Cantar No tom Sozinho!? So consigo acompanhar !

    Autor Mensagem
    Ricky Hardrocker
    Veterano
    # out/08


    Galera sou baixista toco a 1 ano mais ou menos..

    o prob eh o seguinte .. na hora de cantar tocando violao ou o proprio baixo msm .. nao consigo entrar nem continuar cantando no tom..

    so consigo achar o tom e cantar qndo tem alguem cantando perto .. ai consigo cantar dentro do tom junto com a pessoa .. mas se a pessoa parar de cantar e eu continuar eu saio..

    minha percepçao musical ainda esta desenvolvendo .. tiro o tom das musicas e algumas notas .. mas nao a musica inteira ainda..

    qndo dou as notas no braço do instrumento consigo alcanca-las com a voz numa boa..

    oq está acontecendo ? oq devo fazer para conseguir cantar sozinho no tom?

    sei q o certo seria fazer aulas .. mas no momento nao tenho disponibilidade de tempo nem dinheiro =/..

    Agradeço desde já.
    Abraços

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08 · Editado por: membro
    · votar


    sei q o certo seria fazer aulas .. mas no momento nao tenho disponibilidade de tempo nem dinheiro =/..

    meu, se vc já sabe o que deve ser feito...faça. Quando a gente quer muito uma coisa acaba dando um jeito, achando uma solução criativa. O resto seria perda de tempo.

    Agora se apesar dos seus esforços a coisa não tiver jeito, como recurso desesperado pegue músicas que te interessam e que não forçam a sua voz e cante junto com o CD....fazer o que...

    Renan Russo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ricky Hardrocker

    Timbre é dom e saber cantar é prática. Aprender a cantar requer esforço e trabalho, talvez isso vá melhorando com o passar do tempo que seu ouvido vá desemvolvendo-se. Fazer um bom curso é a melhor escolha; existem vários ótimos cursos de graça por aí, na internet tem aos montes (Progamas e tal). Você sabe Solfejo??? É escêncial para o aprimoramento tonal do músico, além de ser muito importante para a leitura de partituras.
    Um cantor que ñ tem timbre nenhum mas, sabe cantar é Vinícius de Moraes, mesmo ñ tendo um dom vocal conseguiu ser um dos maiores músicos brasileiros.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08 · Editado por: membro
    · votar


    existem vários ótimos cursos de graça por aí, na internet tem aos montes

    Ô, ótimos! Por isso que tem um monte de cantor bom que aprendeu na internet em cursos de graça.

    Antes cantar só com o que a natureza deu do que ir atrás desses cursos fajutos que na verdade só estragam a voz alheia.

    Renan Russo
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cantante

    Existem vários músicos ótimos que são auto-ditadas, como Yamandu Costa, e não precisaram de professores p/ chegarem à esse nível de virtuosos profissionais. Apreder depende de cada um, ñ somento do curso que faz, veja o exemplo de Ana Maria Braga, que fez curso de canto e... sem comentários.

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Ai vc está comparando instrumentos diferentes.
    O violão vc consegue aprender sozinho, e se não tomar cuidado pode se ferrar com má postura e outros vícios q um professor se estivesse perto arrumaria.

    A voz precisa de ajuda de um profissional, pois se trata de sua saúde!

    Gansinho
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Renan Russo
    Exatamente como o busterchair disse, não compare nenhum instrumento com a voz. A voz é algo completamente diferente.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    Renan Russo

    instrumentista é outra conversa. No canto tem que estudar.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    Renan Russo
    Existem vários músicos ótimos que são auto-ditadas, como Yamandu Costa, e não precisaram de professores p/ chegarem à esse nível de virtuosos profissionais. Apreder depende de cada um, ñ somento do curso que faz, veja o exemplo de Ana Maria Braga, que fez curso de canto e... sem comentários.

    Instrumento não tem nada a ver com voz. Aula de canto tem mais a ver com aula de arte-marcial do que com aula de violão. Já viu mestre de Karate auto-didata?

    busterchair
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Mestre Miagui!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    busterchair
    auahuahua \o\

    Pior é que o nome do velho era bem parecido com o meu, só mudava uma letra... pensa nas piadas, quando eu era muleque! ahauhau

    Abrax

    mum
    Veterano
    # out/08
    · votar


    A voz precisa de ajuda de um profissional, pois se trata de sua saúde!

    Apenas me intrometendo:

    Instrumento nao se trata de saude tb? Não é possível conseguir uma tendinite utilizando postura errada, zoar coluna e tal? Assim como a voz pode lesionar as cordas vocais por mal uso.

    Acho que em ambos casos é importante ter um professor para o auxilio, pelo menos no começo. Depois de um tempo acho que é possível continuar desenvolvendo-se sozinho.
    Mas claro, existem casos a parte de pessoas que aprenderam sozinhas e hoje são mestres no que fazem. mas são raras exceções. (quantos mais além de yamandu costa vocês conhecem que tocam daquele jeito sem fazer aulas?)

    Abraços.

    shoyoninja
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Christhian

    Pior é que o nome do velho era bem parecido com o meu, só mudava uma letra... pensa nas piadas


    Pó deixar. :P

    mum
    Instrumento nao se trata de saude tb? Não é possível conseguir uma tendinite utilizando postura errada, zoar coluna e tal? Assim como a voz pode lesionar as cordas vocais por mal uso.

    Até existe... Mas no canto os "riscos" são bem maiores. São quase que certezas: se cantar errado, você VAI ter problemas.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    mum
    Instrumento nao se trata de saude tb? Não é possível conseguir uma tendinite utilizando postura errada, zoar coluna e tal? Assim como a voz pode lesionar as cordas vocais por mal uso.

    A analogia não serve, por um motivo simples.

    Sim, é possível que você acabe com uma tendinite ou escoliose tocando violão errado. Mas um profissional só de te olhar seria capaz de corrigir elementos posturais em você. Ele 'pegaria' no seu braço, indireitaria sua coluna, etc.

    Tratando-se de voz, é tudo interno. Não tem como saber saber se está tudo certo só olhando, nem tem como tocar num 'músculo' e dizer 'relaxa esse', até por que muitos músculos só relaxam por simpatia (dependem de outros fatores). Tem que ver, ouvir, instruir e em muitos casos, buscar explicações com imagens mentais que só aquele aluno vai conseguir entender - afinal a compreensão de cada um é diferenciada.

    Acho que mesmo no violão, pra se atingir altos níveis é necessário acompanhamento full time, mas realmente uma iniciação como vc citou, postural, já seria algo interessante, tratando-se de saúde. No canto, quanto mais você estuda, mas no extremo se leva a voz, incorrendo em riscos constantes de lesões, que podem não ser simplesmente percebidas, cobrando seu preço a médio prazo.

    mum
    Veterano
    # out/08
    · votar


    shoyoninja
    Concordo, é mais delicado.

    Mas achei que o comentário feito foi idolatrador demais hehehehe.

    mum
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Christhian

    Concordo contigo que a analogia nao pode ser feita.
    O que eu quis dizer, é que os problemas de saude nao acontecem apenas com cantores, instrumentistas também são afetados.
    E lógico, quanto maior o acompanhamento de um professor, menor o risco de sair sem o braço, usando botinha ortopédica ou charles chaplin.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    mum
    Entendo.

    Mas veja, normalmente quando se fala a palavra 'técnica' associa-se imediatamente a coisas como 'virtuose', por exemplo. Basta ver o exemplo citado, do Yamandú.

    Técnica vocal tem muito mais a ver com saúde e longevidade vocal do que necessariamente com virtuose, percebe? Essas analogias todas anteriores remetem a isso e é um erro grave.

    Abraços.

    mum
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Christhian

    Claro, tem a diferença. Creio que um guitarrista com tendinite tem muito mais chances de continuar a tocar do que um cantor que ta com a corda vocal arrebentada voltar a cantar.

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    Você sabe Solfejo??? É escêncial

    Como diriam no OT, parei aqui!

    :O



    Christhian

    É impressionante a paciência e responsabilidade que tu tens com este fórum. Realmente acho muito complicado existir outra pessoa que possa ser um moderador tão competente. Não estou puxando saco, é a verdade. Eu mesmo não conseguiria ter tanta paciência em ficar repetindo algumas coisas na maioria dos tópicos... hehehe

    Abraço!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    veja o exemplo de Ana Maria Braga, que fez curso de canto

    Isso procede???

    shoyoninja
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cantante

    veja o exemplo de Ana Maria Braga, que fez curso de canto

    Isso procede???


    Fazendo uma busca pelo Sr. Google, descobri que ela tem um CD gravado e que em entrevista ela disse exatamente:

    "Se isso acontecer, vou tentar melhorar, vou fazer aulas de canto, apesar de achar que não tem nenhuma vergonha neste CD"

    O "isso" seria uma reação positiva do público...

    Corram para as colinas.

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    shoyoninja
    Fazendo uma busca pelo Sr. Google, descobri que ela tem um CD gravado
    Meniiiina! Solta os cachorros! <o>

    Gansinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Jattto
    Puxa-saco! xD

    Christhian
    Eu sou faixa preta de Karate, e muita coisa eu aprendi sozinho xD (tô só querendo encher teu saco. auhsdhuasd)
    É claro que se precisa de um professor :P

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Renan Russo
    vários ótimos cursos de graça por aí, na internet tem aos montes (Progamas e tal).

    Eu acho que esses cursos ajudam as pessoas que já sabem alguma coisa de canto. Para quem quer começar, eu não acho recomendável. Partindo do princípio que a voz é única, ou cada pessoa tem o seu timbre e etc...E aprender ou melhorar a forma de cantar através de métodos escritos e não com o acompanhamento de um professor, é meio complicado. Não dou este conselho a ninguém. Não sei a opinião dos outros.
    Um abraço

    Gansinho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo

    Não é "meio complicado", eu digo que é quase impossível, porque eu já tentei, hehe.
    Eu não acho impossível ter alguma evolução sozinho não, porém esses exercícios não ajudam praticamente nada se feitos sem o auxílio de um professor.

    MatheusFarage
    Veterano
    # out/08
    · votar


    ouça bem a musica e cante igual ao cantor, no mesmo tom

    MatheusFarage
    Veterano
    # out/08
    · votar


    sou guitarrista, nao sei nada de tecnica de canto.
    eu uso esse modo para cantar(quebra galho)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar No tom Sozinho!? So consigo acompanhar !