cantar "de cor"?!? - coral

    Autor Mensagem
    Giancarlo-SSA
    Veterano
    # out/08


    frequento um coral onde muito poucos lêem partituras.
    Entao penso que mais ainda ensaios prévios antes de apresentações são indispensáveis...
    contudo o maestro fala em cantar "de cor" e eu sinceramente fico chocado!
    Isso porque eu leio as partituras e vejo que os "antigos" que cantam "de cor" cantam muita coisa errada! Erros que chegam a ser grosseiros!
    do mesmo jeito que nao vejo orquestras tocando sem partitura, penso que coral deveria ser assim tambem, e jamais se apresentar sem ensaio prévio...
    o que acham? estou sendo rígido e paranóico demais?
    cheguei a pensar em largar o coral...

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    frequento um coral onde muito poucos lêem partituras.

    90% deles (ou mais).

    o maestro fala em cantar "de cor" e eu sinceramente fico chocado!

    Chocado é? hum...eu hein.

    Depois mais, de que adianta dar uma partitura na mão de quem não sabe o que tem na frente dele? Tem mais é que cantar de cor mesmo não acha?

    Dogs2
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Também acho horroroso esses corais que cantam de cor, sai muita coisa errada e poucos dos que eu ouvi são afinados. O pessoal devia parar de frescurite e estudar solfejo logo de uma vez por todas

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Hum... No coral da minha escola de música(que sofre de uma terrível falta de homens, não tem nenhum baixo <o>), acho que só uma ou duas pessoas não lêem partitura. Ter a partitura ajuda a ter uma noção, mas confesso que mesmo com a partitura eu ainda tenho dificuldade de pegar o tom certo sem acompanhamento de piano. (exceto nas músicas que a gente já tá cantando há meses) Normalmente eu vou subindo. <o>


    (o samba de uma nota só eu sei cantar de cor... =P)

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Giancarlo-SSA
    frequento um coral onde muito poucos lêem partituras.


    contudo o maestro fala em cantar "de cor" e eu sinceramente fico chocado!

    Mesmo que os integrantes do coral não saibam ler partitura, coloca só a letra da música, porque pior que desafinar um pouco na hora da apresentação é errar a letra da música.
    Um abraço

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    Nem no coral do Guaira de Curitiba - na época que o teatro tinha um coral é claro - todo mundo sabia o que era uma partitura.
    Tirando os corais onde o pessoal tem que fazer testes de solfejo antes de entrar, de resto, o problema é o mesmo.

    Agora, pensando pelo lado do pessoal que canta, que trabalha em outra coisa e normalmente vai cantar num coral e não ganha NADA pra isso, é meio difícil que o cara tenha motivação para estudar solfejo ou qualquer outra coisa.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cantante
    cantar num coral e não ganha NADA pra isso

    Aquí na cidade tem um coral muito bom, e 80% dos integrantes não sabem ler partitura. E nem por isso perde a qualidade músical. Fazem por prazer, por terapía, sei lá. Eu apoio totalmente essas pessoas que querem cantar em um coral e não querem aprender partitura. Cantar faz bem "prá" alma, independente da partitura.
    Um abraço

    Giancarlo-SSA
    Veterano
    # out/08
    · votar


    sim, mas o problema principal nao é cantar sem partitura, mas cantar "de cor"... tudo errado!!!

    o coral sem partitura, na minha opiniao, deve redobrar esforços de ensaiar e repetir tudo antes de cada apresentação, e nao cantar "de cor" algo que cantou há meses atrás!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Giancarlo-SSA
    o coral sem partitura, na minha opiniao, deve redobrar esforços

    Se o maestro acha que dá para cantar de cor, porque não? Eu continuo achando que deve ter a letra da música. E ensaiar um coral não é tão difícil. Voce acha que o maestro é capacitado? Tem confiança no que ele passa para o coral? Troca idéia com ele, é bem mais saudável.
    Um abraço

    Giancarlo-SSA
    Veterano
    # out/08
    · votar


    capacitadíssimo!
    mas é quando a displicência começa a comprometer a competência...
    vou ver se melhora, mas ando pensando em largar...

    a objeção é a que eu disse,
    o maestro "acha" sim, mas eu ouço os erros.

    OBS; pior de tudo é que o repertorio nao é popular, é de musica sacra!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Giancarlo-SSA
    mas ando pensando em largar...

    Quer um conselho? Não saia do coral. Porque com certeza voce vai fazer falta. E depois de voce sai mais um e mais outro, depois voce mesmo vai perguntar: Cadê o coral? Já fui maestro de coral de igreja, e eu ficava muito triste quando alguém saía. Converse com o maestro, fale "pra" ele o que voce está pensando.
    Um abraço

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/08
    · votar


    Quer um conselho? Não saia do coral. Porque com certeza voce vai fazer falta

    Já fui maestro de coral de igreja, e eu ficava muito triste quando alguém saía.

    Bom, mas aí tb não dá para ficar num coral ruim ou onde vc não se sente bem por causa da tristeza do maestro, certo? E fazer falta é relativo. É até bom fazer falta num coral onde o nível não é aquele que vc espera.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    dos corais que já acompanhei é praticamente a mesma coisa
    90% não sabe partitura, o resto que sabe foi porque alguma vez já mexeu com música e tentou aprender teclado, flauta doce...

    mas mesmo não sabendo partitura e tendo ela na frente o pessoal dos 90% acaba entendendo alguma coisa
    na linguagem deles:
    bolinha mais alta a nota é mais aguda
    bolinha branca dura mais
    as grudadinhas é rapidinho
    aquela minhoquinha é uma pausa

    e também eles tem uma visão das outras vozes

    Giancarlo-SSA
    Veterano
    # out/08
    · votar


    concordo com todos os 3 ultimos posts!!!
    tentarei ter um pouco de paciencia e conciliar todos os 3 pontos de vista.
    muito interessante,
    Agradeço!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cantar "de cor"?!? - coral