Passagem de ar exagerada

    Autor Mensagem
    Alessandra
    Veterano
    # set/08


    Gentë, uma dúvida!

    Faço aulas de canto já há algum tempo, e ultimamente minha professora mudou completamente a 'metodologia' das aulas.

    Eu faço a bateria de exercícios de aquecimento, respiração, vocalises e etc, melhorei bastante desde a minha volta (fiquei quase um ano sem aulas), só que minha professora diz o seguinte...

    Que minha passagem de ar quando eu canto é MUITO grande, o que deixa minha voz potente, mas ela sai do tom em determinadas partes, o que deixa a música sempre capenga...

    Se eu canto com a voz suave, "como se tivesse botando nenê pra dormir" segundo ela mesma diz, eu não desafino em sequer um minuto, mantendo sempre uma fluidez na voz.

    Minha dúvida é, se isso que eu tô fazendo é 100% certo, e se for, ajuda mesmo pra mim aprender a controlar minha passagem de ar, pra ter mais controle sobre isso e poder usar minha voz do jeito que for possível?

    Brigada! :D

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/08
    · votar


    Alessandra

    Uma emissão vocal de qualidade transforma todo o ar aplicado sobre as pregas vocais em som. Por isso é importante ter uma coluna de ar estável e bem controlada e uma emissão vocal de base ajustadinha. O ar só "passa" quando por motivos de interpretação, o cantor(a) resolve permitir.

    Quando uma voz é soprosa, ela apresenta uma perda de energia, pois não há a transformação adequada, fazendo com que o cantor(a) precise aumentar a constrição de laringe para conseguir uma tensão medial maior, a fim de juntar (aproximar) mais as cordas vocais. Isso cria várias tensões desnecessárias nos músculos circundantes à laringe, por exemplo.

    Pensando apenas nessas duas possibilidades, a quantidade de patologias vocais que podem acompanhar uma emissão soprosa é grande. Desde uma fenda (que é o não-fechamento completo das pregas vocais, apresentando um ar constante) até calosidades por excesso vocal ou o pior - pólipos, que podem surgir abruptamente dependendo do grau de esforço vocal.

    Enfim, com meus alunos, eu faço um trabalho fonoterápico de emissão vocal, para me assegurar que o árduo trabalho de respiração não seja comprometido posteriormente. Um dos meus alunos do fórum chegou as aulas com fenda diagnosticada e hoje tem uma das melhores emissões vocais que conheço, por conta do trabalho quase que geral que faço.

    Beijos!

    =)

    Alessandra
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Christhian
    Bah Chris, valew!

    Começei um acompanhamento com a fono essa semana, vou fazer uma laringoscopia pra ver como tá a parte física do aparelho fonador e etc...

    :]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Passagem de ar exagerada