Progredindo no canto.

    Autor Mensagem
    Dadin
    Veterano
    # nov/08


    Tenho 15 anos, e quero muito melhorar meu canto, para isso faço vários exercícios, quase todos os dias. Aqui estão alguns deles:

    1. Aquecimento Físico:


    1.Alongamento: de pé, levante os dois braços e vá se esticando suavemente para cima como se quisesse alcançar uma corda que está um pouco acima de sua cabeça. Mantenha os pés bem fixos no chão. De 1 a 3 minutos.
    2.Relaxamento: movimente os braços e as pernas livre e suavemente para ativar melhor a circulação sangüínea e aquecer a musculação (dê chutes curtos no vento e simule natação, por exemplo). De 3 a 5 minutos.
    3.Respiração: conforme os padrões teóricos aplicados anteriormente, trabalhe sua respiração e aproveite para entrar em estado de concentração máxima. Procure sentir o ar entrando e se espalhando em seu corpo através do sangue. Trabalhe os impulsos cerebrais para as partes do seu corpo (como leves movimentos dos dedos das mãos e pés). De 2 a 3 minutos.
    4.Acorde o diafragma: se você leu todo o capitulo anterior (duvido) sabe da relevância deste músculo. Portanto, vamos desenvolver ainda mais suas atividades; inspire e expire rapidamente dando sopapos no diafragma como se estivéssemos bombardeando o abdome. De 1 a 2 minutos.
    5.Aquecimento muscular do pescoço: abaixe completamente a cabeça (coluna reta, por gentileza) e comece a ergue-la vagarosamente até onde puder enquanto inspira. Segure o ar por algum tempo e desça a cabeça e vá soltando o ar devagar. Sincroniza o tempo do movimento com a respiração. Ou seja, o tempo do movimento deve ser igual ao da respiração. Vá retardando o tempo do movimento e da respiração aos poucos até alcançar a média de 30 segundos para levantar a cabeça (e inspirar), 10 para prender o ar e 30 para abaixar a cabeça (e expirar o ar). ATENÇÃO: observe sua capacidade. Se der para prolongar mais ainda o tempo, faça-lo. Do contrário, diminua o limite. Execute de 5 a 10 vezes nesse sentido e depois inverta a ordem do movimento e a respiração.
    6.Aquecimento muscular do pescoço II: semelhante ao exercício acima, sincronize a respiração de acordo com os movimentos do pescoço. Entretanto, troque o movimento vertical pelo horizontal; ponha a cabeça no limite que ela se move para um lado e vá virando para o outro trabalhando a respiração.
    7.Acionamento bucal: faça movimentos com a boca (caretas mesmo) para acionar a musculatura da boca; abrindo e fechando, esticando para os lados, etc.

    Aquecimento vocal:

    1.Moído: feche a boca e comece soando som "hummmmm" igual a uma vaca preguiçosa. Note que o som (grave) fica armazenado na faringe (cavidade no começo da garganta). Inicie com um tempo de 10 segundos para o som, pare, respire fundi e recomece aumentando o tempo de execução do som. 10 vezes.
    2.Fonfom: o mesmo exercício acima, desta vez, trazendo o som para o nariz.
    3.Staccato: vamos repetir o exercício 1 e 2 em staccato (você não sabe o que é staccato?). Quer dizer, som cortado em seqüências rápidas e fortes. "Hum... hum... hum... hum". Use o diafragma para impulsionar o som.
    4.Pianinho: é semelhante ao staccato, mas com uma diferença; soe baixinho.
    5.Exercício: agora de boca aberta, trabalhe nos moldes acima um "psiu" com o som de "ssssssss". 10 vezes normal e 10 staccato.
    6.Exercício: ainda seguindo o modelo anterior, execute "Zzzzzzzzzzz". 10 vezes normal e 10 em staccato.
    7.Exercício: vamos trabalhar o volume calculando o tempo de execução e dividindo em dois; do zero para o mais alto possível e daí para o zero novamente. Ou seja, vá aumentando o som e depois diminuindo. Faça duas vezes com cada som já treinado.
    8.Exercício: agora para relaxar, produza o som "Ffffffff" semelhante a um pneu vazando ar. Em seguida, uma chuva; "Xxxxxxxxx" e finalmente, uma metralhadora; "Rrrrrrrr". Para este último, coloque e tremule a língua no céu da boca. 5 vezes cada.

    E mais alguns de solfejo.

    Só que eu tenho bronquite (não sei se isso afeta), e uma pequena adenóide, e começei começar a treinar estes exercícos este ano. Gostaria de saber duas coisas:

    1. Quanto tempo mais ou menos eu levaria pra melhorar minha voz 100%?

    2. E se um deste exercícios acima não é bom.

    souMUSICOmermoedai
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: souMUSICOmermoedai
    · votar


    Dadin

    E ae colega, não sou a pessoa adequada a responder isso mas conheço aqui do fórum alguém que pode lhe responder com clareza. Pergunta pra ele, o endereço do perfil está logo abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/membro_61016.html

    ... me parece que você comprou uma daquelas aulas de canto em áudio o que não fornece acompanhamento adequado. Já tentei por esse meio e não resolveu muito não.

    Se o rapaz do fórum estiver ocupado, fale com um professor de canto pessoalmente, o que é o ideal.

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    Olha cara acho que a pior coisa que você pode fazer para tentar melhorar é exatamente exercício sem acompanhamento de um profissional.

    Pode acabar criando mais problemas do que resolvendo. Procure um professor e estuda oras.

    Sobre a as perguntas:
    1 - Apenas fazendo exercícios sem ajuda, acho difícil você ter qualquer ganho.

    2 - Acho que isso só pode ser respondido por um profissional que o conhecesse e que soubesse exatamente quais exercícios você precisa. Mas, algumas coisas como "acordar o diafragma" me parecem bem estranhas.

    Arrisca não velho.

    Dadin
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    valew pela dica, mas aproveitando o tópico queria dizer que estou meio gripado, e me sinto fraco quanto a respiração, seria bom eu não cantar estes dias, nem fazer exercícios?

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    Eu acho que vc devia cantar justamente nesses dias, pq a garganta tá bem f*dida... ae vc acaba de f*der ela.

    Quando vc tiver sarado da gripe, ae vc continua f*dendo o suas cordas vocais fazendo exercícios sem acompanhamento de um profissional.

    Eu acho tudo isso bem saudavel. Infelizmente eu não faço essas coisas.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    Tenho 15 anos, e quero muito melhorar meu canto, para isso faço vários exercícios, quase todos os dias. Aqui estão alguns deles:

    O melhor conselho que posso te dar. Procure um professor.

    ivan_puppets
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: ivan_puppets
    · votar


    SylvioLima
    Sylvio e seus posts saudaveis, sempre.

    Prof. Rosélio Araujo
    aee o/

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    igual a uma vaca preguiçosa

    Quanta besteira...

    Isso, façam bastante huummmm pra voz ficar bem caída, um foco de ressonância bem lá no pé. Aí tem que cantar plantando bananeira.

    E tem gente que insiste nessas coisas.

    Tenho 15 anos, e quero muito melhorar meu canto, para isso faço vários exercícios, quase todos os dias. Aqui estão alguns deles:

    E te digo mais amigo. Com isso aí vc não vai melhorar o seu canto em nada, apenas se encher de vícios numa idade bastante perigosa para se mexer com a voz. Faça bobagem agora e nunca mais vai consertar depois.

    Tá avisado.

    VAI FAZER AULA RAPAZ!

    Dadin
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    aqui na cidade onde eu moro não tem aula de canto, então é melhor eu parar de fazer exercícios e só deixar pra depois, quando eu mudar de cidade?

    Mais uma coisinha: Esse Sylvio é bem simpa´tico, duvido eu que ele seja mais prosa ruim do que eu, fora desse cifraclub.

    ivan_puppets
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    O Chris daqui está com um projeto de Aulas via MSN, dá uma conversada com ele! Talvez ainda tenha vagas, eu tbm vo perguntar pra ele depois.

    Pelo menos o básico você consegue =D

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    Dadin
    Finalmente você não ignorou alguém!

    Eu fiz isso pra ver se vc ia me ignorar também, já que vc simplesmente não deu a mínima bola para o que o shoyoninja escreveu.

    Esquece esses exercícios sem acompanhamento cara. VÊ SE ESCUTA ALGUÉM AQUI PELO MENOS UMA VEZ. E para o seu próprio bem.

    Já procurou direito pela sua cidade? Senão, a solução seria aprender o básico pela internet com o Christhian daqui do fórum mesmo.

    Abraços.

    Dadin
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Obrigado Sylvio, não notei que tinha ignorado o shoyoninja, se fiz isso peço desculpa. Mas ae, eu resolvi parar de fazer esses exercícos, e respondendo a sua pergunta aqui num tem mesmo aula, já perguntei várias pessoas, e nada!

    Dizem que qualquer um, ao menos que seja mudo ou tenha altos problemas de respiração, pode cantar, e que só canta quem tem o dom é bobage. Tomara que isso seja verdade. Então,´peço a ajudar de vocês, Christian em especial, se puder me ajudar, me add no msn, por favor, é: cesarmuril18@hotmail.com

    Toda vez que eu ignorar seis me avisam pra eu não cometer isso de novo.

    Valew Sylvio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Progredindo no canto.