voz ruim na hora dos shows

    Autor Mensagem
    Tripazonga
    Veterano
    # jun/09


    eai pessoal, to voltando aos poucos aki pro forum, nunca mais tinha lido nem postado mas lembrei o qto vcs ajudam e agora q comecei a cantar resolvi aparecer denovo xD

    eu tinha uma velha historia ai de como aprender a cantar sem professor, pq aki na minha pacata cidadezinha nao se encontra nenhum, resolvi intao ir colhendo dicas e aprender sozinho mesmo...

    algum material q gravamos com a banda, ja a algum tempinho, esta aki pra se quiserem dar uma avaliada www.palcomp3.com/dirtymind

    tenho gostado bastante de cantar e achei q eu tenho evoluido tbm, nao sinto dores e nem forço a região da garganta nunca... só q de uns tempos pra ca tenho percebido q minha voz nos ensaios e bem melhor q na hora dos shows... gostaria de saber se isso eh devido a bebedeira? normalmente eu fico mto bebado antes, durante e depois dos shows, por causa da festa q ta rolando no lugar mesmo...

    queria saber intao se a bebida exagerada influi na voz ou somente no controle sobre ela...

    valeu!!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Tripazonga

    O álcool resseca as pregas vocais. Cantar com elas ressequidas faz muito mal pra voz além de prejudicar todo o processo do canto.

    Vocalistas não podem beber, cara. Não nos dias que vão cantar (essencialmente nesses).

    Assim como não podem fumar, não podem tomar coisas muito geladas ou muito quentes e um monte de coisa mais.

    Mas, daí, se tu não tá nem aí pra tua voz é outra história.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Ouvi agora metade de duas músicas do link que tu colocaste ali acima e fica ruim avaliar a voz toda cheia de autotune (mal aplicado ainda).

    E mesmo com o corretor tem muita coisa fora do tom.

    Tripazonga
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jattto

    então as bebidas dexam as pregas vocais ruins mesmo... eu tava pensando q de repente como eu ficava todo afetado isso fazia com q eu nao tivesse total contro, mas intao a bebida influencia, certo?

    eu ja to tentando parar mas as vezes eh irresistivel...

    qto aos efeitos, nos temos uma gravação de show em um festival aki da cidade e conseguimos o audio perfeito da mesa devido a um equipamento dos caras, soh q são 38mb 6 musicas... se tu tiver como baxar qlqr hora dessa la da pra ouvi direitinho nos tocando de verdade...

    vlw veio

    Tripazonga
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    http://www.4shared.com/file/101998547/768136fd/Dirty_Mind_-_Live_in_Ba lonismo_Festival.htm

    aki ta o link do tal show

    cybx
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Tripazonga

    O que ele quis dizer foi que a voz foi afinada artificialmente com um plugin chamado autotune.

    Não tem nada a ver com qualidade da gravação.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Tripazonga

    Isso que o cybx disse. ;)

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Tripazonga

    Ouvi a Sweet Child e não curti nem um pouco, cara. Se tu continuares cantando assim, daqui uns tempos não canta mais nada (e acho que não demora).

    PS: não é exagero.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    Outra coisa, a música é um baita clássico, os erros do guitarrista foram vários e ficaram muito nítidos.

    Tripazonga
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jattto

    nossa veio, nao me apavora... ta tao perigoso assim? q q eu poderia fazer? tentar cantar sem essa rasgação? na maioria das vezes sai assim ao natural... sera q ja eh sinal dela indo pro pau?

    vlw

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09 · Editado por: Jattto
    · votar


    Tripazonga

    Cara, pra mim tá indo pro saco mesmo. Não é tentar cantar sem essa rasgação é fazer aulas mesmo. Aprender tudo. Porque de técnica não tem nada ali.

    Mas é estranho porque tu mesmo deverias ouvir e perceber que tá braba a coisa. Nas gravações que tem no palco MP3, tá bem mais tranquilo, tô falando desse show no festival de balão. Parece que tu estás morrendo. A voz falta em um monte de parte. Falta fôlego, falta produção de som, falta afinação, além de a voz estar rouca e notadamente agredida, seja por bebida ou por gritar mesmo. Porque cantar com volume tem uma enorme diferença de gritar.

    Sério, man, te cuida, faz um esforço aí e acha um professor. Senão, dá um tempo, cara.

    o/

    Lezinha.m
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Tripazonga
    Concordo com o que o Jattto disse.

    Cara, esse negócio de aprender sem professor além de ser difícil é perigoso. Sem alguém para te indicar (e principalmente mostrar) a forma correta de aplicar as técnicas de canto, vc pode estar fazendo até os exercícios mais simples de forma errada e se prejudicando.
    E ainda por cima vc bebe antes dos shows... do boa, isso é uma verdadeira receita para um desastre.
    Li isso aqui, já disse pra outras pessoas e vou repetir outra vez: Quando, por exemplo, uma guitarra quebra vc pode comprar outra, já não se pode dizer o mesmo em relação as suas cordas vocais.

    Cuide-se man, para não ter algum problema sério depois.
    Boa sorte =)

    Tripazonga
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    eh rapazis, a coisa ta feia...

    Jattto

    eu percebo sim e eu to quase morrendo, inclusive essa eh a principal duvida... tipo nos ensaios eh tao tranquilo... e nos shows eh tao dificil...

    Lezinha.m

    eh eu sempre to procurando alguem pra ensinar, mas nao encotro... eu to no coral faz um tempinho e os poucos exercicios q sei aprendi la... qto a dores nunca senti, nao sei se influi... por incrivel q pareça...

    vo fazer umas gravações do insaio pra vcs sentirem a diferença e me ajudarem, afinal a unica diferença q vejo dos shows pros insaios sao o alcool e o nervosismo hehehe

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Pessoal. O que eu posso fazer de aquecimento antes de cantar num show?
    Exercícios de respiração ? Aqueles exercícios C; E; G; ^C; G; E; C ...

    Essa é nossa gravação no estúdio: http://rapidshare.com/files/237979553/Bonus1.zip.html
    Eu sou baixo e a outra vocalista é contralto.
    Quando nós gravamos num estúdio, fazemos um aquecimento antes. Nós fazemos 3 gravações, pegamos o que ficou melhor nas 3 e montamos a trilha de vocal definitiva, mas num show não tem chance. Errou. Errou!!

    Temos um show para o dia 29 de junho. Qualquer ajuda é bem vinda.
    www.adotados.hpg.com.br

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    El_Cabong

    Vá num professor de canto, faça uma aula e peça para ele passar alguns exercícios básicos de aquecimento (veja os que são bons para você, não é tudo igual para todo mundo).

    É melhor do que fazer qualquer aquecimento de qualquer jeito, que ao invés de ajudar acaba atrapalhando.

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Pessoal. Nós fizemos o show no dia 29 de junho. Foi legal, recebemos algunas elogios, mas uma coisa que quase nos matou foi a sonorização (mais precisamente o retorno).
    Não sei se os retornos estavam sem médios, ou se a regulagem da voz nos retornos estava mais baixa do que os instrumentos (diferente do que se escutava na platéia pois quem estava na platéia disse que a voz estava se sobressaindo).

    Seria legal se criássemos aqui algum tópico falando de retornos de palco para vocalistas.
    O que é o correto ?
    - O som que sai nos retornos ser um espelho do sai para o palco (mesma regulagem)
    - Nos retornos a voz ficar mais alta que para o publico, para o vocalista se escutar.
    - Nos retornos o instrumental ficar mais alto que o vocal, para que o mesmo tenha uma boa referência de afinação e ritmo.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/09 · Editado por: Christhian
    · votar


    El_Cabong
    Em apresentações grandes há dois técnicos: De PA e de retorno. São coisas distintas.

    Em apresentações menores, especialmente as que não exigem grande mobilidade, o ideal é o vocalista ter o seu retorno pessoal In-Ear, apenas com a voz, para evitar esforços ocasionados pela cobertura da banda em relação ao retorno no palco. Isso responde uma das perguntas: Vocalista deve ouvir a voz e, em menor intensidade, os instrumentos de harmonia (uma guitarra base já é o suficiente).

    A bem da verdade todos os músicos deveriam usar retornos pessoais. Certamente tocariam mais baixo e a qualidade do som do show seria MUITO melhor.

    felipegoffi
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Christhian
    A bem da verdade todos os músicos deveriam usar retornos pessoais. Certamente tocariam mais baixo e a qualidade do som do show seria MUITO melhor.


    Pura verdade... Eu ainda sonho em ensaiar em um estudio onde todos usassem apenas Fone de ouvido e o batera ficasse numa sala separada... Ninguem ia ficar com dor de ouvido nem ficar gritando para ver se consegue escutar alem de que ajuda muito na afinação da voz...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a voz ruim na hora dos shows