"harmonizar" (dobrar) voz

Autor Mensagem
    feker
    Veterano
    # out/08 · Editado por: feker

galera
    nao encontrei com a busca

nao sei se estou procurando com o termo certo, sou guitarrista

e quero saber como cantar junto com a voz principal mas 'em outro tom'...

na verdade quero saber qual a teoria para definir em q tom a segunda voz cantará

abraço

EDIT:
    se alguem quiser entender melho q eu to falando escuta essa musica: http://www.youtube.com/watch?v=T98idpdtzMI

logo no começo eles fazem o q eu to falando.. duas vozes cantando em tons diferentes

fernando0877
    Veterano
    # out/08 · Editado por: fernando0877
    · votar

O termo é "segunda voz" ou "2ª voz" .. hehe
    A teoria é vc formar um acorde de vozes... assim como um acorde de G é formado por 3 notas = G - B - D. Então... junte mais dois amigos"afinados" e faz ááá em G, outro em B , outro em D.. "bingo!" acorde de G. As vozes de um coral funcionam como notas formando acordes...
    Se a musica for em tom de C e vc cantar a 2ª voz toda ela em nota C, muito provavelmente vá fechar por vc não sair da escala / harmonia .. assim como um solo em dueto vc tem que estar na mesma escala, dentro da harmonia.

Mas o lance é praticar... Ouça bastante músicas que a segunda voz apareçam bem, Beatles, IRA!, chitãozinho e chororó (hehe)... canta junto... depois treina musicas conhecidas: grava a primeira voz e canta a 2ª em cima.
    Se vc tiver bom ouvido com o tempo vc consegue criar estas vozes de improviso.

feker
    Veterano
    # out/08 · Editado por: feker
    · votar

hummm
    acho que entendi cara

mas então no lance do acorde de vozes, se quisermos colocar 3 vozes em uma determinada frase da música e a música for em G:
    eu posso cantar em B e uma terceira pessoa em D

é isso?

esse cantar em B que eu digo é cantar a música como se as guitarras e o baixo estivessem tocando ela em B?

gostei da idéia de gravar, até ja fiz isso com beatles, identificar as vozes nao é TAO difícil.. o pior é criar a segunda voz em uma música própria

agradeço ae a resposta

Black Velvet
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Black Velvet
    · votar

Pra mim uma ótima referencia de hamonização de vocais é o Queen. Tenho um dvd deles, o Making off do "A Night at the Opera" e em certa hora fala sobre como eles conseguiram esse trabalho maravilhoso de harmonia vocal tão característico deles. Se vc puder assistir, vai ser de grande ajuda. ;)

EDIT: Ou então entre pra algum Coro de vozes mistas, acredite, ajuda muuuuuito.

feker
    Veterano
    # out/08
    · votar

vou tentar assistir sim cara... nao sei como, mas vou procurar

outra coisa
    eu nunca tinha frequentado este tópico

alguem sabe se existe artigos na net sobre este tema?

Rob_Nicolau
    Veterano
    # out/08
    · votar

isso se chama Back vocal, né ? xD

quero saber como cantar junto com a voz principal mas 'em outro tom'...
    ___

Não cara, outro tom não :)

o Tom é o mesmo, o que muda é a linha da melodia...

se a Musica esta em G, vc tbm vai cantar em G, só que usando outras notas.

as mais frequentes são terças, quintas e oitavas ;)

Se a música for em G eu posso cantar em B, como se as guitarras e o baixo estivessem tocando ela em B?
    ___

Se é G.. É G! xD

se o Vocalista dá uma nota G e logo depois , um A, ele subiu um tom, certo??

se vc estiver fazendo o backing usando terças, enquanto ele sustenta o G, vc estará no B... mas o fato de ele
    ter subido 1 tom, não significa q vc tbm tenha q subir 1 tom imitando a linha dele...

se o Tom da música for G maior, o A vai ser Am... e a terça menor de A é C.. então vc vai subir apenas Meio tom enquanto ele sobe 1 inteiro!!!

entendeu o exemplo?

feker
    Veterano
    # out/08
    · votar

cara
    valeu ae por toda a teoria

eu entendi sim

vou tentar aplicar na prática

abração

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura