Autor |
Mensagem |
feker Veterano |
# out/08 · Editado por: feker
galera nao encontrei com a busca
nao sei se estou procurando com o termo certo, sou guitarrista
e quero saber como cantar junto com a voz principal mas 'em outro tom'...
na verdade quero saber qual a teoria para definir em q tom a segunda voz cantará
abraço
EDIT: se alguem quiser entender melho q eu to falando escuta essa musica: http://www.youtube.com/watch?v=T98idpdtzMI
logo no começo eles fazem o q eu to falando.. duas vozes cantando em tons diferentes
|
fernando0877 Veterano |
# out/08 · Editado por: fernando0877
· votar
O termo é "segunda voz" ou "2ª voz" .. hehe A teoria é vc formar um acorde de vozes... assim como um acorde de G é formado por 3 notas = G - B - D. Então... junte mais dois amigos"afinados" e faz ááá em G, outro em B , outro em D.. "bingo!" acorde de G. As vozes de um coral funcionam como notas formando acordes... Se a musica for em tom de C e vc cantar a 2ª voz toda ela em nota C, muito provavelmente vá fechar por vc não sair da escala / harmonia .. assim como um solo em dueto vc tem que estar na mesma escala, dentro da harmonia.
Mas o lance é praticar... Ouça bastante músicas que a segunda voz apareçam bem, Beatles, IRA!, chitãozinho e chororó (hehe)... canta junto... depois treina musicas conhecidas: grava a primeira voz e canta a 2ª em cima. Se vc tiver bom ouvido com o tempo vc consegue criar estas vozes de improviso.
|
feker Veterano |
# out/08 · Editado por: feker
· votar
hummm acho que entendi cara
mas então no lance do acorde de vozes, se quisermos colocar 3 vozes em uma determinada frase da música e a música for em G: eu posso cantar em B e uma terceira pessoa em D
é isso?
esse cantar em B que eu digo é cantar a música como se as guitarras e o baixo estivessem tocando ela em B?
gostei da idéia de gravar, até ja fiz isso com beatles, identificar as vozes nao é TAO difícil.. o pior é criar a segunda voz em uma música própria
agradeço ae a resposta
|
Black Velvet Veterano |
# out/08 · Editado por: Black Velvet
· votar
Pra mim uma ótima referencia de hamonização de vocais é o Queen. Tenho um dvd deles, o Making off do "A Night at the Opera" e em certa hora fala sobre como eles conseguiram esse trabalho maravilhoso de harmonia vocal tão característico deles. Se vc puder assistir, vai ser de grande ajuda. ;)
EDIT: Ou então entre pra algum Coro de vozes mistas, acredite, ajuda muuuuuito.
|
feker Veterano |
# out/08
· votar
vou tentar assistir sim cara... nao sei como, mas vou procurar
outra coisa eu nunca tinha frequentado este tópico
alguem sabe se existe artigos na net sobre este tema?
|
Rob_Nicolau Veterano |
# out/08
· votar
isso se chama Back vocal, né ? xD
quero saber como cantar junto com a voz principal mas 'em outro tom'... ___
Não cara, outro tom não :)
o Tom é o mesmo, o que muda é a linha da melodia...
se a Musica esta em G, vc tbm vai cantar em G, só que usando outras notas.
as mais frequentes são terças, quintas e oitavas ;)
Se a música for em G eu posso cantar em B, como se as guitarras e o baixo estivessem tocando ela em B? ___
Se é G.. É G! xD
se o Vocalista dá uma nota G e logo depois , um A, ele subiu um tom, certo??
se vc estiver fazendo o backing usando terças, enquanto ele sustenta o G, vc estará no B... mas o fato de ele ter subido 1 tom, não significa q vc tbm tenha q subir 1 tom imitando a linha dele...
se o Tom da música for G maior, o A vai ser Am... e a terça menor de A é C.. então vc vai subir apenas Meio tom enquanto ele sobe 1 inteiro!!!
entendeu o exemplo?
|
feker Veterano |
# out/08
· votar
cara valeu ae por toda a teoria
eu entendi sim
vou tentar aplicar na prática
abração
|