Qual notas ou tons Cantar ?

    Autor Mensagem
    Jonatas Rafael
    Veterano
    # mar/08


    Olá,
    Bom, procurei pelo fórum e não vi nada a respeito, por isso vou perguntar ver se vocês podem me ajudar.

    Assim, vamos dizer que vou cantar a música fácil do Jota Quest.

    G D/F#
    Tudo é tão bom,
    C G/B
    e azul e calmo como sempre

    Tenho duas dúvidas, Na parte "Tudo é tão bom" eu tenho que cantar "Tudo é tão" tudo em tom Sol, ou seja, quase a parte inteira em Sol ?? É que fica parecendo um robo, hehe...

    E na segunda parte então, "e azul e calmo como " tem que ser em Dó, vixi, aqui fica um robo puro, hehe... toco violão e me desculpe se as dúvidas são muito toscas, é que por eu tocar violão levo o canto um pouco para o lado do violão também, ou seja, mudar os tons da voz no momento da nota do violão, não sei se tem a ver.

    Quando estiver cantando não pode variar de tom enquanto se esta tocando o sol no violão até chegar no D/F# ??

    E a segunda dúvida, é qual tom eu cantaria por exemplo na nota D/F#, e no G/B, seria Ré e Sol respectivamente ??

    Agradeço a atenção de todos,
    lembrando que quero fazer aulas de canto, como vários ja comentaram aqui no tópico, mas por enquanto ainda não achei aulas onde moro, e essa dúvida eu não achei no fórum.

    Obrigado!!!

    Jonatas Rafael
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Corrigindo:
    G       D/F#
    Tudo é tão bom,
    C           G/B
    e azul e calmo como sempre


    O D/F# é em cima da palavra bom e o G/B é em cima da palavra sempre, o editor não colocou os espaços.

    Obrigado

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ???

    Não tem nada a ver uma coisa com a outra (na verdade tem, mas não assim). As notas que você toca no violão são um acompanhamento para as notas da melodia.

    A melodia do vocal você pode descobrir ouvindo a música, ou se você arrumar uma transcrição dela em partitura e tocar no violão (dá mais trabalho e no fim você vai só ouvir as notas, do mesmo jeito).

    heuiuihue Mas se você conseguir mandar um D/F# no gogó conta pra gente como vc fez ehuiehuiehuiehuiheuie.

    Wrvieira
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Wrvieira
    · votar


    Jonatas Rafael

    Cara, acho que vc está confundindo harmonia (as notas no violão) com melodia (a parte cantada). As duas estão ligadas, mas é necessário haver certas modulações na melodia, para que não fique "quadrada", como vc mencionou.

    Se vc ouvir a música original, vai ver que a parte do "e azul" é cantada utilizando 3 notas, do tipo "e-a-zul". Não estou com o violão aqui, então não consigo te dizer quais são essas notas, mas provavelmente estão baseadas em G maior, que é a tonalidade da música.

    EDIT:

    shoyoninja

    Caceta, foi mal, não vi que tinha respondido. Mas é isso aí!

    Jonatas Rafael
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    shoyoninja

    Valeu, pois é, pelo pouco de teoria que li sei que soltar um D/F# no gogó ta meio difícil né, hahahaha, o que eu queria dizer é saber quais notas entram no campo harmônico de um D/F#, na verdade queria saber como eu descubro isso ?? Toco teclado também, então se eu pegar as notas do teclado, seria mais ou menos isso que eu teria que soltar no gogó ??

    Wrvieira

    Valeu, deu uma esclarecida, mas como você falou que não está com um violão para dizer quais são as notas do campo harmônico de G maior, como eu faria para descrobrir isso ? e das demais notas ?

    Obrigado !!! Ja deu uma boa esclarecida...

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Skinwalker
    · votar


    Não sou o cara mais recomendável pra explicar isso mas... acho que posso tentar =P
    cara, pelo trecho que mostraste a música está na tonalidade de G, na tonalidade G vc pode tocar(basicamente, é claro) as notas da escala de GM(<o>) que são todas as naturais menos o F que entra o F# (ou seja, G A B C D E F# G)
    Qual nota cantar vc pode descobrir cantando mesmo, tendo um ouvido razoável já da pra ver, mas por exemplo, as notas seguradas quase sempre têm que ser a tonica, terça ou quinta para soar bem, a não ser que seja um C9, ai vc poderia segurar um D(estou sendo muito teórico, mas é o basico =p), as outras notas da escala normalmente entram como notas de passagem para ligar o próximo acorde(relembrando, isso é apenas um exemplo teórico)
    uma coisa bem básica que sempre soa bem é como em Carrie(do Europe)
    ele toca os acordes G D/F# e Em7
    e a harmonia e melodia do verso é a sequinte:
    ...G....D/F#....Em7 (acordes)
    ...G....F#...D...B (notas)
    b-8....7.....3....0 (Tab =p)
    tentando explicar, no acorde sol ele canta a Tônica
    D/F# ele canta a Terça depois a tônica
    e depois ele canta a Quinta do Em7, e uma nota vai puxando a outra dentro da harmonia =P quando o último acorde da frase é C ele acaba no C e não no B e por ai vai =P

    isso que falei não é regra, teoricamente e basicamente até é, mas na pratica o que soar bem ta ótimo =P

    Wrvieira
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Wrvieira
    · votar


    Jonatas Rafael

    Na verdade a questão aqui não é bem campo harmônico, que é baseado em acordes, e sim, escalas, onde cada nota é emitida individualmente.

    Como vc já deve ter notado (até pelo comentário do grande shoyoninja), não é possível formar acordes com uma única voz. Assim, a linha melódica geralmente contém notas que fazem sentido dentro de uma determinada tonalidade.

    Estude isso, ouça a música e seja feliz!

    EDIT: Atrasado de novo... Mas é bem isso que o skinwalker falou...

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jonatas Rafael
    então, eu acho que você não entendeu não hehe

    Não existe uma única melodia possível para cada acorde. Existem infinitas.

    O Wrvieira não falou sobre achar notas do campo harmônico, falou sobre achar as notas DA MELODIA ORIGINAL, ouvindo a música e achando elas no violão.

    Não tem como você advinhar quais são as notas sem conhecer a melodia.

    Se você estudar teoria, você pode até fazer uma melodia nova, inventar algo diferente para a música. Coisa que tmb dá pra fazer sem estudar, mas dá bem mais trabalho...

    Sobre como achar notas para D/F#... Não conheço teoria o suficiente para te ajudar ( aliás não conheço teoria suficiente para nada huiehuiheui), MAS... É um Ré com baixo em Fá#... Então se você usar o Ré, deve dar certo... Se você usar o Fá#, deve dar certo tmb, mas vai soar meio esquisito...

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Skinwalker
    · votar


    shoyoninja
    É um Ré com baixo em Fá#... Então se você usar o Ré, deve dar certo... Se você usar o Fá#, deve dar certo tmb, mas vai soar meio esquisito...

    Só querendo ajudar... o F# não é nota estranha no Ré Maior, ele é a Terça que está presente no mesmo D "normal" só que nesse caso ele sofreu uma inversão, sendo ele a nota mais grave =p
    DM = D + F# + A
    D/F# = Primeira inversão
    D/A = Segunda inversão
    e se for tétrade =P D/C = Terceira inversão

    Espero que esteja ajudando^^

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Skinwalker
    ele eu não sei, mas eu aprendi mais essa HUIAHUIAHAUIHUIA

    Jonatas Rafael
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Skinwalker

    Opa, valeu,

    deu para entender, então para cantar devo seguir as notas da melodia, agora o maior problema vai ser descobrir as notas da melodia !!! heheheh...


    Wrvieira

    Falando nas escalas, achei uma tabelinha aqui com varias escalas para o estudo, vai ajudar um pouco, valeu...


    shoyoninja

    Agora entendi sim, como disse, vou cantar as notas da melodia, o problema agora é achar as notas da melodia, hehehe, por que não tenho o ouvido tão bem treinado para saber as notas da melodia, mas pegando pelo tom, as notas vão variar dentro desse tom, acho que ja vai facilitar um pouco... vou estudar mais.. hehehehe


    Ha,, aprendi mais essas também ... hehehehhe

    Jonatas Rafael
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Só mais uma perguntinha, hehe....

    Tem como saber a hora que a melodia troca de nota pela letra da música.

    Por exemplo, quanto se canta uma vogal, ou alguma coisa assim ??
    Existe uma regra ?? Separação de silabas, alguma coisa que de uma dica para descobrir as notas de uma melodia, ou seja, estaria quase que tirando o solo da musica por ouvido, hehe,, mas tem hora que não consigo perceber se o cantor ou cantora trocou o tom ... não sei se esta pergunta ainda está no fórum certo, mas só estou aproveitando o tópico, qualquer coisa, desculpe... :D

    Obrigado !!!

    Wrvieira
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jonatas Rafael

    Putz, cara, só olhando a letra não tem não... Só conhecendo a melodia ou com a partitura mesmo.

    John Arch
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jonatas Rafael
    Cara, vc tá querendo achar uma regra pra algo irregravel. Vc pode fazer o q vc quiser na sua melodia, segurar uma nota x quanto tempo vc quiser, passar pruma outra dps, e por aí vai. Agora, se vc quer cantar a melodia igual à original, vc vai ter q ouvir a musica original e aprender, ou então ler uma partitura dela. Td mundo aí em cima já falou isso.
    Ademais, gostaria de ressaltar o seguinte. Vc fala como se cada acorde da música fosse um tom diferente e, portanto, à medida q vai mudando de acorde tem q mudar de tom. Isso está errado. Como já foi mto bem frisado aí em cima, td a música (ou pelo menos esse pedaço q vc colocou) está em Sol Maior (as notas portanto são Sol, lá, si, dó, ré, mi, fa#; os acordes são G, Am, Bm, C, D, Em e F#mb5). Quando mudam os acordes, a melodia não vai mudar de tom, o q mudará, provavelmente, será o enfoque das notas, ou seja, provavelmente o modo. Ou seja, vai ficar ali "pairando" sobre oacorde q está sendo tocado, mas as notas continuarão sendo as da escala de Sol Maior. Mas veja, vc não necessariamente precisa seguir os acordes exatamente, e tampouco precisa ficar totalmente restrito à escala. AS vezes, coisas foras podem ser interessantes. D qquer sorte, mesmo trabalhando em cima de determinado acorde, vc não precisa ficar restrito às notas dele (incluídas as 7ªs, 9ªs, etc, o q dão uma sonoridade bem legal), mas pode usar notas de passagem, q não pertencem ao acorde, mas pertencem à tonalidade.
    Bom, to com pressa, e não posso me explicar mais. Qquer coisa dps escrevo mais aqui. Mas acho q a galera já disse td. Valeu!

    cybx
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Skinwalker

    Não é o contrário? Desculpe a ignorância...

    D/F# = D maior com o baixo sendo F#

    É isso? Ou é o contrário?

    Jonatas Rafael
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Jonatas Rafael
    · votar


    Obrigado a todos, aprendi muito com esse tópico... deu uma boa clareada nas idéias aqui, então peguei um livro que eu tinha aqui, que eu ja tinha lido váaaaarias vezes, e naum tinha entendido ***** nada, e com as informações que vocês me deram, tcharammm, entendi o que o livro dizia, hehe... então, no livro por exemplo, ele diz que o acorde usado em determinada parte de uma música vai conter as notas cantadas pelo cantor nesta parte, como os amigos ai em cima disseram, sempre tem o improviso e excessões, mas por exemplo:

    Acorde: G
    Notas usadas para a formação do acorde: G - A - C

    Então, provavelmente neste trecho "Tudo é tão" com a música em tom G, e esse trecho tocado em acorde G, o cantor varia na melodia as notas G - A - C ... acho que é mais ou menos isso né...

    Ontem descobri que minha voz é baixo, heheheh, depois de muita briga com os livros, descobri que alcanço "F2 até C4", na verdade sem forçar esse F2 ta meio faiado, hehe...

    Dai, vamos dizer que o tom G esta muito alto para o cantor, então vou baixar a música em dois tons, para E, exemplo:

    Acorde: E
    Notas usadas para a formação do acorde: E - G# ou Ab - B

    Então, provavelmente neste trecho "Tudo é tão" com a música em tom E, e esse trecho tocado em acorde E, o cantor varia na melodia as notas E - G# ou Ab - B ...

    Bom, foi mais ou menos isso que eu entedi, não que seja uma regra, mas desse jeito o cantor vai estar cantando afinado né...

    Acho que To começando a aprender, (pelo menos a teoria) hahahah,, ou to me enrolando de vez... heheh

    Até...

    Ha,, por favor, não vão me linchar se eu estiver errado heim, hehe, estou só aprendendo, e estou me aproveitando de vocês que sabem mais,, hahaha,, aliás, obrigado de novo a todos, tem fórum que as pessoas nem respondem, mas aqui o negócio esta andando.. até

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    É... é mais ou menos por aí... Se você quiser ir por esse caminho então o único jeito é debulhando a teoria mesmo. Estuda mais um pouquinho a formação de acordes e escalas que você entende exatamente o que agente quis dizer.

    Só cuidado com essa classificação vocal, porque a coisa não é assim tão simples como parece, aliás não é nem um pouco simples. Provavelmente você se classificou incorretamente... Só um professor para te ajudar com isso cara. Livros não resolvem.

    Abços.

    Skinwalker
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cybx
    É isso sim, espero que não tenho sido confuso ali em cima, eu só mostrei que o F# não é estranho no D =P

    Jonatas Rafael
    Cara, fizeste umas confusões ae =P

    Acorde: G
    Notas usadas para a formação do acorde: G - A - C


    G = G + B + D, ao invés de terça e quinta botaste a segunda e a quarta =p

    ele diz que o acorde usado em determinada parte de uma música vai conter as notas cantadas pelo cantor nesta parte, como os amigos ai em cima disseram, sempre tem o improviso e excessões

    Na verdade não são improvisos e excessões, pois, se fosse cantar só as notas do acorde vc teria apenas umas 3-4 notas para cantar, as variações para notas da tonalidade são normais, basta o bom gosto =p


    Então, provavelmente neste trecho "Tudo é tão" com a música em tom G, e esse trecho tocado em acorde G, o cantor varia na melodia as notas G - A - C ... acho que é mais ou menos isso né...

    as notas do acorde não são essas e... eu vou ver se a noite tiro as notas pra dizer com precisão... pq não se pode garantir que vai váriar nas notas do acorde, aquilo foi só um exemplo bem básico =p



    Ontem descobri que minha voz é baixo, heheheh, depois de muita briga com os livros, descobri que alcanço "F2 até C4", na verdade sem forçar esse F2 ta meio faiado, hehe...

    é até provável que não, por que, todo mundo na primeira tentativa de se classificar se poe mais grave do que é por falta de técnica para agudos e por forças muito nos graves pra querer "Compensar". mas é algo que só sendo comentado eu n posso nem falar de verdade =p

    Dai, vamos dizer que o tom G esta muito alto para o cantor, então vou baixar a música em dois tons, para E, exemplo:

    G - 2tons = Eb =P lembre que de E pra F é apenas meio tom(se não sabes isso complica o resto todo)

    Acorde: E
    Notas usadas para a formação do acorde: E - G# ou Ab - B

    esses tão certos \m/ espero que tenha sido só uma confusão ali em cima^^

    Cara o importante pro cover é vc ouvir o cara cantar notas e não só palavras, dai vc vai conseguir tirar a melodia =p
    e sobre regras e cantar notas do acorde e talz, isso não deve ser levado a tanta importância, é algo bem teorico, e no canto não precisa disso pra aprender melodia(na maioria das vezes)

    No mais, eu to escrevendo pra caralho e boa sorte =P

    Jonatas Rafael
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    shoyoninja

    Pois é, a tal da classificação vocal, vou tentar achar um prof, Valeu.

    Skinwalker

    Cara, fizeste umas confusões ae =P

    Acorde: G
    Notas usadas para a formação do acorde: G - A - C

    G = G + B + D, ao invés de terça e quinta botaste a segunda e a quarta =p


    Foi mal, eu me confundi mesmo, hehe, o G é G + B + D mesmo...


    Dai, vamos dizer que o tom G esta muito alto para o cantor, então vou baixar a música em dois tons, para E, exemplo:

    G - 2tons = Eb =P lembre que de E pra F é apenas meio tom(se não sabes isso complica o resto todo)


    Também me confundi, mas é que eu estava escrevendo meio correndo, dai me atrapalhei um pouco, mas essa parte eu sei sim...hehe ... pelo menos isso, rs.. e olhe lah... :D ...

    Mas entendi um pouco sobre essa ligação de melodia com harmonia, antes estave me confundindo um pouco... o que fica agora é aprender essas variações e talz, mas ai, acho que como você falou, a gente vai aprendendo com a prática...

    Mas a notas do G eu me confundi mesmo. hehe, imagina, nao to sabendo nem fazer um sol ,, hahahahha..

    Valeu awe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual notas ou tons Cantar ?