões certinho.

    Se é 'percepção', acredito eu que seja apenas conseguir descobrir o 'tempo' da musica, algo como bater palmas junto com a bateria(exemplo besta).

    E na questão melódica, é ser afinada, vo dar uma lida no site qe vce mandou =)

    AnaaBanana
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    passando só pra falar que eu passei na prova :D

    foi assim: eles pedíam pra gente comparar sons. Se era mais alto, mais baixo, mais longo, essas coisas

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    AnaaBanana

    Parabéns!!!!!!! :-)

    Dogs2
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Que eu saiba, essa percepção é cobrada pra vc ouvir e transcrever pra partitura mesmo. Mas é coisa fácil demais no geral

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Percepção no Canto