Dúvidas de Novato: Drive, Gutural, Máscara-de-ar...

    Autor Mensagem
    João Ferr
    Veterano
    # jan/05


    Falae mulecada, blz?

    sou novo aqui e queria saber se alguem pode me tirar algumas duvidas. Já li nos tópicos a respeito mas não me esclareceram totalmente...

    1 - Drive é só rasgar a voz ou tem técnica? Eu rasgo a minha e não dói, em qualquer tom... se cantar muito tempo, tipo uma hora e meia, fico meio rouco. Mas doer, não dói nada... Só abro a garganta e deixo passar o máximo de ar que consigo sem perder o folego. Isso ta certo?

    2 - Gutural é "drive em tom grave" ou a "técnica" é diferente?

    3 - Já perguntei isso em outro tópico, mas é tão velho que acho que ninguém vai responder: Existe alguma regra pra fazer vibrato? Tipo, tem que estar preso a cadencia, tempo compasso, ou algo parecido na música?

    4 - O que diabos é máscara-de-ar, que o Bruce dickinson disse que aprendeu não tem muito tempo? (pro bruce ter aprendido agora, deve ser alguma coisa muito foda...)

    5 - "Voz de cabeça" é tipo o primeiro "Let her go" do refrao de "Bring Your Daugther to the Slagther", do Iron Maiden?

    Se alguem puder me ajudar...

    Valew galera, té mais!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    João Ferr
    1- drive é prejudicial...e não é técnica...é algo que se faz conhecendo seu corpo e tendo idéia do que machuca e não!
    2- gutural é uma coisa mais demoniaca...hhehehehe mais forte, mais rasgado...
    3- Vibrato naturalmente aparece na voz..é um floreio na nota...NÃO tem variação na nota...é uma vibração que NÃO pode chegar a meio tom...chega a coma...mas não a meio tom...
    4- Não conheço tal termo...deve ser coisa de cantor popular...mais termo inventado para coisas que existem..é complicação isso...esqueça...
    5- Voz de cabeça existem diversas definições....

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    João Ferr
    Olá João!
    Seja bem vindo!

    1 - Drive é só rasgar a voz ou tem técnica?
    O Drive, gutural, rasgado é polêmica. Vai de vc, da sua consientização.
    Se não dói, mas depois de algum tempo vc fica rouco, então é pq se existe técnica para isto, vc nao a está fazendo corretamente.


    2 - Gutural é "drive em tom grave" ou a "técnica" é diferente?
    Não vejo diferença nos dois. Gutural e drive são a mesma coisa, na minha concepção.

    3 - Existe alguma regra pra fazer vibrato? Tipo, tem que estar preso a cadencia, tempo compasso, ou algo parecido na música?
    Isso depende. Se vc estiver cantando alguma ária, ópera, onde a música pede vibrato, q seriam as tercinas, quiálteras, aí vc cantará conforme as notas pedem, geralmente são em tempos curtos e diferença de meio tom.

    Agora se for canto popular, ae vai de técnica tb, técnica de apoio ou simplesmente com o uso da laringe. =]

    4 - O que diabos é máscara-de-ar, que o Bruce dickinson disse que aprendeu não tem muito tempo?
    Isso é novo mesmo, pq nunca ouvi falar ou pelo menos com esse termo.
    Vou pesquisar na lista de preparação vocal.
    Vc tem mais fontes sobre isso?

    5 - "Voz de cabeça" é tipo o primeiro "Let her go" do refrao de "Bring Your Daugther to the Slagther", do Iron Maiden?
    Outra polêmica...ehehehe
    Na nossa central de downloads, encontra-se lá um email com uma mp3 explicando certinho os registros, ok?

    Abraços e boa sorte!

    João Ferr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Barbara Jolie
    O bruce dickinson deu uma entrevista (deve ter uns 3 ou 4 anos, antes do roci in rio 3) dizenso que ele tinha aprendido uma técnica (que ele disse máscara-de-ar), que quando ele cantava "parecia que saia ar por todo o rosto dele" e assim ele conseguia segurar a nota por um tempo muito maior. Aí vem outra historia: o vocal do Dream Theater, que canta como um condenado, passou anos gritando nos show em tons muito altos e destruiu a voz. Um belo dia ele tomou consciencia disso e voltou a fazer aula de canto para reaprender a cantar com a voz que ele tem hoje (isso tem uns 2 anos...) e deu uma entrevista dizendo que realmente existe essa tal mascara e ele tava aprendendo...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    João Ferr
    que quando ele cantava "parecia que saia ar por todo o rosto dele" e assim ele conseguia segurar a nota por um tempo muito maior
    Nossa....meio esquisito.
    Pois se tu solta mto ar, acaba o folego e o tempo das notas ficam curtas. o_O

    Mas vou me informar, talvez seje a voz soprosa q conheco.

    João Ferr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Barbara Jolie
    sabe aquela tecnica de respiraçao do Kenny G, que ele mantem o fluxo do ar constante e pode teoricamente sustentar uma nota do sax infinitamente? acho que é mais ou menos isso, só que adaptado pra voz... naum me pergunte como...

    João Ferr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Ah! mais uma perguntinha... ehehehe

    o que é exatamente canto lírico?
    serve de base para qualquer tipo de canto?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    João Ferr
    o que é exatamente canto lírico?
    É o canto erudito, de operas.

    serve de base para qualquer tipo de canto?
    A técnica do canto lírico sim.


    Kenny G, que ele mantem o fluxo do ar constante e pode teoricamente sustentar uma nota do sax infinitamente?
    Nuooossssaaaa!!!! Incrível...eheheh =]

    João Ferr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Eu disse teoricamente... huahuahuahauh
    Tem um show dele que ele sustenta por um minuto...

    João Ferr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ou mais... sei la! huhauhauh

    Eduardo Mazziotti
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Eduardo Mazziotti
    · votar


    E lá vai a bíblia de novo. Já peço desculpas agora, antecipadamente, pela mensagem enorme.
    Vamos lá João Ferr
    1. Ao contrário do que diz FáBiO LiOnE, é sim uma técnica. Qualquer um pode fazê-lo sem quaisquer prejuízos à saúde vocal. Difícil é achar alguém que saiba explicá-la. Se você sente qualquer tipo de alteração em sua voz após fazê-lo, é porque não está utilizando a técnica corretamente.
    2. É basicamente a mesma coisa, com diferenças no ponto de ressonância principal da emissão. No gutural, a nota principal é emitida com muita ressonância de peito, e a com a adição do registro basal da voz (que é a mesma técnica do Drive). No Drive, a nota principal é em voz de cabeça, principalmente, com pouca vibração de pregas falsas (que são as pregas que vibram pra dar a impressão de "sujeira" e agressividade na voz).
    3. Novamente ao contrário do que diz o FáBiO LiOnE, o vibrato não aparece naturalmente na voz. Claro, pode aparecer, quando o cantor domina a técnica e consegue executá-lo de modo a não gerar tensão, mas não vejo isso com muita frequência. Geralmente quem "aprende" vibrato sozinho o executa com um nível de tensão maior do que o desejado. E ele pode ser estudado, com base na soltura de laringe e/ou variação da pressão do mecanismo de apoio. Pode sim passar de meio tom (vide cantoras gospel, de blues), variar de velocidade e amplitude, de acordo com a situação exigida.
    4. Não sei ao certo se vou explicar o que você está perguntando, mas vamos lá: o que o Bruce usa (e só aprendeu de alguns anos pra cá) é um mecanismo de cirulação de ar na cavidade oro-faríngea. como ele tem total domínio sobre o ponto de ressonância principal de sua voz, o que ele faz é abrir ao máximo a cavidade oro-faríngea, deixando que a ressonância de cabeça "estoure" logo acima do palato, e "transferindo" (o certo seria utilizando, porque o ponto de ressonância principal ainda é acima do palato) essa vibração para todas as cavidades do crânio (fossas nasais inclusive, daí a sensação de que seu rosto inteiro está "cantando"), e mantendo o ar circulando na cavidade totalmente aberta. Acredito que não tenha muito a ver com o que o Kenny G faz, que é manter uma pressão positiva na boca (o que faz com que o ar continue saindo para o sax, mantendo a nota) e respirando pelo nariz.
    Quanto à afirmativa do FáBiO LiOnE "deve ser coisa de cantor popular...mais termo inventado para coisas que existem..é complicação isso", só posso lamentar. Essa mentalidade erudita de que "eu sei tudo, minha opinião é a correta, e se não conheço, deve estar errado" é o que mantém a técnica do canto tão pouco homogênea.
    5. Voz de cabeça é uma explicação um pouco comprida demais, e minha mensagem já está quase um livro.
    Espero ter ajudado. Em tempo: não posto aqui regularmente, e não estou aqui pra comprar brigas. Estou apenas expondo minha opinião, baseada em conhecimento que acumulei com o passar dos anos, nada impede que todos que postam aqui discordem da minha opinião, mas peço que o façam de maneira civilizada, ok ?
    Abraços

    João Ferr
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eduardo Mazziotti
    valew!

    ps: só pra naum deixar de ser chato: drive só com voz de cabeça?

    Eduardo Mazziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    João Ferr
    Do jeito que você ouve o Bruce, o Sebastian Bach, o André Mattos, e 90% dos vocais de metal, sim.
    Abraço

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eduardo Mazziotti
    Me interessei sobre esta "máscara de ar", pois qndo canto com voz de cabeça, geralmente em notas bem agúdas, sinto minha cabeça toda estar cantando como vc afirmou àcima, por isso gostaria de mais informações, mais práticas, além dessas, pois o assunto me interessou, e se for possível.
    Vc q acompanha a PV, sabes me dizer se este assunto já foi tratado por lá?

    Grata!

    Eduardo Mazziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Não me lembro de ter visto discussões específicas na PV sobre esse assunto, mas vamos lá:
    Quando você canta em notas mais agudas, o que sente de diferente ? Você tenta colocar mais volume ? Muda a colocação pra alcançar notas mais agudas ? Sente o mecanismo de apoio se comportar de maneira diferente ?
    A abertura de ressonâncias é algo bem legal de ser estudado, porque te possibilita colocar mais volume, mas ressonância de graves, de agudos, mais harmônicos (vide o Overtone Singing, que nada mais é do que cantar com ênfase em harmônicos diferentes, que geram outras ressonâncias), enfim, colorir a voz de diversas maneiras sem prejudicá-la. Pra isso você tem que ter um certo controle sobre o ponto correto de colocação da voz, pra não correr nenhum risco de deslocar a voz pra outro ponto a fim de atingir certo resultado sonoro.
    Se preferir responder em pvt, anote aí: edumazza@yahoo.com.br. Se não, acho que essa é uma discussão legal pra todos daqui lerem, ok ?
    Beijos

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eduardo Mazziotti
    O negócio é q lendo, eu entendo mto pouco. =/

    Quando você canta em notas mais agudas, o que sente de diferente ?
    Ressoar na cabeca, com mto ar[nao deixando ela soprosa], apoio digamos q mais forte.

    Você tenta colocar mais volume ?
    Acho o volume normal, nao forço pra aumentar o volume nao.

    Muda a colocação pra alcançar notas mais agudas ?
    Sim muda, só nao sei explicar.

    Sente o mecanismo de apoio se comportar de maneira diferente ?
    Igual, mas com mais "força" digamos.

    Se preferir responder em pvt, anote aí: edumazza@yahoo.com.br. Se não, acho que essa é uma discussão legal pra todos daqui lerem, ok ?
    Pra mim tanto faz, prefiro aqui talvez por ser mais prático, se tiveres msn melhor, mas como diz, é bom q os outros possam ler tb.

    =]

    Eduardo Mazziotti
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Eduardo Mazziotti
    · votar


    Barbara Jolie
    Ok, pelo que eu li nessa sua resposta, não acho que você tem mudanças significativas no mecanismo na emissão de notas agudas. Claro, como não ouvi nem vi você cantando, não posso afirmar com certeza...

    É legal pra você começar a prestar muita, mas muita atenção no que acontece com você quando canta. Cantar não é só abrir a boca, todos sabemos disso. Então, como exercício, comece a se policiar, a tentar sentir tudo o que acontece em diferentes situações do seu ato de cantar. Cante em tons graves e tente sentir aonde sua voz ressoa mais; faça o mesmo no centro médio da sua voz, e o mesmo nos agudos. Comece a conhecer seu corpo durante cada emissão, o que acontece com o apoio, o que acontece com a laringe, com sua postura, se você levanta o pescoço, se você abre mais a boca, enfim, tudo o que for perceptível. use um espelho. Treine os mecanismos que você usa na emissão, só que sem som, em frete ao espelho, pra ver o que acontece. Pra isso você vai ter que usar sua imaginaçã (pra imaginar que está cantando, não pra inventar histrinhas, hehe....), e não pode ter vergonha. O pior inimigo do cantor é a censura. Você pode fazer tudo o que falei de portas fechadas, no seu quarto, ou no banheiro, enfim, em algum lugar que você se sinta à vontade, isso é o mais importante.

    Esse é o começo, você precisa se conhecer melhor do que ninguém pra poder testar coisas novas. Pra isso você precisa estudar, nem que seja um poquinho, todo dia. E cantar sem medo, sem vergonha, como se niguém estivesse ouvindo. É aí que tudo vai funcionar, ok ?
    Beijo

    Eduardo Mazziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Barbara Jolie
    Só pra lembrar, tudo isso que falei você deve fazer depois de um bom aquecimento (tanto da voz quanto do corpo), ok ?
    Beijo

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eduardo Mazziotti
    hehehe....bom...eu afirmo q conheco pouco, q deveria conhecer mais....mas eu me policio mto qndo estou cantando, eu penso mais no q estou fazendo do q literalmente cantar, a única coisa é q não sei dar nome aos bois, qndo se fala do aparelho fonador.
    Mas são boas dicas, irei fazê-las com mais frequencia.

    não acho que você tem mudanças significativas no mecanismo na emissão de notas agudas.
    E o q isso quer dizer? Q estou longe ou perto de estar utilizando a tal da "máscara de ar"?

    Eduardo Mazziotti
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Barbara Jolie
    E o q isso quer dizer? Q estou longe ou perto de estar utilizando a tal da "máscara de ar"?
    Mais perto do que longe; na verdade isso quer dizer que o ponto de ressonância principal não muda, ou seja, sua voz fica colocada sempre no mesmo lugar. Como eu expliquei lá em cima, esse é o início de tudo; depois de ter isso dominado, você pode começar a abrir as ressonâncias que quiser.
    Como teste, faça os "exercícios" que eu mencionei aí em cima e depois de uns 4, 5 dias veja se já consegue identificar algo que você não notava antes. E outra coisa: quando cantar para um público, não pense em técnica. Se você ficar preocupada com a técnica, sua performance cai muito. Quando se está na frente de um público, a energia é outra, você deve se preocupar apenas em absorver essa energia e retransmiti-la ao público. É uma troca muito legal.
    Beijo

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eduardo Mazziotti
    sua voz fica colocada sempre no mesmo lugar
    isso nas notas agudas, levanta o palato, fica atrás da laringe, sei lah, essas coisas....em outras regiões de tons a voz colocada difere sim.

    Quando se está na frente de um público, a energia é outra, você deve se preocupar apenas em absorver essa energia e retransmiti-la ao público
    Eu não canto para o público, eu canto para mim, mas qndo comecar a fazer isso, baseando nas vezes q já fiz, espero não ficar tão bitolada à técnica.

    Obrigada!

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eduardo Mazziotti
    oi edu tudo bom??
    Bom..quanto ao drive ser técnica....de novo vamos entrar em choque nessa questão...eu tinha concordado que era...mas eu fui atrás...procurei alguns fonos...e todos me disseram que drive é cantar usando a garganta...não existe técnica de canto..e é prejudicial...
    procurei professores de canto, e somente os de canto popular(alguns) disseram que isso é técnica e é possível ensinar....todos de canto lírico desaprovaram a tal "técnica"...
    Eu continuo a julgar por isso mesmo!!que drive é uma maneira de gritar...e provocar um efeito...não é possível considerar técnica por que prejudica a voz...
    Essa é minha opinião...
    Quanto ao vibrato...procure um professor de canto lírico(que é o que faço)
    e pergunte se você aprende vibrato...alguns pode dizer que sim...mas na grande maioria...ele aparece sim...com a soltura da laringe devido as treinos e a técnica cada vez mais solida...
    Se existe vibrato de meio tom é no popular...e o nome não é vibrato...é tremolo....ok??

    Fernanda Helena
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Olá pessoal,
    Bom sou nova por aki, essa é a primeira vez que entro no forum...
    Desculpem a intromissão no papo de vcs, mas achei muito interessante .
    Primeiramente, canto por hobby, comecei cantando em coral, na universidade. Já tive oportunidade de fazer 2 meses de aula de canto (infelizmente o professor foi pra europa e naum voltou).
    Minha técnica ainda é muito pouca, mas pretendo realmente aprender.
    Sobre todas essa coisas que vcs estão discutindo, sobre o vibrato e tal... conversei com um regente daki ( moro em Vitória) e le me falou que realmente no canto popular o nome naum era vibrato. E tanto no coral quanto nas (poucas) aulas que tive o regente e o professor me diziam que o vibrato "surgia" com o aprimoramento da técnica de respiração e apoio , o "relaxamento" da laringe e a ampliação da consciencia ao cantar...
    Mas, como eu já havia dito, meus conhecimentos técnicos são muito poucos, e minha opinião é realmente muito humilde... logo...Valeu mesmo

    Eduardo Mazziotti
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Eduardo Mazziotti
    · votar


    FáBiO LiOnE
    É exatamente disso que eu estou falando. Posso respeitar seu ponto de vista, porque sei que nunca vou te convencer do contrário, mas sua postura de que apenas o erudito é correto é que me irrita. Aliás, não só a sua postura, mas a de todos os eruditos, em qualquer tipo de instrumento.
    Se o popular fosse tão errado, a grande maioria dos vocalistas de metal (inclusive o cara do seu apelido) não existiria. Todos eles adaptaram técnicas do erudito com TÉCNICAS de popular, pra alcançar notas mais agudas, descobrir caminhos alternativos, enfim, reformular a técnica como um todo. Da mesma maneira que o Andi Deris nunca vai ter um C de peito como o Pavarotti, o Pavarotti nunca vai ter um G em voz de cabeça como o Deris. E eles tem que se respeitar por isso. Da maneira como você coloca suas opiniãos, seu apelido nunca poderia ser Fabio Lione, teria que ser Andrea Boccelli.
    Quanto ao Vibrato, fique tranquilo que eu já passei por muito mais professores (eruditos, inclusive) que você, e garanto que é, como quase tudo no to de antar, uma técnica que pode ser desenvolvida. Também já li muito mais do que você nesse campo, então tenho base teórica pra afirmar o que digo. O seu professor (que deve ser o mesmo desde que começamos a discutir, há um tempo atrás, certo?) não sabe tudo, não é só porque ele é erudito e te diz algo que ele está certo. Nem eu. Sei que não vou te convencer que a minha oipinião é correta, mas por favor não tente me ensinar terminologia de canto, ok ?
    Abraço

    Eduardo Mazziotti
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Eduardo Mazziotti
    · votar


    Fernanda Helena
    O vibrato pode sim aparecer como resultado de um domínio técnico que possibilita a soltura total de laringe, provocando a oscilação da nota. Mas não é só uma consequência, entenda isso. Se fosse uma consequência apenas, não teríamos como controlar tal movimento, o que provocaria oscilações não lineares da nota. Sim, o vibrato é fruto da soltura de laringe, mas temos que ter total controle do movimento; por termos como controlá-lo, temos como treiná-lo. Se temos como treiná-lo (e ensiná-lo), considero (e não só eu), uma técnica a ser aprendida, como qualquer outra, ok ?
    Beijo

    Fernanda Helena
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eduardo,

    Realmente isso faz sentido... como eu havia dito, meus conhecimentos ainda são parcos... mas obrigada pela resposta... vou procurar saber mais sobre isso aki em Vitória, já que tô afim de retomar as aulas de canto...
    Em tempo: vc é de onde? como chegou à música? (Curiosidade de uma neófita)...

    Valeu de novo, abraços,
    Fernanda

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Eduardo Mazziotti
    O que acho apenas é que uma técnica como a lirica que tem séculos de tradição...não ser ouvida...e vir uns carinhas que tem decadas de estudo dizer que tal coisa é assim...pow...poem a mão na cabeça meu!!popular viaja muito nos termos...inventa muita coisa....
    você deve ter lido mais que eu em termos de popular...mas em termos de lírico...parece que tem uma má imagem....somos os carascos conservadores...e vocês do popular os mocinhos modernos...

    mas por favor não tente me ensinar terminologia de canto, ok ?
    do jeito que fala parece que já aprendeu tudo em vida em amiguinho????...tudo bem...o simples mortal aqui se cala perante a tal figura sublime....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de Novato: Drive, Gutural, Máscara-de-ar...