O que fazer para não cantar entubado?

Autor Mensagem
Rick Harrisson
Veterano
# mar/08


Olá pessoal. Estou criando este tópico para a gente discutir sobre entubação.

Gostaria de saber muito, se tiver alguém com experiência na área, qual o melhor método,macete...qualquer coisa que ajude para corrigir este defeito? Estou fazendo aula de canto, e este tem sido o meu maior obstáculo até o presente momento.

valeu

lieerafa
Veterano
# mar/08
· votar


como assim entubado?


acha sua voz abafada?

as vezes parece que canta com um pano na boca?

tenta fazer canto lírico, que melhora!!!! no popular não resolve muito, mas ai tem que mistura estilos, ex: canta popular e nos agudos para ganhar brilho vai pro lírico!!!!!!!

mas não é o único já ouviu a Lara Fabian? ehhh soprano de voz opaca....

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


Rick Harrisson
Olá pessoal. Estou criando este tópico para a gente discutir sobre entubação.

curso de enfermagem?
hehe mals, não resisti.


Só aula resolve velho. não existe "macete"

Rick Harrisson
Veterano
# mar/08
· votar


creio que exista macete sim... pois o professor não vai entrar dentro de você para cantar por você..

por exemplo, o meu professor já me deu a dica pra cantar deitado, mas não resolveu.

Estou melhorando aos poucos, tentando cada vez melhorar a respiração quando canto, para jogar mais ar pra fora, mas creio que tem alguma coisa que preciso aprender para que isso seja solucionado.

abraços

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


Rick Harrisson
boa sorte então ^^

Zapata
Veterano
# mar/08
· votar


Rick Harrisson
Estou melhorando aos poucos, tentando cada vez melhorar a respiração quando canto, para jogar mais ar pra fora

Jogar mais ar pra fora!? Teu professor disse isso? Uma coisa é projetar melhor a VOZ pra fora, outra é jogar AR, que é completamente errado.

Rick Harrisson
Veterano
# mar/08
· votar


Zapata

me desculpe.. não foi isso que quis dizer...rsrsrs..acho q é o cansaço! eheh

na verdade o que quis falar é que estou tentando cada vez mais pôr som pra fora...puxando mais ar do diafragma.


que vacilo.foi mal!!!eheheh

valeu

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


Rick Harrisson

- discutir sobre entubação
- pois o professor não vai entrar dentro de você para cantar por você
- o meu professor já me deu a dica pra cantar deitado, mas não resolveu
- na verdade o que quis falar é que estou tentando cada vez mais pôr som pra fora...puxando mais ar do diafragma.

Olha. Se vc analisar todas essas frases acima, dá pra dizer que tá feia a coisa.

Cantar deitado agora resolve? Legal, vamos colocar os vocalistas de um monte de banda (que entubam) deitados no palco pra cantar, vai ficar legal mas vai ser dificil de ver o cara lá da platéia.

O que mais me chamou a atenção foi aquela do professor entrar dentro de vc, eheheh...pára com isso meu filho!!!

Quer um conselho. Vai fazer canto lírico que passa.

Rick Harrisson
Veterano
# mar/08
· votar


Cantante

quer isso rapaz? cantar deitado como forma de exercício...

to decepcionado com essa comunidade! O povo nem ajuda! Fórum não é lugar pra mostrar que sabe, é lugar pra mostrar que precisa aprender !

fuiii

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/08 · Editado por: membro
· votar


Rick Harrisson
O que eu disse e vc não entendeu é que vc deve é procurar um professor de canto lírico, porque pelas coisas que vc disse e como disse, vc está precisando mudar.

to decepcionado com essa comunidade!
Bom, aí é com vc. Agora esse tipo de ajuda todo mundo sabe que não dá para dar, principalmente com alguém que já está fazendo aula e deveria saber que é impossível resolver esse tipo de problema com um simples texto, sem ver o que e como a pessoa está fazendo.
Cantar deitado não serve pra nada, fora o cara sentir um pouco melhor a respiração.

Fórum não é lugar pra mostrar que sabe, é lugar pra mostrar que precisa aprender !

Sinceramente eu já estou cansado desse tipo de papo.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


Rick Harrisson
Fórum não é lugar pra mostrar que sabe, é lugar pra mostrar que precisa aprender !

nem um, nem outro

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


Rick Harrisson
puxando mais ar do diafragma.
que vacilo.foi mal!!!eheheh

Vacilou de novo. Ar do diafragma é ótimo.

Eu acho inadmissível uma pessoa estudar canto e não saber nem basicamente como funciona o sistema respiratório...

Sobre o problema de 'cantar entubado', mediante todas as 'dicas' que ele te deu, a resposta é: Aulas! Mas mude de professor.

lieerafa
Veterano
# abr/08
· votar


procure fazer mais aulas...
mas vai ai algumas dicas, espero ajudar algumas são apenas macetes e como tempo deve abandoná-los e aprimorar sua tecnica

faça exercícios todos os dias, mesmo nos que não tem aula de canto, procure faze-los de manhã suas cordas vocais estão mais descançadas
procure ovalar toda a boca (palato e fundo da garganta) na hora dos agudos
para graves ou tente com fry (como nos vocais guturais) fica meio estranho mais pode te ajudar... ou então use como ARTIFICIO abaixar a cabeça na hora de faze-los, apenas no início depois puxe mais do fundo da garganta e pare de abaixar a cabeça
arrume um professor que te ensine vibrato, drive
procure usar mais voz de cabeça, vozes entubadas costumam ficar mais brilhantes assim, ao invés de peito.
procure alguem que lhe ensine Dhrupad indiano


ah no mais é isso

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


lieerafa
tente com fry (como nos vocais guturais) fica meio estranho mais pode te ajudar... ou então use como ARTIFICIO abaixar a cabeça na hora de faze-los, apenas no início depois puxe mais do fundo da garganta e pare de abaixar a cabeça

É sério isso?

krydes
Veterano
# abr/08 · Editado por: krydes
· votar


Rick Harrisson
Cara não querendo desvirtuar e já desvirtuando,acho legal essas brincadeiras que algumas pessoas do fórum costumam fazer entre sí,faz com que vc seja considerado "da familia,parte da coisa ",fazendo com que vc tenha que se policiar mais ao "falar" acredito que ninguém teve a intenção de te ofender,leve de boa , agora aqui onde moro "entubado" significa outra coisa, talvez ,acho realmente que vc deve mudar de professor pq se vc for cantar deitado ele pode resolver te entubar mais ou desentubar não sei !!! (espero ter ajudado)

John Arch
Veterano
# abr/08
· votar


lieerafa

"procure faze-los de manhã suas cordas vocais estão mais descançadas(...)
para graves ou tente com fry (como nos vocais guturais) fica meio estranho mais pode te ajudar... ou então use como ARTIFICIO abaixar a cabeça na hora de faze-los, apenas no início depois puxe mais do fundo da garganta e pare de abaixar a cabeça
arrume um professor que te ensine vibrato, drive
procure usar mais voz de cabeça, vozes entubadas costumam ficar mais brilhantes assim, ao invés de peito.
procure alguem que lhe ensine Dhrupad indiano"


Aí, 1º de abril foi ontem rapá!

Rafael Morales
Veterano
# abr/08
· votar


faça exercícios para o fortalecimento da língua, esse exercício é utilizado para recuperar até vozes desgatadas e é o seguinte:

Este exercício tem por objetivo conseguir a distensão do fundo da garganta e evitar que se contraia a língua.
Pegue entre o polegar e o indicador a ponta da língua com um lenço limpo, naturalmente. Puxe-a para fora da boa. Abra uma boca bem grande. Realize o exercício sobre uma "e" bem aberta, muito suave e quase sem timbre.
Se ao subir na escala vocal a língua resiste e tem tendência a contrair-se na boca, não ceda, pois é justamente nos agudos quando mais se necessita ter a garganta livre. Neste exercício, não busque qualidade nem redondeza no som; só interessa a distensão.
É absolutamente indispensável segurar a língua com os dedos, pois do contrário, ainda que ela não volte a entrar na boca, poderá contrair-se mudando de forma.

Observação importante sobre os exercícios - "Tirando a língua", ou seja, na "emissão fisiológica"
Ao tirar a língua fora da boca, mantendo-a imóvel mediante dos dedos cobertos por um lenço, se imobilizam todos os músculos que governam, assim como os numerosos músculos da laringe e do pescoço.
Só as cordas vocais permanecem livres para produzir o som. É necessário advertir que todas as notas devem poder ser emitidas assim "fisiologicamente" (ou seja, em estado rústico e unicamente pela contração das cordas vocais), pois aquelas que necessitam outros músculos para a dita "emissão fisiológica" são sons artificiais que, não só fatigam a voz, sendo que jamais alcançaram a flexibilidade e a pureza dos sons naturais. (Estão fora desta regra alguns sons sobreagudos das sopranos ligeiras, que se emitem aproximando o véu do paladar à base da língua, no fundo da boca).
As cordas vocais, por si só, devem fazer um esforço de aproximação que constituem uma ginástica fortificante; nos agudos se sente como se a língua puxasse para dentro com todas as suas forças para ajudá-las.
Os exercícios que se fazem "tirando a língua" constituem uma grande ajuda para a reeducação das vozes cansadas. As vozes que perderam a facilidade na emissão pelo abuso de artifícios empregados para alcançar notas, as quais não podiam chegar, devido ao relaxamento e cansaço de suas cordas vocais.
Estes exercícios são também um remédio eficaz para as vozes que têm tendência a "cair": é como a afinação das cordas, que se ajustam à posição requerida para cada nota.
Quando o laringologista quer verificar o estado da voz de uma pessoa, a faz tirar a língua fora da boca para verificar por meio de seu espelho se as cordas vocais se juntam bem na emissão do som "e" em toda a extensão da voz.
Este é o critério para saber se as cordas vocais estão sãs. O emitente laringologista, Dr. Wicart, de Paris, fundamenta todo seu método vocal sobre esta emissão fisiológica na sua importante obra: "O Cantor".
Segundo sua opinião, o exercício com a língua para fora basta para desenvolver e manter a voz dos cantores.
Sem estar totalmente de acordo com ela, devemos reconhecer que a soma desses exercícios aos outros é sumamente eficaz para a reeducação das vozes estropiadas e para impedir a contração dos músculos ao impostar a voz.
Porém cuidado: neste, como no todo, a língua pode ser a melhor ou a pior das coisas; temos que saber utilizá-la com conhecimento de causa.

lieerafa
Veterano
# abr/08
· votar


Christhian
como disse pode-se fazer apenas no começo, quando não se tem técnica e ainda sim quer puxar graves.... pois aprendi (inclusive vc) que isso é errado... mas se ele não quiser esperar para aprender pode fazer no início mas tão logo que aprenda o correto deve abandonar consistentemente os "vícios".....

Rick Harrisson
vão ai duas apostilas de canto

apostilas de canto1
http://www.presbiteros.com.br/Pastoral/Experi%EAncias%20Pastorais/Apos tila%20de%20tecnica%20vocal.htm

apostila de canto2
http://www.apostiladecanto.cjb.net/

veja se podem te ajudar!!!


valeu?!!!???!?!

abraço!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: membro
· votar


Sinceramente eu já estou com raiva com tanto lixo.

Fazia tempo que não aparecia uma tropinha assim.

E que tal hein Christhian? vc aprendeu ou não? ahauhauahuah

lieerafa
Veterano
# abr/08
· votar


Christhian

desculpe ... erro na digitação deveria ser "inclusive com vc""

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: Christhian
· votar


lieerafa
Começo do que velho? Quem não tem técnica não tem que tentar dar o passo maior do que a perna, é simples! Se der, cai e se estoura! E indicar alguém a fazer algo errado, dizendo que depois deve-se abandonar 'pra não virar vício' é quase o mesmo que recomendar a alguém para fumar para aquecer as pregas vocais enquanto não souber aquecer, tendo o cuidado de não se deixar viciar, abandonando imediatamente depois. É irresponsabilidade, bem como passar essas apostilas que não se sabe quem escreveu, muito menos qual é o resultado disso na prática.

Só pra vc ter noção: Eu vinha estudando canto lírico com um dos mais renomados professores de São Paulo e mudei recentemente. Estou fazendo uma revisão geral, com calma, de todo o meu conhecimento e volta e meia descubro algo que ainda não sabia ou não dava a devida importância, da parte básica do canto mesmo. Percebe como o estudo do canto com um professor já é algo complexo e exige um conhecimento imenso, inclusive sobre anatomia, por parte do professor? E se o nosso amigo ai resolver levar muito a sério essas 'apostilas faça-você-mesmo' e acaba por ter uma lesão séria nas cordas vocais, de quem será a responsabilidade?

Rick Harrisson
Vai por mim, dê tempo ao seu professor. Bata um papo com ele sobre suas necessidades e esclareça suas dúvidas. Se não estiver se sentindo seguro, procure outro. Mas jamais tente fazer qqr coisa na sua voz seguindo conselhos pela internet, pois se vc estourar sua voz ninguém poderá se responsabilizar.

lieerafa
Veterano
# abr/08
· votar


hummmm ok!!

Rafael Morales
Veterano
# abr/08
· votar


As apostilas acima referidas foram organizadas a partir de trechos extraídos do livro "A cura pelo som" de Olivea Dewhurst-Maddock

que:

trata da importância
da música na estrutura psicológica do ser humano.
Segundo a autora, o estudo é dirigido à cura
mediante as mensagens vibracionais do som, propondo
a harmonia para o corpo e a mente. Trata-se
de um livro rico em teoria e experiência prática, capaz
de ser entendido por músicos e leigos.

Fonte: Jornal o Correio do Povo



agora saber se realmente funcionam é outra história....mas dos que fiz com AUXILIO DO MEU PROFESSOR todos foram válidos e surtiram o efeito esperado.



SEMPRE COMENTE E CONVERSE COM SEU PROFESSOR E PEÇA ORIENTAÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


Rafael Morales
As apostilas acima referidas foram organizadas a partir de trechos extraídos do livro "A cura pelo som" de Olivea Dewhurst-Maddock

que:

trata da importância
da música na estrutura psicológica do ser humano.
Segundo a autora, o estudo é dirigido à cura
mediante as mensagens vibracionais do som
, propondo
a harmonia para o corpo e a mente. Trata-se
de um livro rico em teoria e experiência prática, capaz
de ser entendido por músicos e leigos.


Me desculpe, mas o propósito é aprender canto ou virar um médico?

Se o livro é voltado para a cura usando a música, exatamente o que isso tem a ver com estudo do canto?

Talvez a autora passe exercícios para que a pessoa pratique, mas com certeza são voltados aos tratamentos propostos pelo livro. Acho muito perigoso ficar coletando exercícios diversos, com propósitos totalmente diferentes.

O assunto do livro tem seu apelo, realmente a música influi na recupeação de doentes, e cantar faz muito bem, conforme a matéria que o próprio Cantante citou aqui no fórum.

MAS, aprender a cantar é muito difente de aprender exercícios voltados a medicinas alternativas.

Mesmo procurando um profissional você já corre risco de cair nas mãos de alguém irresponsável... Imagine fazendo exercícios da internet.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


shoyoninja

matou a pau.

Rafael Morales
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja

deveria olhar o material! e se alguem for utilizá-lo
dever conversar com quem realmente entenda do assunto, pois o estudo aboradado no livro é a cura pelo som, mas apesar de os exercícios serem destinados à cura.... são apenas exercícios usuais de canto!!!!

se não sabe de que se trata não opine!!!!!! sobre algo que não tem conhecimento!!!!!!


E se uma pessoa realmente quiser fazer canto, assim como qualquer curso, terá de ser orientado por um profissional capacitado e para tanto deverá se informar direito antes de escolher alguém!!!

Rafael Morales
Veterano
# abr/08
· votar


ninguém em um fórum de música é irreponsável o bastante para postar algo que faça mal à saúde das pessoas, PELO MENOS EU NÃO SOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e todas as informações que coloco foram estudadas e aprovadas!!!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08 · Editado por: membro
· votar


Rafael Morales

ninguém em um fórum de música é irreponsável o bastante para postar algo que faça mal à saúde das pessoas, PELO MENOS EU NÃO SOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e todas as informações que coloco foram estudadas e aprovadas!!!!

É sim irresponsável, mas já vi que vc é insistente.

Vc posta exercícios dizendo que foram estudados e aprovados, pois bem, quem atesta isso? quem vai lá conferir no livro? E mesmo assim, será que esse autor ou autora é realmente bom? Não sabemos.

Nós que damos aula nunca postamos nenhum exercício por melhor que seja porque cada um é diferente e qualquer um que estude canto sabe que qualquer exercício simples se feito errado pode ser prejudicial.

Então seja consciente, não insista com isso. O pessoal daqui está bem calejado com esse assunto.

Rafael Morales
Veterano
# abr/08
· votar


então não entra pra comentar!!!!!!!!!!!!
eu testei e aprovei

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# abr/08
· votar


então não entra pra comentar!!!!!!!!!!!!

eheheheh, boa essa novato.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que fazer para não cantar entubado?