Canto Instintivo ?

    Autor Mensagem
    SauloMansur
    Veterano
    # ago/09


    Estava pesquisando sobre canto lirico na internet, e achei um site que inicialmente me pareceu estranho. La eles dizem que o canto é instintivo, e que muitas vezes os professores de canto PERDEM muito tempo treinando elementos auxiliares (respiracao, apoio, colocacao) ao inves da propria voz.

    Pelo que sempre li aqui no forum e alguns amigos falaram, isso me soou meio bizarro. Nunca fiz aula mas, com esse objetivo em mente, resolvi procurar e encontrei isso. Como minha avo diria, me deixou com a pulga atras da orelha, rsrs.

    Eu tenho muito interesse em aprender lirico, por isso resolvi dar uma olhada nas metodologias, pra ja ter em mente na hora de escolher um professor. Nao achei nada referente na busca, e gostaria de saber se esse tal metodo é válido. Afinal, tentador ele é...

    Segue o link:
    http://www.cantolirico.info/index_arquivos/métodocantolírico.htm

    Dogs2
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Música no geral é muito instintivo, mas tentar desenvolver o canto sem técnica é como tentar construir uma casa sem ter terreno

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Tem cara de uma dessas técnicas inovadoras onde o cidadão reinventa a roda e diz que está revolucionando o mundo. O nome escolhido é bastante infeliz...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/09 · Editado por: membro
    · votar


    SauloMansur

    Os grandes cantores da história do canto lírico, tal como Pavarotti, citado no texto, tinham como base o Belcanto. Em entrevista do próprio Pavarotti ele diz:

    Uso a técnica (italiana) que todo mundo conhece

    Basta ler o livro escrito por Mario Del Monaco que cita várias vezes o estudo com Melocchi, entrevistas dadas por Pavarotti falando das dificuldades das suas aulas e de como o seu professor mostrava a maneira correta de fazer (e ele se indignava e pensava: ele faz e é homem, eu também sou homem, também posso fazer), de como ele nos primeiros seis meses só fez vocalises com vogais e de como isso ajudou, etc.

    Só digo que não concordo com uma linha que está escrito no texto de apresentação do método.

    Pela amizade que tenho, paro por aqui.

    ramon_cp2
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Na minha opiniao esse canto instintivo deve exigir muito mais do cantor. Porque o cantor terá de descobrir como cantar sozinhoo.
    Porque uma coisa é fato : Para cantar bem é preciso se conhecer!
    O cantor vai ter que descobrir sozinho por exemplo que um bom apoio é necessário para que a voz saia com maior intensidade e melhor, mesmo sem saber que isso se chama apoio.

    Aliás, essa técnica que o texto "condena" é resultado de anos de estudos de pessoas renomadíssimas. Essa técnica nos ajuda nesse processo de conhecimento do corpo.

    Essa é so a minha opiniao, podem haver outras

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Canto Instintivo ?