Vocalista quanto ao resto da banda

    Autor Mensagem
    Caroline Marinato
    Veterano
    # out/09


    Galera, é o seguinte.. tenho uma banda e a vocal, bom ela canta bem sim..timbre muito bom.
    Mas o que eu quero saber é o seguinte, é importante um vocalista saber tocar um instrumento? Quero dizer, ajuda em alguma coisa na percepção.. como está ficando a música, saber o tempo certo. Para poder dar opiniões se tiver que mudar alguma coisa, melhorar de um lado.

    O que eu quero saber é como da um toque pra que ela perceba que ser vocal não é apenas ter uma voz bacana.

    Alguma idéia?

    valeu

    ogner
    Veterano
    # out/09 · Editado por: ogner
    · votar


    Caroline Marinato

    A voz é um instrumento, muito complexo por sinal, e demanda tanto estudo quanto outro qualquer ou até mais...

    Tente colocar essa ideia na cabeça dela!! Precisa de estudo entre eles solfejo que ajudara tb bastante na parte ritimica entre outras coisas...

    sliderX
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Caroline Marinato
    O que eu quero saber é como da um toque pra que ela perceba que ser vocal não é apenas ter uma voz bacana.


    Chega e fala exatamente isso com jeito
    Toda e qualquer crítica contrutiva eh bem vinda numa banda

    Amizade e musica de qualidade acima de tudo
    Abraço!

    Caroline Marinato
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ogner

    eu sei, as vezes também faço aula de canto, sempre gostei muito mesmo é de cantar..só que eu tenho que sair da cidade para fazer aulas, pois professor bom aqui é complicado..

    mas quanto ao solfejo.. bom seria se tivesse um teclado né?! Eu faço back em algumas músicas e canto as em inglês (pois ela também não canta em inglês) E estou começando a sentir falta de um teclado para poder pegas as músicas certinho..

    sliderX
    hahah Eu já sou a chata da banda..vou ser a rabugeta.. aaiuhaiau

    Kamus23
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Caroline Marinato

    O que eu quero saber é como da um toque pra que ela perceba que ser vocal não é apenas ter uma voz bacana.

    Alguma idéia?


    Já toquei em 3 bandas em festivais, o problema dos vocalistas era sempre o mesmo, não perceber quando acontece uma improvisação de alguns dos instrumentos...

    Os vocalistas olhavam apenas para frente, você jamais pode esquecer que tem uma banda com você, as vezes é bom olhar para tras e ver o que vai acontecer...

    O negocio é entrosamento, não precisa ser "Expert" para perceber quando vai rolar algo diferente, e claro, saber o que fazer...

    Nunca vi uma aula de canto, mas não ensinam teoria musical?
    Se não, era melhor você saber ao menos o basico (No minimo)

    Caroline Marinato
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Kamus23
    Fiz apenas algumas aulas de canto..só respiração por enquanto...

    Quanto a seber o básico.. eu estou estudando pra não saber apenas isso. Eu quero saber como vou passar pra ela o que ela tem que estudar.. pois ela não tem noção nenhuma de nenhum instrumento.. acho que assim pensa que apenas cantar bunitinho é o suficiente.

    Prometherion
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Caroline Marinato
    hahah Eu já sou a chata da banda..vou ser a rabugeta.. aaiuhaiau

    Toda banda tem que ter um chato! Eu sou o chato da minha, encho o saco nos ensaios pro povo tocar direito. Mas acabando o ensaio volto a ser um cara legal :)

    mfraga
    Veterano
    # out/09
    · votar


    O vocalista não precisa tocar nenhum instrumento.

    A voz é o seu instrumento.

    Entretanto o vocalista não deve restringir seus estudos somente a prática vocal.

    É necessário que, como qualquer instrumentista, ele estude teoria, harmonia, solfejo, etc..para se transformar em um bom músico.
    O que acontece, de modo geral, é que por força do estudo de teoria, etc, acabam tendo alguma intimidade com o piano.

    Boa sorte com sua banda!

    Carla Andréa
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Caroline Marinato

    O instrumento é a voz, como já disseram, e é importantíssimo saber de teoria musical.
    Uma coisa que iria ajudar bastante, para começar, é saber identificar compassos e fazer leituras rítmicas das músicas (eu considero isso bastante simples), com isso saberá as entradas e saídas, as mudanças de frases musicais, etc. Sem contar que saber identificar o pulso da música é a base para o ritmo.
    =)

    Eu não sei tocar nenhum instrumento (mas pretendo por capricho hehe), mas treino MUITO o meu ouvido. Sei identificar as mudanças dentro de uma música e até improvisar se for o caso.
    Sabe uma coisa boa de treinar ouvido? É ir a um concerto, de preferência um jam session que rolam infinitas improvisações, e observar os instrumentistas e como acontece a performance de cada um.
    Sábado passado fui a uma Jam e fiquei observando... o primeiro solo era do sax ( o instrumento mais alto alí), depois a guitar acústica (o segundo mais alto), depois teclado e assim por diante. Depois todos voltavam e a música voltava de onde havia parado.


    Se ela faz aulas de canto, tem q ter teoria. Senão faz, aconselhe que faça... só tem a ganhar! Vcs poderiam se reunir para estudar música, seria um incentivo e quem sabe despertaria nela o interesse.
    Vi que vc já faz aulas, deveria convidá-la para ver como é bacana... tem sempre um jeitinho para se chegar. e vc melhor do que nós conhece a maneira dela. Vai sem medo! ;)


    Besos!

    Caroline Marinato
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Carla Andréa
    Ah.. valeu.. essa idéia de se reunir pra estudar música é uma boa.. agora só tenho que ver por onde vamos começar a estudar..
    Eu tenho uma pequena (bem pequena mesmo) base por conta das aulas de guitarra que o professor ensina teoria....

    Como seria estudar teoria assim em grupo? Eu nunca soube nem estudar para provas da escola em grupo! hauihaiuah...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/09
    · votar


    Caroline Marinato
    Carol, perceba uma coisa...

    Se vivêssemos num mundo perfeito, todo 'vocalista' faria aula de canto, estudaria música, etc. É muito bonito as pessoas dizerem que 'é preciso estudar teoria' e outras falácias, mas na hora do pega-pra-capar isso não é um diferencial. Tem um monte de gente que tem um conhecimento teórico imenso e que não consegue entoar uma melodia corretamente nem com a ajuda de um piano - e isso não é um demérito, apenas uma condição - e outras que não tem a menor noção do que é uma tríade e são perfeitamente afinadas, inclusive no improviso na abertura de vozes dobradas - como muitos cantores sertanejos, por exemplo.

    Teoria não ajuda ninguém a cantar melhor, mas pode ajudar a expressar muito melhor aquilo o que você quer passar na sua música. Ou pode ajudar a 'ler' uma melodia melhor, mas vamos combinar que estamos falando de banda e não de um coral.

    Pessoalmente eu não entendi o seu problema de fato. Ela é desafinada? Canta fora do tempo? Exagera na hora de compor? Se o problema for algum desses, não tente resolver isso sozinha. Sabe quanto vc vai sair com alguma amiga e percebe que ela está felicíssima com aquele vestido novo horrível e você percebe na hora que ficou feio? Pois é, dependendo da amiga, ela vai te ouvir e trocar o vestido ou, por outro lado, ela simplesmente vai te ignorar e ainda se sentir ofendida com o seu comentário - O que determina essas reações é o bom senso e isso é algo muito complicado.

    Enfim, é bastante produtivo, por exemplo, botar uma câmera pra gravar a banda durante o ensaio ou show. Não existe melhor terapia de auto-conhecimento do que se observar - você se espantaria com as suas expressões faciais se pudesse se ver durante um dia inteiro. Grave os ensaios e depois, na presença de todos, façam uma avaliação entre vocês dos resultados obtidos. E peça para que todos avaliem todos, afinal é um trabalho coletivo e o 'seu', depende do 'dela' pra ficar belo no final.

    Abraços.

    Caroline Marinato
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Christhian

    Bom, ela tem um bom timbre e é afinada... mas as vezes ela diz que precisa abaixar o tom de uma música sendo que ela canta músicas com tons mais altos... ou como uma vez ela queria postar um vídeo na internet só porque ela não errou a letra da musica mas a música tinha ficado horrível... e as vezes ela não entra certo na música, tem dificuldade principalmente com tempo das músicas mais lentas ...
    Não sei se é o certo dizer que falta percepção... sinto que ela fica um pouco perdida quando estamos discutindo alguma música.

    Certa vez comentei com o baterista que ela teria que ensaiar com um metronomo... mas o baterista falou que ela ensaia e que é difícil pra ela saber o tempo pois ela não toca nenhum instrumento.. não concordei com essa afirmação.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/09
    · votar


    Está claro que ela não tem conhecimento da própria voz e nem de ritmo.

    Só resta estudar mesmo. Que estude ritmo com metronomo e canto.

    Combinando essas coisas ela vai se acertar.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/09
    · votar


    Caroline Marinato
    Bom, se ela diz que precisa baixar, é bom perguntar pra ela 'baseado no que', pois em algum momento ela pode estar sentindo algum desconforto e nesse caso é melhor baixar mesmo. Sobre o vídeo na internet, denota exatamente aquela falta de senso que eu comentei.

    O jeito é filmar e pegar todo o pessoal da banda pra conversar com ela, de maneira construtiva, maternal, sabe? Como um pai / mãe que conversa com um filho, para resolver um problema importante - e não sair brigando ou discutindo, isso não leva a nada. Ou você pode gravar com a banda com você cantando (eu sei que vc canta direitinho) e mostrar pra ela as diferenças do que ela faz.

    Aconselhe-a a tomar aulas de canto tb. Será muito mais importante do que aprender a tocar algum instrumento.

    Caroline Marinato
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ela pediu pra baixar, mas aí eu só cantei o início da música pra ela e ela conseguiu cantar o resto...
    É por isso que eu penso em comprar um teclado, para pegar as músícas com ela...fazer um trabalho mais completo.. com o pouco de conhecimento que eu tenho e um teclado na mão... acho que consigo avançar bastante...se não nem sentira falta de um .. eu acho.


    Eu falo com todos para estudar e fazer aulas se possível.. aconselho até a participar aqui do forum... eu pelomenos pego altas dicas aqui....ela canta afinado.. mas se vc mostrar o tom para ela.. ou as vezes tem dificuldade em uma parte da música..mas não consegue achar uma alternativa para melhorar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocalista quanto ao resto da banda