Quais os requisitos para ser um bom cantor?

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # fev/08


    diz ae =)

    eu fiz uma gravação aqui e reparei q sou muito ruim mesmo pra cantar =/

    tô fazendo aula mas começou semana retrasada =)

    guitarg3
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Oo.. axo q eh canta no tom asegESAHAESU

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08
    · votar


    Rato
    Estudar com um bom professor.

    Abraços.

    guitarg3
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    se a pessoa ja nasce com o dom ela eh uma boa cantora msmo nao estudando com um bom professor

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    guitarg3
    Não existe dom pra cantar. Isso é desculpa de gente preguiçosa.

    Sem contar que cantar bem é diferente de ser popular ou vender discos. Há quem soe agradável aos ouvidos alheios, mas não tenha nenhuma técnica. Isso não é ser um bom cantor.

    Invalid User
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    guitarg3

    Há quem não ache...

    Christhian

    Cara, nunca entendi isso ae, tipo, é IMPOSSÍVEL aprender a cantar sem um professor? Nem fazendo exercícios pegados na net? Postando no forum pro pessoal poder identificar e apontar os erros? Abraço.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/08 · Editado por: Christhian
    · votar


    Invalid User
    Cara, nunca entendi isso ae, tipo, é IMPOSSÍVEL aprender a cantar sem um professor?

    É sim.
    Cara, cantar exige conhecimento anatômico e fisiológico. O professor de canto que se preza, sabe o que é nocivo para sua saúde vocal, sabe identificar tensões, corrigir a emissão e a ressonância da sua voz de maneira adequada, entre muitas outras coisas. Eu mesmo estou preparando um curso a distância, mas serão noções muito básicas, que atendem apenas a iniciação vocal e visa incentivar exatamente o cantor a procurar aulas, dando parâmetros para que o cara saiba identificar o bom profissional.

    Sobre 'exercícios da internet', o post acima tb responde. Cada ser humano é diferente do outro, em detalhes. Por exemplo, quantas vezes você leu por aqui que no aquecimento de voz, deve-se vibrar a lingua usando uma escala 'X'? Existem muitas pessoas que não conseguem vibrar a língua de maneira adequada, com raízes desde a deficiência em apoiar até tensões na língua que datam da infância. Muitas vezes é necessário quase que fazer um trabalho de fonoterapia antes.

    Sobre gravações, algumas coisas mais evidentes pode até serem perceptíveis. Mas o dia em que vc fizer uma aula de canto com um professor de fato, vai entender. Por exemplo, como identificar se o cara está exercendo uma tensão no pescoço, ouvindo uma gravação?

    Invalid User
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Christhian

    Parece ser muito complicado isso tudo... valeu ae pelas informações, cara!

    Leblues
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Christhian
    Fala Chisthian blz?
    Eh possivel alguem que nao tem muita voz mas eh "afinadinho" que nem eu, cantar muito bem um dia se fizer aulas com um bom professor?

    donni
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    oi

    Minow
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    guitarg3
    se a pessoa ja nasce com o dom ela eh uma boa cantora msmo nao estudando com um bom professor

    Acho que se ela nasce com o dom, ela deu sorte e vai ter mais facilidade em se tornar boa. Mas só porque alguém têm facilidade não quer dizer que seja bom (ainda).
    Canto, como qualquer outro tipo de arte, requer estudo.

    Ps: não sei cantar.

    cybx
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Leblues

    Qualquer um, mesmo que não seja 'afinadinho', pode ser um bom cantor, se tiver empenho e dedicação, entender e seguir tudo o que um bom professor passa.

    É claro que se vc não tiver muita capacidade de entendimento do que é o correto de se fazer e/ou não tiver empenho em se dedicar nos exercícios sempre buscando a perfeição, vc sempre será medíocre.

    Mas impossível, não é para ninguém.

    cr.marcos
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Se vc fazer aula e valido e muito bom tambem ouvir varios estilos

    Andrelloween
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Concordo que o canto é uma arte que requer muuuuito estudo. Penso, também, que se a pessoa for dedicada, persistente e tiver um bom professor, poderá cantar bem. Agora, que há pessoas que nascem com o dom de cantar, isso ninguém tira da minha cabeça!!!
    A título de curiosidade, Michael Kiske entrou no Helloween com 17 anos e nunca fez aulas. Daí deixo minha humilde opinião: não há ninguém que cante metal melódico tão bem quanto ele!!! Se isso não é dom, não sei que nome se dá a este fenômeno.

    Mas, como somos meros mortais, a anos luz do mestre Kiske... o negócio é estudar pacas!! hehehe

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mar/08
    · votar


    Andrelloween
    Quando se fala em 'melhor', isso é uma avaliação pessoal e totalmente passível de contestações incontestáveis. Por que se eu disser que não acho ele o melhor simplesmente por que não gosto da voz dele, quem irá discordar?

    Sobre tudo o que vc citou, algumas pessoas desenvolvem uma facilidade, por conta dos estímulos que recebe ao longo da vida. O Kiske, por exemplo, deve ter crescido cantarolando metal e desenvolveu, de forma prática, algumas questões de ressonância, laringe e tudo mais. Mas tenha certeza que a voz não estava totalmente madura quando ele começou a cantar pra valer e com certeza precisou de ajuda profissional para ajustar algumas coisas. É o caso do Bruce Dickinson. Veja algumas coisas de 85, 86. Ele não cantava 60% do que canta hoje ao vivo.

    Resumindo: Não existe dom. Existem facilidades, que são determinadas pelos estímulos que a pessoa teve ao longo da vida. Mas tudo tem um limite e o desenvolvimento vocal só se tornará pleno com a ajuda de uma BOA orientação.

    Abrax.

    cybx
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: cybx
    · votar


    Christhian

    Resumindo: Não existe dom. Existem facilidades, que são determinadas pelos estímulos que a pessoa teve ao longo da vida. Mas tudo tem um limite e o desenvolvimento vocal só se tornará pleno com a ajuda de uma BOA orientação.

    Sempre pensei isso. Tomo o meu caso para exemplificar.

    Vc sabe como que eu cheguei aí, né? Estava mesmo inaudível, nem parece o mesmo cara cantando destas gravações recentes que tenho postado e foi tudo graças a orientação correta que tive de vc, e é claro do meu esforço pessoal.

    Obviamente, não estou nem perto de cantar como quero, mas a diferença que vejo do meu estágio atual em comparação com o inicial, já me dá muito ânimo pra continuar os estudos, pq ao meu ver, a evolução foi monstruosa.

    Acho também que não basta pagar um bom professor, ou seja, somente 'freqüentar' aula de canto. É necessário também uma facilidade de compreensão do que é certo de se fazer, pois muitas vezes o professor mostra como faz, mas o aluno não consegue achar o caminho, não pela incapacidade do professor, mas pela incapacidade própria do aluno de entendimento, pois apesar de tudo, no canto a pessoa não consegue 'ver' o que está errado, tudo acontece dentro do seu organismo, tudo tem que ser trabalhado perfeitamente com imagens mentais e sensibilidade do próprio corpo.

    É aí que entra a qualidade do professor. O bom professor consegue deixar do jeito mais fácil possível (em termos de compreensão) a explicação de como fazer tal coisa, que é o seu caso. Em todas as suas explicações, eu entendo exatamente o que é pra fazer, mas pra realizá-las corretamente, não basta apenas entendimento, e sim tempo e prática para aprender sozinho (porém guiado), em como alcançá-las.

    Andrelloween
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Christhian

    Quando se fala em 'melhor', isso é uma avaliação pessoal e totalmente passível de contestações incontestáveis. Por que se eu disser que não acho ele o melhor simplesmente por que não gosto da voz dele, quem irá discordar?

    Concordo com você. Tanto que usei o termo "deixo minha humilde opinião". Realmente gosto é algo que não se discute.

    Quanto a esse lance de o Kiske ter crescido cantando metal e ter desenvolvido os aspectos que você mencionou... é o que realmente me impressiona, porque com menos de 20 anos ele gravou o Keeper I e o resultado todo mundo conhece. Em outras palavras, na minha opinião, ele atingiu um nível altíssimo pra um garoto daquela idade. O que você acha dele tecnicamente?

    Quanto ao Bruce, meu Deus!!! A cada ano que passa o cara canta melhor. Deus no céu e Bruce na Terra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais os requisitos para ser um bom cantor?