Problemas ao cantar com retorno Mic -> p.a -> caixas

    Autor Mensagem
    FeaR-ME
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: FeaR-ME


    Olá galera, sou vocal e guitarrista de uma banda de brit/indie rock, ensaiamos em estudio com microfones de qualidade, p.a, etc.

    Meu problema é o seguinte, eu treino o vocal da música em casa, tanto acompanhado do cd, ou mid do guitar pro, ou ate mesmo com minha base no violao, inclusive gravo varias vezes para distinguir erros, etc. E o resultado é satisfatório.
    Porém ao chegar no estúdio e cantar com a banda sinto maior dificuldade para cantar ouvindo minha voz passando pelos mic's e saindo pelas caixas de som, do que cantando livre em casa. O resultado não sai muitooo ruim, mas tb n sai no meu melhor como em casa.

    Queria uma ajuda séria sobre isso...
    E sobre aulas de canto eu sei q eu preciso MUITO, e eu quero demais fazer, só que eu to desempregado e quebrado, entao ta dificil neh...

    Entao vo postar aki o link que gravei em casa em cima do track original sem o vocal da musica Feeling Good do Muse. Sei que do umas vaciladas, mas eh mto dificil corrigir isso sem aulas.

    http://www.4shared.com/file/105022638/6014a75c/Marcus_-_Feeling_Good.h tml

    Não uso falsetes na musica pq eh a primeira coisa q vai embora qdo minha voz desgasta.

    Entao resumindo... Primeiro como eu resolvo o problema de cantar com o retorno das caixas. E segundo qualquer tipo de dicas e sugestoes para eu melhorar até q eu possa pagar aulas, pq n posso parar os ensaios com a banda né...

    Valeu galera, obrigado pela atenção desde já!

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    quanto ao problema do retorno envolve muitas variaveis.. tem q ver como é o tratamento acustico do lugar q tu ensaio.. como estão equalizados os instrumentos.. e blá blá..

    qq coisa q eu disser aqui será inútil pra vc...!

    quanto ao som..cara.. só ouvi o início e: apoio zero ou perto de zero que ta rolando aí.. você precisa entender o que é apoio conceitualmente e começar a pegar exercícios, principalmente de respiração e pra trabalhar o diafragma, o controle de saída do ar, etc.

    pra isso o ideal realmente é que alguem te explique e te acompanhe (como vc já deve ter lido infinitas vezes por aqui)...
    até existem alguns exercicios bem simples que se vc conseguir apenas alguém pra te explicar e fizer todo dia já podem melhorar um pouco essa questão do apoio..
    mas tb não adianta nada apoiar sem um foco de ressonancia adequado..

    então são tantos detalhes, que realmente.. não adiantam as dicas por aqui.. pq descrições não bastam..

    abraços e boa sorte

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: Jattto
    · votar


    FeaR-ME

    É preciso que o retorno fique posicionado ao teu lado pra tu te ouvires melhor. E que tua voz esteja num volume suficientemente bom com relação ao resto dos instrumentos.

    Sobre a tua gravação, tem MUITA coisa fora do tom (a maioria do que foi cantado). E, concordando com o Rmiguez, acho que tá faltando apoio (e, logicamente, respiração correta).

    []s

    FeaR-ME
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Valeu pelas criticas pessoal, isso eh mto importante pra mim.
    Eu juro q vou fazer aulas o mais rapido q eu puder!
    Mas até lá preciso melhorar pelomenos um pouco para os ensaios.. Alguem pode me dizer como eu faço para me apoiar melhor? Quero dizer... não quero exercicios, nem nada q possa prejudicar mais ainda a minha voz, só quero saber na teoria como funciona o processo do apoio, já li e reli varias vezes o topico do Christhian, e ainda n consegui compreender bem.
    Obrigado!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    FeaR-ME

    É que ele tá diretamente ligado com a respiração e sem a respiração correta não tem como apoiar. (eu acho)

    E o processo de respiração tu só vais aprender com um professor de canto ou alguém que já tenha tido aulas, faz corretamente e tem a capacidade de te explicar. Por texto, acho MUITO difícil conseguir entender e fazer certo.

    FeaR-ME
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Valew Jatto!
    Qualquer pessoa mais que quiser comentar algo é bem vinda.
    E mais uma curiosidade boba... vocês conseguem praticar a respiração abdominal normalmente nos seus dia-a-dias? Ou só se policiando?

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Vira uma coisa natural.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: Jattto
    · votar


    FeaR-ME

    Olha, fica natural como o Mahasiah falou. A minha ainda não tá, preciso me policiar muito... hehehe

    Uma coisa que eu notei é que quando eu corro, só consigo com a respiração errada, tentando a respiração diafragmática eu me sinto sem fôlego. É muito estranho, não sei o motivo disso. Mas, cantando, minha capacidade respiratória e de sustentação das notas fica muito melhor. Isso que eu nem sei se faço direito, só tive 5 aulas e nunca mais. Hehehe

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Mahasiah
    · votar


    quando eu corro, só consigo com a respiração errada, tentando a respiração diafragmática eu me sinto sem fôlego.

    Deve ser porque seu abdômen e todo o resto da musculatura dessa região ficam tensionadas quando você corre.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Mahasiah

    É! Exatamente isso! Sinto muita tensão tentando com a respiração diafragmática. Mas é muito estranho, cara. Porque é a respiração correta, ela deveria se aplicar a tudo.

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Nem todas as coisas corretas são aplicáveis o tempo todo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas ao cantar com retorno Mic -> p.a -> caixas