Autor |
Mensagem |
Christhian Moderador
|
# abr/08 · Editado por: Christhian
Fala povo.
Crio o tópico com duas intenções. Em primeiro lugar, ajudar a vocês a perceberem e entenderem os seus limites, mesmo estudando, estando com a técnica relativamente em dia, etc. Em segundo lugar, fazer um pequeno desabafo.
Já falamos exaustivamente sobre excessos vocais aqui no fórum. Mas normalmente o foco é aquele elemento que não tem técnica, que grita, abusa de situações que podem prejudicar a voz. Dessa vez a abordagem vai ser um pouco diferente. O limite da voz, mesmo quando a técnica está a seu favor.
Como boa parte do pessoal do fórum sabe, toco numa banda de heavy metal que tem por característica a virtuose dos músicos em questão. Com essa banda (Vodu), irei me apresentar em um dos mais importantes eventos do ano em SP, a Virada Cultural, que vai contar com nomes de peso do metal, no mesmo palco que eu: Paul Di'Anno, Sepultura, Korzus, etc. O evento acontecerá neste fim de semana e minha banda toca as 07:30 da manhã do domingo, na praça da República.
Enfim, como todo cantor consciente, eu deveria estar conservando a minha voz para que a apresentação seja irretocável, já que deve trazer uma visibilidade imensa. O público estimado é de 10 a 40 mil pessoas. Mas algo inusitado aconteceu, exatamente no mês de Abril: Surgiu uma oportunidade junto a uma tradicional banda da noite de SP, o Lado A, que toca todas as semanas na noite de SP, duas ou três vezes na semana. A proposta de $$ é tentadora, já que o cachê é razoável e a quantidade de shows no mês é bem grande.
Venho me apresentando com eles desde o dia 04/04 e ensaiando semanalmente tb. De lá pra cá, foram algo em torno de 10 apresentações. Tudo parece ótimo, mas um detalhe salta aos olhos quando a situação é analisada em perspectiva: Tenho cantado praticamente 40 horas semanais, somando os ensaios e apresentações das duas bandas (sem contar as aulas de canto que dou e faço). Pra um instrumentista, isso pode até parecer normal, mas pra um cantor é um esforço excessivamente pesado, principalmente do lado do Metal. O pior nessa história toda é que, como tudo tratando-se de voz, o 'timing' é muito peculiar e nessas duas ultimas semanas cheguei a cantar 20 horas em três dias e dormir - pasmem - apenas 3 horas, somando dois dias. Resultado: Senti uma alteração na minha voz e na terça feira, minha médica me mandou repousar por 30 dias, pois apesar das minhas pregas vocais estarem intactas, o cansaço é evidente: Minha voz tem ficado cansada muito mais rápido, os agudos perderam a qualidade e o meu apoio está muito mais dificultoso, exigindo um esforço bem maior.
Enfim, o lance é: Indiferente do seu domínio vocal, sobre técnicas, conhecimentos, etc, jamais exceda os seus limites. Creio que um limite já avançado para se manter um bom nível vocal é cantar no máximo de 7 a 10 horas semanais (isso quando necessário), repousando bastante, dormindo muito bem a noite, alimentando com muitas fibras, que são importantes reguladores e ajudam muito na recuperação do corpo, sem esquecer da água em abundância.
By the way, vou cantar no dia 25/04 por 3 horas ainda, antes da apresentação do dia 27/04. E creio que em termos percentuais, minha voz esteja a uns 60%. Depois de domingo, vou fazer um repouso forçado, de cerca de 15 dias, pelo menos, sem nenhuma atividade vocal.
=\
|
Danckor Vallence Buriok Veterano |
# abr/08 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar
Christhian Pobre Tio Chris... Pois é cara, pior ainda é quando a técnica não está a seu favor. Como eu havia dito em outro tópico, estou com 39 horas/aula semanais e to sentindo a voz desgastar sem saber como fazer ela voltar ao normal, porque descanso agora só no meio do ano! (Vou dar barriga d'água)
Em todo caso, lhe desejo melhoras, cara, o metal nacional precisa de você... hehehe!!! Tô achando que fizeram algum vodu com seu gogó, hein!
Abraços...
EDIT.: Como sei que você não é nenhuma criança indisciplinada, esses 15 dias vão ser suficientes. ;)
|
membro Veterano
|
# abr/08
· votar
Christhian
Que situação.
A única saída, se é que ela existe, pelo menos é tentar não falar nos intervalos em que vc não está em atividade, e alternar se vc dá aula todos os dias, faz um remanejamento com os alunos e deixa a quarta feira livre por exemplo. Depois que passar a turbulência volta ao normal.
Se vc conhecer uma japonesa massagista, eheheh, manda ver nesse pescoço.
:c)
|
Christhian Moderador
|
# abr/08
· votar
Danckor Vallence Buriok pois é velho, hoje foi a primera maratona: 3 horas de apresentação, passando por Whitesnake, Bon Jovi, Deep Purple e Iron. Agora vou fazer um repouso monstro, pra encarar o show do Vodu... Infelizmente sei que não será o meu melhor, mas vou tentar fazer com que seja pelo menos aceitável.
Se cuida aí velho! Precisando, tem meu telefone. Liga ai! Abraços!
Cantante Pois é Gerson, eu realmente estou tentando evitar falar, fora dos períodos em que tenho que trabalhar... É difícil, principalmente na noite, onde todo mundo quer falar com você no intervalo das entradas... Mas enfim...
A idéia de remanejar as aulas é ótima. Eu realmente estou precisando organizar pra deixar sobrar um dia da semana para descanso. Estou praticamente sem folga, de Domingo a Domingo depois que peguei essa banda nova, sem contar que tocar na noite atrapalha totalmente os horários de sono e repouso... :(
Obrigado pela consideração de vocês! Abraços!
|
Anny Frozen Heart Veterano |
# abr/08
· votar
Christhian
vai dar tudo certo, vc vai ver... :*
|
CheshireCat Veterano |
# abr/08
· votar
Christhian poxa, muito chato você ficar com a voz ruim logo agora, você tava tão empolgado com o show... =\ mas vai dar tudo certo sim, tô passando pra te desejar boa sorte amanhã =) (embora você não precise de sorte, né!) vai lá e detona \m/ e trate de se cuidar, hein!
|
ASO Veterano |
# abr/08 · Editado por: ASO
· votar
Nossa cara, esse show parece que vai ser animal hein? com certeza dará um boa visibilidade. Boa sorte!
|
Christhian Moderador
|
# abr/08
· votar
Anny Frozen Heart Muito obrigado pela força e especialmente obrigado por comparecer. Fiquei muito feliz em ler a sua mensagem no meu celular, depois do show!
CheshireCat Obrigado! Seus votos funcionaram, deu tudo certinho. Eu sou chato, ainda acho que poderia ter sido bem melhor, mas em face das circunstâncias, acho que rolou legal.
ASO Valeu velhinho! Acho que foi legal mesmo, teve uma galera que enlouqueceu literalmente. Vamos ver o resultado disso logo.
Beijos e abraços, nessa ordem! :P
|
Christhian Moderador
|
# abr/08 · Editado por: Christhian
· votar
Ah, e só pra constar:
Não deixem de estudar, jamais, JAMAIS!
Aqueci por 20 minutos antes de entrar no palco. Mudamos a ordem, justamente por conta do problema com a minha voz, começamos com um som da minha banda que tem picos super agudos (vários A5) e minha voz segurou muito bem, com uma ou duas pequenas quebras - é exatamente o que me levou a procurar o médico quando diagnosticou o estresse. Na seqüencia, Aces High em que só troquei a frase 'Fly to live' pra uma terça pra baixo (peguei o tom do backing). De resto, acho que foi perfeitinha. Tocamos totalmente improvisado Hallowed Be Thy Name, que não havíamos ensaiado, pois a administração adiantou nosso show e acabou sobrando quase 20 minutos depois... Tivemos que encher o tempo.
O restante do show foi dificultoso, mas essas duas primeiras eram minhas principais preocupações. E afirmo com TODAS AS LETRAS PARA VOCÊS: o que segurou, graças a deus, foi a técnica, o conhecimento de como fazer pra poupar ao máximo minha voz sem perder a pegada e o brilho, mesmo em tons muito altos. Consegui chegar ao final de 1h e 10 de apresentação com a voz levemente alterada (o que não é normal para mim, normalmente termino do jeito que comecei), mas ainda muito acima das minhas expectativas, felizmente.
Abraços!
|
thiago stteffen Veterano |
# mai/08
· votar
Oi christian.
Achei bacana seu tópico.
Eu tenho o mesmo problema que o seu mais ou menos. Na verdade todos temos. O meu maior problema é que eu preciso estar 100% fisicamente para cantar, seja em ensaios ou seja em shows. O meu último show com a minha banda no F.B.I do blackmore eu não havia dormido muito bem e minha voz ficou uma caca. Músicas que eu já canto a bastante tempo ficaram bem prejudicadas com o agudo sem corpo e dificíl de fazer o apoio. Frases até que curtas, eu apoiava e o apoio caia sozinho, fazendo com que minha voz oscilasse.
Troquei scraps com o Nando Fernandes do Hangar e ele me disse que pra ele, o que é bom, é fazer um excelente aquecimento e dosar a energia durante o show. Funciona, mas acho que todo mundo curte cantar com pegada he he he.
|
Christhian Moderador
|
# mai/08
· votar
thiago stteffen Valeu velhinho!
Nando sempre bastante consciente. Grande músico e brother!
Mas acredite, se fosse pra tocar 2 ou 3 vezes por semana com a banda de metal somente, por exemplo, não pegaria nada. Já estive nessa pegada no ano passado e fiquei super bem. O problema é estar tocando 4 em 7 dias na semana, em alguns dias tocando de manhã e a noite (as quintas, ensaio por 4 horas com o Vodu e a noite normalmente toco por 3 horas), não há dosagem de energia que resolva... Só pra vc ter noção...
21/05 - QUARTA Local: ROCK BRASIL Cidade: SÃO PAULO
22/05 - QUINTA Local: PUB HOUSE Cidade: ATIBAIA
23/05 - SEXTA Local: ROCK BRASIL Cidade: SÃO PAULO
24/05 - SÁBADO Local: AÇAÍ PRAIA Cidade: SÃO PAULO
Essa é a minha ultima semana de Maio. Nas outras, toco 2 vezes, pelo menos.
Eu, pessoalmente, to precisando é de férias... ahuahuaha
Abraços!
|
thiago stteffen Veterano |
# mai/08
· votar
ehehehehehe
É no caso solução seria vc cantar menos, mas isso não é muito possivel acho. Pelo lado bom, vc está pegando uma experiencia de palco fudida. Agora precisa de planejamento estratégico para poder fazer menos shows, porém com qualidade.
|
Christhian Moderador
|
# mai/08
· votar
Atualizando
Passei hoje por uma avaliação bastante interessante, onde foram feitas filmagens da minha laringe e cordas vocais durante o ato do canto. Todo o exame foi conduzido pela Dra. Marta Andrada que é uma das especialistas mais renomadas em voz cantada do estado e talvez do país.
A primeira observação é que minhas cordas vocais estão perfeitas, todo o trato vocal tem uma movimentação muito boa e o mais importante - assim que eu comecei a cantar, ela já me perguntou 'Vc estuda canto lírico, não é?', por conta da laringe baixa e da ausência de tensões, segundo ela.
Para minha alegria, estou apenas atravessando um momento de recuperação, onde o muco engrossou para proteger minhas pregas vocais do excesso de trabalho causado pelo esforço excessivo citado no começo do tópico - e é exatamente isso que tem dificultado meus agudos, pois as cordas se comportam como se fossem 'mais graves' (por isso minha voz falada teve uma leve alteração, nesse sentido). Não há nenhum tipo de fenda nem propensão a isso, pólipos, nódulos e minha emissão vocal é muito boa (segundo opiniões) e até mesmo o meu drive é correto, usando apenas as pregas vestibulares para a emulação do rouco e não tensionando as verdadeiras.
Enfim, fica o meu alívio, apesar de ainda não poder exercer todas as minhas funções normais - cantar metal por enquanto, fica difícil, até que haja uma recuperação total do muco mais espesso. Mas creio que o mais importante foram as observações que ela fez sobre minha técnica, elogiando bastante toda minha postura vocal, além de ter me dado dicas importantes de como minimizar ainda mais os possíveis esforços, na hora de cantar.
Fica a principal dica então: A técnica, mesmo nas horas mais difíceis, tem sido minha principal aliada. Estudem, por favor. Não gritem, não acabem com as vozes de vcs, achando que é normal ficar rouco depois de uma apresentação simples. Procurem orientação e mantenham um alto nível vocal, sempre!
Abraços
|
soundcrafter1983 Veterano |
# jun/08
· votar
Christhian Engraçado, a técnica é tão extensa assim, chegando de uma outra pessoa te ensinar mais coisas ?
Nossa. Òtimo Topic \m/
|
Christhian Moderador
|
# jun/08
· votar
ivan_puppets Cara, sempre há o que aprendermos, tratando-se de canto! Tenho certeza que ainda tenho MUITO a aprender!
Por isso a importância de se dedicar, principalmente pra quem quer levar a coisa a sério!
Abraços!
|