Cientistas britânicos identificam "fórmula da voz perfeita"

    Autor Mensagem
    Wrvieira
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Wrvieira


    Não é propriamente sobre canto, mas achei a matéria curiosa...

    Cientistas britânicos identificam 'fórmula da voz perfeita'

    Da BBC Brasil

    Pesquisadores britânicos afirmam ter encontrado uma fórmula matemática para encontrar a voz humana perfeita.

    O estudo, encomendado pela Post Office Telecoms, pediu a um painel de ouvintes que classificassem 50 vozes de celebridades britânicas, e depois analisaram o resultado.

    A pesquisa foi conduzida pelo lingüista Andrew Linn, da Universidade de Sheffield, e pela engenheira de som Shannon Harris. A fórmula é baseada em uma combinação de tom, velocidade, freqüência, palavras por minuto e entonação.

    Eles concluíram que a voz ideal - para se comunicar em língua inglesa no Reino Unido - deve falar não mais do que 164 palavras por minuto e pausar por 0,48 segundos entre as frases. As frases, em si, devem terminar com uma queda, e não com um aumento na entonação.

    Os cientistas concluíram que a melhor voz feminina é uma mistura da voz da atriz Judi Dench (que interpreta a agente M no último filme de 007), da colunista e apresentadora Mariella Frostrup e da atriz Honor Blackman, que atuou em "O Diário de Bridget Jones".

    Entre os homens, os atores Jeremy Irons, de "Gêmeos, Mórbida Semelhança", e Alan Rickman, o professor Snape na série de filmes Harry Potter, foram os que mais se aproximaram da "voz perfeita".

    Ideal

    Características vocais associadas a características positivas, como confiança, foram as mais bem classificadas pelos ouvintes.

    Segundo Linn, "como humanos, nós instintivamente sabemos que vozes causam arrepios na espinha e nos fazem tremer de desgosto".

    "As respostas emocionais dos membros do painel às vozes foram surpreendentes e, de algum modo, explicam como dubladores ou apresentadores de rádio são selecionados, ou por que as vozes de determinadas celebridades têm mais apelo".

    Segundo ele, os homens consideraram a voz da apresentadora Mariella Frostrup "fascinante", porque é profunda, pausada e confiante.

    O ator Jeremy Irons quase se encaixa no perfil da voz perfeita, falando 200 palavras por minuto e pausando por 1,2 segundos entre as frases.

    O professor Linn disse que isso explica porque os "tons profundamente graves" do ator inspiram confiança nos ouvintes.

    Segundo o lingüista, a fórmula dá uma boa idéia de como as vozes funcionam, e o que as tornam repelentes ou atraentes.

    Fonte: 9v estabilizada

    CheshireCat
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Wrvieira
    Segundo ele, os homens consideraram a voz da apresentadora Mariella Frostrup "fascinante", porque é profunda, pausada e confiante.
    mas isso não teria mais a ver com o jeito dela do que com a voz? O_o

    Wrvieira
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    CheshireCat

    Olha, pra ser sincero, antes de jogar no Google, eu nem sabia quem é ela...

    Mas eu precisava ouvir ela falando pra ter uma noção melhor se isso é devido à aparência (que passa uma credibilidade e isso com certeza tem uma certa influência)...

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pesquisa com metodologia aparentemente pouco rigorosa e conclusões muito provavelmente distorcidas. Consigo pensar em muitos fatores que podem ter poluido os resultados, ao ponto de tornar os resultados nada confiáveis. E certamente inúteis, especialmente no que diz respeito ao canto!

    shoyoninja
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bog
    Eh legal esse tipo de pesquisa.

    A linha de raciocinio eh brilhante!

    A maioria dos ovos tem apenas uma gema, por que?

    Para descobrir pegue 1000 ovos e veja qtas gemas tem.

    Entao vc concluira que 96% dos ovos sao "monogema" hehe. Pronto a maioria dos ovos tem uma gema soh porque a maioria dos ovos tem uma gema soh.

    Bog
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Bog
    · votar


    shoyoninja

    Vou fazer uma pesquisa para descobrir as características que tornam uma música boa.

    Farei o seguinte: seleciono 50 músicas (de maneira não-aleatória, vou ficar só com os suuuuucessoos) e assumo que elas são uma amostra representativa do universo total de músicas.

    Aí pego 1000 pessoas na rua, mostro as 50 músicas e digo para elas escolherem a que elas mais gostam.

    No final, descobrirei que a maior parte das pessoas gosta de músicas "contagiantes", "dançantes" com "letras românticas" e "ritmo legal". Concluirei por fim que a música ideal é cantada pela Ivete Sangalo ou pela Joelma, em 4 tempos, tem 3 versos, 4 refrões, 1 solo sobre a melodia dos versos, e uma "parte especial" antes do último refrão.

    Metodologia científica rigoroooosa. =)

    Hhahah

    Adendo:

    Acho que se fizessem essa mesma pesquisa aqui no Brasil, descobriríamos que a fórmula da voz perfeita equivale à voz do Roberto Carlos. Ou do Sílvio Santos, hahae!

    Wrvieira
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bog
    Acho que se fizessem essa mesma pesquisa aqui no Brasil, descobriríamos que a fórmula da voz perfeita equivale à voz do Roberto Carlos. Ou do Sílvio Santos, hahae!

    Discordo. E o Cid Moreira?

    "É Fantástico..."

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    E o Cid Moreira?

    esse fala pra dentro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cientistas britânicos identificam "fórmula da voz perfeita"