Colocando a voz na máscara

    Autor Mensagem
    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/08 · Editado por: membro


    Um modo de encontrar a famosa máscara, consiste num exercício simples.

    1 - Faça um A tapando o nariz. O som que vai sair é fanhoso, sem força, totalmente no nariz (essa é a idéia).
    2 - Agora que o som está bem fanhoso e sem brilho, sem ENERGIA, vá "tirando" (com o nariz tapado) esse A do nariz ou seja, imagine que ele está indo "contra" o nariz e não dentro do nariz.
    3- Preste muita atenção porque é bem sutil. Vá buscando um som brilhante que vai sair, logo que esse som perca essa qualidade de fanhoso, ou seja logo que vc tire de "dentro" do nariz.
    4 - Quando ele ganhar brilho e força, estará na máscara, porém, tome cuidado para não ir com esse A muito para trás. O segredo é recordar sempre o lugar e que esse lugar é muito próximo de dentro do nariz, mas [b[NÃO[/b] dentro.
    5 - Saiu do fanhoso e ganhou brilho? Pronto. Não vá com o A para o fundo da garganta!

    Uma imagem que ajuda é pensar que esse som fanhoso sai reto e para frente e que o som correto sai para frente e para cima de um ponto entre as sombrancelhas.

    Não é tão fácil de fazer como parece, mas ajuda a pensar num som de melhor qualidade.

    Gansinho
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Valeu Cantante!

    KeyboardMaster
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    O que vc quer dizer com essa tal "Mascara" ???

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jul/08 · Editado por: membro
    · votar


    Falar de voz na máscara não é uma coisa simples, mas digamos que seja a voz corretamente projetada nos ressoadores (usando como referência o ponto que citei acima) e que te dá energia e "brilho" que deve ser sentido em qualquer que seja o registro utilizado. Em graves e em agudos.

    O que coloquei no tópico é apenas um modo de ajudar iniciantes (ou não) a encontrarem um meio que faça com que o som não acabe ficando nasal demais, perdendo a energia e para aqueles que nunca ouviram falar disso consigam uma pequena melhora na qualidade do som que produzem.

    A voz "na máscara" é o ponto onde ela tem maior potência e qualidade. Não é algo fácil de se conseguir, porque envolve outras variantes, entre elas principalmente o apoio correto.

    Já dizia um grande mestre de canto: Quanto mais à frente o som está, mais perto do ouvinte.

    Como eu disse, é apenas uma dica. Um trabalho completo mesmo para realmente encontrar o ponto correto com a utilização perfeita, só mesmo com auxílio de um professor , mas acredito que tendo ao menos essa vaga informação já se obtenha algum benefício, por menor que seja.

    babidmc
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Fazendo esse exercicio com 'AAAAA' eu consigo fazer essa tal voz de mascara.
    Mas quando vou cantar fica nasal de qualquer jeito .. Cantando não tenho controle.
    ME AJUDAAAAAAAA!

    Leopold
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    babidmc

    Eu acho que vc não entendeu o espírito da coisa. Vc crê realmente que consegue resolver isso sem fazer aula? De modo algum. Isso que eu escrevi sobre a voz na máscara é só para dar um norte, e mesmo assim fica genérico. Tem que ser pessoalmente com professor, com aula e DEMORA!

    monstrona
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Leopold
    Gezuís Ò_Ó eu acho q eu tenho essa doença o q eu faço?

    gravity
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: gravity
    · votar


    Estou treinando colocação na máscara também, o negócio ta acontecendo completamente errado, só não sei como corrigir. Como o Leopold falou sobre cair na garganta, não consigo produzir esse timbre metálico sem que haja uma tensão na laringe. Ah, essas aulas só começam em março! =/

    Só mais uma dúvida, quantos tons em média há de extensão no registro de máscara?

    theblueplayer
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    gravity

    A máscara não é um registro. É um "lugar" de ressonância.

    renan.fernandez
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tive uma professora de canto que me explicou que a melhor forma de executa-lá de forma correta é emitindo a voz como se você fosse bocejar ou espirrar (você dilata as narinas, levanta o palato mole e deixa a língua no "chão da boca") claro que sem tensionar a laringe e os músculos adjacentes.
    Eu nunca consegui sentir as coisas que ela me falava, como a voz saindo pelo olho, pela face ou coisa do tipo. Aliás, não vejo a hora de voltar a cantar.

    Leopold
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    renan.fernandez

    A maneira como ela colocou é boa mesmo. Sempre com o objetivo da voz "para frente".

    lsmle
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: lsmle
    · votar


    A máscara seria o lugar correto da ressonância da voz em todos os casos? E, não sei se a colocação da voz está diretamente relacionada com o assunto, porque encontrando o lugar certo da voz, jogando-a para frente, ela parece não "quebrar" (ou quebra menos).

    (Tirando um pouco da poeira por ser um bom tópico...)

    GersonM
    Membro
    # jul/13
    · votar


    lsmle

    Se fosse responder de maneira objetiva...sim, é o lugar correto.

    Porém a colocação da voz pode variar muito dependendo do efeito desejado, e isso é necessário por conta da interpretação. Eu diria que uma voz tem que ficar bem colocada a maior parte do tempo com pequenas variações de posição para dar esses efeitos. Mas são apenas momentos em que você propositadamente e conscientemente faz isso
    E dependendo o estilo, é mais ou menos.

    lsmle
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: lsmle
    · votar


    GersonM
    Então, porque procurar um ponto certo que não force a garganta (voz para frente), seria isso a boa colocação da voz? O que seria?
    (e demora um pouco para a voz chegar nesse ponto)

    Porque sempre me é pedido que jogue a voz para frente e isso parece melhorá-la, caso contrário... =(

    GersonM
    Membro
    # jul/13
    · votar


    lsmle

    Você por acaso tentou fazer o exercício proposto? Se vc fizer e sentir as sensações descritas verá onde é o ponto e quanto para frente ele é.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Colocando a voz na máscara