Suspeita de nódulo vocal.

    Autor Mensagem
    alcaponebertoni
    Veterano
    # abr/08


    Olá pessoal do fórum cifraclub!
    Meu nome é Thiago Bertoni e sou vocalista de uma banda de hard rock essa é minha primeira participação neste fórum.
    Bom galera minha banda está na ativa a uns três anos e eu sempre cantei músicas relativamente altas sem sentir nada e sem forçar demais a voz, tomei umas aulas de canto com um amigo formado e isso me ajudou muito.
    Nas últimas semanas minha banda decidiu tirar músicas um pouco mais altas,tipo back in black e welcome to the jungle e embora eu não conseguisse imitar os vocalistas alcancei com relativa facilidade mesmo as notas mais altas,mas desde o último ensaio(a quatro dias) eu notei q minha voz parece cansada e as vezes eu perco o controle sobre ela quando puxo uma nota alta ou ela cai ou sobe excessivamente.
    Oq pode ser isso? Posso ter causado um calo nas cordais vocais?É natural q isso ocorra mesmo eu cantando a tão pouco tempo?Afinal são apenas três anos q canto e embora no começo eu abusasse por inexperiencia hoje tento cuidar bem da voz.
    Por favor me ajudem nessa tenho uma apresentação daqui a três dias e preciso da voz ao menos mais controlada.
    Desde já muito obrigado a todos.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08 · Editado por: membro
    · votar


    tomei umas aulas de canto com um amigo formado

    Primeiro de tudo. Quantas aulas? "umas aulas" não resolvem muito.

    Afinal são apenas três anos q canto e embora no começo eu abusasse

    Três anos cantando de forma errada são suficientes para acabar com qualquer voz.

    Ok, isso é um ponto.

    Você reclama que sentiu isso após provavelmente forçar a voz em agudos que não fazia antes ou pelo menos não ficava tanto tempo numa região aguda durante a música toda.

    O que pode ter acontecido:

    - Vc ter forçado demais e causado algum problema até muscular.
    - Vc ter forçado e devido ao mau uso isso simplesmente se manifestou agora quando vc exigiu demais.

    Independente do que causou, vc só tem uma saída:

    - Primeiro de tudo faça imediatamente uma filmagem no otorrino para saber exatamente o que aconteceu e se tem algo a ser tratado.

    - Em se tratando de nada grave, vc só tem uma coisa a fazer. Não fale, não sussurre, não cante, fique totalmente mudo (isso é sério!) até a apresentação. Se precisar se comunicar escreva.

    - Em se tratando de algum problema mais sério, simplesmente cancele a apresentação. Creia em mim, não vale a pena! Não dê importância demais a certas coisas que na verdade não são. Todo vocalista pode ter um mau estar, uma dor de barriga, se acidentar, etc e aí cancela na marra. Então se o médico disser que tem alguma coisa errada. Pare e vá se tratar. Não caia na asneira de cantar só pra agradar alguém ou porque a banda quer.

    As dicas estão aí. Use.

    Gansinho
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Cantante disse, tá dito!

    Skinwalker
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Skinwalker
    · votar


    O cantante disso tudo. Eu fiz o exame no otorrino há umas semanas atrás, incomoda um pouquinho mas é super tranquilo, pode ir sem medo =P inclusive eu tenho num DVD salvo o exame, só preciso de um pc que leia DVD pra eu gravar e por no tubo para o forum =P

    Ps: antes que eu esqueca, deu tudo certo no exame(Ufa!)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08
    · votar


    Só pra constar.

    Na semana retrasada, entre sexta pela manhã e sábado de madrugada eu cantei simplesmente 17 horas (de metal a hard rock e pop) e dormi por apenas 2 horas (de sexta pra sábado, por conta de eventualidades). No final do Sábado, parecia que minhas cordas vocais estavam afastadas, que não se fechavam, minha imunidade estava baixíssima, tive febre. Liguei imediatamente para minha médica (passei na consulta na segunda e fiz uma nasofibroscopia não filmada) e para minha professora de canto e a recomendação de ambas foi exatamente o que disse o Cantante.

    Só existe uma diferença nessa história. Canto há mais de 13 anos e não tenho histórico de cantar 'errado'. Ao questionar médica e professora com meus temores, ambas foram categóricas: "É apenas excesso de uso, já que vc não é de forçar demais". Ou seja, no meu caso repouso resolveu - e rápido, na quarta, sexta e sábado eu me apresentei de novo e estava tudo bem, só tive um cuidado extra com o repertório, pra evitar que algo acontecesse novamente.

    Eu acrescentaria: Muita água e dormir, pelo menos 8 - 10 horas por dia. E o médico é imprescindível nesses momentos.

    alcaponebertoni
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Valeu a todos vcs pelos conselhos.
    E Cantante acho q peguei o básico do canto foram mais ou menos dois anos de aulas quase três vezes por semana principalmente sobre os aquecimentos e desaquecimentos vocais,além de uns toques sobre voz de cabeça,falsete masculino e empostação.
    Quando comecei a cantar com banda era ainda uma coisa bastante crua eu era fã de nirvana e todo mundo sabe como o kurt cantava e eu abusei de verdade no primeiro ano.
    Mas aqui na minha cidade é muito raro haver um evento ligado ao rock então fiz poucas apresentações, mas quando fiz berrei desesperandamente.Hoje em dia sou mais calmo e disciplinado mas Cantante como vc mesmo disse talvez ainda não seja o bastante e muito obrigado por esse toque.
    De novo muito obrigado a todos.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # abr/08
    · votar


    E Cantante acho q peguei o básico do canto foram mais ou menos dois anos de aulas quase três vezes por semana principalmente sobre os aquecimentos e desaquecimentos vocais,além de uns toques sobre voz de cabeça,falsete masculino e empostação.

    Sei lá, mas em dois anos dá pra deixar pra formar uma voz tranqüilo, em não se tratando de canto lírico, claro.

    Se vc tiver que ir a um fono, veja antes se ele tem boa experiência com cantores. E depois dê um retorno, conte o que aconteceu, valeu?

    :c)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Suspeita de nódulo vocal.