Autor |
Mensagem |
AnaaBanana Veterano |
# abr/09
Desculpem caso eu tenha feito algo errado, mas eu REALMENTE não achei nada sobre!
Eu nasci com a língua presa (duh!), com 12 anos fiz cirurgia, mas só foi cortada a "pontinha" do freio. Falo quase que normalmente, só engasgo um pouco em palavras com "dr", "br" e afins.
O que tá tirando meu sono é que sempre que eu leio algo sobre aquecimento vocal tem o tal exercício do "trrrrrrr" e eu não consigo vibrar a língua assim :S Aliás, tbm tenho dificuldades pra vibrar os lábios ("brrrrr"), mas acho que isso não vem ao caso, certo?
Existe algum exercício pra substituir esse?
Cheers!
|
membro Veterano
|
# abr/09
· votar
Tem outra maneira de fazer, mas não dá para explicar em texto.
Mas vc também pode usar o Zzzzzz para produzir a vibração.
Depois, tem inúmeros exercícios de aquecimento que se pode fazer e não necessariamente exercícios com R. E ainda, tem muita gente que mesmo sem ter freio na língua, não consegue vibrar a língua.
Sem problemas.
|
AnaaBanana Veterano |
# abr/09
· votar
ainda bem que pra tudo tem jeito, né? ;x LDKP´SADSAÍDASDASUD
brigada :DD
|
Lúthien Tasardur Veterano |
# abr/09
· votar
Eu não consigo haiuahaiuhuaa, horrível a sala toda fazendo e só dá eu cuspindo pra tudo que é lado tentando fazer ahauahuahua, que vergonha.
Mas esse "zzzz" ele substitui?, ou o "trrrrr" é melhor?, mesma coisa os dois??
|
AnaaBanana Veterano |
# abr/09
· votar
acontece isso comigo tbm, nem o "brrrrr" eu consigo fazer por mais de 5/7 segundos =/
|
Diego MG Veterano |
# abr/09
· votar
o brrrr eu consigo, não consigo o trrrr, o vrrrrr, e tenho aquele freio na lingua porém minha fala não é embolada!
|
Mahasiah Veterano |
# mai/09
· votar
Eu não tenho a língua presa, mas não consigo fazer vibração de língua de jeito nenhum (já venho tentando há 9 meses). Só mesmo o suficiente pra fazer o R "italiano" na hora de cantar, mas deve vibrar umas 4, 5 vezes, nada mais que isso. Mas tanto a professora de canto quanto a fonoaudióloga me pediram pra fazer a vibração de lábios no lugar. Essa sim eu consigo fazer. Com 2 ou 3 dias treinando eu casa, eu consegui fazer, e consigo manter enquanto o ar durar.
|
Christhian Moderador
|
# mai/09
· votar
Mahasiah Para aquecer, o ideal é que vc complemente a vibração de lábios com o som laríngeo (zumbido, como uma abelha mesmo), além de um encaixe de vogais com uma ressonância mais alta, com bastante atenção no foco para registrar uma posição vocal mais adequada a execução posterior.
A vibração de língua não é obrigatória, mas tem propriedades muito importantes que devem ser consideradas e vale todo o esforço em buscar uma vibração mais eficaz. Uma dessas propriedades é a terapêutica: um dos principais exercícios para tratamento de calosidades nas cordas vocais, por exemplo, são as vibrações de língua mais profundas (pra trás).
Aliterações em consonância com R ajudam a estabelecer uma linha vibratória.
|