Dúvida: Quebra de Voz

    Autor Mensagem
    McBonalds
    Veterano
    # set/09 · Editado por: McBonalds


    Olá povo,

    Eu tenho algumas dúvidas sobre esse problema que acontece principalmente com cantores iniciantes (eu inclusive hehehe).
    Sei que isso tem várias causas pra acontecer, entre elas a falta de apoio ou respiração errada. Mas eu queria saber as explicações fisiológicas pra esse "acidente". O que acontece nas pregas vocais pra sair um som tão horrível?
    Quando acontece, isso traz algum prejuízo pra saúde vocal?

    E ainda: é verdade que a voz de baixos e barítonos não quebra?

    Para quem não sabe o que é quebra de voz, é o que acontece nesse vídeo:



    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09 · Editado por: membro
    · votar


    Fisiologicamente eu não saberia dizer. (penso que as pregas raspem uma na outra). Imagino que o Christian possa explicar isso, eheh, mas sei o que causa. Tensão ou atividades vocais exageradas (cansaço vocal).

    Tem tensão, apoiou na garganta, vai quebrar, seja qual tipo de voz for.

    Essa quebra é um alerta de que alguma coisa não está certa, seja no abuso da voz como em problema de tensão (este último é absolutamente o seu caso).

    Eu já quebrei feio no Teatro Guaira porque perdi a concentração e consequentemente o apoio. De prejuízo? Só para o ego mesmo.

    Gansinho
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Kraus muito absurdo, hehe.

    McBonalds
    Veterano
    # set/09 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Gansinho
    Hehe, pois é, e no final ele ainda humilha fazendo certo O.O

    Cantante
    Eu já quebrei feio no Teatro Guaira porque perdi a concentração e consequentemente o apoio.

    O bom de se estudar técnica é isso: errar, e depois saber por que errou pra poder evitar o mesmo erro depois.
    Mas no caso deste vídeo que eu postei, você saberia dizer qual foi a causa da quebra da voz do cara? Seria tensão?

    Gansinho
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Gansinho
    · votar


    McBonalds
    Eu achei que o cara não soube nem colocar a voz, desde o começo..
    E quando tentou fazer a transição pra uma zona aguda, piorou..

    Aquilo dali é uma passagem de voz de peito pra voz de cabeça, Cantante ?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/09 · Editado por: membro
    · votar


    McBonalds
    Gansinho

    Tensão é a palavra de ordem para aquele cidadão. Vejam que ele não tem vibrato algum, a voz vem reta. Nem as notas médias entram e ainda por cima joga todo o som dentro do nariz.

    Falar a verdade ali está tudo errado. Um cara desse nível não poderia estar num master com o Kraus, mas vai saber a razão?

    Não é zona de passagem pois a nota final é um si bemol (que nessa ária é a parte mais fácil, a escrita ajuda muito).
    Me parece que ele na verdade não fez a passagem, está querendo cantar ópera tudo na voz de peito.
    Só que o resultado dele está mais pra sertanejo, e ruim, eheh.

    Gansinho
    Veterano
    # set/09 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Cantante
    Mas eu me referi ao fato do Kraus cantando aquela parte..
    xD
    Ele fez a passagem, correto? =P

    Realmente não dá pra entender como aquele cara pode estar num masterclass, ainda mais com o Kraus. Que desperdício ¬¬

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/09 · Editado por: Christhian
    · votar


    McBonalds
    Resumindo tecnicamente o que acontece ali é uma emissão vocal bem errada. O trabalho de fundamento no caso desse cara foi nulo ou mal feito.

    As cordas vocais não estão atuando como transformadores de ar em som, mas sim como válvulas para o bloqueio do ar. Isso gera tensão nas pregas vocais, no trato vocal e na musculatura da laringe em si, mesmo de laringe aberta, pois para transpor essa barreira, há uma enorme necessidade de pressão aérea - e vamos até supor que pelo trabalho de base errado, o apoio deve ser igualmente nulo.

    Pense que o sujeito ainda quer tentar fazer parecer que há energia na voz, então aplica 'intensidade' na voz, sem nenhuma utilização de ressonância alta - perceba que apesar da voz não estar totalmente na garganta, não há sensação de que a voz foi pra cima, como de maneira figurada o Kraus aponta que deve ser - e numa imagem mais 'fisiológica', na direção do véu palatino.

    Para cantar mais agudo é preciso algo fundamental (além de técnica, evidentemente): Relaxamento. Quando ele percebe a limitação de extensão e não tem recurso pra fazer a voz subir, ele aumenta a pressão aérea (novamente lembrando, sem uma cobertura funcional) - perceba o aumento de intensidade. Mas quando ele força a nota mais aguda, o corpo responde e reage dizendo: 'pra chegar ai, só relaxando meu filho...'.

    Pense: De uma tensão extrema ao relaxamento desordenado e involuntário... Estique um elástico e simplesmente passe a tesoura no meio dele e vai entender tamanho descontrole vocal.

    :)

    McBonalds
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Christhian
    Legal, obrigado pela explicação.
    Só não entendi o que você quis dizer com "laringe aberta", seria o mesmo que "laringe baixa"?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Quebra de Voz