"Ele canta igual o Renato Russo" - bom?

    Autor Mensagem
    vitaoma
    Veterano
    # dez/09


    Olá,

    Sempre foi minha intenção cantar as músicas de meus grandes ídolos do rock - Robert Plant, Freddie Mercury, Ozzy Osbourne, David Gilmour... lógico que não seria uma tarefa fácil, e recentemente pelo que eu tenho lido e conversado com pessoas relacionadas à voz e ao canto, minha voz é de barítono/baixo e eu não poderia cantar como eles.

    Isso decepcionou-me primeiramente, mas logo pensei: se não tenho alcance vocal para os agudos, então devo ter para os graves. Comecei a praticar algumas músicas do Cazuza, Renato Russo, Cássia Eller, The Doors e notei que minha voz encaixa-se melhor para essas músicas. Comecei a receber elogios pela minha voz e recentemente alguém disse "ele canta igual o Renato Russo".

    Tirando a parte de que eu deveria desenvolver meu próprio estilo de cantar - e pretendo fazer isso mais adiante -, seria um elogio dizer que eu ou alguém canta igual Renato Russo? Eu adoro a voz dele, mas parece que ele tem pouca extensão vocal, às vezes parece que ele canta falando, enfim.

    Qual a opinião de vocês sobre esse artista e essa comparação que fizeram comigo?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Depende.

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    vitaoma
    Olha velho, eu acho que o que você deveria fazer é aceitar o elogio e não se preocupar muito com isso. O importante é que a pessoa gostou ^^.

    O mais importante é: se você quer cantar e principalmente manter uma boa saúde da sua voz, procure orientação profissional. Esse negócio de classificar a voz como baixo através de leituras e conversas é no mínimo esquisito.

    E pra finalizar: não é porque a pessoa gostou e achou sua voz parecida com a do Renato Russo que você tem um tipo de voz similar ao dele, isso não serve como parâmetro para nada. Desencana.

    Andy Viper
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Andy Viper
    · votar


    vitaoma

    Freddie Mercury era barítono.

    Esse negócio de classificar a voz como baixo através de leituras e conversas é no mínimo esquisito. (2)

    Abs.

    CheshireCat
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pergunte à pessoa que te disse isso se ela gosta do Renato Russo. Se gostar, foi um elogio. Senão, foi uma crítica. =P

    vitaoma
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Entendi XD
    Vou fazer aulas ano que vem, mas e a opinião de vocês sobre o Renato Russo, qual é?

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    vitaoma
    Acho bem ruim.

    fran329
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: fran329
    · votar


    vitaoma

    Legal, eu particulamente gosto da voz do Renato Russo, parece muito com os cantores italianos tipo o Andrea Bocelli, sabe, bem poderosa, acho que era por isso que a Laura Pausini gostava tanto dele e os dois costumavam fazer alguns duetos.

    Eu também gosto de cantor que tem voz grave, mas não é qualquer grave, tem que ser aquele bem sensual, minha opinião é a de que se os olhos são a janela da alma, então a voz é a porta, ela também diz muito sobre a pessoa, se ela é calma, sexy, agitada, etc.

    Vc bem que poderia gravar um áudio e por no 4shared, depois postaria o link pra gente conferir.

    Andy Viper
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    vitaoma
    mas e a opinião de vocês sobre o Renato Russo, qual é?

    Cara, a voz dele é legal mas é uma voz característica dele. Não adianta vir com esse papo que "voz de fulano é igual a de ciclano" porque não é mesmo, ninguém tem voz igual a de outrem.

    Mas se a voz dele é interessante, na minha opinião? Sim, é.

    Anny_gnr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Na minha opinião acharia bom.
    Além de ser um bom cantor, Renato demostrava no minimo bastante folego.
    Acho que vc deveria apostar nesses tipos de musicas, ou talvez ate em bandas como pearl jam jah que sua voz é grave.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    vitaoma
    ... seria um elogio dizer que eu ou alguém canta igual Renato Russo? Eu adoro a voz dele, mas parece que ele tem pouca extensão vocal, às vezes parece que ele canta falando, enfim...

    Sei lá mas eu acho que Renato Russo não tinha pouca extensão vocal. Tem músicas como "Andréa Dória", "Quando O Sol Bater Na Janela Do Seu Quarto",... em que ele fazia uns graves, e daqui a pouco ia lá nos agudos, dando a impressão que ele cobria toda a faixa característica dos baixos e barítonos.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Renato Russo, na minha opinião, começou a cantar bem depois de mais velho, quando definitivamente resolveu dar mais atenção ao canto. No álbum "Equilíbrio Distante", em italiano, fiquei surpreso quando o ouvi cantar. Achei incrível.

    O meu primo mesmo (produtor/diretor atrtístico da Legião) me dizia: "o Renato tá cantando pra cara***".

    Eu acho que ele tinha um jeito de cantar característico, pq muitas vezes incorporava a forma como ele falava, naturalmente, no ato de cantar. Percebo nitidamente o deboche, a tristeza, a solidão, a ironia, etc. Então, além do timbre, a interpretação era teatral e por isso é que eu o considero o maior intérprete do rock de todos os tempos, ao lado da Rita Lee. :-)

    vitaoma

    Cara, no meu modo de ver, ter um estilo próprio é o grande lançe. Se todos ficassem me comparando ao Renato Russo, não acharia legal não pq, como disse acima, o cara tinha uma "marca registrada" na voz.

    Abs

    Sonovivo
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Eu estou vivo! https://www.youtube.com/watch?v=R0XZY1LvZ4g

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Ele canta igual o Renato Russo" - bom?