Progredindo no canto.

    Autor Mensagem
    Dadin
    Veterano
    # nov/08


    Tenho 15 anos, e quero muito melhorar meu canto, para isso faço vários exercícios, quase todos os dias. Aqui estão alguns deles:

    1. Aquecimento Físico:


    1.Alongamento: de pé, levante os dois braços e vá se esticando suavemente para cima como se quisesse alcançar uma corda que está um pouco acima de sua cabeça. Mantenha os pés bem fixos no chão. De 1 a 3 minutos.
    2.Relaxamento: movimente os braços e as pernas livre e suavemente para ativar melhor a circulação sangüínea e aquecer a musculação (dê chutes curtos no vento e simule natação, por exemplo). De 3 a 5 minutos.
    3.Respiração: conforme os padrões teóricos aplicados anteriormente, trabalhe sua respiração e aproveite para entrar em estado de concentração máxima. Procure sentir o ar entrando e se espalhando em seu corpo através do sangue. Trabalhe os impulsos cerebrais para as partes do seu corpo (como leves movimentos dos dedos das mãos e pés). De 2 a 3 minutos.
    4.Acorde o diafragma: se você leu todo o capitulo anterior (duvido) sabe da relevância deste músculo. Portanto, vamos desenvolver ainda mais suas atividades; inspire e expire rapidamente dando sopapos no diafragma como se estivéssemos bombardeando o abdome. De 1 a 2 minutos.
    5.Aquecimento muscular do pescoço: abaixe completamente a cabeça (coluna reta, por gentileza) e comece a ergue-la vagarosamente até onde puder enquanto inspira. Segure o ar por algum tempo e desça a cabeça e vá soltando o ar devagar. Sincroniza o tempo do movimento com a respiração. Ou seja, o tempo do movimento deve ser igual ao da respiração. Vá retardando o tempo do movimento e da respiração aos poucos até alcançar a média de 30 segundos para levantar a cabeça (e inspirar), 10 para prender o ar e 30 para abaixar a cabeça (e expirar o ar). ATENÇÃO: observe sua capacidade. Se der para prolongar mais ainda o tempo, faça-lo. Do contrário, diminua o limite. Execute de 5 a 10 vezes nesse sentido e depois inverta a ordem do movimento e a respiração.
    6.Aquecimento muscular do pescoço II: semelhante ao exercício acima, sincronize a respiração de acordo com os movimentos do pescoço. Entretanto, troque o movimento vertical pelo horizontal; ponha a cabeça no limite que ela se move para um lado e vá virando para o outro trabalhando a respiração.
    7.Acionamento bucal: faça movimentos com a boca (caretas mesmo) para acionar a musculatura da boca; abrindo e fechando, esticando para os lados, etc.

    Aquecimento vocal:

    1.Moído: feche a boca e comece soando som "hummmmm" igual a uma vaca preguiçosa. Note que o som (grave) fica armazenado na faringe (cavidade no começo da garganta). Inicie com um tempo de 10 segundos para o som, pare, respire fundi e recomece aumentando o tempo de execução do som. 10 vezes.
    2.Fonfom: o mesmo exercício acima, desta vez, trazendo o som para o nariz.
    3.Staccato: vamos repetir o exercício 1 e 2 em staccato (você não sabe o que é staccato?). Quer dizer, som cortado em seqüências rápidas e fortes. "Hum... hum... hum... hum". Use o diafragma para impulsionar o som.
    4.Pianinho: é semelhante ao staccato, mas com uma diferença; soe baixinho.
    5.Exercício: agora de boca aberta, trabalhe nos moldes acima um "psiu" com o som de "ssssssss". 10 vezes normal e 10 staccato.
    6.Exercício: ainda seguindo o modelo anterior, execute "Zzzzzzzzzzz". 10 vezes normal e 10 em staccato.
    7.Exercício: vamos trabalhar o volume calculando o tempo de execução e dividindo em dois; do zero para o mais alto possível e daí para o zero novamente. Ou seja, vá aumentando o som e depois diminuindo. Faça duas vezes com cada som já treinado.
    8.Exercício: agora para relaxar, produza o som "Ffffffff" semelhante a um pneu vazando ar. Em seguida, uma chuva; "Xxxxxxxxx" e finalmente, uma metralhadora; "Rrrrrrrr". Para este último, coloque e tremule a língua no céu da boca. 5 vezes cada.

    E mais alguns de solfejo.

    Só que eu tenho bronquite (não sei se isso afeta), e uma pequena adenóide, e começei começar a treinar estes exercícos este ano. Gostaria de saber duas coisas:

    1. Quanto tempo mais ou menos eu levaria pra melhorar minha voz 100%?

    2. E se um deste exercícios acima não é bom.
    souMUSICOmermoedai
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: souMUSICOmermoedai
    · votar


    Dadin

    E ae colega, não sou a pessoa adequada a responder isso mas conheço aqui do fórum alguém que pode lhe responder com clareza. Pergunta pra ele, o endereço do perfil está logo abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/membro_61016.html

    ... me parece que você comprou uma daquelas aulas de canto em áudio o que não fornece acompanhamento adequado. Já tentei por esse meio e não resolveu muito não.

    Se o rapaz do fórum estiver ocupado, fale com um professor de canto pessoalmente, o que é o ideal.
    shoyoninja
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    Olha cara acho que a pior coisa que você pode fazer para tentar melhorar é exatamente exercício sem acompanhamento de um profissional.

    Pode acabar criando mais problemas do que resolvendo. Procure um professor e estuda oras.

    Sobre a as perguntas:
    1 - Apenas fazendo exercícios sem ajuda, acho difícil você ter qualquer ganho.

    2 - Acho que isso só pode ser respondido por um profissional que o conhecesse e que soubesse exatamente quais exercícios você precisa. Mas, algumas coisas como "acordar o diafragma" me parecem bem estranhas.

    Arrisca não velho.
    Dadin
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    valew pela dica, mas aproveitando o tópico queria dizer que estou meio gripado, e me sinto fraco quanto a respiração, seria bom eu não cantar estes dias, nem fazer exercícios?
    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    Eu acho que vc devia cantar justamente nesses dias, pq a garganta tá bem f*dida... ae vc acaba de f*der ela.

    Quando vc tiver sarado da gripe, ae vc continua f*dendo o suas cordas vocais fazendo exercícios sem acompanhamento de um profissional.

    Eu acho tudo isso bem saudavel. Infelizmente eu não faço essas coisas.
    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    Tenho 15 anos, e quero muito melhorar meu canto, para isso faço vários exercícios, quase todos os dias. Aqui estão alguns deles:

    O melhor conselho que posso te dar. Procure um professor.
    soundcrafter1983
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: soundcrafter1983
    · votar


    SylvioLima
    Sylvio e seus posts saudaveis, sempre.

    Prof. Rosélio Araujo
    aee o/
    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    igual a uma vaca preguiçosa

    Quanta besteira...

    Isso, façam bastante huummmm pra voz ficar bem caída, um foco de ressonância bem lá no pé. Aí tem que cantar plantando bananeira.

    E tem gente que insiste nessas coisas.

    Tenho 15 anos, e quero muito melhorar meu canto, para isso faço vários exercícios, quase todos os dias. Aqui estão alguns deles:

    E te digo mais amigo. Com isso aí vc não vai melhorar o seu canto em nada, apenas se encher de vícios numa idade bastante perigosa para se mexer com a voz. Faça bobagem agora e nunca mais vai consertar depois.

    Tá avisado.

    VAI FAZER AULA RAPAZ!
    Dadin
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    aqui na cidade onde eu moro não tem aula de canto, então é melhor eu parar de fazer exercícios e só deixar pra depois, quando eu mudar de cidade?

    Mais uma coisinha: Esse Sylvio é bem simpa´tico, duvido eu que ele seja mais prosa ruim do que eu, fora desse cifraclub.
    soundcrafter1983
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    O Chris daqui está com um projeto de Aulas via MSN, dá uma conversada com ele! Talvez ainda tenha vagas, eu tbm vo perguntar pra ele depois.

    Pelo menos o básico você consegue =D
    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    Finalmente você não ignorou alguém!

    Eu fiz isso pra ver se vc ia me ignorar também, já que vc simplesmente não deu a mínima bola para o que o shoyoninja escreveu.

    Esquece esses exercícios sem acompanhamento cara. VÊ SE ESCUTA ALGUÉM AQUI PELO MENOS UMA VEZ. E para o seu próprio bem.

    Já procurou direito pela sua cidade? Senão, a solução seria aprender o básico pela internet com o Christhian daqui do fórum mesmo.

    Abraços.
    Dadin
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Obrigado Sylvio, não notei que tinha ignorado o shoyoninja, se fiz isso peço desculpa. Mas ae, eu resolvi parar de fazer esses exercícos, e respondendo a sua pergunta aqui num tem mesmo aula, já perguntei várias pessoas, e nada!

    Dizem que qualquer um, ao menos que seja mudo ou tenha altos problemas de respiração, pode cantar, e que só canta quem tem o dom é bobage. Tomara que isso seja verdade. Então,´peço a ajudar de vocês, Christian em especial, se puder me ajudar, me add no msn, por favor, é: cesarmuril18@hotmail.com

    Toda vez que eu ignorar seis me avisam pra eu não cometer isso de novo.

    Valew Sylvio.
      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
       

      Tópicos relacionados a Progredindo no canto.