Canto Orfeônico x Educação Musical no Brasil

    Autor Mensagem
    Wrvieira
    Veterano
    # mai/09


    Pessoal,

    Após ver uma entrevista da fernanda Montenegro, na qual ela comenta, dentre outras coisas, sua experiência como aluna do Mestre Villa-Lobos em canto orfeônico, fui pesquisar o assunto e descobri várias coisas interessantes (como, por exemplo, que existe uma
    Lei Orgânica do Canto Orfeônico, que determinava o ensino do canto orfeônico como matéria de especialização de professores de música).

    Neste sentido, achei esse texto bem interessante, pelo aprendizado sobre o tema em si e particularmente por fazer um link com a educação musical no Brasil, um tema do qual sempre fui ferrenho defensor. Tenho plena convicção que se nosso país investisse mais em educação musical e esportes na formação das crianças, teríamos adultos bem diferentes.

    O artigo chamou minha atenção especialmente quando estabeleceu referencia à filosofia educacional aplicada por mestres como Villa-Lobos e Kodaly, como:

    1. A musica é um direito de todos.
    "A todo o povo assiste o direito de ter, sentir e apreciar a sua arte, oriunda da expressão popular ..." (Villa-Lobos, 1946, p.498)

    "Em 1690 ... a idéia de que todos poderiam aprender a ler e escrever a sua própria linguagem era no mínimo tão ousada quanto a idéia de que todos podem aprender a ler música." (Kodály, 1954, p.201)

    2. A educação musical é necessária para o desenvolvimento pleno do ser humano.
    "A música, eu a considero, em princípio, como um indispensável alimento da alma humana. Por conseguinte, um elemento e fator imprescindível à educação da juventude." (Villa-Lobos, 1946, p.498)

    "Nenhuma outra disciplina pode servir ao bem estar da criança - físico e espiritual - tanto quanto a música." (Kodály, 1929, p.121)

    3. A voz cantada é o melhor instrumento de ensino porque é acessível a todos.
    "O ensino e a prática do canto orfeônico nas escolas impõe-se como uma solução lógica." (Villa-Lobos, 1946, p.504)

    "É uma verdade longamente aceita o fato do canto ser o melhor início para a educação musical." (Kodály, 1954, p.201)

    4. Musica folclórica de alta qualidade deve ser utilizada no ensino musical.
    "O folclore é hoje considerado uma disciplina fundamental para a educação da infância e para a cultura de um povo." (Villa-Lobos, 1946, p.530)

    "... música folclórica não deve ser omitida nunca ... se não for por outra razão, que seja para manter viva ... o sentido das relações entre a linguagem e a música." (Kodály, 1951, p.173)

    5. O aprendizado musical é mais significativo quando realizado em um contexto de experimentação.
    "Antes do aluno ser atrapalhado com regras, deve familiarizar-se com os sons. Deve-se ensinar-lhe a conhecer os sons, a ouvi-los, a apreciar suas cores e individualidade." (Villa-Lobos, 1946, p.496)

    "Música não deve ser enfocada através do seu lado intelectual, racional, nem deve ser transmitida à criança como um sistema de símbolos algébricos, ou como a escrita secreta de uma linguagem com a qual ela não tem conexão. A forma correta deve abrir caminho para a intuição direta." (Kodály, 1929, p.120)

    6. Os professores de música devem ser especialmente preparados para a árdua tarefa da educação musical.
    "Onde encontrar um corpo de educadores especializados, perfeitamente aptos a ministrar à infância os ensinamentos da musica e do canto orfeônico ...?" (Villa-Lobos, 1946, p.507)

    "É muito mais importante quem é o professor de música em ... do que quem é diretor da ópera em Budapeste ... porque um diretor ruim falha uma única vez, mas um professor ruim continua falhando durante trinta anos, destruindo o amor pela musica em trinta grupos de crianças." (Kodály, 1929, p.124)

    Veja que muitos são princípios que, numa primeira análise, parecem básicos, mas na prática não são seguidos. Hoje, o acesso à educação musical para os mais carentes resume-se as almas caridosas que fazem trabalho voluntário nas comunidades e as aulas ministradas por pessoas que tocam vários instrumentos de forma genérica, muitas vezes sem conhecimento adequado, e geralmente estão vinculados à religião, ensinando frequentadores de igrejas, templos, cultos e afins.

    Não quero de maneira nenhuma parecer preconceituoso ou ofensivo nos meus comentários. Meu objetivo aqui é simplesmente debater o tema da educação musical no Brasil, baseado nas experiências do passado com o canto orfeônico - que, ao meu ver, é realmente a forma mais fácil e acessível de ensinar música e que falhou, segundo a minha ótica, quando esbarrou na capacitação docente.

    Vemos uma enxurrada de pessoas que se prestam a dar aulas sem o mínimo preparo e afetando de forma direta a formação dos jovens músicos, os quais, sem maiores condições de procurar algo melhor, acabam reféns destes "profissionais".

    O que acham? O que poderíamos fazer para mudar essa situação?

    Obs: Putz, o texto ficou enorme... Desculpem!

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
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    Quem tem vontade de mudar isso, não tem verba. Quem tem verba, não tem vontade.

    Não há muito o que se fazer :/

    Wrvieira
    Veterano
    # mai/09
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    Mahasiah
    Não há muito o que se fazer :/

    Será? Será que pressionando nossos mandatários no Congresso não poderíamos conseguir a inclusão da educação musical novamente nos currículos escolares?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
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    Wrvieira


    Olha, realmente tenho dúvidas que tenha algum resultado.
    Já faz tanto tempo que se pede isso e na verdade mesmo não tem como pressionar esse bando.

    (desanimado)

    Wrvieira
    Veterano
    # mai/09
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    Pesquisando mais sobre o tema, descobri que já existe uma lei de 2008 que torna obrigatório o ensino de música no ensino básico nas escolas. Pela lei, as escolas tem 3 anos letivos para adaptar seus currículos.

    Alguém sabia disso?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
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    E não sabia e só vou acreditar mesmo quando implantarem.

    TerraSkilll
    Veterano
    # mai/09
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    Olha, realmente tenho dúvidas que tenha algum resultado.
    Já faz tanto tempo que se pede isso e na verdade mesmo não tem como pressionar esse bando.

    (desanimado)
    (2)

    Wrvieira
    Pesquisando mais sobre o tema, descobri que já existe uma lei de 2008 que torna obrigatório o ensino de música no ensino básico nas escolas. Pela lei, as escolas tem 3 anos letivos para adaptar seus currículos.

    Alguém sabia disso?


    Tinha ouvido (lido, talvez) alguma coisa a respeito. Infelizmente (a meu ver), mais uma vez o governo tenta fazer a coisa andar na base da força, sem fornecer estrutura para tal. Ou há professores de música suficientes no Brasil para atender toda a demanda? Há material didático sendo desenvolvido para isso? Eu duvido (mas não desacredito).

    Mahasiah
    Quem tem vontade de mudar isso, não tem verba. Quem tem verba, não tem vontade.
    O pior é que alguns (poucos) tem verba e vontade, mas ficam de mãos atadas, ora por compromissos diversos, ora por enfrentarem resistência ferrenha de opositores (não falo apenas de oposição política, daquela do planalto).

    Hoje, o acesso à educação musical para os mais carentes resume-se as almas caridosas que fazem trabalho voluntário nas comunidades e as aulas ministradas por pessoas que tocam vários instrumentos de forma genérica, muitas vezes sem conhecimento adequado, e geralmente estão vinculados à religião, ensinando frequentadores de igrejas, templos, cultos e afins.
    Verdade. Eu mesmo aprendi muito do pouco que sei assim, por aí, em ong's e igrejas. Não que tenha sido ruim, pelo contrário, mas poderia ter sido melhor se fosse na escola, com um professor que tivesse plena certeza do que está fazendo.

    A saber: nem tive educação artística depois do 1° ano do ensino médio. Não sei se por falta de professores, grade apertada (passamos a ter psicologia) ou a disciplina foi riscada mesmo do currículo obrigatório. Não sei se o mesmo ocorre em outras escolas.

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