Aula de canto => preciso de opiniões

Autor Mensagem
Rmiguez
Veterano
# jan/09


bom.. talvez seja cedo, hoje foi minha primeira aula de canto, acho que não posso julgar ainda...

mas aí segue o que rolou:

- não teve aquecimento
- ficamos estudando intervalos, o que foi até bem interessante
- não houve uma preocupação com a forma como eu estava emitindo ou com a minha postura, apenas uma hora o prof me disse para cantar sentindo a região da máscara vibrar
- nada de exercicios de respiração, mas ele disse que vai passar
- o cara tem estudou com professores europeus, e não consegui encontrar nada sobre esses profs no google
- ele não cantou nada, e como eu tava conhecendo o cara, fiquei sem graça de pedir
- ele não usa o teclado pra fazer os execícios, mas sim o violão

enfim..

hj foi só uma aula teste... acham que devo procurar outro prof?

abs

Mahasiah
Veterano
# jan/09 · Editado por: Mahasiah
· votar


Olha, eu acho queque você não deve se preocupar com o modo como o professor dá aula, a menos que ele cometa alguma falha mesmo.

O professor não vai te pedir pra fazer 500 mil coisas ao mesmo tempo na primeira aula: postura, respiração, laringe, boca, diafragma blábláblá.
Ele vai passando conforme ele acha necessário que você faça.

No começo, minha professora só me pedia pra fazer respiração baixa e levantar o palato.
Depois foi passando coisas como o formato da boca, contração pélvica, abaixar a laringe, manter o foco, e certas coisas que alguém nas primeiras aulas não precisa se preocupar com.

Antes da primeira aula ela já me disse que não cantava pros alunos dela. Se bem que eu já a vi cantando algumas vezes, em apresentações dela em que eu compareci.

Quanto ao violão, não sei se faz diferença pro aprendizado.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


- não teve aquecimento

mau sinal.

o cara tem estudou com professores europeus, e não consegui encontrar nada sobre esses profs no google

Não quer dizer nada. Conheço gente que "estudou" com grandes e canta mal pra burro.

Sei lá meu, não parece uma metodologia interessante mas vai saber o que se passa na cabeça do cara?
Numa aula dá para julgar a competência de um professor? Nem a pau.

thiago_guitar_men
Veterano
# jan/09
· votar


faz 1 mes de aula!!!!Se aprova fica,se não cai fora,......

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


faz 1 mes de aula!!!!Se aprova fica,se não cai fora,......

naum faça isso naum.

1 mes de aula naum eh praticamente nada.

fika uns 4 ou 5 meses e ve se há alguma melhora significativa na voz, ai entaum diz como está indo.

abs

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


Mahasiah

pois é cara.. mas eu imaginava um início mais voltado pra coisas básicas como respiração, postura, etc, assim como tua professora fez.. ele já pulou pra um estudo de intervalos envolvendo emissão sem sequer ensinar como emitir. tipo.. ele foi pra um estudo que não é tecnica, é percepção e pior, sem se preocupar com a técnica.

Cantante

pois é cara.. e pra vc que tem experiência em dar aulas.. o cara me falou umas coisas que me deixaram meio cabreiro, tipo:

- "passo intervalo primeiro pq eu gosto que o aluno entenda o vocalise, acho ficar só passando vocalises muito massante"

- "minha intenção é que os alunos entedam tudo e não precisem mais de aula em pouco tempo"

fora o preço que ta beeeem barato em comparação com escolas que pesquisei.

thiago_guitar_men

pois é cara.. mas sentindo que o treco não vai funcionar logo no início, prefiro nem "perder" um mes.

remitheguy

melhora significativa na voz

não quero parecer idiota, mas não sei se eu sei verificar isso!

abs

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


- "minha intenção é que os alunos entedam tudo e não precisem mais de aula em pouco tempo"


Bom, aí o cara já falou besteira, então...

McBonalds
Veterano
# jan/09
· votar


ele não usa o teclado pra fazer os execícios, mas sim o violão

mau sinal.(2)...

Wrvieira
Veterano
# jan/09
· votar


McBonalds
ele não usa o teclado pra fazer os execícios, mas sim o violão

mau sinal.(2)...


E o que isso tem de mau? Até onde eu sei, usa-se o instrumento apenas como referência. Ouve-se a nota (ou a sequência de notas) para depois reproduzi-la pela voz. Então não consigo ver diferença entre piano, teclado, violão, guitarra ou até mesmo um escala pré-gravada no computador.

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


Então não consigo ver diferença entre piano, teclado, violão, guitarra

o teclado sempre vai estar afinado

Wrvieira
Veterano
# jan/09
· votar


remitheguy
o teclado sempre vai estar afinado

Tá bom... Deixa eu corrigir:

Então não consigo ver diferença entre piano (afinado), teclado, violão (afinado), guitarra (afinada)

Melhorou? =P

EdinhoB
Veterano
# jan/09
· votar


Faça 1 mês de aula, e aí poderás julgar um pouco seu professor, como eu nao entendo absolutamente NADA de canto nao sei dizer,
mas acho que entre o teclado e o violão, desde que estejam afinados, como falaram o teclado ira sempre estar afinado né hehehe
abraç..

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


é... esse lance do violão nem foi o que preocupou mais.. pior msm foi que eu tava com outra expectativa do q seria uma primeira aula.. e pelo que ando lendo e conversando por aí... sou o primeiro caso mesmo de uma primeira aula onde não se falou de respiração.

alias.. primeira primeira mesmo.. normalmente o pessoal canta só pro pofessor analisar os principais defeitos e poder saber de onde é melhor partir... o cara não pediu pra eu cantar.

e teve uma hora que ele mencionou apoio e perguntou: "mas vc já sabe tudo isso né?" .. fiquei pensando: da onde raios o cara tirou a idéia que eu já sei respirar adequadamente pro canto se eu acabei de dizer que nunca fiz uma aula?

já to vendo outras opções..
abs.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


Rmiguez

Pelo seu relato, eu no seu lugar sairia correndo dessa aula.

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Rmiguez

já to vendo outras opções..


Muito sábio da sua parte ^^.

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09
· votar


Run to the Hills!

remitheguy
Veterano
# jan/09
· votar


Wrvieira
Tá bom... Deixa eu corrigir:

Então não consigo ver diferença entre piano (afinado), teclado, violão (afinado), guitarra (afinada)

Melhorou? =P


e quem garante que o violão ou a guitarra vão sempre estar afinados??

e se naum estiverem, o tempo que vai ser perdido pra afinar era um tempo gasto com coisas pertinentes ao canto.

o teclado vc liga e pronto

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


Não é só isso. Além do problema da afinação, que vai variar ora ou outra, tem vocalises rápidos que vão criar um problema porque o cara vai ter que prestar atenção mais no que está tocando do que no que o aluno está fazendo.

É totalmente inviável, a posição que vc tem que ficar com um violão praticamente impede ou dificulta 100% a explicação a respeito de respiração. Ou o cara larga o instrumento a toda hora e explica.
Improdutivo e sem sentido.

Discípulo do Olavo de Carvalho
Veterano
# jan/09 · Editado por: Discípulo do Olavo de Carvalho
· votar


Acrescentando, a freqüência num instrumento de corda fica oscilando, não é exata...

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


Cantante
shoyoninja
Discípulo do Olavo de Carvalho

pois é.. depois de tudo eu conversei com ele e falei que queria mais técnica e tal.. e ele falou que ia dar, mas po.. acho que isso tinha que ter partido dele.

enfim.. já to vendo outros profs por indicação..

abs

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Rmiguez
pois é.. depois de tudo eu conversei com ele e falei que queria mais técnica e tal.. e ele falou que ia dar, mas po.. acho que isso tinha que ter partido dele.

enfim.. já to vendo outros profs por indicação..

abs


até porque se ele não passar técnica no começo o que ele vai passar?

Enfim... boa sorte ai

McBonalds
Veterano
# jan/09
· votar


Não é só isso. Além do problema da afinação, que vai variar ora ou outra, tem vocalises rápidos que vão criar um problema porque o cara vai ter que prestar atenção mais no que está tocando do que no que o aluno está fazendo.

É totalmente inviável, a posição que vc tem que ficar com um violão praticamente impede ou dificulta 100% a explicação a respeito de respiração. Ou o cara larga o instrumento a toda hora e explica.
Improdutivo e sem sentido.


Tem também a questão do timbre, que no piano é mais parecido com o timbre humano.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/09 · Editado por: Christhian
· votar


remitheguy
e quem garante que o violão ou a guitarra vão sempre estar afinados??

e se naum estiverem, o tempo que vai ser perdido pra afinar era um tempo gasto com coisas pertinentes ao canto.

o teclado vc liga e pronto


Isso é uma bobagem.

Em primeiro lugar, é simples: Usa-se um afinador para o instrumento.

Em segundo lugar, as vocalises (em geral) treinam a precisão na relação 'Execução (Emissão vocal, apoio, ressonância, foco, etc) X Cordenadores' (cérebro, ouvido). Se vai estar um 'culhonésimo' fora (porém com cordas afinadas entre si), pouca diferença fará. O mais importante é executar com precisão conforme orientado, indiferente da afinação.

Até por que a maioria da orquestras modernas já afinam os instrumentos em 448hz ~ 451hz (lá) por uma que questão de brilho. Ou seja, o cantor que encarar essas orquestras, vai desafinar por que foi treinado num piano/teclado afinado em 440hz? Não faz sentido.

Sobre a execução, sou péssimo pianista. Mas estudei violão clássico por 8 anos. Executo tudo o que tiver que fazer, sem olhar para o violão, assim como um bom pianista o faz sem olhar o teclado. Relatividades apenas.

Pra finalizar: cansei de dar aulas com o teclado, até por que tive o meu roubado há alguns anos. Tenho gravadas todas as escalas que preciso para trabalhar (aproximadamente 60 escalas) e quando encontro uma dificuldade em específico, utilizo o violão perfeitamente. É mais fácil e prático e não preciso investir de novo num instrumento que só serviria para executar escalas. Seria ilógico.

E quando tomava aulas com o Juvenal, acredite, por diversas vezes fazíamos com um bandolim.

Rmiguez
Respiração é básico, como vc sabe. Mas ele deveria ter pedido pra você cantar. É o mínimo pra ter um ponto de partida.
Acho que cabe procurar outro professor. Vou pegar uma indicação com uma amiga e passo a você.

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


Christhian

cara... valeu mesmo... to procurando bastante aqui, ja faz algum tempo.. e olha q estamos falando do Rio de Janeiro.

ir sem indicação é muito ruim!

abraço

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


segunda tentativa:
fui numa escola e dessa vez a impressao foi boa...

o cara falou q vai focar muito em respiração... explicou legal...

mas falou uma coisa que me assustou um pouco: que no início, não vale a pena eu fazer vocalises em casa (só alongamento e respiração) pq ele tem receio de que eu possa estar fazendo errado...

daí eu penso: não é praticar todo dia que melhora o canto?

abs

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/09
· votar


Rmiguez
que no início, não vale a pena eu fazer vocalises em casa (só alongamento e respiração) pq ele tem receio de que eu possa estar fazendo errado...

Acho extremamente sensato. Vocalise precisa de acompanhamento, especialmente enquanto a voz ainda está mal colocada. Forçar demais nesse momento não vai levar a nada. Aplique-se em acertar a execução - e entender tudo bem - na presença dele, para começar a estudar logo em casa.

Rmiguez
Veterano
# jan/09
· votar


Christhian

vlw cara...finalmente então.. achei um professor...

:)

abraço

Joel Melo
Veterano
# fev/09
· votar


Eu preciso fazer aula de canto. Porque sem acompanhamento de um profissional não tem condição, pois queria saber como encontrar pessoa de confiança? Pois preciso melhorar muita coisa: Eliminar tensão, adquirir técnica pra obter boa melhora na voz. Voz sem tecnica não vai a lugar nenhum.

Rmiguez
Veterano
# fev/09
· votar


Joel Melo

cara... se vc não tem alguém pra te indicar.. acho que só na base do teste..
boa sorte
abraço

OnixRose
Veterano
# fev/09
· votar


Olá pessoal, sou novata aqui, e gostaria muito de ter aulas de canto Lírico se possível em Ribeirão Preto mas não conheço nenhum professor de lá e nem os preços cobrados, alguém poderia me ajudar e se possível me dar umas dicas sobre canto lírico? Agradeço desde já, valeu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aula de canto => preciso de opiniões