nervosismo afeta a voz?

    Autor Mensagem
    remitheguy
    Veterano
    # fev/09


    eae gente, abs a todos...

    O nervosismo afeta a voz? ateh msm de uma forma indireta? se afeta, como passar por isso sem haver problemas?

    esses dias fui cantar em um quarteto, mas tava nervoso e desafinei mt, coisa boba.

    Naum sei se isso é resultado de uma falta de técnica (estudo á 5 meses ), ou o fator nervosismo que me atrapalhou.

    abs a todos!

    DgSS
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bingo!

    DgSS
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    suuuuucesso!

    remitheguy
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DgSS

    se você não ajudar também não atrapalhe e contribua para que o fórum de canto do FFC seja um lugar onde exista um bom nível discussões

    DgSS
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    remitheguy
    Me chinga de gay agora a pouco e fala que eu sou o sacana?
    Reveja seus conceitos rapaz!
    Espero que descubra a resposta para o tópico! :|

    remitheguy
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DgSS

    pra isso existe o OFF TOPIC....

    e BTW, vc criou um tópico gay...

    aqui não é off topic, então não venha de palhaçada pra cá, aqui é outra coisa.

    DgSS
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    remitheguy

    Espero que descubra a resposta para o tópico! :|


    Escrever uma vez não dá né?

    Espero que descubra a resposta para o tópico! :|

    aqui não é off topic, então não venha de palhaçada pra cá, aqui é outra coisa.

    Bem lembrado não? O.0

    Não quero confusão, mas observe oq fala tbm. Não gostou de piadas no seu tópico!

    Sem remorsos!
    Boa sorte no tópico!

    remitheguy
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    DgSS
    tah certo filho, desculpa se te ofendi

    CheshireCat
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    remitheguy
    O nervosismo afeta a voz? ateh msm de uma forma indireta? se afeta, como passar por isso sem haver problemas?
    Creio que sim. Nervosismo em excesso afeta geral. Se você vai fazer um discurso, dá branco. Se vai tocar piano, suas mãos tremem(acontece comigo). Se vai cantar, desafina ou a voz não sai.

    O jeito de você superar isso é estudar e ensaiar bastante, pra ter segurança, e se apresentar bastante pra ganhar confiança em si mesmo, nem que seja pra amigos ou família. Na sua trigésima apresentação você vai estar menos nervoso que na primeira, não é?

    Boa sorte ae. =)

    Victor D.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    remitheguy

    E ae!!! cara.. creio que a questão do nervosismo abala sim (na minha humilde opnião) pois pode acontecer de não se concentrar direito, querer fazer bem feito e acabar fazendo "caca"... e outra.. (pelo menos comigo) quando estou nervoso fico com o corpo tremendo, perdendo apoio.

    abraços

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/09
    · votar


    Para mim o nervosismo causa um problema sério, pois não afeta a voz em nada, até ajuda, só que a letra...pufff...desaparece da minha mente.

    remitheguy
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    CheshireCat


    isso acontece comigo tbm, tremo todinho rs....

    e tbm toco flauta transversa, e qd estou nervoso a flauta parece um bambu verde....rs

    Victor D.

    é verdade, eu fiko tão nervoso q o apoio some.


    Cantante


    em que sentidos o nervosismo ajuda na sua voz? só por curiosidade

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/09
    · votar


    remitheguy

    Velhinho, uma explicação um pouco mais técnica...

    O nosso querido amigo 'cérebro' utiliza o oxigênio para controle dos hormônios e substâncias que ele produz, afim de regular o nosso corpo. Por isso, em situações de estresse (como numa montanha russa, por exemplo) uma das primeiras reações é prender o fôlego em uma descida abrupta. Ou mesmo em situações como brigas, assaltos ou em alta velocidade em um carro, nossa respiração se 'acelera'. Outra função é regular os batimentos cardíacos, voltando na questão do controle de hormônios, como a adrenalina.

    Mas isso faz com que seja uma via de duas mãos: O estresse reflete na respiração e a respiração controla o estresse. Assim como num sistema hidráulico, toda a pressão aplicada em um lado reflete no outro e vice-versa. Portanto, SIM, o nervosismo interfere diretamente na sua voz, uma vez que, além de causar tensões, utiliza da sua respiração para tentar controlar os níveis de 'desajuste'. Porém o treinamento, além da experiência (as primeiras vezes são sempre mais traumáticas) fazem com que vc consiga domar de maneira mais consciente toda essa questão.

    Curiosidade relacionada - Pra ver como nosso corpo/cérebro é complexo: O Soluço é uma contração diafragmática ocasionada por uma irritação no nervo frênico. Somente duas coisas regulam o tal nervo no seu devido lugar: Adrenalina e CO². Por isso, prender a respiração ou tomar um susto são altamente funcionais.

    =)

    remitheguy
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Christhian

    dúvida esclarecida!!

    vlw Christian rs.

    se me perguntarem vou dar uma resposta dessa, vou parecer ateh inteligente rsrs....

    vlw msm cara, abração.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # fev/09
    · votar


    remitheguy

    Para mim por mais estranho que pareça, a voz fica solta e eu consigo um rendimento maior do que se entrasse bem calmão. É como um despertar, uma empolgação. Creio que é um "utilizar" essa situação estressante a seu favor. infelizmente com a letra das músicas não acontece o mesmo, porque dá um branco geral.
    Se eu for fazer um discurso por exemplo a voz fica mais firme e forte que o normal, mas sem ler...sem chance.

    JohnQuint
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Qualquer tipo de tensão pode afetar sua voz, cara. RE-LA-XA!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a nervosismo afeta a voz?