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Rmiguez Veterano |
# nov/08
Gostaria de saber o que, afinal, determina o tom para cantarmos (além de tessitura e extensão). Antes eu pensava que eu iria descobrir o "meu tom" e que esse seria o melhor para todas as músicas, e hoje vejo que, dependendo da música, o tom que fica mais confortável varia. A única coisa que pude imaginar que faça diferença então, é a melodia (os intervalos entre as notas da melodia), é isso mesmo?
Agora que to entendendo um pouco de harmonia, estou com dificuldade em saber em qual tom determinadas composições minhas ficariam melhores... pq ficam igualmente confortáveis para cantar em 4 ou mais tons diferentes...
Abs.
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remitheguy Veterano |
# nov/08
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o melhor tom pra vc cantar eh onde a sua tessitura e extensão permitem, se vc pode cantar "confortavelmente" em 1, 2, 5 tons diferentes, escolha oq vc acha q se encaixa melhor na musica
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Rmiguez Veterano |
# nov/08
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remitheguy
Pois é grande.. essa ta sendo a dificuldade :(
Decobrir o que se "encaixa melhor" não é nada fácil, visto que antes eu pensava ser uma questão que seria respondida PARA mim e não POR mim.
acabou ficando um trabalho muito subjetivo... mas se bobear todo processo criativo é assim msm...
vlw!
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membro Veterano
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# nov/08
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Rmiguez
Conheça a sua própria voz e os limites dela primeiro. Sabendo isso você imediatamente identifica o que é bom ou não para você.
Não tem um tom específico melhor para cantar. Tem música melhor, escrita melhor (que ajuda o cantor) e é claro, uma música que seja escrita de maneira que fique o tempo inteiro variando bem nas sua passagem de registro é ruim de cantar.
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Rmiguez Veterano |
# nov/08
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Cantante
saquei... eh ruim de cantar mas em alguns casos fica bom de ouvir.. rs..
mas valeu a dica.. sei que sou tenor 2 mas até hoje não parei pra analisar direito o que isso significa.
abs
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fulanno Veterano |
# nov/08
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Rmiguez por exemplo aquela musica do titas(não me recordo o nome) que fala assim o pulso ainda pulsa
é complicada de cantar huahauhauhauhauaaa
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membro Veterano
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# nov/08
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Rmiguez
sei que sou tenor 2 mas até hoje não parei pra analisar direito o que isso significa.
Nada. Tenor 2 é coisa de coral pra dizer que vc não é um tenor de voz muito leve.
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Rmiguez Veterano |
# nov/08
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Cantante
Hum... pelo que entendi vc tem razão... qualquer naipe de voz pode cantar em qualquer tom (que a tessitura permita) apenas em uma região diferente do piano.
mas essas coisas ainda tão meio confusas... o que eu quis dizer com o tópico é que tenho que pegar cada música e ir mudando o tom até ficar adequado (praquelas que não consigo cantar no tom original) e não sei de cara pra qual tom ir... é na base do teste.
variando bem nas sua passagem de registro
O que quer dizer isso? o mesmo que intervalos altos?
abs.
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Minow Veterano |
# nov/08
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Rmiguez mas essas coisas ainda tão meio confusas... o que eu quis dizer com o tópico é que tenho que pegar cada música e ir mudando o tom até ficar adequado (praquelas que não consigo cantar no tom original) e não sei de cara pra qual tom ir... é na base do teste.
Ué, cara... você sorteia um tom aleatoriamente? Não sei até que ponto vai seu conhecimento teórico, então me desculpe se eu vou falar uma coisa muito óbvia agora, mas se você tá cantando digamos em lá maior e tá muito alto pra você, caia pra lá bemol ou sol maior. Até aí é óbvio ou você não sabia disso?
Obs: não estudo técnica vocal, só posso te ajudar com a parte teórica.
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Gansinho Veterano |
# nov/08 · Editado por: Gansinho
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Minow Ele tava falando sobre composições próprias dele, e ele quer saber como arrumar uma maneira de encontrar mais facilmente o tom que fica "mais bonito" pra aquela música. Por isso ele disse "qual melhor tom dentro da minha tessitura". São tons que não ficam altos ou baixos pra ele, ficam confortáveis.
Rmiguez Mas cara, eu acho que é na tentativa mesmo. Acho que com o tempo tu pega o costume de achar mais facilmente o tom que combina melhor com a música.
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Minow Veterano |
# nov/08
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Gansinho Ah sim. Mas continua valendo... ele faz a melodia e vê em qual tom que fica mais confortável de cantar, se tiver grave sobe, se tiver agudo desce.
O principal é ficar confortável, mas no caso de um pianista acompanhando, ou um naipe de metais, aí a coisa já muda um pouco, o ideal seria achar um tom que não tivesse muitos acidentes pra eles também.
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remitheguy Veterano |
# nov/08
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tbm depende mt do que vc quer transmitir através da musica.
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Leandro Rigon Veterano |
# nov/08
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Cara, estuda um pouco de teoria musical.
Existem 30 escalas musicais em uso, 7 maiores (M) bemolizadas e 7 maiores sustenizadas, 7 menores (m) sustenizadas e 7 menores bemolizadas, mais as duas escalas modelo: Do M (modelo escala maior, equivamente ao modo grego Lidio) e la m (equivalente ao modo grego eólio). São elas:
BEMOLIZADAS:
Maiores: Do b M, Sol b M, Re b M, La b M, Mi b M, Si b M, Fa M
Menores: la b m, mi b m, si b m, fa m, do m, sol m, re m
SEM ARMADURA Maior: Do M Menor: la m
SUSTENIZADAS:
Maiores: Sol M, Re M, La M, Mi M, Si M, Fa# M, Do# M
Menores: mi m, si m, fa # m, do # m, sol # m, re # m, la # m
Cada música tem uma extensão, tendo um limite nos extremos agudos e um limite nos extremos graves. O que deve-se fazer é transpor a música para um tom que seja adequado a sua extensão e principalmente a sua região de conforto, sem forçar demais para nenhum extremo (grave ou agudo).
Abaixo uma tabela das escalas maiores para transposição
Maiores: Do b M, Do M, Do# M (ou Re b M), Re M, Mi b M, Mi M, Fa M, Fa # M (ou Sol b M), Sol M, La b M, La M, Si b M, Si M (ou Do b M).
Se Do b M é grave, transpõe para Do M (1 semitom acima), ou para Do # M (1 tom acima), se é agudo, faz ao contrário. O ideal é um professor acompanhar e determinar o tom ideal.
Acho que desvirtuei um pouco a real pergunta, mas como não lembro de ter visto isso escrito no fórum e já que o tópico é TOM, coloquei isso aqui. Abraço a todos.
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Rmiguez Veterano |
# nov/08 · Editado por: Rmiguez
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Minow Gansinho Leandro Rigon
pessoal, valeu a força mas a teoria ta tranquila...
o problema é realmente esse que o Gansinho disse.
Existindo mais de um tom em que fica confortável cantar uma composição minha, o processo de "escolher" em qual tom gravar a música vira uma coisa subjetiva!
e eu não consigo ver esse lance de pequenas variações no tom mudarem a intenção (o que quero passar) com a música.
Acho que vou acabar tendo que pegar opiniões por aí pra ver o que o pessoal acha q fica melhor!
vlw a força!
abs
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Lenine Matos Veterano |
# nov/08 · Editado por: Lenine Matos
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Agora tem outra variante que não vi sendo comentado, as vezes o desconforto de certo tom está na falta de uma boa técnica de respiração. Vai ver você tem extensão para tal, mas não consegue pois "força" muito, mas é porque não há uma boa respiração...Apoio...
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Rmiguez Veterano |
# nov/08
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Lenine Matos
é verdade.. isso tenho trabalhado bastante.. e a respiração já ta bem melhor...
vlw a dica
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Leandro Rigon Veterano |
# nov/08
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Outra dica é a seguinte:
Se a extensão está reazoavelmente dominada, e o critério é escolher jogar a música mais para os graves e para os agudos, é interessante ver o tipo da música. Se é algo mais introspectivo, triste, é interessante deixar em uma região mais grave. Porém se é algo mais extroveritido, vibrante, é o caso de deixar em um tom um pouco mais agudo, pois a voz terá mais brilho.
Exemplo: quem não conhece "As rosas não falam", de Cartola. A melodia a letra é mais introspectiva, então sendo um baixo, baritono ou tenor a cantar, é o caso de deixar em um tom um pouco mais grave para o determinado tipo de voz, para não ser tão vibrante, pois a música não o é.
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Rmiguez Veterano |
# nov/08
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Leandro Rigon
boa cara... é algo mais ou menos nesse sentido que to precisando mesmo... essa jah é uma dica..
mais alguma coisa na intenção da música que possa ajudar a definir se eh mais pro grave ou mais pro agudo?
abs
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