Autor |
Mensagem |
membro Veterano
|
# jul/08 · Editado por: membro
Um modo de encontrar a famosa máscara, consiste num exercício simples.
1 - Faça um A tapando o nariz. O som que vai sair é fanhoso, sem força, totalmente no nariz (essa é a idéia). 2 - Agora que o som está bem fanhoso e sem brilho, sem ENERGIA, vá "tirando" (com o nariz tapado) esse A do nariz ou seja, imagine que ele está indo "contra" o nariz e não dentro do nariz. 3- Preste muita atenção porque é bem sutil. Vá buscando um som brilhante que vai sair, logo que esse som perca essa qualidade de fanhoso, ou seja logo que vc tire de "dentro" do nariz. 4 - Quando ele ganhar brilho e força, estará na máscara, porém, tome cuidado para não ir com esse A muito para trás. O segredo é recordar sempre o lugar e que esse lugar é muito próximo de dentro do nariz, mas [b[NÃO[/b] dentro. 5 - Saiu do fanhoso e ganhou brilho? Pronto. Não vá com o A para o fundo da garganta!
Uma imagem que ajuda é pensar que esse som fanhoso sai reto e para frente e que o som correto sai para frente e para cima de um ponto entre as sombrancelhas.
Não é tão fácil de fazer como parece, mas ajuda a pensar num som de melhor qualidade.
|
Gansinho Veterano |
# jul/08
· votar
Valeu Cantante!
|
KeyboardMaster Veterano |
# jul/08
· votar
O que vc quer dizer com essa tal "Mascara" ???
|
membro Veterano
|
# jul/08 · Editado por: membro
· votar
Falar de voz na máscara não é uma coisa simples, mas digamos que seja a voz corretamente projetada nos ressoadores (usando como referência o ponto que citei acima) e que te dá energia e "brilho" que deve ser sentido em qualquer que seja o registro utilizado. Em graves e em agudos.
O que coloquei no tópico é apenas um modo de ajudar iniciantes (ou não) a encontrarem um meio que faça com que o som não acabe ficando nasal demais, perdendo a energia e para aqueles que nunca ouviram falar disso consigam uma pequena melhora na qualidade do som que produzem.
A voz "na máscara" é o ponto onde ela tem maior potência e qualidade. Não é algo fácil de se conseguir, porque envolve outras variantes, entre elas principalmente o apoio correto.
Já dizia um grande mestre de canto: Quanto mais à frente o som está, mais perto do ouvinte.
Como eu disse, é apenas uma dica. Um trabalho completo mesmo para realmente encontrar o ponto correto com a utilização perfeita, só mesmo com auxílio de um professor , mas acredito que tendo ao menos essa vaga informação já se obtenha algum benefício, por menor que seja.
|
babidmc Veterano |
# dez/11
· votar
Fazendo esse exercicio com 'AAAAA' eu consigo fazer essa tal voz de mascara. Mas quando vou cantar fica nasal de qualquer jeito .. Cantando não tenho controle. ME AJUDAAAAAAAA!
|
Leopold Veterano |
# dez/11
· votar
babidmc
Eu acho que vc não entendeu o espírito da coisa. Vc crê realmente que consegue resolver isso sem fazer aula? De modo algum. Isso que eu escrevi sobre a voz na máscara é só para dar um norte, e mesmo assim fica genérico. Tem que ser pessoalmente com professor, com aula e DEMORA!
|
monstrona Veterano |
# dez/11
· votar
Leopold Gezuís Ò_Ó eu acho q eu tenho essa doença o q eu faço?
|
gravity Veterano |
# jan/12 · Editado por: gravity
· votar
Estou treinando colocação na máscara também, o negócio ta acontecendo completamente errado, só não sei como corrigir. Como o Leopold falou sobre cair na garganta, não consigo produzir esse timbre metálico sem que haja uma tensão na laringe. Ah, essas aulas só começam em março! =/
Só mais uma dúvida, quantos tons em média há de extensão no registro de máscara?
|
theblueplayer Veterano |
# jan/12
· votar
gravity
A máscara não é um registro. É um "lugar" de ressonância.
|
renan.fernandez Veterano |
# jan/12
· votar
Tive uma professora de canto que me explicou que a melhor forma de executa-lá de forma correta é emitindo a voz como se você fosse bocejar ou espirrar (você dilata as narinas, levanta o palato mole e deixa a língua no "chão da boca") claro que sem tensionar a laringe e os músculos adjacentes. Eu nunca consegui sentir as coisas que ela me falava, como a voz saindo pelo olho, pela face ou coisa do tipo. Aliás, não vejo a hora de voltar a cantar.
|
Leopold Veterano |
# jan/12
· votar
renan.fernandez
A maneira como ela colocou é boa mesmo. Sempre com o objetivo da voz "para frente".
|
lsmle Veterano |
# jul/13 · Editado por: lsmle
· votar
A máscara seria o lugar correto da ressonância da voz em todos os casos? E, não sei se a colocação da voz está diretamente relacionada com o assunto, porque encontrando o lugar certo da voz, jogando-a para frente, ela parece não "quebrar" (ou quebra menos).
(Tirando um pouco da poeira por ser um bom tópico...)
|
GersonM Membro
|
# jul/13
· votar
lsmle
Se fosse responder de maneira objetiva...sim, é o lugar correto.
Porém a colocação da voz pode variar muito dependendo do efeito desejado, e isso é necessário por conta da interpretação. Eu diria que uma voz tem que ficar bem colocada a maior parte do tempo com pequenas variações de posição para dar esses efeitos. Mas são apenas momentos em que você propositadamente e conscientemente faz isso E dependendo o estilo, é mais ou menos.
|
lsmle Veterano |
# jul/13 · Editado por: lsmle
· votar
GersonM Então, porque procurar um ponto certo que não force a garganta (voz para frente), seria isso a boa colocação da voz? O que seria? (e demora um pouco para a voz chegar nesse ponto)
Porque sempre me é pedido que jogue a voz para frente e isso parece melhorá-la, caso contrário... =(
|
GersonM Membro
|
# jul/13
· votar
lsmle
Você por acaso tentou fazer o exercício proposto? Se vc fizer e sentir as sensações descritas verá onde é o ponto e quanto para frente ele é.
|