vooz anasalada agudos

    Autor Mensagem
    remitheguy
    Veterano
    # dez/08


    Ai gente, minha profesora disse que quando se vai para os agudos a voz precisa fikar um poko anasalada, gostaria de saber o que vcs acham disso

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08 · Editado por: membro
    · votar


    Certamente uma coisa absurda de se dizer.

    NÃO IMPORTA SE É AGUDO OU GRAVE, o ponto focal é o mesmo.

    Por essas e outras que dá para entender esse costume que o povol tem de cantar fanhoso nos agudos.

    Cáspita!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08 · Editado por: membro
    · votar


    Apenas para complementar:

    Os sons nasais são importantíssimos. Mudam o foco de ressonância ,trazem a voz "para frente", tiram da garganta.

    Mas o limite entre o "anasalado" saudável e o fanhoso sem energia é tênue.

    Imagine vc cantar de um modo não-anasalado e quando vai para o agudo, tentar fazer isso.
    Vai contra o princípio de que a voz tem que ser única, equilibrada, e uniforme.

    Os dois extremos são ruins. Boca aberta demais, voz toda atrás perde o brilho, não tem projeção e "dentro" do nariz fica aquele negócio chato, enjoativo, voz miúda e com grande dificuldade nos agudos, pois acaba forçando muito.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/190856/

    remitheguy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    acho que entedi.... bem, um problema que eu venho tendo, é que as vezes a minha professora me explica umas coisas estranhas, diferentes do que eu já vi...

    exemplo : eu perguntei o que era voz de cabeça uma vez, e ela disse que era quando usava-se o apoio e jogava a viz um poko anasalada nos agudos...

    Perguntei o que era passagio, passagem, ela disse que nunca ouviu falar....

    seria melhor eu procurar outro professor ou continuar com ela, visto que "pra mim", em 5 meses de aula com ela, vi uma melhora sútil na minha voz, mas essas coisas que eu citei acima me deixam um poko cabreiro

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08 · Editado por: membro
    · votar


    mas essas coisas que eu citei acima me deixam um poko cabreiro

    Tem que ficar mesmo.

    Sobre a definição dela de voz de cabeça...é de doer.

    Rmiguez
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    remitheguy
    Cantante

    isso é uma coisa que me preocupa muito... aqui sempre é muito aconselhado que se busque um professor.. mas acho que não é só uma questão de bom senso escolher o professor adequado.. são muitas coisas a se analisar, e vejo que muita gente fica perdida nisso ae... eu já tive professor que me falou que forçar a garganta era normal e chegou ao cumulo de me receitar medicamento...

    professor tem que ser com indicação.. e com indicação de quem entende...

    honestamente, acho uma balela essa lista de professores do cifraclub, qq um pode se cadastrar... a boa seria se pudessemos fazer uma lista AQUI no fórum.. com indicação de professores...

    abs

    remitheguy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eh....

    vou ver se no curso onde estudo consigo trocar de professor...

    tipo, eu por tocar flauta leio bem partitura, e a minha professora as vezes naum consegue tocar no teclado os vocalizes que estão na partitura e eu ajudo ela mostrando como é....

    ah,,, bom isso, me faz lembrar de outra pergunta, é escencial que um professor de canto leia bem partitura?

    ROo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    remitheguy

    é escencial que um professor de canto leia bem partitura?
    Pra mim é essencial pra qualquer musico ainda mais ela por ser professora.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    Só quero mandar os meus 2 cents...

    Evidentemente pelo que nosso companheiro remitheguy citou, a professora está com informações erradas, infelizmente. Acho complicadíssimo alguém se propor a dar aulas e não estar preparado. Eu, pessoalmente, apesar de ter estudado violão clássico, por exemplo, não tenho o menor preparo para dar aulas e tenho consciência disso.

    Mas sempre citamos aqui a necessidade de aulas pessoalmente, com um professor. Por que? Um simples erro de compreensão pode deflagar uma 'm*rda' generalizada. Exemplo? Digamos (e só 'suponhamos') que a professora dele tenha identificado que a voz dele está totalmente horizontal, na garganta e a cobertura literalmente inútil. Mediante várias tentativas de fazer com que ele suba a voz, ao dizer a palavra 'nasal' para ele, ele conseguiu tirar a voz da garganta. Ou seja, é mais fácil baixar a voz do nariz pra máscara, para quem tem a voz nasal do que alguém que é incapaz de verticalizar a voz, usando imagens mentais mais usuais ou instruções mais simples.

    Claro que não acho que seja esse o caso, mas é importante ter bom senso em relação, inclusive, a eficácia do treinamento vocal. É importante tb dar tempo ao professor em vez de simplesmente questioná-lo por uma ou outra coisa que vc não entende, durante a explicação. Eu, pessoalmente, sou adepto de explicar absolutamente TUDO em relação a fisiologia da voz, desde de como funciona a fonação até o por que da necessidade de colocar a voz mais pra frente.

    Abraços e bom ano novo a todos!

    remitheguy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ela tbm explica, soh fiko com medo, pois como eu naum conheço, naum sei se tah certo ou tah errado rs

    Mahasiah
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    remitheguy

    Eu já teria procurado outra se fosse você.

    Fico muito feliz por eu ter encontrado uma professora que apesar de jovem seja tão competente e que não cobre tão caro :P

    minha profesora disse que quando se vai para os agudos a voz precisa fikar um poko anasalada,

    Ela muito provavelmente aprendeu técnica vocal com cantores "comerciais", e não "técnicos" necessariamente. Por isso está passando pra você da forma como aprendeu.

    Esse é um grande mal que eu vejo na américa do sul: o povo tende a gostar de vozes anasaladas.

    Vejam vocês as vozes que mais vendem por aqui: Roberto Carlos!! O cara parece o Coringa cantando...

    Outro dia estava conversando com uma amiga (que faz coral) no msn e ela me disse que um produtor chegou nela e disse que tinha interessa em fazer gravações com ela. Ela mencionou que ia começar a fazer aulas particulares e o sujeito disse que ela não devia fazer isso, porque todo professor estraga o cantor, passando técnica demais...
    E ainda disse que ela não deveria cantar com o foco de ressonância tão alto (não foram essas as palavras, mas foi esse o sentido), porque isso não vende.

    Não vou nem comentar, mas é fato que, no Brasil, o que mais vende são vozes "anasaladinhas".

    Ainda sobre recomendar o agudo anasalado, me parece alguém que não sabe usar a contração pélvica e o apoio diafragmático nos agudos, por isso manda "jogar no nariz" pra não machucar a garganta.
    Só um palpite.

    Mahasiah
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    remitheguy

    Eu já teria procurado outra se fosse você.

    Fico muito feliz por eu ter encontrado uma professora que apesar de jovem seja tão competente e que não cobre tão caro :P

    minha profesora disse que quando se vai para os agudos a voz precisa fikar um poko anasalada,

    Ela muito provavelmente aprendeu técnica vocal com cantores "comerciais", e não "técnicos" necessariamente. Por isso está passando pra você da forma como aprendeu.

    Esse é um grande mal que eu vejo na américa do sul: o povo tende a gostar de vozes anasaladas.

    Vejam vocês as vozes que mais vendem por aqui: Roberto Carlos!! O cara parece o Coringa cantando...

    Outro dia estava conversando com uma amiga (que faz coral) no msn e ela me disse que um produtor chegou nela e disse que tinha interessa em fazer gravações com ela. Ela mencionou que ia começar a fazer aulas particulares e o sujeito disse que ela não devia fazer isso, porque todo professor estraga o cantor, passando técnica demais...
    E ainda disse que ela não deveria cantar com o foco de ressonância tão alto (não foram essas as palavras, mas foi esse o sentido), porque isso não vende.

    Não vou nem comentar, mas é fato que, no Brasil, o que mais vende são vozes "anasaladinhas".

    Ainda sobre recomendar o agudo anasalado, me parece alguém que não sabe usar a contração pélvica e o apoio diafragmático nos agudos, por isso manda "jogar no nariz" pra não machucar a garganta.
    Só um palpite.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    Não vou nem comentar, mas é fato que, no Brasil, o que mais vende são vozes "anasaladinhas".

    Nem é de se estranhar isso porque basta ligar a tv e ouvir como as pessoas falam. No nordeste tudo é muito nasal, no Rio também enfim, na maioria da país é só ouvir os A's das pessoas. É quase 100% fanhoso. Nada mais lógico que o Roberto Carlos fazer sucesso.

    Ela mencionou que ia começar a fazer aulas particulares e o sujeito disse que ela não devia fazer isso, porque todo professor estraga o cantor, passando técnica demais...

    Já ouvi muito esse discurso abestado por aí. Mas o que dizer se aqui nem aula de música tem nas escolas?

    Ninguém sabe praticamente nada de canto, e professores competentes são artigo raro.

    A burrice do discurso é que eles acham que a pessoa se fizer técnica vocal vai cantar igual cantor de ópera.

    remitheguy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    e vcs acham normal ela dizer que naum sabe o que passagem?

    Mahasiah
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Sim... se ela não for uma professora de canto o.o'

    Tá, sei lá, talvez ela conheça por outro nome :x

    remitheguy
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    é rs....

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    remitheguy
    e vcs acham normal ela dizer que naum sabe o que passagem?

    Não acho nem um pouco normal.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/09
    · votar


    Lendo novamente essa frase:

    todo professor estraga o cantor

    Vejam o que é a ignorância...

    Mahasiah
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bom, se você for ver pelo lado de que os professores (geralmente) ensinam os alunos a cantarem DIREITO, e isso é coisa que praticamente não vende no brasil, ele tá certo em dizer que estragam o "cantor" xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vooz anasalada agudos