Tom (usei a busca)

    Autor Mensagem
    Rmiguez
    Veterano
    # nov/08


    Gostaria de saber o que, afinal, determina o tom para cantarmos (além de tessitura e extensão).
    Antes eu pensava que eu iria descobrir o "meu tom" e que esse seria o melhor para todas as músicas, e hoje vejo que, dependendo da música, o tom que fica mais confortável varia.
    A única coisa que pude imaginar que faça diferença então, é a melodia (os intervalos entre as notas da melodia), é isso mesmo?

    Agora que to entendendo um pouco de harmonia, estou com dificuldade em saber em qual tom determinadas composições minhas ficariam melhores... pq ficam igualmente confortáveis para cantar em 4 ou mais tons diferentes...

    Abs.

    remitheguy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    o melhor tom pra vc cantar eh onde a sua tessitura e extensão permitem, se vc pode cantar "confortavelmente" em 1, 2, 5 tons diferentes, escolha oq vc acha q se encaixa melhor na musica

    Rmiguez
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    remitheguy

    Pois é grande.. essa ta sendo a dificuldade :(

    Decobrir o que se "encaixa melhor" não é nada fácil, visto que antes eu pensava ser uma questão que seria respondida PARA mim e não POR mim.

    acabou ficando um trabalho muito subjetivo... mas se bobear todo processo criativo é assim msm...

    vlw!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    Rmiguez

    Conheça a sua própria voz e os limites dela primeiro. Sabendo isso você imediatamente identifica o que é bom ou não para você.

    Não tem um tom específico melhor para cantar. Tem música melhor, escrita melhor (que ajuda o cantor) e é claro, uma música que seja escrita de maneira que fique o tempo inteiro variando bem nas sua passagem de registro é ruim de cantar.

    Rmiguez
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cantante

    saquei... eh ruim de cantar mas em alguns casos fica bom de ouvir.. rs..

    mas valeu a dica.. sei que sou tenor 2 mas até hoje não parei pra analisar direito o que isso significa.

    abs

    fulanno
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rmiguez
    por exemplo aquela musica do titas(não me recordo o nome) que fala assim
    o pulso ainda pulsa

    é complicada de cantar
    huahauhauhauhauaaa

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # nov/08
    · votar


    Rmiguez

    sei que sou tenor 2 mas até hoje não parei pra analisar direito o que isso significa.

    Nada. Tenor 2 é coisa de coral pra dizer que vc não é um tenor de voz muito leve.

    Rmiguez
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cantante

    Hum... pelo que entendi vc tem razão... qualquer naipe de voz pode cantar em qualquer tom (que a tessitura permita) apenas em uma região diferente do piano.

    mas essas coisas ainda tão meio confusas... o que eu quis dizer com o tópico é que tenho que pegar cada música e ir mudando o tom até ficar adequado (praquelas que não consigo cantar no tom original) e não sei de cara pra qual tom ir... é na base do teste.

    variando bem nas sua passagem de registro

    O que quer dizer isso? o mesmo que intervalos altos?

    abs.

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Rmiguez
    mas essas coisas ainda tão meio confusas... o que eu quis dizer com o tópico é que tenho que pegar cada música e ir mudando o tom até ficar adequado (praquelas que não consigo cantar no tom original) e não sei de cara pra qual tom ir... é na base do teste.

    Ué, cara... você sorteia um tom aleatoriamente? Não sei até que ponto vai seu conhecimento teórico, então me desculpe se eu vou falar uma coisa muito óbvia agora, mas se você tá cantando digamos em lá maior e tá muito alto pra você, caia pra lá bemol ou sol maior. Até aí é óbvio ou você não sabia disso?

    Obs: não estudo técnica vocal, só posso te ajudar com a parte teórica.

    Gansinho
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Minow
    Ele tava falando sobre composições próprias dele, e ele quer saber como arrumar uma maneira de encontrar mais facilmente o tom que fica "mais bonito" pra aquela música. Por isso ele disse "qual melhor tom dentro da minha tessitura". São tons que não ficam altos ou baixos pra ele, ficam confortáveis.

    Rmiguez
    Mas cara, eu acho que é na tentativa mesmo. Acho que com o tempo tu pega o costume de achar mais facilmente o tom que combina melhor com a música.

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gansinho
    Ah sim.
    Mas continua valendo... ele faz a melodia e vê em qual tom que fica mais confortável de cantar, se tiver grave sobe, se tiver agudo desce.

    O principal é ficar confortável, mas no caso de um pianista acompanhando, ou um naipe de metais, aí a coisa já muda um pouco, o ideal seria achar um tom que não tivesse muitos acidentes pra eles também.

    remitheguy
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tbm depende mt do que vc quer transmitir através da musica.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara, estuda um pouco de teoria musical.

    Existem 30 escalas musicais em uso, 7 maiores (M) bemolizadas e 7 maiores sustenizadas, 7 menores (m) sustenizadas e 7 menores bemolizadas, mais as duas escalas modelo: Do M (modelo escala maior, equivamente ao modo grego Lidio) e la m (equivalente ao modo grego eólio). São elas:

    BEMOLIZADAS:

    Maiores:
    Do b M, Sol b M, Re b M, La b M, Mi b M, Si b M, Fa M

    Menores:
    la b m, mi b m, si b m, fa m, do m, sol m, re m

    SEM ARMADURA
    Maior:
    Do M
    Menor:
    la m

    SUSTENIZADAS:

    Maiores:
    Sol M, Re M, La M, Mi M, Si M, Fa# M, Do# M

    Menores:
    mi m, si m, fa # m, do # m, sol # m, re # m, la # m


    Cada música tem uma extensão, tendo um limite nos extremos agudos e um limite nos extremos graves. O que deve-se fazer é transpor a música para um tom que seja adequado a sua extensão e principalmente a sua região de conforto, sem forçar demais para nenhum extremo (grave ou agudo).

    Abaixo uma tabela das escalas maiores para transposição

    Maiores:
    Do b M, Do M, Do# M (ou Re b M), Re M, Mi b M, Mi M, Fa M, Fa # M (ou Sol b M), Sol M, La b M, La M, Si b M, Si M (ou Do b M).

    Se Do b M é grave, transpõe para Do M (1 semitom acima), ou para Do # M (1 tom acima), se é agudo, faz ao contrário. O ideal é um professor acompanhar e determinar o tom ideal.

    Acho que desvirtuei um pouco a real pergunta, mas como não lembro de ter visto isso escrito no fórum e já que o tópico é TOM, coloquei isso aqui. Abraço a todos.

    Rmiguez
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Rmiguez
    · votar


    Minow
    Gansinho
    Leandro Rigon

    pessoal, valeu a força mas a teoria ta tranquila...

    o problema é realmente esse que o Gansinho disse.

    Existindo mais de um tom em que fica confortável cantar uma composição minha, o processo de "escolher" em qual tom gravar a música vira uma coisa subjetiva!

    e eu não consigo ver esse lance de pequenas variações no tom mudarem a intenção (o que quero passar) com a música.

    Acho que vou acabar tendo que pegar opiniões por aí pra ver o que o pessoal acha q fica melhor!

    vlw a força!

    abs

    Lenine Matos
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Lenine Matos
    · votar


    Agora tem outra variante que não vi sendo comentado, as vezes o desconforto de certo tom está na falta de uma boa técnica de respiração.
    Vai ver você tem extensão para tal, mas não consegue pois "força" muito, mas é porque não há uma boa respiração...Apoio...

    Rmiguez
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Lenine Matos

    é verdade.. isso tenho trabalhado bastante.. e a respiração já ta bem melhor...

    vlw a dica

    Leandro Rigon
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Outra dica é a seguinte:

    Se a extensão está reazoavelmente dominada, e o critério é escolher jogar a música mais para os graves e para os agudos, é interessante ver o tipo da música. Se é algo mais introspectivo, triste, é interessante deixar em uma região mais grave. Porém se é algo mais extroveritido, vibrante, é o caso de deixar em um tom um pouco mais agudo, pois a voz terá mais brilho.

    Exemplo: quem não conhece "As rosas não falam", de Cartola. A melodia a letra é mais introspectiva, então sendo um baixo, baritono ou tenor a cantar, é o caso de deixar em um tom um pouco mais grave para o determinado tipo de voz, para não ser tão vibrante, pois a música não o é.

    Rmiguez
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Leandro Rigon

    boa cara... é algo mais ou menos nesse sentido que to precisando mesmo... essa jah é uma dica..

    mais alguma coisa na intenção da música que possa ajudar a definir se eh mais pro grave ou mais pro agudo?

    abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tom (usei a busca)